QUANDO A VARANDA É O HALL DE ENTRADA

28.8.13
Para quem mora em países com temperaturas altas durante todo o ano, pode não parecer surpreendente. Mas para quem não está habituado a uma tão grande comunicação entre interior e exterior, é no mínimo inesperado, que ao tomarmos o elevador do prédio para aceder ao andar, este nos leve não a um hall fechado e com luz artificial, mas a uma varanda ampla, luminosa e com uma vista de se perder o fôlego.
 
É assim neste apartamento em Fortaleza.
Como a varanda é coberta e relativamente protegida, a dona da casa teve total liberdade para colocar sofás, tapete, mesas e quadros, numa mistura em que convivem moveis contemporâneos, peças rústicas, pratos de herança e até uma pitada de Art Déco presente no candeeiro de mesa e bengaleiro.

A porta branca e azul, ao fundo, veio de uma demolição e esconde a casa de banho social.
 
Decorado de forma eclética, o espaço integra papel de parede, banqueta, quadro, bancada em vidro, coleção de frascos de perfume antigos, num estilo clássico que em tudo se contrapõe à descontração da varanda. 

Se é costume falar-se da importância do hall de entrada como o cartão de visita da casa, neste caso, ao emergirmos do ascensor, é com um verdadeiro cartão postal que nos deparamos. 

Abaixo, e só porque somos curiosas e gostamos de ver tudo, uma perspectiva de quem está dentro do apartamento. Pois o que acontece nesta casa, é que a visita, não precisa ser convidada a entrar e fica literalmente lá fora. 
É recebida na varanda, sem dúvida o local mais impactante e agradável da casa.

22 comentários:

  1. Oi Val,é muito linda a varanda com esta vista, e que varanda hem? Olha, o meu filho e minha nora ficaram curtindo o seu trabalho nas fotos dos apartamentos que tem aqui no blog, eles compraram um apartamento na cidade e tem umas reforminhas para fazer e eu mostrei pra eles o seu blog, eles ficaram só curtindo e adoraram o seu trabalho pena que estamos longe demais. Um Bj no seu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não precisam de mim, com a mãe/sogra aí! é hora de vc entrar em ação e reformar tudo no ap! bjs

      Eliminar
  2. Lindissima essa varanda :P
    Gosto da mistura de estilos ,dessa luz maravilhosa e da disposição dos elementos.
    Ai não mudaria nada ,sem duvida muito bom gosto
    Vou ser cusca ...é o ap da mana?
    bj querida
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu,
      Não, não é da mana, e sim de uma tia. A casa da mana ainda não foi desta!tem pormenores girissimos e super modernos,que vocês iam adorar,mas ainda preciso "negociar" com ela! há-de vir, há-de vir! bjs

      Eliminar
  3. Que delícia de apartamento! Não bastasse a vista, tem essa varanda maravilhosa! E a decoração tem tantos estilos que juntos, dão um ar agradável e nada contrastante, por incrível que pareça.
    Sabe porque adoro os individuais plásticos? Além da facilidade, evitam que eu me torne uma chata com medo de alguém sujar um de tecido que terei que lavar! São atalhos que pego prá virar uma ranzinza, rsrsrsr...
    Mas claro, as toalhas de tecido são muuuuito melhores e mais bonitas!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nesse aspeto sou muito chata mesmo,assim que ponho a comida na mesa, já peço para a familia ter cuidado com os individuais! e tenho vários manchados, uma pena...Mas de plástico, me recuso, é trauma de infancia...Bjs!

      Eliminar
  4. Oi, Val, adoro esses espaços "pé pra fora". Acho descontraídos pra receber e, se tiver um apelo verde, nos remete ao clima de férias. Adorei esse apê, com entradas de luz bem generosas, e a decoração com uma pitadinha de tudo me agrada bastante. Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Val, que apartamento lindo e que vista maravilhosa, deu saudade:) Essa varanda/hall/sala é linda, amei a ideia. Deve ser uma delícia ficar aí, só sentindo a brisa do mar;)
    Beijos e bom dia!

    ResponderEliminar
  6. Val que apartamento mas lindo y que vista mas maravillosa a esa playa,,, esa terraza es muy linda,,, me imagino estar ahí sintiendo la brisa marina

    ResponderEliminar
  7. Amei o apartamento, traz uma sensação de paz e aconchego..Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  8. Que máximo. Adorei a idéia.
    Essa varanda é incrível. Muito aconchegante.
    As coisas mais surpreendentes que vemos por aí resulta sempre da saída do básico, ao dispensar o óbvio, o comum. Muito ousado e delicioso. Amei.

    ResponderEliminar
  9. Mesmo morando no Brasil e tendo família em Fortaleza nunca tinha visto um apartamento onde se entra pela varanda. Achei fantástico! E a decoração está incrível!

    Beijos,

    Rosa
    Le Paquet

    ResponderEliminar
  10. Fantástico!Apetece entrar e ficar... Bjinho, Manuela

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Val que apartamento gostoso e acolhedor, adorei! E ainda mais com essa vista de Fortaleza, melhor ainda. Moro tb no Nordeste e sei como o mar daqui é maravilhoso.

    Bjos e um bom final de semana.

    ResponderEliminar
  12. aDOREI, QUE PARTAMENTO LINDO E ACOLHEDOR!

    ResponderEliminar
  13. Que varanda linda, gostei da decoração e da vista, maravilhosa!
    Bjs!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Passando para te desejar uma ótima semana!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  15. Que delícia!
    Aqui no sul, não da nem para pensar!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Olá minha querida,

    Simplesmente maravilhosa essa varanda. Eu não mudaria nada, está perfeita...
    Deve ser maravilhoso viver num apartamento com um espaço assim...como eu gostava!!!

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  17. Oi conheci seu blog através de um outro blog amigo.E olhando as postagens achei essa que me deixou com ares de saudades,rsrsrsr...Sou de Fortaleza mais moro em Munique-Alemanha e olhando essa paisagem bateu uma saudadeeeeee...Essa vista é maravilhosa.Bjs.
    Malú Holzmüller

    ResponderEliminar
  18. Nossa, maravilhoso Apê val, esta vista é um sonho. Amei a decor com os móveis de madeira de demolição!!
    A dona do apê mora muito bem!!!!!

    bjus amiga

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics