UM QUARTO A 6000 KM DE DISTÂNCIA

20.9.13
Há quem tenha uma segunda casa para passar férias. Há quem prefira um resort.
Eu tenho a sorte de ter um quarto. A 6.000 km de distância, na casa do meu pai. É melhor que qualquer hotel 5 estrelas, não só porque durante uns tempos volto a ser mais filha e menos mãe, mas ainda porque sou mimada com os quitutes da (nossa) Jesus.

O quarto nem sempre teve o aspeto que se vê hoje. Há alguns anos, a cama de dimensões exageradas, era um móvel planeado para o espaço, com mesas de cabeceira incluídas (muito anos 80), uma cama extra que saía de baixo, e um armador de rede para caber mais um. A explicação é simples: nós chegávamos lá com um filho, depois com dois e a seguir com três, e o quarto esticava e às tantas transformava-se num verdadeiro kibutz.

Até que o meu pai fez umas reformas, arranjou um quarto para as netas, outro para os rapazes, e felizmente uma oportuna praga do bicho da madeira comeu a minha mega cama dos eighties. Pude finalmente arrumar o quarto do meu jeito!

E fi-lo completamente diferente do quarto que tenho em minha própria casa: eu que convivo TÃO BEM com a cor, conservei as paredes brancas, arranjei moveis rústico e optei por acessórios feitos com materiais da terra.   


Queria que fosse um quarto prático, descontraído e que cheirasse a férias: em cima da cama estão dois espelhos; a cabeceira foi feita em linho muito rude e áspero; a base do candeeiro, encontrei a vaguear lá por casa sem destino, foi eletrificada e o abajur confecionado em papel reciclado. O banco é de Bali e logo acima, uma composição de fotos nossas, que era suposta ir progredindo para encher a parede, mas tem ficado esquecida. O piso cerâmico é original da construção do apartamento e está presente em toda a casa. É artesanal, imperfeito, e tem uma textura de argila agradável ao pisar descalço. Pessoalmente, remete-me a areia da praia. Para quem não conhece a Oficina Brennand, que fabrica não só estes mosaicos como também objetos cerâmicos únicos, se por acaso for ao Recife, é uma visita a não perder.

Uma característica que é muito funcional e agrada-me imenso no quarto, é o fato de ter um closet aberto, virado para a casa de banho. Isto permite uma boa privacidade, sem que tenhamos de pensar constantemente em fechar a porta do quarto.

A foto não está das melhores, porque eu não tinha ângulo, mas penso que se percebe, que a porta da casa de banho dá diretamente para os armários que são abertos.

O quarto nunca está pronto. Há ainda muitas paredes em branco. Às vezes compro coisas em Lisboa, para levar ou mandar por algum portador. Isso aconteceu com o manequim que está na bancada da casa de banho. Recentemente comprei outro mais curvilíneo para lhe fazer companhia, mas ainda não houve oportunidade de o embarcar.

 
Gosto particularmente desta mesa redonda com os pés em ferro e do candeeiro, artesanato local, com um ar tão naif, cuja "saia" dá uma iluminação decorativa. Fica do lado do marido, porque ele não lê à noite.



Aproveito para agradecer as visitas, os comentários sempre construtivos e que leio com muita atenção. Dar as boas vindas a leitores recém chegados. E vos dizer que por vezes demoro, mas não deixo de ler o que tão gentilmente compartilham nos vossos blogs!

26 comentários:

  1. Olá minha querida Valéria,
    Adorei o quarto, mesmo com "cheirinho" a férias!
    Gostei da simplicidade, das peças artesanais, da particularidade da parede que separa o closet e casa de banho do quarto, gostei de tudo!
    Mas amei o candeeiro que está do lado do seu marido, lindo de morrer!!!!
    Obrigada pela partilha.
    Bjs e bom fds,
    MJ

    ResponderEliminar
  2. É bom ter dois quartos?
    Eu tenho um também. Ainda, a 9.000 km de distância, mas não decorei lindo que nem você não. Meu pai preservou meu quarto em São Paulo como ele sempre foi, pra quando eu quisesse voltar pro Brasil. :)
    Adorei o bom gosto (de sempre) e ainda os jeitinhos pra decorar, como o linho da cabeceira e o closet que é uma idéia bacana não só pra quem pode, mas também pra quem quer. ficou ótimo.
    E essas meninas, são de onde? Parece artesanato do nordeste brasileiro.
    Acho lindo.
    Minha menina se chama Maria Luisa, mas só a chamamos de Malu desde que nasceu. Lilly é um nome pra brincar, diz ela. :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As meninas são nordestinas. A "namoradeira" foi comprada na feira do artesanato, na praia, a luminária numa loja local. Gosto muitíssimo do artesanato do nordeste Brasileiro. É todo ele muito rico! Bjs

      Eliminar
  3. Oi Val, minha amiga que delicia poder ter dois quartos,adorei o closet com o banheiro, muito lindo e aconchegante este quarto,é tão gostoso poder variar de quarto de vez em quando, pena que vc mora tão longe deste quarto, tenha um final de semana abençoado e na presença de Deus. BJK no seu coração.

    ResponderEliminar
  4. Oi, Val, é um belo refúgio! Gosto desses elementos orgânicos, sempre encontro uma maneira de inseri-los em casa. Gostei muito dos tons que usou, são bem acolhedores. O manequim é uma peça linda! Deve ser delicioso passar uns tempos aí, ainda mais com todo carinho que a gente só encontra na casa da mãe. Beijo e tenha uma ótima sexta!

    ResponderEliminar
  5. A casa é lindo eu também fazia 6000 km , afinal não é muito diferente de ir do Norte ao Algarve :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Val,
    gostei de tudo desse quarto, a simplicidade, as cores, a decoração. Tem a sua cara. Adorei o candeeiro em forma de boneca e o armário aberto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Mesmo como eu gosto! E que bem ficava na minha casinha de campo!! E que sorte tem o seu Pai em ter uma filha que ainda gosta de se preocupar com o quarto que ele tem pronto para a receber!!! Um grande beijinho, e é sempre um prazer passar pelo seu blog... Manuela

    ResponderEliminar
  8. Val ,que cantinho tão lindo e aconchegante .
    Eu imagino o quanto deve ser bom voltar a esse cantinho .E claro ser mimada pelo pai :)
    Adorei o facto de teres decorado o quarto com artigos do nordeste brasileiro
    Adorei a disposiçao do quarto .(já agora cá em casa faz falta o manequim que tens na casa de banho ;)
    Onde os compras te ?
    A bonequinha brasileira tambem fazia cá um brilharete ;)
    Adorei este post ,é bom ver como se vive do outro lado
    Bom fim de semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lulu, gosto muito de manequins com esta altura média, entre 60, 70 cm, portanto ando sempre à coca nas lojas, mas não é fácil aparecer. geralmente são todos muito pequenos ( a loja Casa, tem sempre imensos, mas pequenos, não dá para nada). O que está na bancada comprei há mais de 1 ano na "companhia do Campo", mas nunca vi mais nenhum por lá. O outro, foi numa loja isolada, dessas que não são conhecidas. De vez em quando eles aparecem com manequins deste tamanho. Bjs

      Eliminar
  9. Um verdadeiro refúgio de sonho! Gostei dos tons neutros, da frescura que inspira, do artesanato (o candeeiro é o máximo!). :) Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. Oi Val,
    Uma delícia de quarto! Achei linda cada peça e de muito bom gosto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Val. O quarto tem muito charme e personalidade. Adorei o banco do Bali, o candeiro artesanato, das cores. Deve ser muito bom ter um espaço assim à nossa espera... Parabéns pelo bom gosto! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Quero esse quarto para mim!! De extremo bom gosto..adorei!!
    Obrigada pela preocupação de sentir minha ausência no blog.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  13. Oi Val!
    Adorei seu quarto, achei lindinho, aconchegante e o closet é uma fofura:)
    Com certeza é uma delícia passar férias aí... Melhor do que qualquer 5 estrelas, não resta a menor dúvida;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Acho que você conseguiu mesmo imprimir a atmosfera de férias ao quarto. Tem esse toque relaxado, leve, como as férias devem ser. Adorei a ideia de ter um quarto em estilo completamente diferente do cotidiano.
    Beijos e boa semana!
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderEliminar
  15. Que quarto delícioso! Claro que AMEI os manequins, né? Mas adoreii também a mulherzinha de saia de abajur, o criado-mudo de madeira reciclada, o piso, o closet... epa! Adorei tudo!!!!
    Quanto ao seu comentário no meu post sobre a troca, você tem razão. Com a crise que nos afeta, cada um a sua maneira, estamos nos adequando com mais facilidade à simplicidade. E chegará o dia em que assaremos diariamente nossos próprios pães, usaremos só sapatos confortáveis, teceremos nossos tecidos... será que sonho muito?

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Nossa, que delícia de quarto! E com uma solução tão interessante de closet "escondido". Gostei demais. Especialmente dos quadrinhos com as fotos e o espelhinho. Bela composição!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderEliminar
  17. Oi Val! Passei para conhecer seu blog e já estou adorando. Agora também te sigo lá no Bloglovin.
    Quero muito conhecer Lisboa, estou tão pertinho daí e ainda não fui... Minha cidadania portuguesa chora... Haha! Vou ver se encontro alguma dica sua por aqui...
    Bjos e volte sempre lá no Blue

    ResponderEliminar
  18. Val,
    Vc fez maravilhas com seu quarto na casa de seu pai, muito aconchegante , simples e bonito de se ver. AMEI as mesas de cabeceiras e os manequins!! Adorei vc citar Brennand , adoro ir lá visitar .
    Bjos e uma linda semana!!

    ResponderEliminar
  19. Passando para te desejar uma ótima terça!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, Val
    aqui: 8:04 manhã de terça com céu nublado.
    Pois eu gostei demais de sua decoração: sóbria, clean e prática.
    concordo: o closet fica bem reservado o que proporciona liberdade.
    Parabéns gostei do seu novo quarto.
    bjão e uma semana iluminada.
    Mari

    ResponderEliminar
  21. Olá Val,
    Como te entendo quando fala da casa do pai, era assim que me sentia quando visitava a casa do meu, paparicada e coberta de mimos. Ficou uma ótima lembranças destes dias.
    Seu quarto ficou muito bonito. Gosto muito de cores mas adoro uma parede branca. É como uma tela nova, onde se pode colocar muita cor e criatividade. Amei a luminaria, linda demais! O "vitepoche" colorido é outra peça muito bonita, assim como os manequins.
    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  22. eu diria que é um excelente quarto. e esses mimos sabem lindamente. goze bem o seu "novo" quarto das férias! :)

    ResponderEliminar
  23. Hola Val perdone mi ausencia ,estuve fuera del país pero ya estoy de vuelta
    Muchos cariños

    ResponderEliminar
  24. Adorei o estilo, Val! Os detalhes que dão muito valor ao ambiente! Parabéns!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics