TÁBUAS, BANDEJAS OU SIMPLESMENTE PRATOS GRANDES...

3.6.21

Quem me conhece minimamente, sabe que eu até me interesso por vários assuntos MENOS por tudo que tenha a ver com culinária. Não tenho imaginação na cozinha e nem sequer vocação. Mesmo ciente disso, a Ciane, amiga que desvirtualizei há alguns anos, resolveu tirar-me da minha zona de conforto e convidou-me para fazer parte de um grupo de 7 mulheres que iriam, no Instagram, postar tábuas de servir, originais e inspiradoras. Relutei a princípio mas não tive como me esquivar e lá fui eu para esse mundão que é a internet, pesquisar sobre o assunto. E foi uma grata surpresa. Sim, nunca pensei que tábuas, bandejas ou simplesmente pratos com alguma dimensão pudessem ser versáteis ao ponto de servir de base a composições tão fora da caixa, diversificadas em termos de texturas, cores e sabores, onde, ouso dizer, não há limites para a criatividade. E mais, para quem não sabe e não gosta de cozinhar, é até uma forma prática de pensar num tema e a partir daí conseguir compor uma mesa bonita e sobretudo, apetitosa. A minha proposta hoje, é fazer uma resenha das 7 tábuas apresentadas, todas elas feitas com muito carinho, empenho e contendo, como todo trabalho artesanal e criativo, muito da personalidade de cada autora. Cada tábua é única e intransmissível, pode ser exuberante ou mais contida, emotiva até. A beleza está na pluralidade. Inspire-se à vontade!

Vou começar pela tábua que montei, uma "Pancake Board" numa mesa que denominei de "Breakfast in America". À primeira vista, pode até impressionar, mas se olharmos com atenção, a composição é muito simples: panquecas no centro e à volta frutas frescas, frutos secos e doces. Uma toalha bonita, muita cor e flores comestíveis completam o conjunto!




A Ciane, @ciane.serra,compôs a tábua que se segue. A inspiração partiu de uns pratos comprados em França há anos, e nunca utilizados. O resultado foi uma mesa rústica em que individuais em palha casam na perfeição com copos alto de cristal. Na tábua, queijos de diversas proveniências, bolachas salgadas, doce. O pão caseiro e já fatiado, repousa ao lado. Repararam na coleção de tábuas que ela tem e que quando não estão em uso, decoram o ambiente?




Vanessa, @diybyvanessa, uniu o útil ao agradável. Melhor dizendo, uniu a dupla imbatível queijos e vinhos à sua paixão pelo tema Disney e sugere uma relaxante hidromassagem petiscando nesta maravilhosa tábua. Viram o salame em forma de flor e o pormenor da "tampa" do queijo?

E chegou a vez da Kátia, @katiacepedarodrigues, que optou por usar vários pratos no centro da mesa, em vez de tábuas. Outono foi o tema da vez numa mesa de aperitivos. Repararam novamente no salame em forma de flor?


Mi, @mi.jebailey, e a sua explosão de cores e sabores. Não usou tábua, nem pratos, mas sim uma enorme bandeja em bambu trazida da África do Sul. No meio um pyrex com gelo e potes de gelado. Os toppings estão ao redor assim como cones, casquinhas e diversos adereços que fazem desta mesa a cara do verão!



Já a Cris,@criatiane.steele, foi mais contida, mas igualmente criativa e usou tábuas de pedra para expor frutas, queijos, enchidos e legumes crus:



Last but not least vem a Any, @anyalves, também com uma tábua de frios (reparem que mais uma vez a tábua é de pedra e não de madeira) com todos os ingredientes meticulosamente dispostos em espiral e onde não faltaram os passarinhos, numa singela homenagem à mãe, recentemente desaparecida. Macarons combinam com charcutaria? até ver esta tábua, eu achava que não...




9 comentários:

  1. Eu diria que são todas bonitas ao olhar, um espectáculo!

    Beijinhos, bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  2. Oi Val,
    Todas as tabuas são lindas, ma, como você era e ainda sou: um zero à esquerda em culinária. Não sei cozinha r enada em matéria de cozinha me emociona, justo eu que sou neta de um dono de restaurante e filha de um pai que amava cozinhar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Val, difícil escolher uma só, cada uma mais bonita e apetitosa que a outra. A sua de pancake, teria fácil saída aqui em casa. Minha filha adora e de vez em quando meu marido preparar uma pilha enorme em dia de domingo, para o café da manhã.Adorei as sugestões para acompanhar.E a de sorvete também, como vê aqui tudo muito diet...rsrs...
    Besitos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Pois... dificil mesmo é escolher qual a mais bonita! Adorei os pormenores de cada uma, e vou registar estas sugestões maravilhosas. Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Olha Val, eu atirava-me a algumas, principalmente as dos salgados :D já no que respeita à apresentação, não desfazendo de nenhuma, a tua tábua de panquecas no meio daquele decor tão colorido (que toalha tãaao linda!) enche-me as medidas, faz-me mesmo bem aos olhos!!
    bjs*

    ResponderEliminar
  6. Tudo lindo e incrível. Adorei!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Oi Val, eu adora fazer a arrumação usando as tábuas de madeira. Gostei muito da sugestão de colocar o pirex de vidro sobre a tábua e fazer um separador de itens.
    Todas as imagens são lindas. Um post delicioso.
    Um ótimo final de semana.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro essas tábuas e foi muito gostoso acompanhar cada abordagem que vocês tiveram. Por enquanto estamos em um frio desolador... mas assim que a estação mudar e começarmos a fazer as refeições lá fora, pretendo usar toda essa inspiração aqui em casa também.
    Eu simplesmente amei a sua tábua, vai ser a primeira que vou colocar em prática!

    ResponderEliminar
  9. Olá Val, Que tema interessante e apetitoso! Todas as mesas estão bonitas, criativas e inpiradoras. Como sou gulosa e amo queijos e chacrutaria, sorvete, geleias e panquecas ficaria feliz com qualquer uma, rs.
    Beijinhos




    Que

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics