AVENTAIS PARA PEQUENOS CHEFES

12.2.19
Se há coisa que gosto de costurar para dar de presente a crianças, são aventais. Lembro-me que os meus filhos, quando pequenos, adoravam "ajudar" na cozinha, empoleirados num banquinho para chegarem à bancada, e eu, que tinha outra idade e paciência, fazia sessões de bolos e bolachas, que sujavam todo o recinto mas nos proporcionavam momentos bem passados. Essas lembranças fazem-me crer que um avental além de uma prenda divertida, pode ainda estimular a criança a participar em pequenas tarefas em casa. Espero um dia destes ter calma para conseguir fazer um kit completo: bata, luva térmica e acessórios lúdicos a condizer. Ainda não foi desta, mas já fiz uma nota mental para, da próxima vez que eu me deparar em lojas, com forminhas, espátulas, colheres, batedor de ovos, tudo em ponto pequeno, comprar e aguardar até ao próximo avental! Desta vez, o tempo urgiu e apenas deu para eu usar um modelo de bata simples, que encontrei aqui, e fazer uma versão feminina e outra masculina, que não sendo iguais, se complementassem de alguma forma. Usei a imaginação, muitos retalhos disponíveis e espero ter feito os mini chefes duplamente felizes, pois os aventais são dois em um, ou melhor, dupla face.

Verso ou frente, tanto faz, do mesmo avental:

E a amarração da versão feminina, que idealizei fazer-se à frente:


A versão do menino, frente e verso (ou vice versa):


19 comentários:

  1. Bravo, Val! Gosto tanto do tecido dos dinossauros... que amor!
    Querida, adorei os aventais, bem caracterizados, lúdicos, coloridos, harmoniosos e perfeitos. A conjugação de retalhos nunca falha, acertas sempre no equilíbrio das cores e dos padrões e as peças brilham só por si. Além da deliciosa ideia, os trabalhos estão encantadores. Parabéns, tinha saudades disto! ;)

    ResponderEliminar
  2. Amei! Tão fofos! Muitos parabéns. :) Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Val.
    aqui: 7:53 manhã de quarta-feira com céu nublado e tempo ameno, graças a Deus.
    Vida corrida.
    Amei suas mini feituras, sou uma adepta a aventais, não consigo entrar na cozinha sem um avental a me cobrir, e eu mesmo que os faço. Gostei da sua ideia de incentivar através dos aventais o gosto pela cozinha. Tenho uma neta de quase dois anos,Olívia, e outra por vir, Mariana, e com certeza vou colocar em prática sua ideia e deixo com a mãe delas a paciência necessária, rsrsrsrs...
    Parabéns mais uma vez pelo capricho.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram espectaculares, e quem sabe, não plantou já umas sementes na vocação deles?

    ResponderEliminar
  5. Val,
    Que lindos os aventais.O de menina com esse patchwork ficou um doce,mas o de dino também é muito lindo.Sabe que vou me inspirar,tenho jeans aqui que dá prá fazer lona de caminhão,tenho uns fornecedores de calças rasgadas que nem te conto...rsrs...Vou fazer para meus sobrinhos pequenos,que estão nessa fase de ajudantes de cozinha.
    Besitos e tenha um bom restinho de semana

    ResponderEliminar
  6. Adorei os dois aventais! Qual deles o mais lindo?! Os seus futuros donos vão deliciar-se de certeza.

    ResponderEliminar
  7. Não tem como não se apaixonar por um presente assim!
    Os aventais não são só lindos, mas também têm todo o valor de algo feito a mão, com tanta dedicação.
    Sempre que vejo essas suas artes fico com vontade de aprender a costurar!

    ResponderEliminar
  8. Olá Val,

    Lindos, alegres e coloridos, vão fazer sucesso com certeza. Gostei muiiiito e vou copiar! Já apostei neste conjunto: avental, luva, utensílios e formas de bolo, a netinha adorou!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tão amorosos Val! É claro que os pequenos chefes vão adorar... Até eu usava! Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Tão lindos, Val!!! Gosto tanto dos padrões que escolheste!
    Todos os meus filhos tiveram aventais quando crianças, precisamente para irem p'ra cozinha connosco e também foram muitos os momentos com farinha espalhada por todo o lado para fazer bolos e bolachas :) hoje em dia nenhum deles "adora" cozinhar, mas todos o sabem fazer. Resulta!

    ResponderEliminar
  11. Oi Val,
    Mesmo sem ser criança, eu adoraria ganhar um avental destes! São lindos. Parabéns!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Um artigo do dia a dia transformado numa pequena obra de arte. Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Presente excelente! estimula a irem para a cozinha, desde pequeno. Estão um mimo só seus aventais. Gostei do velcro como fechamento no pescoço - bem prático. Aqui nas aulas de costura ensino dois modelos e oriento as alunas a diminuir o molde para as crianças. Mas pena que pouca, poucas querem se dar ao trabalho de fazer esses ajustes - querem esse molde pronto também. Teve uma ocasião que eu até dava, mas agora não dou mais, deixo como desafio. Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá Val. Por cá o meu pequeno ainda adora fazer bolos comigo. São daqueles momentos cheios de bagunça mas super divertidos. Os aventais são lindos, de certeza que os pequenos vão adorar. Acho que até mesmo os adultos usariam isso com muito gosto.
    Beijinho. Joana.

    ResponderEliminar
  15. Ficaram tão lindos!
    Com certeza serão mimos para os pequenos.
    Bom fim de semana.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Suspirando aqui amiga!!
    os pormenores, como vcs dizem, tão delicados e fofos!
    os dois lados são lindos!!
    AS crianças com certeza ficaram radiantes com o presente tão especial !!!

    ResponderEliminar
  17. Tu e os teus presentes originais, mas que lindo Val :)
    E estas peças são para a vida, pois bem usadas serão mais tarde uma recordação de momentos bem passados.
    Ao ler este post, só me lembro dos teus amigos do lado das terras do Tio Sam ;)
    bj querida
    Lulu

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics