IT´S ALWAYS CHRISTMAS IN THE CITY

7.12.14
Em abril último, quando fui a NYC, encontrei uma loja onde o Natal é quando o Homem quiser. Não é inédito este conceito de negócio, em que o "espírito" natalício está presente todos os dias do ano, vendendo-se única e exclusivamente decoração para a época. Já conhecia em Bruges, na Bélgica, a prestigiada casa Käthe Wohlfahrt, que funciona num imóvel lindo e centenário, que só por si já vale a visita. Por conseguinte, quando entrei na Christmas and City situada em Little Italy, não fiquei propriamente surpreendida. Mas a pouco e pouco, e quanto mais observava, mais me espantava com a diversidade dos temas expostos. Se na Käthe Wohlfahrt, encontramos produtos tradicionais, alguns artesanais e de origem alemã, na Christmas and City, e como não podia deixar de ser, estão presentes muitos dos ícones americanos, iluminados, gliterisados, transformados em chamativas guirlandas ou penduricalhos. Confesso que gosto quando se agarra num tema, num ídolo, numa imagem e se consegue levar a outro patamar. Posso não achar propriamente bonito, mas aprecio a criatividade de quem em algum momento, lembrou-se que este assunto ou aquela pessoa poderiam materializar-se em algo mais. Neste caso, em enfeites de Natal!
Em relação às fotos, um esclarecimento: apenas aparece uma árvore inteira porque não permitiam "vistas gerais", só detalhes.
Portanto se por acaso for a Nova Iorque e pretender um Natal diferente, as ideias estão à sua espera na Christmas and City no bairro de Little Italy. Mesmo que seja verão!
E pode levar para casa um dos maiores símbolos do capitalismo ocidental, e montar a sua árvore Coca Cola:



Mas se perdeu-se de amores pela Big Apple, em dezembro poderá homenagear a cidade com um pinheiro recheado de ex libris: tio Sam, Liberty, majorettes, cadilacs, e até um sweater I love NY. Absolutamente tudo o fará recordar a cidade onde um dia foi feliz!



Se por outro lado, a sua vibe for mais tradicional, nutcrackers, cupcakes, gingerbread men, candy canes, lollipops e outras guloseimas mais, farão as delicias do seu Natal:



Mas se a onda é rock and roll, eles estão todos lá: Elvis, John, Paul, Ringo and George. E até  a banda de heavy metal, Kiss (extrema esquerda da 2ª foto).


Para as mais românticas, o tema é o ballet. Aqui as pequenas sapatilhas são iluminadas e as bailarinas rodopiam de verdade, com um sistema que vem incorporado na guirlanda, acima da cabeça da dançarina que faz o dégagé na última foto.



Para quem é fã dos psicadélicos anos setenta, usou calças à boca de sino, sapatos altíssimos ou ténis brilhantes, sonhou ir para a praia numa carrinha pão de forma ou rabiscou os cadernos com smiles e símbolos de paz e amor. Repare que neste caso, até a árvore é rosa:



A árvore que me chamou a atenção pela sua originalidade e tema completamente improvável: o da culinária italiana. Não cheguei a perceber se as caixas de pizza eram verdadeiras, ou seja, vindas de um take away próximo, ou realmente vendidas como enfeite.



E por último, e para que não se desencantem nem deixem de visitar a loja, aqueles que apreciam um Natal com símbolos e cores tradicionais. A Christmas and City pretende agradar a todos, logo, pais natais, bonecos de neve e duendes também se encontram por lá!

29 comentários:

  1. Que lindo Val... adorei esses enfeites diferentes e saindo do tradicional. =)
    Beijos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  2. Que giro, Val! Adorei ver esta panóplia de árvores tão americanas. Gostei imenso da dos doces! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Val. Muita cor e muita alegria foi o que senti quando vi estas árvores de natal, cada uma com o seu estilo. Obrigada por partilhar alguns momentos das suas viagens . Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Oh Val muito obrigada por partilhares estas fotos connosco. Que árvores giras e diferentes, confesso que me encantei com a dos doces.
    Beijinho enorme para ti.

    ResponderEliminar
  5. Em Amsterdão também há uma loja de Natal aberta todo o ano, mas só com enfeites tradicionais. Acho que me perdia nessa loja :) E podemos aproveitar esses enfeites para outras coisas durante o ano...
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Oi Val. Então a loja Käth Wolfahrt a central fica na cidade onde meu marido cresceu e amo toda vez, o ano inteiro quando vou lá! Pena que é proibido tirar fotos e como conhecemos mais que meia cidade, respeitamos ao pé da letra o desejo dos donos. São milhares visitantes o ano inteiro... Desejo a vc e sua família um lindo tempo de advento! Beijos carinhosos...

    ResponderEliminar
  7. Pois eu acho que nessas lojas não me perdia de amores. Para mim Natal é com anjos, dolas, renas, bonecos de neve, pais Natal etc. sair destes temas já não me cativa muito.
    Quanto ás almofadas bordadas, sim fui eu que bordei. Beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
  8. Ei Val
    Sua postagem veio a calhar, embarco para Nova York no próximo final de semana, caso vá a Little Italy irei nesta loja com muito gosto, maravilhosa, verdadeiro encanto.
    Decoração natalina sou tradicional, gosto do verde, vermelho com toques de dourado, Papai Noel, bolas, estrelas, anjos, pinhas.
    Sensacional sua postagem, valeu muito compartilhar esta belezura.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Hola Val querida ! Realmente EEUU es la el país del consumismo por excelencia ,, yo ahora estuve en Michigan y existe una tienda gigante donde venden sólo artículos de Navidad todo el año,,, yo fui en Junio y había gente comprando ,, yo no lo podía creer ,, pero así es ese país hay todo de todo

    ResponderEliminar
  10. Com um apresentador de televisão daqui fala: loucura, loucura , loucura!! ahaha
    Que ideias originais Val!!
    ha dois anos vi um arvore de coca-cola num loja da minha cidade. Os preços eram altos, mas não havia como não se encantar com tantos enfeites originais.
    Grandes dicas no post!!

    bjus amiga

    ResponderEliminar
  11. Que fotos liiiindas!
    Gosto tanto desta época que não me importava nada que assim fosse todos os dias do ano: os enfeites, as luzes, toda a decoração, enfim... Adoro o Natal. =))

    Beijinho e boa semana (mais curtinha :D).

    P.S.: Adorava ir a NY!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá Val,

    Fogo... Árvores para todos os gostos... E cada tema mais maluco :-)
    Em NY deve ser mesmo um 'Mundo' diferente onde se devem encontrar lojas e conceitos completamente diferentes das daqui em Portugal!!!
    Quem sabe se um dia não visito essa cidade... Está na minha lista! Não gostava de morrer sem ver ao vivo essa cidade, mas só o tempo... e o papel que habita a minha carteira o dirá :-)

    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  13. Que delícia de loja e fugindo do tradicional.
    Ficaria louca em um lugar como esse.

    ResponderEliminar
  14. Tão lindo Val :)
    Deve ser um encanto essa loja :) Apesar de os temas não agradar a todos para trazer para casa, deve ser giro de ver ;D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que interessante! Mas, sinceramente, tudo me pareceu um pouquinho demais...
    Mas é interessante ver como todos os gostos podem ser satisfeitos, a qualquer época do ano.
    Bjs e linda semana, Val!

    ResponderEliminar
  16. Val,

    Que legal essa loja, eu adoraria me perder lá ...rsrs... Adorei o Elvis, os carros antigos e as figuras de ballet. Essa de Bruges, vou deixar anotadinha, quando for a Bélgica se der irei por lá conhecer.Besitos e tenha uma linda semana

    ResponderEliminar
  17. Caramba, Val, é uma baita diversidade! Confesso que nunca me liguei muito nesses temas natalinos, gosto mesmo são das luzes! rs. Sempre me encanto com as janelas adornadas por luzinhas, assim como árvores na rua, as lojas, tudo ganha luz. O que me encanta é a sensação, como se "as luzes" trouxessem a receptividade de volta. Mas, sem dúvida, ir a uma loja dessas deve fazer a gente botar a cabeça pra funcionar numa porção de ideias. Beijo

    ResponderEliminar
  18. Nossa Val, tanta árvore linda que nos deixa de boca aberta, amei a de guloseimas e a italiana, foram as minhas favoritas ;-)
    Com certeza eu irei visitar esta loja quando eu for a New York, valeu pela dica, adoro as decorações natalinas, especialmente estes enfeites bem feitos e detalhados!
    Beijinhos e uma semana linda!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  19. Olá Val,

    Amei, nem me atrevo a escolhe uma pois todas são impressionante, deve ter sido um grande prazer visitar a loja, suas fotos estão lindas, como sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Val :)
    Bela partilha ,um dia hei de ir à BIG APPLE e claro que essa loja não me escapará :D
    As fotos estão lindíssimas e realmente difícil será escolher .
    Pessoalmente adorei a dos cupcakes e do gingerbread ,linda de morrer a minha cara .
    Estou á espera da tua foto e imagino que já andas com os cabelos no ar :D porque deixas sempre tudo para a ultima ,afinal é assim que surge a tua inspiração .
    beijo grande e bom trabalho
    Lulu com sol hihihihi

    ResponderEliminar
  21. Val que post maravilhosooooo...
    A cada opcao de árvore fiquei pensando:É essa que eu quero,rsrsrsrsr...Até ver a próxima.
    Amei todassssss...
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. UN AMOR EL OSITO!!!
    ASI CON LA BUFANDA ADECUADO PARA NAVIDAD.
    LA COCACOLA ES MUNDIAL.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  23. Olá Val!

    Lindas árvores!
    Dispenso a Coca/Pizza, mas fico com Elvis Presley, uma pessoa que admirava muito e os Beatles.
    Gostei da Árvore com Papai Noel e seus duendes!

    Bjksss



    ResponderEliminar
  24. Olha, eu penso como você, Val.
    Eu aprecio o cuidado, o carinho e trabalho aplicados mas não sei se teria não. :)
    Esses americanos fazem tudo. Mas a proposta é ótima.
    Os da Coca-Cola são a cara do Natal. Quando era criança, esperava a propaganda de fim de ano com os ursos, era mágico!

    Val, você conhece o blog da Rosa, o texto dela e as embalagens de presente que ela faz são incríveis. Eu acho que ela está em Portugal agora, não tenho certeza. Talvez você já conheça o Le Paquet.
    Queria te recomendar. ;)

    http://lepaquet.blogspot.de/2014/12/atalhos-para-o-lugar-comum.html

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  25. Gente... Que coisa incrível! Gostei demais da árvore de guloseimas e da rock'n'roll! A italiana foi a mais divertida, muito bacana o tema!
    Agora vou lá conhecer os blog que me indicou :*

    ResponderEliminar
  26. Oi Val! Que legal! Lindas árvores! Quando for para NY vou procurar essa loja! Que seu Natal seja cheio de amor e carinho! Beijão

    ResponderEliminar
  27. É interessante e imaginativa esta loja, Val, mas não posso deixar de notar que assim se perde um pouco a magia do Natal, que advém em grande parte de ser só uma vez ao ano... Parece que assim se "banaliza" um pouco a quadra!
    Então e mais fotografias de NYC? Queremos ver?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Olá Val! Já conhecia o conceito... Mas não sou adepta! Gostei de ver... Beijocas natalicias!

    ResponderEliminar
  29. Nooooossa Val... quanta inspiração!
    Amei a de Coca-Cola, a de Rock, a da Itália... e lógico, a tradicional. Quanta inspiração e quanto adorno bonito!!!! Gostei dos temas, fazem a diferença.
    Entrei nos links para ver as lojas (achei os precinhos salgados!), mas a ideia de ficarem o ano todo bem que podia pegar aqui também. Iria ser legal comprar as coisas de pouquinho, sem esse corre-corre e o "dar com os burros n´água".

    Obrigada pelo carinho deixado na caverna durante todo o ano.
    Boas Festas e que 2015 seja um ano de bênçãos.
    Abração esmagador.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics