O ROUPEIRO DE BONECAS

21.10.17
Eu sempre achei graça a miniaturas e mais ainda a móveis antigos para as bonecas. Acho que têm uma simplicidade e um charme, que os modernos, produzidos em série e em plástico, não possuem. Eram de fato réplicas de móveis verdadeiros, feitos em metal ou madeira, com pormenores interessantes, e utilizando elementos impensáveis nos dias de hoje: quem deixaria sua criança divertir-se com um brinquedo que precisou de pregos para ser montado ou exibe um espelho de verdade? Quando as minhas filhas eram pequenas, eu ia colecionando alguns, na esperança de ter suficientes para montar uma casa completa. Só que tudo isso leva tempo, e o tempo para ser criança é limitado. Elas cresceram, desinteressaram-se desse universo lúdico e as peças ficaram esquecidas cá por casa: caminhas, máquinas de costura, mesa de cozinha, louças de casa de banho e o roupeiro que vos mostro hoje. Fui dar com ele na prateleira da estante, completamente relegado e em péssimo estado. Posso garantir, no entanto, que o seu aspeto gasto devia-se não só aos seus anos de existência como também a muitas e muitas horas de brincadeiras. Enfim, peguei nele, e foi muito bom por uma vez ter uma peça pequena para trabalhar: em algumas horas, desmontei, lixei, encerei e forrei. Aaah ganhou novo fôlego o armário! e sabem do que gosto mais nele? de alguém se ter lembrado, quando o idealizou, que um prego tinha a escala certa para ser um puxador de porta!







O antes do roupeiro:



18 comentários:

  1. Um verdadeiro tesouro!! Ficou muito bonito! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que restauro fantástico! E a decoração também! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Peças únicas que ficaram para a história.
    Essa transformação ficou linda demais, adorei ver as camas tão pequenas e com as colchas feitas com tanta beleza.
    Recuei no tempo e recordei a minha casa de bonecas com as mobílias todas completas era uma loucura mesmo.
    Beijinho e guarda bem essas relíquias.

    ResponderEliminar
  4. Oi bom dia!! Coisa mais linda essa reforma. É tão bom quando depois de adultas ainda conseguimos ver beleza e brincar com esses moveis!! Se fosse meu ia providenciar uns vestidos rodados pra por nos cabides do armário.
    Obrigado por suas visitas la no blog. Estou fazendo uma toalha de retalhos como a sua só que um pouco menor é claro rsrsrsrs. Um beijo da Eliane.

    ResponderEliminar
  5. Val, ó p´ra mim, com um sorriso que não me cabe na cara :D tão bonito o roupeiro, as caminhas e as mantas!!! :D obrigada!
    Tenho paixão por casas miniatura. Em pequena tive umas que me trouxeram do Brasil :) eram lindas, eu brincava tanto com elas e mais, achava que quando fosse grande a minha casa seria como aquelas. Há uns anos, quando vim para o Porto, fiz uma colecção que consistia precisamente na construção de uma casa de bonecas. Tinha mesmo de ser construída de raíz, cortes das madeiras, colocação do soalho, das tijoleiras, telhas do telhado, varandas, tudo... passámos (eu e o mais que tudo) muitos fins-de-semana a construí-la, até os candeeiros do tecto acendiam, era tudo pormenorizado e era absolutamente linda. Sofremos um assalto na casa do Porto, à garagem que servia tb de oficina, e a minha casa de bonecas foi levada :( restam-me apenas peças soltas que ainda aguardavam por ser montadas. Era apenas um objecto, mas na altura nem imaginas o quanto fiquei afectada por me terem levado a casa.
    Adorei as tuas mobílias miniatura, tão bem recuperado o pequeno roupeiro, ficou encantador. E são peças antigas, estão cheias de história. Opá, agora fiquei com vontade de fazer mais mantas para camas de bonecas!
    bjs*

    ResponderEliminar
  6. Olá! Que lindo ficou. E que memórias de outros tempos nos faz relembrar. Parabéns pelo restauro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Wow querida!
    Ficou perfeito este restauro! Um verdadeiro sonho!
    Eu brincava muito com miniaturas de móveis em pequena. Mas nunca tive um roupeiro assim tão bonito! Adorei :)
    Muitos parabéns.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Quando era criança o meu sonho, que nunca se concretizou era ter uma casa de bonecas. Ainda agora gosto de miniaturas dessas. De tal modo que aqui há um par de anos saiu uma coleção de móveis miniatura, em madeira e não resisti a comprar o primeiro que acho que era um louceiro. Honestamente não sei onde está - acho que acabei por dar a alguma criança - mas teve que ser. Por mim tinha feito a coleção que terminava com uma casa, claro.

    ResponderEliminar
  9. Olá! Eu já sou do tempo das casinhas de bonecas de plástico feitas em série, mas, mesmo assim, fui muito feliz com a minha.
    E se eu tivesse tido um quarto destes... Está lindissimo, de regalar a vista.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Olá Val! Como não se encantar? Eu fico à imaginar quantas histórias foram contadas pelas crianças q já possuíram este movel.Val,tu tens o dom fo belo.E este olhar fantástico para o passado.Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. oi Val

    Nossa, que preciosidade!!
    Imagino as futuras netinhas amanado ficar na casa da Vó Val, hehhe
    Parabéns por mais um lindo trabalho de restauro amiga :D :D :D

    bjus
    ana

    ResponderEliminar
  12. Olá Val! Que bonito!! Uma peça encantada que me fez lembrar dos brinquedos de antigamente. A transformação foi maravilhosa... Só tu!
    Beijinho grande, Manela

    ResponderEliminar
  13. Ficou muito bom, sempre me impressiono com a sua capacidade (e paciência) para recuperar peças de madeira que parecem não ter mais conserto!

    ResponderEliminar
  14. Ahhh Val... eu aqui lendo e pensando na Mansão de Boneca que terminei recentemente...
    Estas réplicas eram muito bonitas e hoje em dia, mesmo se acharmos, custam muito caro. Realmente, na minha infância não tinha tanta preocupação com segurança nas peças e nos divertíamos bastante. Eu tinha vários brinquedinhos de corda, todos com pecinhas minúsculas.
    Sua restauração ficou linda e este armário vai viver mais um bom tempo...

    Obrigada pelo carinho com as Bolinhas. Foi só um teste, por enquanto. Pretendo em breve fazer mais.

    Abraços esmagadores e feliz final de semana.

    ResponderEliminar
  15. Oi Val,
    O roupeiro é lindo! No tempo da minha filha, eles já eram de plástico, eu sim tive móveis de madeira ou MDF, mas doei para uma prima mais nova do que eu, quando me desinteressei dos mesmos.
    Adorei a reforma.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Val,

    Isso sim é uma relíquia maravilhosa tanto pelo lindo trabalho, a nova maquiagem e o toque de cor e alegria do forro ficaram perfeitos, como pelas boas lembranças que este pequeno móvel trouxe: horas de brincadeira entre bonecas e peças de mobília feitas por meu pai: armário, camas, mesa, cadeiras e até uma espreguiçadeira com tecido listrado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Os brinquedos antigos são de um romantismo que não se encontra hoje, esse mereceu a nova vida que lhe deste. Adoro brinquedos em madeira, sempre que encontre alternativa, prefiro-os sempre aos de plástico que detesto. Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics