REMODELAÇÃO DE UMA CASA NA VILA (parte I)

4.5.23

A casa foi comprada num impulso: o marido tem um carinho especial pela vila, terra dos avós e da mãe; eu deixei-me levar pelas simples linhas arquitetónicas da construção. Entre indagar quem seriam os donos, encontrarmo-nos com eles e fazermos a escritura, não sei precisar, mas foi tão rápido que de repente vimo-nos com o menino nos braços: uma casa dos anos 50, com adega e primeiro andar, num terreno que nunca mais acabava, muitas ideias na cabeça e poucas certezas. A revelação deu-se quando numa visita a casa, num dia daqueles em que se vai lá para olhar à volta e sentir o que ela pedia, vemos um alçapão no teto da cozinha e decido subir por ali para verificar o estado da estrutura do telhado. É difícil expressar por palavras a alegria que me invadiu quando a lanterna do telemóvel iluminou uma das estruturas mais bonitas que já vi em toda a minha vida de arquiteta (e creiam, já lá vão mais de 30 anos e bastante experiência em remodelações): não só as madeiras estavam bem preservadas, como traves e vigas formavam um desenho bem fora do vulgar, com os elementos em esforço convergindo para dois pontos centrais que pairavam no ar. Voltei para baixo com a convicção de que desse para onde desse, uma coisa era certa: a estrutura de suporte do telhado iria ficar completamente à vista. E foi assim que se passaram alguns anos desde o dia dessa súbita inspiração: o projeto foi desenhado, submetido e aprovado pela câmara e as obras começaram lentamente de acordo com a disponibilidade do nosso tempo e do nosso bolso também. Os trabalhos ainda estão longe de acabar, mas entre paredes atiradas a baixo, novos vãos rasgados e uma delicada pesquisa na renovação e preservação do telhado, a visão daquele dia à luz do telemóvel, com os pés cuidadosamente equilibrados em duas vigas para não pisar em falso, já se concretiza. Mesmo na confusão da empreitada, já há mais leveza no ar e toneladas de luz a invadir todos os cantos. Na minha cabeça, os espaços já se encontram totalmente acabados, aqui no blogue vou continuar a mostrá-los, em vários episódios, consoante os progressos, seguindo as minhas intuições e principalmente ouvindo o que a casa pede. 


Alçado Posterior:

Alçado lateral antes e no estado atual das obras. Foi acrescentado um alpendre em madeira, as janelas do 1º andar serão rasgadas até baixo e na antiga adega (piso térreo), já foram abertos os vãos que serão porta de entrada e janelas:


Antes e depois dos interiores da casa, vistos da porta de entrada. Na primeira foto, o corredor original da casa ladeado pelas enumeras portas que davam acesso aos vários quartos. Na segunda imagem, as paredes laterais foram demolidas e a estrutura do telhado ficou exposta. Terceira foto, o telhado já isolado, vigamento limpo:




Na foto seguinte, já se pode ver o mezzanino construído por cima dos dois quartos, com vigamento e pisos novos, claro:

Vista de cima do mezzanino para a sala, com os elementos centrais da estrutura do telhado no ar (os tais pelos quais caí de amores). Nota: a viga que aparece colocada em cima de duas enormes, está aí temporariamente, não faz parte da estrutura e será brevemente retirada:

Antes e depois da vista contrária à anterior, ou seja, a olhar do interior para a porta principal da casa:



Casa de banho, antes e atualmente, com as obras em progresso. Na segunda foto já se nota o teto em madeira que é o piso do mezzanino:


Algumas vistas do antes da adega, também usada como arrecadação e depósito:



A adega atualmente, já sendo transformada numa fração independente, vãos a serem rasgados para lhe dar luz, ar e habitabilidade. Marcações das assoalhadas no chão:


Para melhor ajudar a compreender os espaços, plantas simplificadas do antes e depois da casa.

Planta do antes do andar principal com o corredor de acesso às assoalhadas existentes:

Planta do projeto em curso: apenas se conservou as duas assoalhadas de trás e a casa de banho. Todo o resto foi demolido para permitir a exposição do telhado. Alpendre novo na fachada lateral esquerda:

Planta do antes da adega/depósito:

Planta do que se pretende fazer no local, abertura de vários vãos, construção de 2 quartos, casa de banho principal e social, sala com cozinha integrada:

8 comentários:

  1. Bela compra. Adoro a casa antes e essa renovação lindíssima. Vai ficar cheia de cor.
    Um abraço-Ana Bela

    ResponderEliminar
  2. A casa tem potencial e pelo que vejo as alterações aplicadas vão valorizar e muito essa casa.
    Adoro tudo o que seja relacionado com recuperação de casas.
    Também já fiz o mesmo em relação á casa dos avós do meu marido. Deu-me um gozo enorme transformar aquela casa.
    Se fosse mais novinha, provavelmente faria disso um hobby mas a saude e a idade dificultam isso.
    Vou ficar ansiosamente á espera dessa renovação 🙂
    Beijinho e boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Vai ficar um ótimo ambiente!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  4. WOW! Val, que boa novidade! Não vinha ao teu blog há tanto tempo e hoje, que tive um tempinho, aqui regressei e olha lá o que encontro :) que maravilha. Linda casa e projecto. E essa estrutura do telhado, pfff é mesmo magnífica. Parabéns!!! Virei bisbilhotar a evolução, com toda a certeza ;)
    bj e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Val, sua linda que alegria passar por aqui! Vejo esta maravilhosa novidade que me traz muita curiosidade e alguma ansiedade, confesso. Morta por ver o final, estou a gostar tanto! Aproveito para agradecer os carinhos que me deixas, nunca te esqueces, na verdade tenho tricotado muito, mas publicado pouco. Tenho de ser mais aplicada, afinal há sempre alguém do outro lado... :) Um grande beijinho, parabéns pelo magnífico trabalho e obrigada por todas as deliciosas e interessantes partilhas!

    ResponderEliminar
  6. Vou ficar na expetativa do resultado final porque o aspeto atual e o trabalho em andamento promete!

    ResponderEliminar
  7. Olá. Adoro casas... Já a sigo há alguns anos, mas nunca deixei comentário. Gosto muito dos seus posts. Fica tudo tão bonito. E esta casa então..... é de tirar o fôlego. Parabéns pela compra. Fico ansiosamente a aguardar a evolução. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Maravilha!
    Vai ficar uma casa espectacular!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics