BAÚ DE CABECEIRA

30.4.18
Quando alguém me perguntou se eu queria ficar com o baú, confesso que aceitei só por simpatia. Nunca pensei que algum dia pudesse vir a me ser útil. No entanto, quando precisei de uma mesa de cabeceira para o quarto das filhas, foi dele que me lembrei. Era feio de doer, mas tinha as medidas adequadas e apesar de velho, estava em bom estado. Foi um autêntico desafio livra-lo do verniz escuro que o cobria por inteiro, mas quando a camada preta desapareceu, revelou uma madeira cor de mel, ferragens trabalhadas e um papel com textura. Como para o meu objetivo ainda estava um pouco carregado, pintei o papel com uma tinta clara, com cuidado para não esconder os relevos. E de uma caixa sombria e sisuda, direi até, meia soturna, o baú passou a um elemento levemente romântico, que encaixou na perfeição entre as camas das miúdas.
Baús são peças que despertam indagações: será que rodaram o mundo ou terão levado uma existência mais pacata, encerrando o enxoval de uma vida? entre mala de viagem e arca de arrumação, acho que foi esta última a função que ele sempre cumpriu. Agora, passará a ser guardador de sonhos.




Sobre o baú, fiz um painel com fotos tiradas do instagram das filhas e coladas diretamente na parede, com fita dupla face, fácil de tirar ou trocar, se desejar. Nesta rede social, os jovens costumam postar fotos espontâneas, com os melhores amigos, em situações pelo mundo. A legenda explica a imagem e o local é também mencionado. Acho que ficou um hall of fame bem feliz e que não as poderia caracterizar melhor.



25 comentários:

  1. Que mudança! Nem parece o mesmo... está muito mais lindo e luminoso. Gosto muito! Na minha terra, chamávamos arca ao baú que guardava o enxoval da noiva ou do futuro casal. :) Nunca tive, mas as manas mais velhas tiveram, acho que ainda têm a "bendita arca"! :)
    Achei as fotos curiosas, simples sem moldura, gosto! E gosto muito das bonecas com plantas na cabeça, são naturais? Fiquei curiosa...
    Beijinho grande, linda amiga, até breve.

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo! Verdadeira transformação

    ResponderEliminar
  3. Ficou LINDO!!!
    Se há peças que me encantam são baús e as malas de viagem antigas, têm sempre pormenores encantadores. Está tudo a ficar cinco estrelas ;)
    bjs*

    ResponderEliminar
  4. Olá Val,
    O quarto das meninas está a ficar bonito. O baú , como sempre, foi muito bem renovado, tenho dois um de cada lado do sofá, também muito antigos mas não precisaram de renovação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi Val, a cada trabalho seu, segue meu olhar de encantamento e admiração. Ficou lindo ! Uma bela peça para uso das meninas. Também adorei os vasinhos de bonecas e as fotos. Felicidades sempre ! Bjssss

    ResponderEliminar
  6. Val, que transformação! Ninguém diria que era o mesmo baú... adorei a simplicidade da decoração!

    ResponderEliminar
  7. Bom Val,o que te poderei dizer de tamanha transformação ? Mil Parabéns.
    Esse antes e depois deixam-me mesmo de queixo caído,só mesmo tu para dares vida aos monos.
    A minha mãe tinha um desses mas era forrado em chapa com desenhos, acho que nunca vi nenhum assim mas era bem mais bonito que esse todo pintado de preto.
    Ficou mesmo muito bonito e acredito que faz um acessório muito vistoso aos olhos de quem entra nesse quarto.
    Quanto às fotos, antes de ler tudo até ao fim, pensei mas que trabalheira legendar as fotos todas...hehehe, só depois vi que tinhas imprimido do instagram, está uma ideia super original, só mesmo tu com estas ideias brilhantes onde tudo é diferente do que estamos acostumados a ver.
    Adorei esses vasos com as flores, são tão mimosos... és única.
    Beijinho grande e até breve.

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que o aceitou e o guardou!
    Eu também faria algo leve e acho que ficou perfeito no espaço, parabéns! As ferragens antigas o contraste com os lindos vasinhos (apaixonei!!!) deram leveza.
    As fotos ficaram show!!!

    Obrigada pelo carinho com o Projeto lá na caverna.
    Abraços esmagadores e feliz tarde.

    ResponderEliminar
  9. Oi =)
    Eu simplesmente me APAIXONEI por esse baú e pelo cantinho das suas filhas, ficou lindo e já quero um espacinho assim aqui em casa.
    Outro detalhe que eu amei foram esses vasinhos de 'meninas' tão gracinhas.

    ❤❤
    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com

    ResponderEliminar
  10. Oi Val,
    O baú ficou lindo! Realmente a aparência anterior era assustadora. Teve visão de não descartá-lo, eu não sei se teria.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente maravilhoso! O depois não tem comparação possível... Penso que todas as casas deveriam ter um baú guardador de sonhos e de tantas outras coisas! As meninas já o viram? Na volta vão querer voltar ainda mais vezes à casa da Mãe!A ideia das fotos foi fantástica e tão ternurenta...coisas de Mãe, essa é que é essa. Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Val, vc fez mágica com este baú!!!
    Ele esta maravilhoso e o tamanho perfeito entre as camas.
    Amei a ideia das fotos do instagram tb, super descoladas!!
    A luminária arrasou! e a parede cinza ficou fofa!!

    Elas devem ter amado!
    bjus
    ana

    ResponderEliminar
  13. Val,
    O quarto todo está lindo.Super atual e jovial.Adorei as fotos do Instagram da parede,ficou muito legal.O baú reformado,caiu como uma luva,nasceu ali...rsrs...
    Gostei do detalhe das ripinhas na cor natural,e muito fofo os vasinhos também.Parabéns.
    Besitos e tenha um lindo dia.

    ResponderEliminar
  14. Olá Val,

    Que maravilha de transformação ficou muito, muito bonito, a grande sacada foi pintar as partes do papel sem perder o relevo, os desenhos ficaram delicados parecem feito à mão. Adoro estes trabalhos de transformação total sem, no entanto mudar a peça. Lindo demais! Este quarto vai ficar uma maravilha.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Sensacional a transformação! Muita sensibilidade sua para decidir onde pintar, a combinação de cores, tudo! Impressionante!

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns pelo excelente trabalho. Fiquei com vontade de regressar a um baú parecido que nunca reutilizei porque a camada de papel que o cobre não pode ser retirado, com a humidade ficou ligeiramente ondulado. Mas não me consigo desfazer dele. Talvez colocando umas ripas de madeira como esse...

    ResponderEliminar
  17. Olá Val! O baú ficou fantástico! Lindo,leve,funcional e cheio de personalidade como tudo que tu repagina. O quarto das meninas está o máximo. Que diferença! Bom fim
    de semana, Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Oi Val, ficou lindo os vasinhos com as flores. Mas esse painel com as fotos tá demais. O baú claro iluminou deu vida, desabrochou. Beijinhos da Rose. BRASIL.

    ResponderEliminar
  19. Quando o post começa e vou vendo ele pronto e lindo assim, fico imaginando como era antes. E não era feio de doer não, viu!
    De fato, ele ficou lindo depois. ♥
    Linda a utilidade dele, sem contar que dá pra guardar coisinhas dentro.
    Quando você pega essas coisas assim, pequenos móveis, eles não tem cheiro de velho? Tenho um móvel que é uma mesa da máquina de costura antiga da minha que está aqui em casa há anos e merece uma atenção, mas o cheiro me incomoda tanto (que só se sente quando se abre a porta do móvel).
    Tem como tirar isso com algum produto, Val?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pri, que eu conheça, não há receita para fazer desaparecer o cheiro a velho. O que faço é arejar bastante e forrar com tecido ou papel adesivo, ou ainda colocar um "cheirinho" dentro, tipo bastões de cheiro ou algo parecido! bj

      Eliminar
  20. Muito lindo, Val. O que mais me intriga, foi vc conseguir restaurar sem danificar o papel. Está de parabéns, ficou sensacional.
    bjk

    ResponderEliminar
  21. Como ficou bonito Val :)
    Nem parece o mesmo baú, ficou maravilhoso :)
    E a ideia das fotos está muito bonita :)
    Esse "cantinho" ficou maravilhoso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Val. Cá em casa andamos num dilema, pois quero restaurar um roupeiro antigo mas o marido não é muito de restauros e quer comprar um novo. Veremos como me desenrasco deste impasse :-) Quanto a estas arcas ou baús gosto muito e quero ver se a minha mesinha de centro de sala de estar é uma coisa do género. Esse ficou bem bonito no quarto da filhas, mas o que me captou atenção também foram as fotos do instagram. Muito original essa ideia. Amei mesmo.
    Beijinho grande.
    Joana.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics