SUPORTE PARA PLANTAS E A IMPORTÂNCIA (OU NÃO) DO DEDO VERDE

22.11.20

Tenho um desgosto enorme por não ter sido contemplada com o chamado "dedo verde", apesar de que, quando calha mencionar essa minha lacuna, as pessoas asseguram-me que não importa ter dedo de cor alguma e sim pesquisar sobre os diversos tipos de plantas, suas características e necessidades e daí para a frente seguir no processo tentativa e erro até encontrar as espécies que se adaptam a nós e nós a elas. Eu, no entanto, continuo a achar que esta parte prática pode até ser importante mas que amor e atenção são fundamentais. Tenho um amigo que sempre me disse que falava com as suas "plantinhas" todas as manhãs e de facto, eu ficava impressionada, pois ele morava num apartamento muito pequeno mas repleto de verdes. Foi lá que pela primeira vez vi uma horta na varanda. Não era só conhecimento, com certeza havia paciência, carinho e dedicação envolvidos.

Com as obras na sala, decidi que iria fazer um canto das plantas, um spot que apanhasse bastante sol pela manhã e deixasse a casa com mais vida. O empurrão que precisei, foi a peça que o marido encontrou na rua: um suporte antigo para plantas. Entendi aquilo como um sinal! quase divino! Mandei a peça para o expurgo e lixei-a pacientemente até obter a tonalidade que queria, comprei um feto que coloquei num urinol antigo e arranjei um vaso divertido para servir de morada a uma planta que não sei o nome, mas miraculosamente tem sobrevivido há cerca de um ano em vários cantos da casa. Dei também um up numa planta "jibóia" que também já morava connosco, estava supostamente a cargo do marido, mas desconfio que andava meia descurada ultimamente: comprar-lhe um cache pot novo e ajeita-la no vaso foi o que bastou para vê-la "aparecer". Completei o green spot com um quadro que sempre me fez companhia no meu gabinete, no escritório. Achei que vários tons de verde seria o ideal para o local.

E agora que o cenário está formado falta eu prometer que vou me dedicar: colocar no telemóvel um reminder para não falhar nas regas e hablar con ellas regularmente. Quem sabe um dia eu ainda consigo livrar-me do meu complexo de dedo podre (detesto a expressão) e ter uma urban jungle dentro de casa.





O "antes" do suporte:



O suporte, já com um pouco de lixa:



Mostro abaixo um pouco do que ainda falta para completar as obras na sala: no chão vê-se uma marca em fita crêpe que define o local onde vai ficar a estrutura de madeira, para impedir que da porta de entrada da casa se veja toda a sala. O móvel que aparece na foto, também é temporário, está a servir de suporte à TV enquanto não arranjo outro, mais baixo e menos comprido, para o local.



A "Jibóia": à esquerda, como ela estava um dia antes de chegar o vaso novo e de eu ajudá-la a trepar em duas hastes.

11 comentários:

  1. Parabéns! Que bonitas flores!
    Eu também tenho uma varanda pequena, mas onde as plantas se dão muito bem!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  2. Val, lindas as plantas que nos mostras e o suporte para vasos. Na casa da minha mãe, quando eu era miúda, havia um suporte desses, mas não faço a menor ideia do fim que lhe deram, nunca mais o vi. Eu não tenho muita sorte com plantas, aliás acho não se trata de "sorte" mas de dedicação. As plantas para sobreviverem dentro de casa e estarem sempre com um aspecto extremamente saudável precisam que lhes demos mais do que água e luz e sei que nem sempre lhes dou toda a atenção que precisam... mesmo assim ainda consigo ter algum verde cá por casa. Trata bem dessas, estão lindas e com certeza gostam muito desse cantinho cheio de luz.
    bjs*

    ResponderEliminar
  3. Suas plantas estão lindas e pela "carinha" delas, muito felizes!!!!E o que é esse móvel/suporte, coisa mais linda. Abraços Laura

    ResponderEliminar
  4. Oi Val,
    Seu cantinho de plantas ficou lindo. Também não tenho esse dedinho verde, mas meu marido mandou dar um up no nosso jardim do fundo de casa e as plantas estão indo bem, o que tem me deixado muito orgulhosa, pois sou eu quem cuida.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Val estão lindas suas plantas, ficou lindo o seu cantinho.A jibóia tá um espetáculo e lindo também o suporte.Eu tenho uma jibóia pendurada na sala num suporte de macramê.Já fiz cinco mudas da mesma, e espalhei pela casa, porque o meu talento é para elas,que se esquecer de regar como sempre esqueço, em 15 dias não morrem.Agora de cactus e suculentas sou uma serial killer.Elas não falam meu idioma,não me compreendem...rsrs...Minha mãe tem o dedo verde,aliás suspeito que é um duende.Quando era pequena tinha um alpendre enorme na entrada de casa, cheio de samambaias e um jardim bem cuidado.Sempre tinha noivas indo em casa prá pedir o alpendre"emprestado"como cenário para fotos.Hoje ela mora em apartamento, mas ainda tem uma bela coleção de orquídeas.Besitos e boa semama

    ResponderEliminar
  6. Que belo cantinho! Lindo mesmo!
    Também tenho uma pequena urban jungle, mas às vezes ficam meio esquecidas. E falar com plantas, isso não...sinto-me ridícula.

    Beijinhos. Continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Val
    O teu green spot com o teu sentido de humor divertem o pessoal.
    Que cantinho tão giro Valzinha um verdadeiro canto de frescura.
    A
    Tu não sabes mas a rapariga do quadro és tu, a meio das flores compromete se a olhar por elas.Valha nos o Pedro 😁
    O achado da rua❤️ mas quem é que deita uma peça dessas no lixo, what!
    A minha mãe é a minha avó teem esse dedo mágico, e eu pra lá caminho.
    Tenho plantas e adoro e sim cuido delas qb. Quando estão mais feias ou quase a morrer vão pro hospital (diga se casa da mãe)
    Eu tenho cá uma lata 🙄
    Não te esqueças de vitaminas, elas presisam. (casca de ovo triturada e borra de café) fazem maravilhas.
    Bjs minha querida
    Lulu

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, Val,
    aqui: 7:37 manhã de terça-feira com céu azul e sol.
    Mas que suporte de planta estiloso hem? achado na rua? que sorte. Ficou bem legal o seu canto urban jungle, tenho um aqui também, adoro plantas, o verde e o colorido das flores. Quando você se dedica elas correspondem com certeza.
    Cuidado esse cantinho pode ficar mais cheio ainda, a gente pega o gosto, rsrsrs
    Gostei também do cachepot urinol, muito estiloso.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  9. Que curioso, Val, a minha mãe tinha desses suportes e eu nunca lhes liguei nenhuma, nem sei se ainda sobrevivem lá por casa. Agora reparo que podem fazer lindos recantos numa casa, mesmo com mobílias modernas, minimalistas (como a minha). Tenho de lhe perguntar onde param os benditos. :) Gostei muito do teu cantinho verde, afinal não tens só o dedo verde, tens a mão inteira! Gosto deste espaço arejado e luminoso e já se sabe que as plantas ajudam a dar vida e alegria onde quer que estejam. Já tive algumas plantas, atualmente só tenho uma na marquise que vai sobrevivendo. Não tenho muita pachorra para cuidar delas, odeio a parte de lhes limpar o pó (sim, limpo o pó das folhas) e por isso assim que morreram fiquei-me pelo descanso. :) Beijinho, querida, adorei a recordação e o cantinho verdejante da sala!

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo o resultado final.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  11. Que tremendo achado! Belíssimo suporte e seu cantinho já está repleto de vida. Sobre plantas, acredito que elas tenham gênio e algumas delas simplesmente não batem com nosso temperamento. Mas, claro, nada que um bocado de carinho não resolva. Beijo

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics