MÓVEL COM DISTRESSING LOOK

20.7.20
Não é com certeza a transformação mais maravilinda que já viram por aqui. Mas eu tenho uma explicação para isso. E pode até ser que o móvel esteja acabado mas, pensando melhor, talvez não. E tenho uma explicação para isso também. Vamos então aos esclarecimentos: na sequência das obras da sala, estou igualmente a dar um up na varanda e a estante florida que brilhou ainda uns aninhos depois do último makeover que fiz, desfaleceu de vez. No entretanto encontrei um móvel pequeno de cozinha tão pegajoso de gordura que para o tirar do sítio onde se encontrava tive que usar luvas. Comecei a tirar-lhe a tinta sem saber bem que acabamento iria lhe dar nem onde o iria colocar, e veio-me a ideia de o levar para o lugar da estante mas achei-o pequeno. Foi quando lembrei-me que há tempos tinha guardado um móvel superior, também de cozinha, a que chamei "alçado", e que este, pendurado na parede acima do mais pequeno talvez fizesse um combo engraçado. Como não sei com que visual ficará o alçado (que tem uma lateral em falta e foi fazer uma visita à oficina do carpinteiro) e preciso que o conjunto tenha alguma coerência, resolvi apenas limpar o móvel de baixo e dar-lhe um acabamento em cera. Por isso digo que esta transformação não vos arrancará um UAU e que também pode não estar acabada, vai depender do caminho que o superior levar. Mas se olharem bem para as fotos do antes, vão notar a tinta velha, espessa e já sem cor, que agora desapareceu, dando lugar a um distressing (ou distressed) look, que é quando propositadamente se dá uma aparência usada a um móvel novo ou se assume a passagem do tempo numa peça já gasta. E agora vamos ver para quando o alçado já que em fila tenho outros "artigos"!




Dentro, guardei os objetos que tenho com potencialidade para se transformarem em vasos, cache pots e afins. Claro que tenho bem mais (minha imaginação é fértil) e depois que tirei as fotos abaixo, fui à cata de outros e o espaço tornou-se pequeno para tanta coisa:


Os puxadores originais, em concha , estavam muito deteriorados, mas tinha guardado os deste móvel que eram iguais e resolvi usá-los:























Antes:

As portas, quando fechadas, deixavam uma abertura irregular entre elas, um pequeno batente em pinho foi a solução para camuflar o defeito:























Antes:



















E como muitos estão curiosos com o andamento da transformação da sala, deixo aqui um pequeno (pequeníssimo) sneak peek:

Mais imagens do móvel antes da intervenção:



Eu, cheia de pó e de máscara (agora sou obrigada a usar) com o móvel deitado a meus pés:

O " alçado" quando ainda estava em seu lugar de origem. Os moveis das cozinhas antigas, muitas vezes não levavam lateral pois eram encostados à parede e a própria parede "completava" o móvel.  E na foto a seguir, de cabeça para baixo na calçada da minha rua à espera que o carpinteiro o levasse para completar a lateral:

17 comentários:

  1. Oi Val,
    O móvel ficou lindo. Que visão vc tem!!! Eu jamais conseguiria enchergar o valor da peça como vc viu. Parabéns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Val, estava mesmo curiosa com a sala, com o salão! Acho que ganhaste espaço e leveza, mas ainda falta o resto. E vejo um sofá... hum... fico ainda mais curiosa.
    Quanto ao móvel, gostei, gostei muito! Enquadra-se bem na varanda florida de tanto verde. No entanto, eu teria a preocupação de esconder a mangueira que quanto a mim, absorve um pouco da atenção, da delicadeza e da beleza do espaço.
    Gostei muito do post e é um delírio ver o Antes e o Depois de qualquer peça ou espaço. Obrigada por nos inspirares e nos alegrares as vistas. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Val
    aqui: 8:26 manhã de terça-feira, com céu azul e sol.
    Já falei acho que outras vezes, mas vou repetir:admiro seu olhar caridoso por essas peças já gastas e decadentes.Achei que o móvel ficou muito bom com estilo bem rústico e cru. Gosto assim. Imagino a trabalheira que deve ter dado, mas creio que para você o desafio e resultado final é a recompensa. Valeu. Parabéns.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  4. Olá Val,

    Gosto muito deste modelo de móvel. Pela foto do antes é possível imaginar a trabalheira que foi limpar e retirar a pintura, mas a madeira e muito bonita com os veios a vista. Já gosto muito assim e estou curiosa pra saber como ficará com a parte de cima.

    Beijinhos.

    (enfim minha mudança chegou!)

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo! Estou curiosa de ver o outro, acabado.
    Aquela mesinha amarela na sala foi a Val que pintou? Tenho uma mesa-de-cabeceira antiga, com pedra mármore, que está feia. Tenho vontade de a pintar, mas receio arrepender-me.
    Essa, amarela, está linda. E os puxadores são muito bonitos!

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  6. Me assustei com a foto do “antes” desse móvel! Quantas camadas de tinta ele tinha? Uma coisa que sempre me surpreende em todos os móveis que você recupera é o estado da madeira em que você consegue chegar. Limpíssima, parecendo nova. Achei que ficou muito bonito, irreconhecível até. Fico curiosa agora se a composição está acabada ou se terá a companhia do alçado. E claro, curiosa com a sua reforma também!

    ResponderEliminar
  7. Simplesmente "maravilindo". Amei!!!!! Bjs Laura

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto, Val. O acabamento em cera fica tão bonito! Acho incrível a tua capacidade de olhares para peças a morrer de velhas de tanto uso e conseguires projectar-lhes uma segunda vida com resultados tão extraordinários. A ideia do "alçado" acima desse vai, com certeza, resultar num conjunto para além de lindo! Aaaahhh já tens sala novamente e pela espreitadela que nos deixas dar parece bem catita :)
    bjs*

    ResponderEliminar
  9. Uau! A tua sala integrada com a varanda tornou-se um espaço convidativo para as festas. Adorei tudo. Como Sempre tu acerta. Parabéns amiga. Nosso vôo foi por Lisboa,pensei em ti mas n queríamos arriscar,do aeroporto apanhamos o carro alugado e fomos para o Algarve. Na volta como nosso vôo era 17hs45,encontrámos no shopping de Oeiras com o filho de Luis por 2 horas. Adorei este shopping não conhecia. Se formos à Lisboa no Natal te aviso. Se vinher cá me faz saber. Bom fim de semana amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Uma grande transformação. Ficou muito lindo o móvel e a parede. Parabéns.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Val
    Pelos vistos o de stressed look do móvel arrancou muitos Uaus👏
    Foi mesmo uma ideia de mestre coloca lo aí, a cor conjuga se bem com resto. (parede beringela e o chão em terracota)
    Adoro esse efeito nos móveis e cá em casa, dá lhe um ar mais rústico mas leve.
    O alçado irá ficar num belo expositor de plantas.
    Quanto à sala🤔🤔🤔isso promete, que mudança radical está a ficar bem bonito e arrojado.
    Cor é contigo e combina bem com a tua personalidade, always the bright side of life.
    Bjs mil continua assim és uma inspiração.
    Agora vou andar, tudo dorme😘😘😘😘😘

    ResponderEliminar
  12. Val adoro as cores (como sempre). E aposto que a sala deve estar espectacular. Ao ver as suas recuperações fico com saudade de voltar a fazer as minhas. Bjns

    ResponderEliminar
  13. Olá. Ficou muito bonito. Pergunto só como consegue ter móveis de madeira no exterior sem se estragarem com o inverno.... O seu pátio/terraço é muito bonito e colorido. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  14. Querida Val, esses móveis de apoio eram comuns nas cozinhas do Alentejo, chamavam-se "mesas armárias". Tenho ali uma em muito bom estado à espera de um dia ganhar lugar de destaque, para já, guarda tintas e pincéis na garagem.
    Gosto do aspeto com que a tua mesa armária está agora, meio inacabada, num tom neutro para dar destaque aos outros elementos, mas na verdade, que se destaca é ela!
    Um beijinho e continuação de bons trabalhos.

    ResponderEliminar
  15. Val, tu fazes milagres! O móvel ficou lindo... bjinho.

    ResponderEliminar
  16. Uau, sim, Val, ficou escandaloso. Que trabalho fez nele, porque deixá-lo na forma como se encontra agora é daquelas missões árduas - e só faz quem é apaixonado de verdade por um móvel com história. Já imagino a outra peça acima, ficará show. Beijos

    ResponderEliminar
  17. Ficou perfeito no tom natural contra a parede colorida. Que super intervenção, ele estava horroroso e agora maravilhoso
    Bjus
    Ana
    Jeito de casa

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics