CÓMODA REPAGINADA COM DECOR TRANSFER

8.3.21
A Helka do Forma Plural diz uma coisa muito certa: "Não existe móvel feio, existe móvel mal amado". Não só concordo a duzentos por cento como adoraria que a frase fosse minha! É verdade que basta um olhar carinhoso, uma lixa ou uma lata de tinta para mudar completamente o rumo das coisas. E neste caso, bastou também um decor transfer, ou traduzindo para a língua de Camões, um decalque. Conheci a marca americana Redesign with Prima no Instagram, não descansei até descobrir um retalhista perto de casa e a cómoda Queen Anne da sogra foi a vítima que precisei para passar da ideia de usar um transfer à ação. Considero que a minha estreia na colocação de decalques foi de alto risco, mas claro que só me dei conta disso quando já tinha iniciado os trabalhos: decalcar sobre uma superfície plana e contínua é a piece of cake, mas resolver usar um painel que de tão grande vem dividido em 3 partes e decidir fazê-lo sobre gavetas com relevo e ligeiramente empenadas, cujos distanciamentos entre elas e o corpo da cómoda diferem (e bem) é outra coisa! Não vos posso explicar a minha técnica pois assisti a variadíssimos tutoriais mas esqueci todos eles no decorrer da empreitada e acabei por usar a intuição. Basta dizer que os tutoriais indicavam que os desenhos fossem transferidos com a cómoda deitada sobre as costas e eu fi-lo na vertical! Mas no final, mesmo com alguns rasgões, umas emendas menos felizes e outros deslizes, deu tudo certo e eu adorei o poder transformador dos decalques. A repetir!








A cómoda, no seu estado original:


E para quem se interessar, eis o processo pelo qual passou o móvel, a começar pela parte mais chata e suja; lixar completamente a peça, depois de, claro, ter tirado as ferragens:


A seguir uma demão de primário para cobrir bem a madeira e agarrar a tinta:

Aqui a cómoda já com as 3 demãos de tinta e pronta para receber o transfer:

Como o decalque que escolhi era grande e formava um painel, veio dividido em 3 partes (também existem transfers com elementos separados, flores, borboletas, pássaros, etc, mais fáceis de colocar pois não exigem emendas). Comecei pela parte do meio, centrando o desenho: 

Passei para um dos lados:

E para o outro lado. 

Nesta fase em que já tinha o decalque todo colocado e sem os puxadores, selei gavetas e corpo da cómoda com verniz incolor acetinado para dar maior resistência ao conjunto (ignorem o marido lá atrás #confinamento):

Por último optei por pintar os 8 puxadores e entradas de chaves pois achei que deixá-los no metal iria pesar muito visualmente, comprometendo o desenho:

Passei primário para metal para a tinta não saltar com o uso:

E usei a mesma tinta que utilizei na peça:

17 comentários:

  1. Ficou lindíssima! Uma maravilha! Parabéns!

    Beijinhos. Uma boa semana:))

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem bonita, Val. Acho que esse decalque nas minhas mãos, já era! eheheheh não tenho habilidade nenhuma para lidar com esse tipo de materiais. Já tu, tens mãos de fada para estas coisas. A cómoda é igual à da mobília de quarto dos meus pais :)

    ResponderEliminar
  3. Que mudança! Mais uma maravilha saída das tuas hábeis mãos. Não percebo nada dessa técnica, mas adorei saber o valor que pode ter na vida dos objetos. A cómoda ficou linda, requintada, original e agora sim, muito amada! Parabéns, cachopa!

    ResponderEliminar
  4. A comoda que já era linda, ficou belíssima, maravilinda. Amei essa peça em todas as versões. Original, lixada e com o decalque, então, fechou na belezura. Bjs. Laura

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Val
    aqui: 7:22 manhã de quarta-feira com céu azul e sol, dia promete quentura.
    Primeiro: Admirável como sempre sua vontade e determinação nos projetos, olhar a cômoda e constatar quanto vai ser necessário lixar já me desanimaria.
    Segundo: Esforço mais que recompensado pois a cômoda ficou MUITO mais bonita e estilosa, adorei a cor que escolheu e quanto ao decalque conseguiu um efeito bem bonito agradável aos olhos. Repetindo a Lete Parabéns cachopa.
    Grande abraço
    Mari

    ResponderEliminar
  6. Que lindo o resultado final!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Alô Val!
    Já passou algum tempo, mas estou sempre contigo em pensamento, os amigos nunca se esquecem💙
    Fiquei deslumbrada com a transformação que deste a essa cômoda, vindo dessas tuas mãos não é de admirar, são mãos mágicas e um gosto muito afinado, estás de parabéns.
    Poderia ser uma peça que se encaixava na perfeição na minha casa, pois o azul é a minha cor preferida e com essas flores... meu Deus acho que não me cansava de olhar o dia todo para ela.
    Beijinho muito grande.

    ResponderEliminar
  8. Olá Val:)
    Que transformação!Semana após semana vais nos surpreendendo com as novas técnicas adquiridas, és mesmo muito persistente e curiosa.
    A peça de mobília tinha já o seu carácter, mas o teu twist faz com que os nossos olhos se deslumbrem pois ficou singular e muito bonita.
    Imagino a num quarto , num hall ou mesmo numa sala de estar.
    Adorei a ideia de pintar os puxadores da mesma cor do movél pois só assim sobressai mais o decalque.
    Estimei ver o Pedro na nova sala ;)e a ti tbem nas tuas bricolices.
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  9. Oi Val,
    A cômoda ficou linda. Tinha uma cômoda destas na casa de minha mãe e quem ficou com ela foi minha filha, que mandou fazer pátina na mesma, mas a solução que você deu é muito mais bonita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns...o resultado de tanto capricho foi maravilhoso. Estou até querendo me aventurar depois dessas tuas dicas. Engraçado que hj mesmo estava imaginando fazer algo por uma que tenho aqui em casa...aí agora vi tua postagem.

    ResponderEliminar
  11. Olá Val,

    Como disse lá no intagram ficou divina! E aqui no blog ainda parece mais bonita, fotos maiores, sem falar que gosto de acompanhar o processo de transformação. A peça é linda, adoro as curvas dos detalhes, a cor e motivo floral escolhido são muito bonitos e acho que a pintura dos puxadores na mesma cor do móvel foi muito importante para o resultado final. Repito aqui: ficou DIVINA!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oi Val, a cômoda ficou sensacional. Adoro essas repaginadas de móveis. Realmente não tem móvel feio. Com amor e criatividade todos podem ficar lindos.
    Amei muito. Hoje tem uma arte minha no meu blog também. Nada como esse cômoda maravilhosa... kkk
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  13. Linda de morrer, adorava ter uma peça única como essa.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Oi Val

    Eu já tinha visto no insta, mas aqui é muito mais detalhedo.
    Primeiro tenho que dizer: se fosse fácil nem teria graça! pois gostas de um bom desafio, ahaha
    A peça era mesmo fantástica por seu estilo e o tampo trabalhado era divino.
    Agora com teu trabalho ela ficou uma obra de arte!!

    bju grande
    ana

    ResponderEliminar
  15. Que surpresa e alegria boa, Val! :) E vc é ótima quando o assunto é dar um talento num móvel. Mas te confesso: acho que esse foi o que mais gostei. A delicadeza da estampa ornou perfeitamente com as características da cômoda. União perfeita! Morro de vontade de fazer algum projeto com decalque, mas nunca encontrei por aqui ( ou pesquisei pouco e parti para as técnicas já conhecidas). Lindíssima, arrasou! bjks

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics