PEQUENO ARMÁRIO DE RETROSARIA

7.4.25

Não me lembro bem como a peça veio parar às minhas mãos, há 20, 25 anos ? O que sei é que na altura não percebia nada de recuperação/restauração de móveis e portanto pedi a um amigo de um amigo, supostamente entendido no assunto, que fizesse uma limpeza ao pequeno armário que se encontrava algo deteriorado. E de fato, o antigo organizador, propriedade da Companhia de Linhas Coats and Clark (segundo carimbo que se encontra dentro das gavetas) voltou com melhor aspeto e durante um bom tempo serviu como mesa de apoio do sofá de casa,  até que desapareceu para a arrecadação e por lá ficou. Decidi resgatá-lo recentemente, no processo de mobilar esta casa que entretanto ficou pronta (mostrarei brevemente) e conta com, diria, 90% dos móveis oriundo de várias proveniências: ora encontrados na rua, abandonados em andares antigos, ou ofertados por amigos. Uma mistura interessante, verão a seu tempo!

Mas voltando ao pequeno armário de retrosaria, além das superfícies riscadas e da falta de um puxador, incomodava-me o verniz escuro que não deixava ver bem os dizeres que o organizador ostentava: palavras e desenhos pintados à mão num estilo bastante simples, anunciando a marca das linhas, "carta Ouro". Infelizmente, apercebi-me desde o início que lixar o verniz escuro da peça iria consequentemente apagar desenhos e letras e fazer desaparecer a patine do tempo. Mas não tive alternativa. Cuidadosamente "decalquei" os dizeres em papel vegetal, para posteriormente reproduzi-los o mais fiel possível ao original, ciente de que nunca ficariam exatamente igual, pois tudo o que é feito à mão, tem os defeitos e as virtudes daquele que o executa. Foi um processo moroso e um tanto desafiante e se resultou bem ou haveria outra solução melhor que não me ocorreu, vou deixar ao vosso critério, basta fazer scrolling 👇para entender a metodologia que segui e julgar por vós próprios!




O móvel antes: verniz muito escuro, riscos, puxador em falta que não encontrei igual e acabei por comprar novos, um pouco maiores mas de modelo parecido, em dourado.



Antes de lixar o móvel e os desenhos, decalquei estes últimos cuidadosamente para um papel vegetal:



Transferi os desenhos para a peça com papel químico:


Utilizei caneta da Posca para o contorno e pintei o interior com uma tinta metálica:



Aqui estou eu em pleno processo:


Uma comparação entre o original e o meu trabalho:

3 comentários:

  1. Oh que lindo que ficou!!!!! Muitos parabéns ( também pela paciência com as letras!!!) Está simplesmente espantoso!

    ResponderEliminar
  2. Vi no Instagram e corri para o blog!
    Que peça adorável Val. Me lembrei do tempo que minha mãe tinha loja, eu eu pequena ficava cuidando e quando chegava o cliente eu chamava minha mãe. Na loja tinha dessas caixas de linhas da marca Corrente, mas era maior, na cor branca e acho q lilás. Adorei teu resgate e penso que a da loja da mãe não sei quando foi dispensada....
    Já estou na expectativa de ver tua casa pronta!

    Bju grande
    Ana
    Jeito de casa

    ResponderEliminar
  3. Lindo, lindo!
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics