PENSAR FORA DA CAIXA

26.5.19
Já escrevi sobre o tema diversas vezes aqui no blog, sobre ter um olhar diferente, um pensar livre de amarras e fora do convencional, que imediatamente chama a atenção e confere personalidade a um ambiente. Por vezes o pensar fora da caixa nem traz tanta funcionalidade mas se cumpre a função de forma única e diferente, já vale o meu aplauso. Por essa razão, gosto de, de vez em quando, fazer uma limpa no telemóvel e compilar o que vejo por aí de interessante e que mereça ser partilhado. Nunca se sabe: uma ideia pode levar a outra que lembra mais uma e termina numa inspiração totalmente diferente da inicial...
NOTA: fotos que me mandam por whatsapp, que tiro por detrás das montras, muitas vezes mal enquadradas, relevem!

A ideia que mais gostei de ver nestes último tempos foi esta banqueta feita a partir de um armário antigo, daqueles que se encontra por aí, com uma ou duas portas e uma gaveta na base. Talvez o móvel não estivesse todo ele em bom estado e a solução, achei genial: guardar a base, fazer uma pintura rústica e estofar!



Gavetas desgarradas geram sempre boas ideias, podem virar nichos pregados às paredes, prateleiras, pequenas mesas ou expositores, como nesta montra de padaria. Em casa, pode servir para apresentar o pão ou outra iguaria numa festa, ou até como centro de mesa com flores!


E se mais acima uma gaveta virou banqueta, porque é que um balde de lata não poderia se transformar num banco? A execução é um pouco mais complexa com a adaptação dos pés altos, mas não impossível:


E uma velha mala de viagem ainda com etiqueta pendurada, há por aí alguma perdida na arrecadação? É só arranjar uns pés como base e pode surgir uma original mesa de apoio:

Geralmente só nos lembramos de usar um baú na horizontal. Mas não, ele pode também verticalizar, ganhar rodas na lateral, prateleiras no interior, e está feito um bar ou garrafeira:


Caixotes de madeira, confesso que já os vi a serem usados nas mais variadas formas, mas nunca no dia a dia de um escritório para guardar ou transportar pastas. Achei um charme!
























Aparecem bastantes portas e janelas velhas incorporadas na decoração. Como espelhos ou porta fotos talvez sejam as versões mais vistas. No entanto achei original quando me deparei com a janela transformada em quadro negro e com o pormenor da portada e das marcas do tempo terem sido conservadas. Zero trabalho neste upcycling!

15 comentários:

  1. Bem... quanta criatividade! Achei tão curioso o que se pode fazer com objetos velhos... continuo espantada e maravilhada. Obrigada pelas deliciosas e interessantes imagens. Beijinhos, até breve, querida Val!

    ResponderEliminar
  2. Adorei, ideias maravilhosas que nunca nos passariam pela cabeça, hoje em dia tudo é possível ser transformado e finalizar lindas peças.
    Estás a perceber quando eu digo que vejo alguma coisa no lixo me lembro logo de ti?
    Estas peças não são para qualquer um, só mesmo quem tem amor por estas artes, que é o teu caso.
    Beijinho grande e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. Olá Val,

    Como sempre seu olhar traz ideias maravilhosas e inspiradoras! Gosto muito das suas publicações onde a criatividade é a "Diva" e mostra que: criar, reaproveitar e reciclar é bonito e fácil, que as vezes nem necessita trabalho ou conhecimento de técnicas basta uma ideia, como a do escritório que usa o caixote de madeira para guardar pastas! Beleza de postagem.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Vistas as fotos pensamos que é tudo tão fácil... algumas até são, o problema é termos a ideia, mais ainda do que a por em prática.

    ResponderEliminar
  5. acho que o banquinho/mala de viagem é o meu preferido! sao ideias mesmo giras!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  6. Oi Val,
    Adorei as ideias e, tirando as banquetas feitas com baldes, as demais dá para fazer sem a ajuda de um profissional.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Fantástico, Val! Adorei esta tua selecção. Gosto de tudo, mas a mala de viagem, a porta transformada em quadro de ardósia e o baú ficam guardados na minha memória. Obrigada por partilhares estas inspirações connosco, pois são demais!!! bjs*

    ResponderEliminar
  8. Adorei essas ideias, a dos baldes acho que nunca me ocorreria, é bastante original!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Val,
    aqui:7:46 manhã de quarta-feira com tempo nublado.
    Admiro também esse olhar fora do óbvio,haja criatividade.
    Desses que mostrou adorei a porta recado, achei um charme e encostada num barril igualmente velho, completou a cena.
    Grande abraço,
    Mari

    ResponderEliminar
  10. Eu achei as idéias maravilhosas, dá vontade de sair tentando todas. Aliás, faz bastante tempo que não me envolvo neste tipo de trabalho criativo e tenho sentido muita falta.
    Achei ótimas as suas fotos, o post ficou uma delícia de ler.

    ResponderEliminar
  11. Adorei as ideias val, em especial o baú, e a janela tão charmosa. Agora o balde foi o máximo da criatividade!!!
    As gavetas são maravilhosas, sempre ficam bem de todo jeito.

    Fiquei feliz q vc lembrou do restaurante com as toalhas coloridas
    do nordeste. No caso das minha fotos deveria ter feito assim q cheguei. Depois num instante o restaurante lotou , tinha muitas mesas reservadas para festas de família e ai não tive mais jeito de ficar fotografando.

    bjo amiga, um ótimo fim de semana pra ti!!


    ResponderEliminar
  12. Olá Val,
    Fico sempre encantada com estas ideias, mesmo fora da caixa, adoro, adoro :)
    Estas partilhas são sempre boas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Val! Esta banqueta feita a partir de um armário antigo é o máximo,adorei! Bom fim de semana amiga! Beijinhos



    ResponderEliminar
  14. O que tu vês por aí... Lindo!Beijocas

    ResponderEliminar
  15. OI Val, eu também adoro essas deia criativas, fora da caixa, que transformam o óbvio em algo novo e diferente. Adorei as ideias com as gavetas. Todas lindas, criativas e inspiradoras.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics