DE SECRETÁRIA.......A MESA DE COZINHA

24.11.18
Bem, digo eu que era uma secretária, ou pelo menos, usado como tal, já que o móvel foi encontrado na esquina de casa, e tirei essa conclusão pelos indícios que descobri nas gavetas: papéis rabiscados, canetas velhas, clips...A primeira ação a tomar foi mandar a mesa para o expurgo pois eram às centenas os buracos feitos por bicho da madeira e eu tive medo que eles ainda estivessem ativos. E a minha segunda decisão, arrependi-me a uma certa altura, mas como já não havia nada a fazer, assumi: vi-me livre do tampo de madeira. As razões que me levaram a arrancar o tampo original não eram de peso, diria mesmo que foram caprichos pessoais: não estava com paciência alguma para tapar mais buracos de térmitas e o móvel pesava toneladas de cada vez que precisava colocá-lo na bancada de trabalho. Como também já tinha em mente transformá-lo num móvel de cozinha, achei que um tampo em pedra seria mais apropriado. As restantes resoluções para a outrora secretária apareceram naturalmente: duas cores para lhe dar um ar mais jovial, gavetas forradas e parte das ferragens aproveitadas. As imagens que vão ver a seguir foram tiradas na copa lá de casa, enquanto não surge a cozinha que deve andar por aí só à espera de receber este móvel, e ilustram a forma como consigo visualizá-lo: encostado à parede servindo de apoio a uma cozinha farta, ou no meio do ambiente fazendo vezes de pequena mesa de refeições. No entretanto, está no canto da sala de casa, sim, aquele mesmo que já foi amplamente visto por aqui, onde costumam ficar em espera os móveis que cruzam o meu caminho.








A mesa em espera, lá em casa...

A mesa, antes:

A entrada de chave e o puxador. Como as chaves já não existiam, aproveitei só os puxadores em concha, que coloquei por cima das entradas de chaves, escondendo-as:

Tapando, com massa, as centenas de buracos de bicho que existiam em toda a mesa:
Na foto abaixo, eu já tinha começado a lixar a massa extra e nota-se, na perna, os pontos brancos que mais não são do que os buracos cheios de massa, que ficarão disfarçados depois da pintura:
E a mesa em sessão de tortura medieval:

17 comentários:

  1. Ficou muito bonita. Um trabalho perfeito!
    Essa massa mata a bicharada? Eu uso um líquido próprio para mata o bicho da madeira, mas tem que se colocar em todos os buracos, com uma seringa...é uma trabalheira!

    Bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite Val
    A mesa foi encontrada na rua ?Aqui era impensável, procura se agora muitos coisas antigas e praticamente o raro que aparece é para venda mesmo em mau estado .
    Essa secretária lembra me um bocado a mesa da Margarida .....talvez essa seja um pouco maior .
    Ficou bem conseguida e o tampo acho o ideal para a cozinha .
    A produção ficou linda , parece perfeito para uma daquelas mercearias vintage na baixa de Lisboa ....
    Tomava um cafezinho aí.....ai se tomava .....:D
    bj e bom fim de semana
    Lulu

    ResponderEliminar
  3. Absolutamente fantástica! Adorei a transformação, Val. Olha que o tampo de mármore dá-lhe um encanto especial, acho. Tenho um armário/mesa muito antigo, da minha avó, que tem tampo de mármore, mas não está cá em casa, está no Alentejo na casa de férias do ex... de certa forma esta tua mesa faz-me lembrar esse armário.
    Ah, e as cores que escolheste fazem muito bem aos olhoa :D
    Ficou linda!!!
    bjs*

    ResponderEliminar
  4. Mais um trabalho fantástico, gosto imenso dessa cor e o tampo em pedra dá-lhe um toque maravilhoso parece mesmo uma peça vintage.
    Tomava uma bela refeição aí sentadinha nesses bancos😂
    Parabéns e obrigado pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá. Que transformação tão linda. Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Val,
    Que beleza de achado e que maravilha de tranformação, adorei a linda mesa! As fotos das etapas mostram bem o trabalho que dá recuperar um móvel destinado ao lixo já as fotos do depois conta como vale a pena recuperar, o prêmio e um móvel lindo e único. O tampo em pedra é perfeito para móveis de cozinha e o detalhe das duas cores nas pernas ficou muito legal, adoooorei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Adorei a transformação. Ficou cheia de vida e alegria!

    ResponderEliminar
  8. OI Val,
    A mesinha ficou show!!! Quem diria que aquela escrivaninha velha daria uma peça linda!
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Ficou linda Val. Adoro as cores que escolheste e junto daquele papel de parede fascinante, fica um cantinho mesmo acolhedor. Acho que podes ficar com ela :)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, Val,
    aqui: 17:59 horário de verão, sol ainda à toda.
    Você à noite não escuta um barulhinho de dança? É o móvel pulando de alegria por mais uns anos de vida e pela roupa nova que ganhou.
    Brincadeira à parte, tiro meu chapéu pela sua visão otimista desses antes e depois. Ficou uma mesa ou aparador super descolado, moderno e bonito.Gostei muito. Estava com saudades dessa troca. Grande abraço.
    mari

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso desses móveis simples com as suas gavetas! Ficou muito bem com o tampo de pedra. E eu não saberia onde usar já que dá para muito ambiente!

    ResponderEliminar
  12. Val, esta sua mesa ficou a minha cara, parece que foi feita pra mim!
    Parabéns pela transformação ficou linda e perfeita. Faça bom uso dela.
    Tão bela quanto o resto da sua casa.
    bjk

    ResponderEliminar
  13. Oh, Val, que delícia! Que transformação! Adoro o pormenor das pernas com duas cores e o tampo de pedra! Excelente mesa para a cozinha. Acho que era onde a colocaria. Adorei esta novidade, deixas-me sempre com sonhos lindos, coloridos e muito felizes! :)

    ResponderEliminar
  14. Ficou linda Val! O tampo deu um ar actual e as cores provençais fazem um brilharete... beijocas

    ResponderEliminar
  15. Que amor Val! Ficou tão linda na tia casa. Eu tenho uma assim de madeira natural no Brasil. Era do meu quarto s minha mãe usa na cozinha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que lindo trabalho, Val!!!!! Um encanto, ficou sua mesa!!!!!!! Beijos do Ceará!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics