BOWLS EM PAPIER MÂCHÉ FORRADOS COM TECIDO

24.3.23

Sempre admirei os trabalhos em papier mâché que casualmente encontro nas minhas navegações pela net. Vejo esculturas e formas fabulosas, com os mais variados acabamentos e aplicadas aos mais incríveis objetos, de utilitários a decorativos. Tinha uma vontade imensa de experimentar a técnica e no início do ano acabei por inscrever-me num workshop, que pelas suas características, praticamente apenas deu para aprender a receita e o processo de enformar e tirar do molde. Isto porque era inverno, a humidade no ar estava em níveis máximos e foram precisos mais de 15 dias para que as peças executadas secassem completamente e pudessem ser trabalhadas. No fundo, fiquei com a noção dos passos principais, o que para mim era suficiente pois a minha ideia desde o início foi sempre conjugar de alguma forma a técnica do papier mâché com o patchwork e um plus que englobasse fitas e contas. Sem tempo útil para acabar as peças no decurso do workshop, acabei por trazê-las para casa "despidas" e decorá-las por minha conta e risco da forma que as tinha imaginado. Resultaram em duas taças (a mais pequena não estava no programa, foi só para aproveitar as sobras da pasta) bastante rústicas e mais decorativas do que propriamente utilitárias, devido a não poderem ser lavadas, apesar de ambas terem levado uma boa camada final de cola branca, o que sempre impermeabiliza qualquer coisa. São peças interessantes, alegres, descontraídas que me fizeram ter vontade de ir mais além. Desta vez aliei a técnica aos tecidos -que são uma das minhas paixões- talvez um dia consiga associar o papier mâché à renovação de móveis -outro apego grande que tenho na vida. Enfim, ideias não me faltam e vontade também não! Mais abaixo, deixo a receita usada e um tutorial para quem quiser se aventurar: vem aí o bom tempo, meio caminho andado para imaginar peças lindas e coloridas e as concretizar num piscar de olhos!















                       
PASSO A PASSO DE COMO FAZER A PASTA DE PAPEL MACHÊ
 
Receita e material necessário:

(a medida usada foi um copo de iogurte)

- Rolo de papel de cozinha ou de papel higiênico
Gesso 2 copos de iogurte
Farinha 2 copos de iogurte
- Sal 2 colheres de sopa
Cola Branca 1 copo de iogurte
Óleo alimentar 1 colher de sopa
Vaselina sólida para untar a forma
Película aderente para proteger a forma e ajudar a desenformar

1- Colocar água numa vasilha e desfazer o rolo de papel:

2- Quando estiver bem desfeito, coar o papel num saco de pano de modo a expulsar a maior água possível:

3- Espremer bem para sair toda a água:

4- A massa ficará com o aspeto e consistências seguintes:

5- Desfazer a massa em grânulos para poder ser manuseada:

6- Adicionar 2 medidas de gesso e misturar bem:

7- Adicionar 2 medidas de farinha. Misturar bem:

8- A massa irá ficar com aspeto ainda bastante granulado:

9- Adicionar 2 colheres de sal e misturar:

10- adicionar uma medida de cola branca e misturar muito bem:

11- Adicionar 1 colher de sopa de óleo alimentar e amassar tudo muito bem até a pasta ficar bastante maleável e homogénea:

12- Pasta pronta. Não pode ficar nem quebradiça nem muito mole, a consistência será a melhor para modelar:

13- Forrar o molde com vaselina para facilitar mais tarde quando for desenformar a peça:

14- Colocar película aderente sobre a vaselina, tudo para facilitar na hora de desenformar:
                                                  

15- Forrar o molde com a pasta, alisando o máximo que conseguir, evitando buracos e aparando o máximo possível a beira. Não ficará totalmente lisa, o aspeto será sempre bastante rústico:

16- Etapa totalmente opcional: fiz buracos pois já tencionava decorar com fitas e contas:

17- Para desmoldar, esperar que seque completamente senão poderá partir. No tempo quente, alguns dias serão suficientes, mas no inverno, conte com pelo menos 1 semana a 10 dias. Para acelerar, poderá colocar no forno quente, mas desligado. Ou seja, ligue o forno, espere aquecer, desligue e coloque a peça lá dentro:

18- O acabamento pode ser aquele que quiser, pintura acrílica talvez até seja o mais usual, mas como eu quis usar os retalhos de tecido, usei cola branca para os colar na peça e comecei sempre a colocá-los da borda para o interior da peça:

19- Pode deixar tecido a sobrar nas bordas e aparar no final:

20- O lado de dentro também foi feito da borda para o interior:

21- Uma dica, se deixou os buracos na peça, abra-os cuidadosamente quando o tecido já estiver colado e seco e lembre-se de o fazer antes de colar tecido por dentro, caso contrário não saberá onde posicionou os buracos:

3 comentários:

  1. Val, desconhecia completamente esta arte, mas fiquei agradavelmente surpreendida. Não é tarefa para mim, besuntava e "embadalhocava" tudo num instante e a coisa não se fazia. :) É muito divertido ver o processo e o projeto terminado, o tutorial está um primor e deve abrir o apetite às meninas mais afoitas e admiradoras da arte. Não imaginava que as lindas peças, brilhantes e coloridas (este colorido inebria-me!), fossem feitas desta forma tão interessante! Obrigada pela cuidada, curiosa e deliciosa partilha, estou admirada e encantada e acho que voltarei para rever as delicadas e originais obras de arte. Um grande beijinho, até já!

    ResponderEliminar
  2. O que é que eu posso dizer além que de qua ficaram lindiismas as bowls. Fiquei de boca aberta com o passo a passo... tanto passo....

    ResponderEliminar
  3. Lindas taças de tecido e imaginação.
    Abraço

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics