MESA DE APOIO INDIANA

6.2.23

Apesar do título que dei a esta postagem, não tenho certeza que a mesa tenha vindo da Índia, mas tendo em conta o estilo e também o fato de que a pessoa que a ofereceu passou parte da vida naquele país, é muitíssimo provável que a peça seja originária de lá. De vez em quando a minha cunhada lembra-se de me entregar o que tem lá em casa partido ou bastante estragado pelo uso, na esperança que eu faça algum milagre. Quase sempre passa meses guardado até eu me entusiasmar com o que me foi confiado, seja porque geralmente são peças que não fazem muito o meu gosto ou porque precisam de um restauro propriamente dito e não de um New look, e não sou nem pouco mais ou menos restauradora. A mesinha, dobrável, em madeira exótica trabalhada e um tampo em latão, estava partida e o verniz escuro que a cobria, não dava realce ao desenho rebuscado dos pés. Portanto a minha função foi basicamente fazer uma limpeza profunda, colar o elemento partido e dar-lhe um acabamento que conferisse leveza, no caso, cera. O resultado final pode não arrancar "uaus" de admiração e a mesinha não ser protagonista de um antes e depois impressionável, mas há peças mesmo assim, que não pedem roupagem nova, apenas cuidado e apreço. Uma espécie de afago que lhes levante a auto estima.










O processo: a mesa vinha partida e com o verniz muito escuro. Foi preciso muita lixa, colar e por fim, dar-lhe várias demãos de cera.




Na imagem a seguir, nota-se claramente o lado direito da peça já sem o verniz escuro e à esquerda, no seu acabamento original:




7 comentários:

  1. Efetivamente nasceu com o dom de embelezar e melhorar peças. Admiro as coisas que faz e fico com pena de nao possuir a mesma paciência e habilidade que tem!
    Quanto á mesa, ficou muito melhor, e é uma peça que mereceu este "mimo". Acho-a linda e diferente!
    Abençoadas mãos!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Val,


    A mesa merece sim um grande Uau! Você conseguiu recuperar a beleza da peça, a retirada do verniz escuro deixou o lindo trabalho de entalhe aparecer e encantar sem falar na bandeja que é lindissima. Aqui na Tunísia tem muito dessas mesas e ano passado fui a uma feira onde os artesãos mostravam como se faz o trabalho no metal, é minucioso e impressionante.
    Mais uma linda recuperação, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Uau! Dá um efeito e tanto! Gostei bastante da sua arte.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  4. Com tanta perna, tanto apoio, tanto recorte deve ter dado uma trabalheira. Mas que ficou linda ficou!!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia querida Val,
    A mesa é bem bonita e mereceu o carinho dado, e fica bem ai em tua casa.
    Tanto detalhe,a bandeja também é muito bonita.
    Sei que tem de estar para ai virado quando aparece um trabalho que requer atenção.Este é mais um que ficou bem bonito e bem hajam pessoas que reaproveitem e não deitem fora.
    Essa tua sala está bem gira.
    Estou me a lembra da cadeira que tenho em Porto Santo para restaurar......
    bj e continuação de uma boa viagem.

    ResponderEliminar
  6. Que trabalheira... mas valeu a pena!! Ficou linda!! Um xi-coração.

    ResponderEliminar
  7. Essa mesa de apoio indiana já parecia ser lindíssima e agora com o "toque" que lhe deu, está mesmo incrível. Ver as coisas ter uma segunda vida, é uma sensação incrível 😄

    Cumprimentos,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics