HO HO HO

24.12.19
Esta era a noite em que há muitos anos atrás, minha irmã e eu, tentávamos por tudo não adormecer para surpreender o Pai Natal a chegar com os presentes. Óbvio que nunca conseguimos nos manter acordadas, e na manhã do dia 25, restava-nos bombardear meus pais com perguntas: a que horas ele tinha vindo, quem abriu a porta para ele entrar, se ele vinha carregado, bem disposto, o que teria ele dito. Recentemente li sobre uma teoria de que não se deve mentir às crianças, que dizer a um pequeno que o Pai Natal existe para mais tarde negar e revelar a verdade, faz não só a criança perder a confiança nos pais como ainda lhes ensina que é válido mentir. Eu, agradeço até hoje meus pais terem me iludido e permitido que eu tivesse essa fantasia por alguns anos pois é das memórias mais vívidas que tenho dos Natais da minha infância: o coração que batia mais forte com a ansiedade, a emoção ao imaginar que o Pai Natal havia estado lá em casa, a frustração de ter adormecido, os embrulhos ao pé da cama que nem sempre correspondiam aos pedidos, mas pouco importava...
Uma noite tranquila e feliz junto às vossas famílias, é o que desejo a todos vós, com a absoluta convicção de que o faz-de-conta na medida certa é recomendado seja em que idade for.













14 comentários:

  1. Feliz Natal e um Bom Ano Novo, para a Val e família. :) (A mesa é sempre um encanto!) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Val, no meu tempo e na minha aldeia creditava-se que era o Menino Jesus que entregava as prendas. Eu questionava-me como é que tão pequenino e despidinho podia entrar nas chaminés... mais tarde apareceu o Pai Natal, mas nessa altura já não acreditava. Não me lembro de ter grandes expetativas, acho que já sabia que eram os pais, mas gostava de colocar o sapatito na lareira (eu e os meus irmãos).
    A mesa está lindíssima, embora, para mim, para estar perfeita precisava de uma toalhinha de pano, preciso de sentir esse conforto na hora de comer. :)
    Um beijinho, dias muito felizes, até breve!

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente consigo!

    Continuação de boas Festas:))

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Val!
    Claro... A mesa só podia estar linda, me encanta a vista.... está magnífica, nem esperava outra coisa.
    Beijinho muito grande.
    Desejo-te a continuação de boas festas e que o Novo Ano te traga tudo o que mais desejares junto da tua rica família.

    ResponderEliminar
  5. Olá Val! Obrigada pela tua mensagem no meu último post :) Em relação ao teu comentário é verdade que por agora troquei por uns tempos o restauro pela pintura e pela continuação das minhas experiências com o tingimento têxtil. Mas confesso que tenho saudades de voltar à lixa e ao pincel sobre as minhas velharias. :)
    Quanto ao Natal ... vir aqui ver as tuas fotografias e ler os teus textos é sempre um aconchego para a alma :) Sempre gostei do bom gosto original com que fazes as tuas composições quer seja sobre os teus objectos recuperados, ou sobre as tuas remodelações de casa, ou sobre estas lindíssimas mesas sempre tão mas tão encantadoras. Espero que tenhas tido um excelente Natal e desejo que o Ano Novo que vai começar seja sempre o melhor de todos os que já passaram! Um grande beijinho! :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Val
    aqui: 10:25 manhã de quinta-feira com solão.
    E o Natal já se foi, tantos preparativos e passa tão rápido. Adoro essa época.
    Amei sua decoração, a igreja, o bolo, os pratos enfim ficou uma mesa super decorativa e bonita.Que o seu Natal tenha sido muito gostoso.
    E que o Ano Novo te traga grandes alegrias.
    Um grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  7. Val, cada vez que venho ao seu blog chego à conclusão que ele é diferente e encantador tanto pela sua criatividade quanto pelos seus textos. Suas histórias são sempre deliciosas de ler e a gente fica com vontade de saber sempre mais.

    Fantasia não é só o que você viveu quando criança, mas uma capacidade que você tem e que transborda a cada post seu: uma inventividade e originalidade sem limites.

    Adorei sua mesa, os enfeites e as louças. Esses pratos em que não só os desenhos, mas até mesmo as bordas têm linhas diferentes, são perfeitos! Nunca vi nada parecido, mas me apaixonei!

    ResponderEliminar
  8. Em primneiro lugar quero saber (preciso saber) que pratos maravilhosos são esses? Eu sei que quando não sabemos para que lado nos decidir usamos as duas coisas, mas nunca tinha visto dois pratos em um. Fiquei de boca aberta de tão lindos! Em segundo lugar, em minha casa nunca existiu o pai natal, era o menino jesus, mas sempre soube que o menino jesus não vinha por presentes, mas sim, ajudar os pais a por os presentes. Acho engracada a ideia do pai natal pela festa, pelo apelativo, mas desagrada-me um pouco que nos filmes de natal - que gosto de ver nesta altura (e aviso já que já chega por este ano os que vi) - apresentem o pai natal com atributos sobrenaturais e até divinos, tais como os milagres e o realizar desejos, etc. De qualquer forma há formas e medidas de levar às crianças a magia do natal e sim, com conta, peso e medida. Boas festas!!

    ResponderEliminar
  9. Que delícia era quando tínhamos essa fantasia. Eu também vivi isso sobre Papai Noel e fiz o mesmo com meus dois filhos, não acho que tenha sido prejudicial, mas enfim...
    Espero que tenha tido um Natal de luz e bençãos. Desejo um ano cheio de magia, paz e muita saúde.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  10. Val, já não vim a tempo... espero que o teu Natal tenha sido maravilhoso e que 2020 venha recheado de coisas boas! Um xi-coração

    ResponderEliminar
  11. Oi Val

    Sim, a Patricia me contou do encontro contigo tb, que ela amou!!!
    Passei por Portugal na ida e na volta da viagem de agosto mas só trocamos de avião. Ah tenho fé que ainda dará pra nos encontrarmos amiga, eu ficarei muito feliz! Mesmo que seja um encontro de uma horinha já é um grande encontro!
    Sei que tudo depende da época em que a Patricia viaja e da tua disponibilidade mas tb acredito que vcs ainda irão se reencontrar em Portugal. Até porque qdo o marido dele se aposentar ela quer morar em Portugal.
    Agora vamos ao assunto do teu lindo post!
    Primeiro que essas teorias modernas estão criando crianças muitas vezes mal educadas e até infelizes. Lembro muito bem das minhas tentativas de passar a noite inteira acordada a espera do papai Noel e de nunca conseguir.
    Assim como lembro de uma vez que meu marido falou que o coelhinho tinha pulado o muro e meu filho respondeu que viu o rabinho do coelhinho. Não é linda a fantasia? Uma coisa saudável e feliz!!
    Tua decoração simples e mágica , uma doçura amiga. Imaginei agora vc com netinhos e eles loucos pra irem pra casa da Vovó curtir a decoração de natal. A tua arvore branca com casinhas de passarinhos é uma doçura tb, linda demais.
    Os pratos de duas estampas é muito original!!
    Sempre delicioso teus textos! Imagino a gente conversando sem parar no encontro como o meu com a Patricia, ahaha
    Um feliz final e ano, muitas festas pra vc com sua família.
    Que 2020 seja um ano maravilhoso, com muita saúde, muito amor e muitas realizações pra vc e sua família amiga!

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Val,
    Por esta altura o pai natal já passou e o menino Jesus já cresceu. Espero que tenham sido uns dias bem passados em família.
    Por aqui com 13 anos e quase 3 anos o pai natal é e não é.
    Os meus pais fizeram me acreditar e sei o que é essa magia. Mas quando soube quem era mesmo o pai natal foi uma grande desilusão!

    Essa mesa está muito irreverente com os pratos a surpreender olhar a cada foto. Estou a ver que técnicas novas foram adquiridas 😁
    O red velvet cake está top. Super bem decorado.
    Por aqui o bom tempo reina e vou de seguida trabalhar. Isto está muita gente aqui.
    Val que o ano 2020 seja feito de muita saúde, paz e alegrias
    Bj grande Lulu e mais Uma vez obrigada

    ResponderEliminar
  13. Pois Val eu acho que o Natal é uma época mágica e o pai Natal faz parte, é bonito e deixa boas memórias, não acredito que traga traumas... pelo menos quer a minha experiência pessoal, do meu irmão, dos meus filhos e sobrinhos conviveram todos muito bem com a desilusão. Prevaleceu a magia :)
    Que pratos são esses??
    Um beijão

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics