CLARICE EM LISBOA

5.6.13
Gosto de exposições biográficas.
Ver,tocar,apreciar objetos que pertenceram a pessoas que admiramos pela sua vida ou obra,sempre me atraiu.
Não sei se é pelo gosto mais do que evidente que tenho por objetos usados,manipulados,que trazem e contam histórias,ou se pelo fato de sentir que pessoas ilustres ficam mais próximas de nós,se retratadas através dos seus pertences. Afinal tinham  (têm) família, frustrações, angústias, alegrias e preocupações do dia a dia. Como todos nós. Ou seja, são, antes de mais, pessoas comuns.

Clarice Lispector está em evidência na Fundação Gulbenkian. Cartas, fotos, frases, manuscritos, são mostrados ao público numa exposição que achei leve, suave, bonita e intimista.

Apesar da luz difusa e dos tons neutros,ou talvez por isso mesmo,senti-me bem nos ambientes,quase como se estivesse na casa da escritora.Surpreendeu-me esta sala que remete a um arquivo.Um tanto ou quanto soturno,misteriosa,com gavetas à espera que alguém as abra.Elementos repetidos à exaustão.



A sala seguinte também foi para mim,inesperada:apenas uma tela onde passa a única entrevista que Clarice deu a uma televisão,um sofá,o pormenor do tapete,uma máquina de escrever e mais uma vez todo o dramatismo da iluminação.Dá vontade de ficar,e de ouvi-la,pois aqui,ela conversa com a visita.

Soturno? concordo. Opressivo? talvez. Monocromático? sem dúvida. Diria até mais:  minimalista e algo claustrofóbico. Mas bonito na simplicidade.
E eu que me identifico com cores fortes,luz natural abundante, espaços exageradamente escancarados, experimentei aqui uma estranha sensação de tranquilidade.E de proximidade.
É de se tirar o chapéu quando uma exposição vai mais além do que uma simples mostra,e consegue transmitir através de um cenário, uma atmosfera enigmática, caracterizando tão bem a personalidade da homenageada. Afinal, Clarice Lispector não é fácil de se entender.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Está bonita a exposição e vale a pena a visita (ok,sei que estás longe...)quanto mais não seja pelos decors.
      Bjs

      Eliminar
  2. Que maravilha..uma tarde cultural perfeita!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics