COLUMBIA (MO)

20.4.16
Columbia, no estado do Missouri, onde me encontro, é uma cidade que gira em torno da University of Missouri, sendo o mesmo que dizer que estou num local em que os estudantes são a grande maioria. Minha filha faz parte desse grupo, e o real propósito da minha viagem foi vir matar saudades e mimá-la no que pudesse. Portanto minha rotina nestas duas semanas de estadia foi de mãe, doméstica, motorista, psicóloga, "supporter" nos 4 torneios de ténis que assisti, já que ela joga pela universidade. E, finalmente, turista nas horas vagas. Columbia é relativamente pequena e basicamente divide-se entre o campus universitário, a downtown e como a maioria das cidades Americanas, alguns malls espalhados. Os atletas da universidade são chamados de Missouri Tigers, e por este motivo, vão ver que o tigre é tema recorrente em várias vertentes.


Esta é a imagem mais emblemática do Campus, cenário da praxe para as fotos oficiais de graduação.

A Memorial Tower homenageia os alunos que tombaram nas Grandes Guerras.

Em dias de futebol (Americano), o estádio enche-se e é a verdadeira loucura na cidade!


As instalações dedicadas aos estudantes são impressionantes de grandes, pelo menos para aquilo que eu conheço da escala Europeia.



Truman, The Tiger, é a mascote da universidade. Quem quiser se candidatar a ser o Truman precisa passar por um casting rigoroso: Exige-se simpatia, carisma, à vontade, paciência para tirar foto e brincar com as crianças, entre outras qualidades!

A downtown de Columbia é simpática. Desengane-se quem vai à espera de prédios altos ou lojas conhecidas. Trata-se sobretudo de um comércio tradicional, com pequenos espaços, muitos ligados às artes. As marcas grandes ficam instaladas nos "Malls"






Mas se andarmos de olhos bem abertos, deparamos com algumas curiosidades, como as "traffic boxes" pintadas pelos alunos de artes, que enchem a cidade de cor.



Em termos de restaurantes, há de tudo. O tradicinalíssimo Booches, apenas serve um prato, ou melhor um produto, hamburguers. Pois nem chega a ser prato, o pequeníssimo hamburguer vem num guardanapo. Para acompanhar, só batatas. De pacote. 


Já o Main Squeeze Natural Food, aposta em comida vegetariana, sumos naturais e smoothies, mas o que me encantou mesmo foi o colorido da decoração, o verde que pende do teto e a original textura das paredes.


O skyline da cidade é muito baixo, e isto serve para as habitações também. Na sua maioria, casas uni familiares de dois andares.


Fiquei instalada numa nesse género, menos colorida e mais modesta que as anteriores. Mas isso será tema para o próximo post!

Fiquei surpresa ao saber que Columbia tem duas grandes lojas dedicadas ao DIY: a Jo-Ann Fabrics and Craft Stores e a Hobby Lobby. Foi impossível não visitá-las mais do que uma vez, e a cada ida, ficava várias horas. Afinal a vantagem de viajarmos sozinha, é podermos gastar o nosso tempo com aquilo que gostamos, de forma ilimitada e sem aborrecer ninguém. Só tenho fotos dos "departamentos" que mais vão de encontro ao meu gosto, mas os produtos são tantos, muitos completamente desconhecidos para mim, que daria assunto para vários posts.

Trouxe bastantes tecidos para casa. Não só a variedade é imensa como os preços de uma maneira geral são bastante mais baixos que em Portugal, e, dependendo do dia, podemos ter a sorte de apanhar  "sales" de 30, 40 e  até 50%.


Perdi-me com os lenços Bandana. Era uma coisa que já desejava há imenso tempo e comprei uma boa quantidade deles a 1,29 dólares cada, portanto nos próximos tempos, preparem-se, que vão aparecer uns projetos que prometem ser interessantes, aqui no blog.

Botões e aviamentos há para todos os gostos:



Infelizmente aquilo que faço com linhas e lãs é bastante básico e impede-me de apreciar o stock das lojas, mas tirei a foto abaixo a pensar nas meninas do tricot e do crochet, que teriam se deleitado aqui!


Neste dia, eram os carimbos que estavam em saldos:


A variedade de puxadores também é de loucos: cores, materiais e feitios bem originais.


E ao fim de duas semanas de férias, tive direito a agradecimento e reconhecimento "públicos" da filha, pelos serviços prestados!

33 comentários:

  1. Olá Val! Estás mesmo nos US, isto é,caso visse as fotos que aqui nos mostras sem qualquer legenda, inevitavelmente responderia "isto é nos States!". Imagino que estejas a deliciar-te com esta estadia, pela companhia da filha, obviamente, mas também por tudo o que estás a conhecer e a descobrir. Ui, e essas lojas de crafts... no comments! Olha, só me pergunto porque é que ainda ninguém se lembrou de abrir uma do género aqui por terras lusas, mas assim como essas, farta em mercadoria e escolhas, tipo super-mercado de bom gosto de craftmania. Seria um sucesso!Imagino-te a deliciares-te naqueles enormes corredores de tecidos de todas as cores e padrões :)) Ah pois, e como dizes, os preços são muito mais baixos. Com as lãs e afins, passa-se o mesmo. Querida Val, aproveita bem todo o tempo que ainda te resta. Bjs e até já ;)

    ResponderEliminar
  2. Val, fiquei tão contente com este artigo, pois tenho uma amiga que está precisamente em Columbia, com o marido, que está a fazer doutoramento. Foi tão bom ver todo esse ambiente de que tanto ela fala! ;) E essa loja de tecidos e crafts, ui...uma perdição!!! Um bom regresso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta partilha! Que fotos tão engraçadas que retratam bem a "American way of life". E fiquei a morrer de inveja, pois a mítica Jo-Ann é um local que eu ouço falar muito nos blogs americanos e tenho muita vontade de visitar. E agora depois dessas fotos mais ainda.
    Que bom que a viagem correu bem e que deu para matar saudades da filhota e fazer turismo ao mesmo tempo. Bjo

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post Val... deu para viajar um pouquinho com você. E oq mais gostei foi essa lojinha craft - que maravilha!! =)
    Bjs,

    ResponderEliminar
  5. Hi Val :)
    Que cidade mais catita a Columbia ,deliciei me com esses cantinhos todos .
    Adoro cidades pequenas e a pacatez com que se vive.
    Esses pequenos tesouros fizeram te alegrar a vista e puxar pela criatividade eu imagino te por ai :D:D:D.
    Achei muito engraçado as casas alinhadas ao e com o tal skylimit.Tudo alinhado e certo, só nos estates .
    É de louvar o que fazes pelos teus a tua filha é uma sortuda tem uma mãe multifacetada e com uma energia que só brasileiro tem ;)
    Vi a demonstração de carinho que ela teve contigo no insta e não me surpreendeu nada, os teus filhos sabem os pais que teem .
    E Val quem diria o sol sorriu e pudeste anadar com os pesitos de fora essa foi inesperada .
    Estou em pulgas para ver o post da casa mais bonita que estiveste .....
    E minha amiga ,last but not least Diverte te muito, e mima muito a tua filha
    "GO TIGERS "
    bjs mil
    Lulu

    ResponderEliminar
  6. Hola Val querida ,, que viaje más entretenido ,, esa tienda Joan craft es mi perdición cuando voy a los EEUU , es una maravilla para los amantes del día you self ,, !, ese restaurante lleno de cuadritos me encanto

    ResponderEliminar
  7. Oi Val, primeiro as duas mocinhas da foto ficaram muito lindas e charmosas. Suas fotos nos deixa com vontade de estar aí, o M.S. Natural food lindo com os quadrinhos na parede, a textura e o tampo de crochê ficou parecendo de uma casa comum, se vê que gostam de artesanatos.
    Beijos e feliz retorno.

    ResponderEliminar
  8. Olá Val,estou aqui babando com teu post! Tudo tão charmoso! A cidade é simpática e as casinhas coloridas um charme.Este loja de tecidos é um colirio para os olhos eu enlouqueceria,os carimbos ah tão lindos!
    As meninas lindas e meu desejo que tu aproveite bastante este tempo por ai e quando puder,registe para nós,beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oh Val, que delícia de post. Perdi-me no tempo que demorei a comtemplar cada foto e cada palavra que escreveu. Tanta colecção e variedade de carimbos, só mesmo na América :-) E deixe-me dizer-lhe que tanto a mãe como a filha são lindas :-) A Val tem um ar muito jovem :-) Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. Viajar é mesmo fantástico! Reconheci aquelas colunas, de um filme, claro, pois o dia de conhecer os EUA ainda está para vir. Aproveita bem o tempinho que resta junto da filhota. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Olá Val fazes-nos viajar só com as fotos que nos tens mostrado.
    Adorei tudo, mas essas lojas devem ser um paraíso...
    Fico à espera para ver a casa.
    Espero que aproveites da melhor forma a companhia da filhota.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  12. Que delícia de cidade heim Val? Amei cada foto, mas as fotos dos tecidos eu enlouqueci!!! Muito bacana, me transportei na hora pra lá. Sua filha é uma sortuda por ter você como mãe. Um forte abraço. Clau.

    ResponderEliminar
  13. Olá minha querida! Bem, pelo que tenho acompanhado por aqui e pelo insta tens aproveitado ao máximo estas tuas férias. Que bom! Poder conhecer sítios novos é sempre bom e juntar a isso poder aproveitar a companhia duma filhota que vive longe deve ter sido mesmo gratificante para ti. A filhota deve ter adorado ter a mãe por perto a cuidar do seu cantinho e tendo o seu amor. Afinal amor e aconchego de mãe é do melhor. Não posso deixar de comentar as imagens maravilhosas das duas lojas que nos falas. Que verdadeiras perdições, eu imagino te la!!!!!! Fiquei doida com tantos carimbos, não duvido que me perderia :-) beijinho enorme minha amiga

    ResponderEliminar
  14. Olá Val,

    Que fotos lindas, descritivas e reveladoras. Rotina de mãe que visita filha que mora sozinha, ahah. O restaurante vegetariano tem um ar muito agradável e convivial. As fotos da loja de craft e uma loucura acho que me perderia para sempre aí dentro, rs. Já sei que vem muita criação linda por aí.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. O que mais invejo nessa vida americana é que tido é bonito, limpo e civilizado. Essa cidade é uma graça, com uma manutenção invejável - e não só a manutenção pública, mas também a particular, com casas sempre bem pintadas e com jardim perfeito.
    Aqui está longe de ser assim... pintura velhas, manchadas, jardins mal cuidados. É claro que a visão do conjunto é um horror. Que bom que vc pode proporcionar essa vida para a sua filha.

    Sobre as lojas que vc indicou, vou dar uma olhada nos links agora, mas a julgar pelas fotos postadas tenho certeza que eu sairia cheia de sacolas de lá.

    ResponderEliminar
  16. Querida Val, adorei te ver junto à linda filhota, parecem irmãs.
    Eu ficaria enlouquecida nestas lojas que você mostrou, mesmo sendo pouco habilidosa com trabalhos manuais, iria querer trazer vários tecidinhos, e estas bandanas tão características dos EUA.
    Adorei sua viagem, seu relato, suas fotos, e certamente outros posts virão pra nos deixar bem satisfeitas.
    Aguardo.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  17. Val,
    Adorei viajar com você :)
    Que cidade bonita e limpa, assim dá gosto passear.Gosto desses seus registros, realmente as mais coisas bonitas e interessantes aos olhos femininos, por que vemos tudooo.Muito original esse restaurante,super bacana a Universidade,e as lojas,um paraíso.
    Eu ficaria dentro dia inteiro,de boa...rsrs...E amei a foto da filhota, é muito amor gente.Mãe é mãe :)
    Besitos e tenha uma bom restinho de semana

    ResponderEliminar
  18. Olá Val! Que magnífica reportagem! Adorei todos os pormenores, mas essa loja, ai que vontade! As lãs, ai essas lãs... e os tecidos?
    Bem, eu gostei de tudo, o teu olhar, os teus comentários e a cereja em cima do bolo: a última foto! És tu com a filhota? Pensei que eram duas amigas... lol, estás conservadíssima e linda!

    ResponderEliminar
  19. Bela. Descrição da cidade. Adorei ver os pormenores na loja e a foto com mãe e filhas, lindas. Beijinhos bem grandes. Evelyne

    ResponderEliminar
  20. Fantástico Val :) Este post deixou-me com brilho nos olhos, as fotos são lindas, lindas :) Adorei tudo :)
    E essas lojas?? Que máximo, uma perdição completa, tantooossss tecidos, e tãooo lindos :) Não admira nada que se tenha perdido :D :D
    Parabéns, uma bela reportagem, sem dúvida :)
    E que bonitas, mãe e filha :) Já se sabe a quem sai a filha bonita ;D ;D
    Beijinhos, e espero ansiosa pelas novidades dos tecidos :D :D

    ResponderEliminar
  21. Val, que excelente guia turistica tu me saíste... visto pelos teus olhos e com os teus comentários é quase como se estivesse aí! Perderia-me certamente por essas lojas... e tal como tu regressaria de malas cheias!!!!! Mãe e filha girissimas. Beijinhos para ambas.

    ResponderEliminar
  22. "See you in church" é ótimo.
    Deve ser tão bom 'checar' se a filha tá bem mesmo né? =)
    Tigres por todos os lados hein.
    E este estacionamento de skate? Que demais!
    Cidade muito simpática. ♥

    ResponderEliminar
  23. Oi querida Val, estou aqui prestigiando as lindas fotos tiradas por você e sua filha. Imagino a alegria dela em te reencontrar. Esta loja de tecidos e crafts é uma loucura,rrssss. Que bairro bonito sua filha mora.
    Tudo de bom para você e sua filha, bjsssss

    ResponderEliminar
  24. Adorei as fotografias. Dá a sensação que estamos a ver um "filme de cinema". o skate parking, a street art, as lojas de materiais para craft ... amazing :) E senti-me em sintonia completa quando li sobre o irmos sozinhas e podermos demorar o tempo que se quiser a ver o que nos interessa nem que seja um carrinho de linhas, ou a podermos voltar 2 e 3 vezes ao mesmo local se nos apetecer. Devem ter sido 2 semanas fantásticas. E a tua filha é girissima Val. bjn

    ResponderEliminar
  25. Bem... Primeiro tenho de dizer que esta viagem quase que merecia um daily blog só p nos mostrares tanta e tanta coisa diferente e interessante. Depois tenho de concordar que essas duas lojas são uma predição para quem se interessa por qualquer tipo de manualidades.
    De qq modo o melhor disso tudo é a última foto. <3

    ResponderEliminar
  26. Olá Val
    Bela postagem, dá vontade de estar lá também,
    eu também me perderia nesta loja de aviamentos.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Adorei esses seus olhares que comprovam que os USA são muito mais que NY. Eu perder-meia igualmente nesses armazens DIY - fantásticos! Fico aguardando o imperdível desenvolvimdnto.
    Beijo
    Nina

    ResponderEliminar
  28. Que bela foto de vc's duas, faço ideia da alegria que foi ficarem juntas esse período! Gosto de te "acompanhar" pelas viagens, tem um olhar que me agrada bastante, nada foge de seu radar. Um lugar bem peculiar, com características bem marcantes, e esses recintos cheios de coisas belas pra quem curte manualidades? Fico só imaginando o que fará com as coisas que trouxe, certamente teremos posts bem inspiradores pela frente :)Beijão!

    ResponderEliminar
  29. Como tenho sérias dúvidas que algum dia viaje para esses lados fico contente por "visitar" pelos seus olhos. Ahahah adorei o parking skate, e essa loja bem...deve ser mesmo uma perdição! Tudo arrumadinho, cores e etc era mesmo impossível só lá ir uma vez.

    ResponderEliminar
  30. Que local encantador vc teve a oportunidade de passar 2 semanas!
    Adorei ver os tigres por lá, inclusive na vidraça (achei lindo!). As obras de arte pela cidade, também. E as casinhas, puro charme.
    Imagino a delícia de passar horas nas lojas de departamentos! Botões, carimbos, fitas... e os puxadores? Eu gostaria de alguns conjuntinhos rsrs.
    Que linda a foto com a filha e o reconhecimento. Momentos especiais!

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  31. Uau! Que bela reportagem! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  32. Val, adoro o centro das cidades americanas onde ainda é possível ver um pouco do verdadeiro american way of life, com suas singularidades, sem aquele modelo universal, as mesmas lojas, os mesmos restaurantes de todas as cidades.
    Eu adoro a Jo-Ann e não conheço a outra, mas já anotei para a próxima viagem ;)
    O melhor de tudo foi o agradecimento sincero da filhota! Muito amor!
    Beijos

    ResponderEliminar
  33. Obrigada por partilhares este bocadinho da tua visita, adorei o restaurante vegetariano, e a loja...bem....uma perdição.Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics