UMA CASA NAS ARDENAS

17.1.23

No final do ano passado estive na Bélgica. Gosto de lá ir quando está frio e os Marchés de Noel animam e enchem de cor e sabores as ruas. Geralmente, deambulo maioritariamente por Bruxelas, onde sinto-me (quase) uma local, porém desta vez uns amigos convidaram-nos a ir às Ardenas conhecer a casa que está na sua família há 100 anos. Das conversas que tinha com eles, ouvia com especial atenção as histórias que contavam de lá, de como tinha sido viver no seio de uma família numerosa, numa casa rústica e de modestas condições, num país de inverno rigoroso, e de como a casa deixou de ser morada da família mas passadas quatro gerações, continuava a ser ponto de encontro de avós, filhos, netos, tios e primos. De modo que, quando o carro parou à frente da casa, numa tarde de dezembro cinzenta e gelada, a impressão que tive é que eu ia ao encontro de uma velha conhecida. Ao entrar, fui imediatamente abraçada pelo calor de um velho fogão a lenha e na cozinha uma generosa mesa cuidadosamente posta, esperava por nós. As memórias são muitas e estão em cada canto: no bric a brac de objetos expostos, nos quadros que enfeitam as paredes, nas fotos desvanecidas, no piso de ardósia já gasto, nas portas que rangem ao abrir. O aparelho de televisão não existe, a internet é falha. Resta ler, pescar e dar uns mergulhos no rio que corre atrás da casa, fazer jogos no jardim que à noite os javalis invadem, desfrutar de randonnées pela natureza. Ali, as horas passam lentamente, marcadas pelos sinos da igreja do outro lado da rua. Uma vez por ano, em Agosto, todos os caminhos vão dar a esta casa, dezenas de parentes encontram-se, festejam os laços que os unem e antes de se dispersarem tiram a tradicional foto de grupo, tendo como pano de fundo a centenária fachada de pedra que tantas recordações encerra.






















A Igreja do outro lado da rua, num dia de verão, foto gentilmente cedida pelos donos da casa:

7 comentários:

  1. Parece ser uma casa bastante acolhedora!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  2. Casa de memórias...
    Abraço-Ana Bela(a da bota de Natal)

    ResponderEliminar
  3. Que post lindo! Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  4. Uma casa cheia de lembranças e detalhes interessantes. Beijos

    ResponderEliminar
  5. me senti dentro dessa casa, lindo lugar! Como sempre, você sabe demonstrar muito bem os detalhes ♥

    ResponderEliminar
  6. Por variadas razões não tenho vindo ao PC dar a minha "volta" aos blogs que fazem parte da minha lista de favoritos, um deles é o seu que faço sempre questão de ler em 1º lugar, ver as suas artes de decoração, ver como transforma o feio em bonito e foi bom recomeçar com este postal que nos envia de UMA CASA NAS ARDENAS. Obrigada por partilhar connosco

    ResponderEliminar
  7. Val, não sei o porquê do nosso "desencontro virtual", também não recebo as tuas notificações... uma pena. Uma pena facilmente reparada quando me lembro de ti. Gostei muito de conhecer esta modesta e simples casa que, apesar disso, parece acolhedora e arrumada. No tempo do frio não sou visita simpática, sou extremamente friorenta e fico rabugenta se me sinto desconfortável. No verão já é outra conversa, para usufruir em liberdade dos espaços novos, preciso de calor. Essa paisagem é tão natural, tão rural que parece "encenada", dos filmes. Adorei as fotos e adorei passar por cá. Beijinho muito grande, até breve!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics