TRANSFORMAR SEM ADULTERAR #2

14.1.20
Há praticamente 1 ano, mostrei-vos imagens de alguns "depois e antes" (sim, nessa ordem) de um projeto que estava a finalizar. Na altura a minha ideia era, passado algum tempo, exibir mais fotos que julgava eu, poderiam ser interessantes. Mas os meses voaram, a unidade em questão entrou em funcionamento, minha cabeça voltou-se para outras paragens e a intenção ficou por concretizar. Mas como nunca é tarde, penso que as adaptações da entrada do edifício, o destino da antiga cabine de elevador, a revitalização da escadaria central, as soluções encontradas para os corredores assim como a manutenção de móveis existentes nos pisos, originando quartos únicos, podem ser aspetos que vos inspirem de alguma forma. Preparem-se então para uma longa visita virtual...

No pórtico da entrada houve a preocupação de se anular os degraus existentes:

A entrada vista pelo ângulo contrário:


A cabine do elevador, que serviu o prédio por mais de 50 anos, foi retirada do local para dar lugar a uma nova cabine mais rápida e com maior capacidade mas foi deixada como mémoria no átrio de entrada. O elevador foi construído por um fabricante de calèches, portanto os seus interiores lembram em tudo uma carruagem, com direito a banquinho, encosto capitonné e lanternas. Cinzeiro também (3ª foto):




A escadaria central é uma peça fantástica feita de madeira exótica, infelizmente as minhas fotos não conseguem expressar toda a sua beleza. À direita da 1ª foto, a luminária e o cinzeiro são elementos originais do prédio e encontram-se em todos os pisos:








Os corredores de acesso aos quartos. Houve necessidade, por razões técnicas, de se rebaixar o teto. Alcatifa foi utilizada para efeitos de insonorização:






Quarto que fica numa antiga biblioteca, com um layout incomum, a cama de frente para a lareira:






Pela biblioteca mostrada anteriormente, acedia-se ao quarto principal da casa. A porta central foi conservada mas isolada pelo lado da assoalhada contígua (ver fotos acima):



14 comentários:

  1. Oi Val,
    Que lugar bonito. A construção parece antiga. Vc sabe de quando data?
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Bravo, Val, ficou fantástico! Gosto tanto destas remodelações! Adorei o depois e o antes e sem descaracterizarem o prédio, tornaram-no igualmente (acredito que já era) lindo, confortável, habitável, único e cheio de histórias, aposto.
    Beijinho, adorei!

    ResponderEliminar
  3. Que trabalho fantástico amiga!!
    Nota 1000 pra vc!!!
    Amei rever mais um pouco dessa riqueza de prédio.

    bjus
    ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Val,

    Um trabalho de renovação e conservação impecável! O prédio é muito bonito e o elevador uma peça belíssima ainda bem que ficou em mãos de quem sabe valorizar. Outro dia fui ao Campo Pequeno e fiquei procurando qual seria o edifício e acho que reconheci, pena que era noite e não visitei, mas na próxima ida a Lisboa vou tentar.
    Estou voltando a net aos poucos, ainda tenho os movimentos do braço limitados mas já consigo digitar os comentários.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga!
    Muito eu gosto de passar por aqui e ver este tipo de post.
    Só mesmo tu para teres esta capacidade de tornar o velho em novo e com um visual adaptado para os dias de hoje, que mais posso dizer? ADOREI
    Bjs ternurentos.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Val
    aqui: 9:51 manhã de domingo, com um ventinho fresco.
    Não saberia nem por onde começar, mas a cada um sua capacidade. E nota 10 pra você.
    Gosto do moderno, mas aprecio também o antigo, e unir os dois tornou a reforma muito atraente. Acho que o depois ficou mais respirável e leve. Gostei muito.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Val, nota máxima para este projecto!!Um destes dias contrato os teus serviços, eh, eh...
    P.S. Vamos agendar um encontro?bjinho


    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pela visita ao meu blog e pelas palavras que foram direitinhas ao meu coração :-)
    Que tenha um Bom ano 2020 e que continue a aparecer no meu cantinho ....Obrigada e bom fim de semana! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adorei! Achei incrível como os ambientes foram atualizados mantendo-se os mesmos móveis e materiais, recuperando o máximo possível. Fiquei encantada em ver tantos detalhes e acabamentos que pareciam ser tão datados terem uma segunda chance com um tratamento mais atual dos espaços. E como ficaram lindos!
    Fiquei especialmente surpresa com a cabine original do elevador! Que história!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Val:)
    Esse edifício tem muita historia cada detalhe .....
    Penso que não foi fácil conjugar esses dois mundos, manter o carácter do edifício com as exigências do que é hoje em dia acomodar pessoas.
    é realmente um tipo de alojamento diferente, um dia disseste que estava mais direccionado para longas estadas.
    É de louvar tudo o que voces conseguiram recuperar, devendo ter gasto o dobro do que se fosse para colocar tudo novo.
    Estão de parabéns e que consigam atingir os vossos objectivos em recuperar o que se investiu mantendo uma boa ocupação.
    Bem já pareço que trabalho na hotelaria :D
    Counting............
    Bom domingo, aqui tem feito dias lindos de sol uma autentica primavera
    bjs Lulu

    ResponderEliminar
  11. Val, sobre o comentário que vc deixou lá no blog, concordo! Eu também tinha o costume de comprar a El Mueble (chegava aqui com um preço ótimo), mas tive a mesma impressão que você, que as casas pareciam ser todas iguais, chegava a me confundir. Acabei parando de comprar. Mas voltei a ver o site recentemente e achei algumas matérias diferentes, um ar renovado.
    Sobre as cores (ou falta delas), esta casa em particular é extremamente neutra, demais até pra mim. Nem sei se a casa na realidade é assim ou se foi uma escolha de styling da revista para atender a alguma demanda atual, mas nas linhas e na estrutura ela me agrada muito. Os pequenos ajustes eu resolveria com acessórios (mas conheço seu estilo e fiquei imaginando a sua versão colorida para ela!).

    ResponderEliminar
  12. OI Val, a transformação fico ótima. Deu um ar novo, mais atual, mas sem descaracterizar o prédio. E que quarto maravilhoso é esse?! Amei.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  13. Olá Val. Que trabalho fantástico. A tua paixão pelo que faz, deixa traços lindos em teu trabalho. Sensibilidade,sustentabilidade,história preservada,conforto e um novo olhar do que existia e que não destruiu. Continua vivo e com outro olhar. Bravo! Tu te supera à cada novo trabalho. Val,falando do móvel,demorei quase 3 anos para me desfazer dele n foi fácil. Ele me foi oferecido pela minha vizinha. Tem mais de 150 anos.Pensei muito em ti mas sabia que seria complicado. Ele precisava de tratamento,meu marido não queria fazer e contratar um profissional por cá ficaria mais caro que minha reforma. É um móvel lindo cheio de história,mas não é a minha história. Ele só não satisfazia a minha necessidade e junto com o outro branco da ikea n gostava de ver. Se eu tivesse uma varanda coberta no jardim,ficaria bem lá. Na cave impossível,muito pesado para descer escadas e não passava,no grenier igual. Tu sabes,me senti super leve quando ele partiu. Bom Domingo para vocês amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics