BEACH BAG

18.8.21

Estava eu sem ideias para as aulas de patchwork que frequento uma vez por mês, quando a prof popôs que eu fizesse uma mala de praia, sugestão que aceitei na hora, pois já tinha visto as minhas colegas fazerem várias, mas nunca me tinha aventurado numa, achando que talvez fosse coisa de um nível bastante acima das minhas capacidades. Não sei onde a prof foi buscar o tutorial, mas achei a execução tão simples que resolvi compilar abaixo para mais tarde recordar. E além de fácil, pareceu-me também um modelo que dá "para inventar", ou seja, que é super adaptável ao estilo e às cores favoritas de cada um, é passível de se colocar fecho ou um botão extravagante, por exemplo, enfim, é suficientemente flexível para ser levado sempre a um nível acima. Com o entusiasmo, não me fiquei somente pela beach bag e com as sobras do tecido jeans e do enchimento, ainda fiz uma pequena mala, com as cores que mais trajo atualmente e do tamanho certo que uso para trabalhar. Já estreei ambas e fizeram sucesso. Como bónus, e porque adoro a graça de surpreender, coloquei pequenas frases inspiracionais no interior. Gosto da ideia de partir de um trabalho simples e dar-lhe um twist por forma a que a peça diga bastante sobre nós. Aliás, é mesmo isso o que mais me atrai no DIY: a oportunidade de imprimir a minha personalidade naquilo que faço e uso.









Versão citadina, mais pequena e mais discreta:






PASSO A PASSO para quem quiser sair por aí com a sua malinha personalizada.👇

1- Comprar ESTABILIZADOR SEM COLA e definir as medidas. As medidas apresentadas aqui são as da mala pequena e resultaram do estabilizador que sobrou depois de fazer a grande, ou seja, as medidas são decididas pela pessoa consoante tenha em mente fazer uma mala maior ou mais pequena. Será preciso duas partes iguais, como é óbvio. A linha traçada no estabilizador é onde entrará a parte em Jeans, mas pode não existir se a pessoa optar por um outro visual que mais lhe agrade. Pode já nesta fase cortar os dois quadradinhos laterais que formarão o fundo da mala:

2- Começar a coser os retalhos. Prender o primeiro:

3- Virar:

4- Desenhar as linhas para o pesponto.

5- Pespontar com um ponto mais largo que o habitual:

6- Prender o próximo retalho e proceder exatamente como nos pontos 3, 4 e 5.

7- E assim sucessivamente até completar as dimensões do estabilizador. Fica mais bonito se os pespontos alternarem entre vertical e horizontal e não optar sempre pela mesma distância entre as linhas. Não se esqueça que são duas partes destas, frente e verso da mala:

8- Quando completar a parte em retalhos, trace uma linha horizontal onde vai ser cosida a parte jeans (se for caso disso , claro, pois pode optar por fazer a mala só com retalhos). Esqueci-me de tirar fotos mas é simplesmente coser o tecido na linha, traçar linhas horizontais por cima do tecido jeans e fazer o pesponto:

9- De seguida deixe já preparado o forro que serão duas partes cortadas exatamente do tamanho e formato do estabilizador, inclusive com os dois cortes nas laterais

10- Vamos então preparar as alças. Defina o comprimento e a largura:

11- Coloque o enchimento no interior e vire para dentro a todo o comprimento do tecido, como se fosse uma bainha:

12- Alfinete e cosa com um ponto largo.

13- Corte o enchimento extra nas pontas:

14- Hora de prender as alças:

15- alças presas:

16- Colocar o forro sobre o trabalho feito no estabilizador:

17- Eu optei por fazer um bolso, mas é totalmente opcional:

18- O forro é colocado direito com direito (alça no meio) e cosido no topo:

19- Fica com este aspeto o  forro já cosido e desvirado:

20- Agora vamos juntar as duas partes da mala, sobrepondo-as direito com direito:

21- Vamos coser a toda à volta, excluindo os "quadradinhos" e deixando uma abertura no topo, onde eu tenho a mão, para permitir desvirar a mala:


22- Aqui está ela já toda cosida, só com os "quadradinhos" abertos e a abertura no topo:

23- Vamos finalmente aos "quadradinhos" laterais. Junte costura com costura e cosa:


24- faça o mesmo com os cantos do forro:

25- Agora é só desvirar, coser a abertura que deixou para esse efeito e passar um último pesponto na borda da mala para "agregar" forro e parte de fora. Está pronta a sua mala!

10 comentários:

  1. Que mala mais charmosa e colorida. Simplesmente achei ela genial!

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  2. Muito giras!
    Parabéns pelo trabalho perfeito.
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  3. Val, ficaram lindas as duas, não sei dizer qual gostei mais. Você tá uma maestra da costura, são super elaborada essas bolsas,pelas fotos imagino o trabalhão, mas ficaram únicas e super charmosas.Amei as frases surpresas :) Parabéns.Besitos e bom restinho de semana

    ResponderEliminar
  4. Lindas <3 admiro a tua habilidade, uma perfeição. Já eu, só de pensar que tenho de fazer uma bainha fico com suores frios hahahaha a sério!
    bjs*

    ResponderEliminar
  5. Val, eu não usaria esse saco na praia. Havia de o passear bem passeado pela cidade ou então levá-lo com as minhas tralhas para a escola. Gostei muito, adorei os dois saquinhos e babei com o tutorial tão claro e convincente: fiquei com vontade de saltar para a máquina. Se a tivesse pronta era o que fazia! :) Os retalhos coloridos são a tua marca, impossível ficar indiferente à alegria que esses bocadinhos me dão. As frases inesperadas e inspiradoras deixaram o interior dos saquinhos ainda mais bonito. Obrigada pelas lindas fotos, pelo tutorial e muitos parabéns pelas duas maravilhas que acabas de nos mostrar! Beijinho, até breve. :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Val. É um escândalo de lindo este saco. Tudo que tu faz é original e único e sempre tem a tua personalidade. Ah,sobre a casa nova,fica à 7 minutos da outra na mesma vila. Boa semana querida, beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Val
    aqui: 9:20 manhã de segunda com sol já quente.
    Pra variar a escolha dos tecidos tem sua marca, ficam sempre harmoniosos e vibrantes. Uma bolsa de praia bem estilosa com certeza. Parabéns.
    Um grande abraço
    Mari

    ResponderEliminar
  8. Lindos e maravilhosos esses sacos Val :)
    Belo trabalho :) Obrigada pela partilha do tutorial ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Val,

    Lindas!!! A grande é ótima e não vale restringir só para ir à praia seria desperdiçar beleza. A combinação de cores e estampas sempre perfeita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Girissimas!! E combinaste tão bem os tecidos, o bordado das letras...
    P.S.-Mas isso é uma trabalheira medonha, rs,rs...
    Um xi-coração

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics