Nunca tinha ouvido falar em granny squares,afinal só o termo correto para aqueles quadradinhos em crochet que eu tanto gosto,e que depois de unidos se transformam em mantas e colchas tão coloridas.
Ao pesquisar os blogs dedicados a esta manualidade descobri que os grannys voltaram com tudo (ou se calhar nunca saíram de moda,eu que não estava atenta) num sem número de desenhos diferentes e originais.
E descobri também mais uma coisa sobre mim própria:que a paciência que tenho para ler gráficos de crochet é a mesma que dedico às receitas de culinária,ou seja,nenhuma.
Mesmo assim quis aventurar-me,e o jeito foi lançar mão dos vídeos do Youtube.Ipad nos joelhos,põe para a frente,volta para trás,faz pause.Isto N vezes.E em espanhol.
Objetivo:a primeira de algumas almofadas que quero fazer para o banco do terraço.
Aqui está o meu work in progress.Eu achava que se conseguia unir os grannys todos de uma só vez,ou seja sem nunca ter de cortar a linha e começar outro bloco.Mas cheguei à conclusão que isto não é possível.Estou certa?alguém sabe me responder?
Ter escolhido uma linha matizada também não foi a melhor opção.Penso que a confusão de cores,escondeu e desvalorizou o desenho do granny.Afinal a graça deste tipo de trabalho está na combinação e contraste das cores e não num degradê.
Na hora de cortar a almofada propriamente dita,mais indecisões: como fazer a abertura? Nunca cosi um fecho éclair,e sou fanática por botões mas não sei casear. Lembrei-me que tinha em casa uma almofada que fechava com velcro,e apesar de não fazer umas costas bonitas,o melhor era uma principiante não arriscar muito mais.
E aqui está ela,apresentada numa manobra de marketing:no Jardim da Estrela,para desviar a vossa atenção para o cenário,e focarem-se menos no objeto (obrigada pato por estares no local certo à hora certa).Afinal há desse lado crocheteiras de mão cheia,que eu sei...e para mim esta é só uma primeira experiência.
Não fiquei completamente satisfeita com o resultado.Queria ter conseguido um acabamento mais perfeito,mas vou continuar e tentar outros pontos e técnicas.
Blogs da especialidade,ME AGUARDEM !!
Blogs da especialidade,ME AGUARDEM !!
Os pontinhos escuros que aparecem no tecido verde,foi do contato com o banco. 8 horas da manhã,as regas a trabalhar,uma muito ligeira chuvinha caía também.
Ficou linda! Devia estar orgulhosa, isso sim! Ri muito com oo agradecimento ao pato... modéstia sua! Tem uma outra forma de fechar a almofada que é muito simples também: tipo envelope. Se quiser mais detalhes, te explico.
ResponderEliminarBjs e parabéns pela primeira de muitas almofadas que suspeito, virão.
O pato merecia um reconhecimento publico.Ele foi muito camarada!
Eliminarhttp://busywomanstripycat.blogspot.com.br/search/label/crafts
ResponderEliminarPor coincidência, achei um tutorial sobre almofadas con fechamento em envelope. Vim logo lhe contar...
Muita gentileza sua.Já espreitei,parece acessivel,vou com certeza tentar.
EliminarBjs
Pois eu adorei!
ResponderEliminarAinda não ganhei coragem para fazer os quadradinhos, mas espero um dia fazer uma manta ou almofada.
A prática leva à perfeição. Força!
Bjs
Uma manta é o meu sonho.Mas francamente não sei se terei motivação para tanto quadradinho.Conheço-me e sei que não consigo passar tanto tempo para realizar alguma coisa.Talvez começando,sem prazo,sem stress,numa de acabar ...quando acabar.
EliminarBjs
Oi, Val, curti sua almofada e acho que ficou bacana com essa linha. Não tenho a mínima paciência de ler gráficos, aprendi crochê com minha avó, que também nunca foi das mais prendadas. Vou fazendo, desmanchando, mas não desisto. Já fiz muitas almofadas, o estofamento de uma cadeira de balanço e agora estou me aventurando com toalhinhas de mesa. Beijo
ResponderEliminarDesmanchei vezes sem conta também. Enfim,os pontos básicos também aprendi com a minha avó.Agora com os videos que assisti, me deu vontade de chamar o youtube de vóvó!
EliminarBjs
Olá Val!!!
ResponderEliminarPrazer grande conhecer seu blog, depois da sua visita. ADOREI tudo!
Sua almofada ficou linda. Gostei muito do visual da linha. Deu um ar de modernidade.
Minhas almofadas, faço crochê na frente e na parte de trás. Como não sei costurar, essa foi a alternativa que encontrei.
Comecei crochetando também pelos vídeos da web e foi uma sábia decisão, pois não teria tempo pra frequentar aulas.
Não desista. Você tem muito talento.
Um beijo
Olá Fê,
ResponderEliminarPensei nisso de fazer a almofada de crochet nos 2 lados e esquecer a costura,mas como sou muito imediatista,logo abandonei a ideia de fazer outro lado igual.Mas fica bonita com os 2 lados trabalhados,até de cores ou desenhos diferentes.
Obrigada pela visita,Bjs!
Olaa, hoje nao tenho aula(ufa rs) ai resolvi da uma olhada no seu blog, amei aqui =), passa la no meu? bjoos
ResponderEliminarObrigada pela visita!
EliminarQue lindo, de extremo bom gosto!!
ResponderEliminarParabéns..Abraços.Sandra
Obrigada Abraços e boas férias!
EliminarVal ,eu também era como tu ,sempre conheci esses quadradinhos mas só soube que chamavam se de granny squares depois de visitar os blogs.
ResponderEliminarEu gostei mt da tua almofada( a meu ver está mt bem feita )e admiro a tua dedicação e vontade de aprender ,
A Lulu também andou no crochet e conseguiu fazer uma capa para uma lata de leite condensado ;)A sogrinha é que me ajudou .
Um dia mostrarei
Bom fim de semana
Lulu
Queremos ver essa capa! ff de postar!
EliminarPara uma principiante tenho de dar os parabéns, porque ficou muito bem! Em relação ao matizado da linha, não desgostei, ficou diferente. Já tive a minha experiência com granny squares (uma manta pequena e duas almofadas), gosto do resultado, mas sinceramente, é daqueles trabalhos que me cansa um pouco. Apesar de haver quem ache um vício!
ResponderEliminarManta: http://ateliernosotao.blogspot.pt/2011/05/manta-em-crochet-1.html
Almofadas: http://ateliernosotao.blogspot.pt/2011/11/almofadas-em-granny-squares.html
Ah! E sim os quadrados fazem-se individualmente não dá para fazê-los de seguida, depois unem-se no fim, ou vamos unindo ao longo do trabalho.
Bjs e bom fim-de-semana!
É, o trabalho com grannys é bem bonito, mas por vezes monótono!
EliminarJá vi a tua manta e almofada e devo dizer que estão bem feitos e com cores bem coordenadas!
Gira, gira, gira!!!
ResponderEliminarque prendada... :)
Bjs,
MJ
Nem tão prendada assim,cometo imensos erros,e geralmente tudo encolhe,não dou os descontos necessários na hora de cortar!
ResponderEliminarEstou parva! Gira, gira, gira! Congrats!
ResponderEliminarTá esforçada,hum??esmerei-me,esmerei-me...
EliminarBesos!
Muito, muito gira!
ResponderEliminarAndo quase há 1 ano para terminar uma assim!
E não se nota que é a primeira :)
Vindo de si,que faz coisas tão giras e tão perfeitas,é um grande cumprimento!!
ResponderEliminar