O DEPOIS E O ANTES DE UMA COZINHA

30.8.18
Ao escrever este post dou-me conta que boa parte do meu ano de 2018 foi passado a recuperar esta casa, mas que finalmente, acabou! Deu trabalho, houve muito investimento pessoal por ter sido eu própria a restaurar boa parte dos móveis, a encerar todas as portas e a pintar alguns elementos, que por serem corriqueiros não cheguei a mostrar aqui. Mas está pronta! E ao vos mostrar a cozinha, dou por encerrado este capítulo e espero poder voltar em breve à máquina de costura (parada desde Abril) e a postagens mais diversificadas. O processo de tornar esta cozinha mais consentânea com o estilo de vida atual sem contudo desvirtuá-la dos seus elementos originais, trouxe alguns desafios: foi preciso arrancar o móvel da parede e adaptá-lo ao novo espaço (leia como, aqui), deslocar a bancada, torná-la mais larga e recolocá-la numa posição mais alta para permitir que a máquina da loiça caiba em baixo e, pasme-se, sair à procura de um lava loiças em pedra que substituísse aquele que eventualmente existiu na casa mas, por alguma razão que desconheço, havia desaparecido. Aquilo que mais gosto quando intervenho num andar velho é que a remodelação seja coerente com a época de construção da casa. E, modéstia à parte, acho que consegui.
Para visualizar a cozinha completa, vão ter que imaginar um frigorífico entre a parede do fundo e o início da bancada, e uma máquina de lavar a loiça no espaço vazio à esquerda do lava loiças:






A bancada original com os acréscimos que foram feitos afim de torná-la mais larga :

O antes da cozinha. À esquerda é visível o móvel que foi transformado e reaproveitado na casa de banho . A porta também foi trocada, compare com as fotos mais acima, a porta que aparece na imagem foi para a casa de banho e a da casa de banho (com vidros) veio para a "nova" cozinha:

Pela imagem abaixo vê-se que o lava loiças tinha sido arrancado:


O durante, tudo retirado do sítio para ser adaptado e reposto novamente:

14 comentários:

  1. Ficou muito gira omg!!! Também estou a remodelar um apartamento que tem uma cozinha bastante semelhante a essa. Mas tirei tudo, apenas deixei a chaminé...
    Gostei muito do que fizeste e vou me inspirar nisto para a minha eheh

    ResponderEliminar
  2. Oh, Val, que delícia... gosto tanto destes arranjos, destas mudanças, deste aproveitar e transformar em novo! Se fosse minha, não queria máquina da louça, preferia mais espaço para arrumações. :)
    Gosto de tudo, sendo que, desta vez, faltas lá tu... :)
    Estás de parabéns, nem imagino o trabalho que te deu, mas ficou fantástica!
    Fico à espera do investimento nos trapinhos, rs... já tenho saudades dessas inspirações!
    Beijinhos, querida amiga!

    ResponderEliminar
  3. Olá Val! Foi uma maravilhosa transformação. Como ficou linda,leve e sem perder suas características. Amei. Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá :) Ficou muito mais moderna e linda! Parabéns! Adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que gira que ficou, adoro o chão e o armário!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Val! Amei o resultado. Ficou uma cozinha muito bonita. As cores dos revestimentos, bancada e móveis, combinação perfeita. Parabéns por mais um lindo trabalho finalizado ! Bjssss

    ResponderEliminar
  7. Ficou um espectáculo!!! Adoro a madeira combinada com essa pedra clarinha. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Ficou maravilhoso! Quem não gostaria de ter esta cozinha? Lindo olhar para reaproveitar e valorizar os materiais originais!

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga Val, mais um post né ?
    Fico mesmo deslumbrada com estas tuas transformações, é preciso gostar mesmo muito para te dedicares de corpo e alma a cada peça, a cozinha ficou linda e com uma harmonia de cores que adoro.
    Esses puxadores com as cabeças de galinha deixam-me derretida.
    Mais uma vez parabéns pelo teu trabalho.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Val
    Com tanta dedicação e persistência, eis que renasce uma cozinha ajustada aos nossos dias com personalidade e um certo estilo .Viveria ai bem com certeza.
    Para se fazer esse tipo de trabalho é preciso gostar se mesmo de restauro, se bem que no teu caso também é terapia gratuita .
    Nem sei como fizeste para limpar e tornar esse chão tão bonito, estava tão velho.Imagino também que não tenha sido fácil fazer os ajustes nessa pedra .
    O contraste dos armários ficou bem, os puxadores e os elementos mais modernos
    Estás de parabéns, este trabalho foi um desafio superado.
    Será que ainda vamos ver um tour desse AP ?
    bj mil
    Lulu

    ResponderEliminar
  11. Olá Val,

    Ficou atualizada e muito bonita, o armário recuperado e lindo deu o toque do tempo, uma beleza, excelente trabalho!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Uau, Val, ficou absolutamente "awesome"!!! Muito bom que é o teu trabalho e o teu bom gosto. Estou a ficar fã incondicional eheheh, a sério! Sabes, se há coisa que adoro nas casas são os pormenores e tu sabes sempre muito bem o que fazer para não só os recuperar como também destacar. Morei numa casa, mesmo ao início de estar a viver no Porto, que tinha uma cozinha desse género, mais sobre o quadrado, com a banca em mármore, a chaminé, um armário todo em madeira, lindo, com chão e azulejos de origem. Escolhêmo-la não pelo tamanho (era pequena) mas pelos pormenores, não resistimos. Depois dessa já passámos por mais duas. Esta onde estamos é dos anos 40 mas quando cá chegámos já não havia pormenores, uma pena...
    Parabéns Val, está muito apetecível ;)
    bjs*

    ResponderEliminar
  13. Que magnífico cambio esa cocina parece como nueva . Me encanta el color madera de sus muebles

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics