Não sei se estarei errada, mas chego à conclusão que certos móveis pensados para funções muito específicas, caminham para um futuro incerto. E a escrivaninha tradicional, clássica, deve fazer parte desse lote! Construídas com gavetas, compartimentos vários, escaninhos e por vezes até com nicho secreto, serviam para guardar documentos, materiais de escritório e instrumentos de escrita. Mas na era digital em que vivemos, quem se senta a uma secretária para ler ou escrever? Estas e outras considerações passaram-me pela cabeça quando resolvi dar cara nova à escrivaninha escura e pesada (no sentido literal do termo, diga-se) que durante décadas vi na casa dos pais do marido, servindo ora de mesa de trabalho do sogro, ora de secretária de estudos da cunhada. Um móvel ultrapassado, diria eu, que para agravar, ainda tinha uma estante para livros, colocada sobre a base, mas que descartei completamente. Se já não é fácil aligeirar visualmente uma escrivaninha e encaixa-la numa casa atual, que dizer de uma escrivaninha + um alçado! Ponderada a decisão de meter mãos à obra no móvel obsoleto, decidi usar materiais que já tinha vontade de experimentar há algum tempo, nomeadamente o papel para decoupage e o decor wax ambos comprados neste site, mas à venda em inúmeros outros locais online. Quando se trata de tornar mais atrativa uma peça austera, a troca de puxadores é, a meu ver, quase inevitável, assim como acho também muito simpático forrar as gavetas. No tampo da escrivaninha usei um tapete de feltro que confere mais conforto à superfície de trabalho e ainda faz vezes de mouse pad para quem usa o rato. Enfim, não foi um trabalho fácil, passou por muitas etapas e consumiu bastaaaante do meu tempo (e por vezes da minha paciência) mas entre a peça mofar para todo o sempre numa arrecadação ou ser de alguma utilidade lá em casa, fiquei com a segunda opção!
ESCRIVANINHA OBSOLETA GANHA COR, TEXTURA E PERSONALIDADE
29.1.25
A escrivaninha, antes, já sem a estante que ficava pousada nesta base:
Esta parte de dentro, com as pequenas gavetas é chamada de "fábrica" e foi retirada para ser mais fácil o processo de lixar:
Como entradas de chaves e puxadores antigos foram retirados, houve necessidade de se tapar os buracos que já não seriam usados:
Primeira demão de tinta já dada e tinta branca nos locais onde iria levar o papel découpage. Como o papel é muito fino, é necessário que sejam colados sobre fundo claro (perdoem a qualidade péssima da imagem):
Usei esta cola especial para Découpage, mas cola normal, branca, faz o mesmo efeito:
Depois de bem seco, é preciso aparar o papel. Cortei o extra com tesoura mas depois passei uma lixa muito fina, só para dar melhor acabamento. Há quem prefira nesta fase usar o X-ato:Os metais foram mergulhados no desoxidante e posteriormente limpos com palha de aço muito fina:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bravo, Val, que mudança! Ficou tão engraçadinha a lembrar uma casinha de bonecas. Adoro estes "antes" e os "depois", onde a transformação é surpreendente! Lembrei-me da escrivaninha que ainda existe na casa da minha sogra, ainda está em bom estado, as boas recordações que me traz, do tempo em que ainda era viva... :( Obrigada pela partilha, é uma alegria passar por cá!
ResponderEliminarOlá boa tarde! Obrigada pela partilha, a escrivaninha ficou linda e deu-me uma imensa vontade de "atacar" uma semelhante que há anos me atormenta! Gosto muito de passar por aqui e tenho uma imensa admiração por tudo o que faz!
ResponderEliminarFicou linda! Parabéns! A Val é uma inspiração!
ResponderEliminarUm improvement fantástico como sempre Val! :) Saudades desse sítio, de fazer esses trabalhos e da tua companhia! Espero que esteja tudo bem! Bj. Paula
ResponderEliminarBom dia adoro os seus trabalhos. Poderá indicar qual o desoxidante que usou? Comprei um que não deu resultado. obrigada
ResponderEliminarOlá Inês, obrigada pelo seu comentário. Usei o desoxidante TITAN, à venda no Leroy Merlin, deixo aqui o linK.
Eliminarhttps://www.leroymerlin.pt/produtos/desoxidante-multiusos-titan-0-250l-incolor-11814313.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_tintas-drogaria-e-limpeza_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAkoe9BhDYARIsAH85cDPv6WV2GPanIo2CEpsn5BuIbuRZNwMQ06_sQg-KxTOxlj3u95fAp0IaAideEALw_wcB
Espero que seja útil e dê resultado!
Perfeita!!!!! Parece que a peça foi feita sob medida para ser colocada nesta parede. Simplesmente arrasando. Parabéns. Laura
ResponderEliminarOlá, Val!
ResponderEliminarAinda bem que escolheu a segunda opção e não desistiu durante o processo.
O resultado superou com certeza as espectativas.
Parabéns!
Beijinhos
Esse é o modelo de escrivaninha que mais gosto e só ainda não tive nenhuma, porque as que vejo em lojas de segunda mão, que são as mais acessíveis, precisam de alguma mão de obra que nunca me atrevi para dar. Mas agora, visto as fases do trabalho e o resultado final talvez... talvez, me incentive.
ResponderEliminarQue diferença! Ficou espetacular ❤️
ResponderEliminar