BANDEJA COM MOSAICO

3.4.17
Há já algum tempo que sigo a Veronica Kraemer no Instagram e encanto-me com os trabalhos dela, cada um mais bonito e elaborado que o outro. São mesas, bandejas, caixas, molduras e tudo o mais que possa imaginar, feitas com mosaico de pastilhas ou cacos de azulejos. A influência foi tão grande que vim da minha última viagem a Bruxelas com todo o material na mala: turquez, pastilhas, cola, betume, espátula. Tudo o que precisava para me iniciar na arte e não conseguia encontrar em Portugal. E, claro, esperei que me viesse parar às mãos uma peça que se adequasse. A peça chegou, por meio da cunhada, que me entrega uma bandeja de madeira, velha e de dimensões acentuadas ao mesmo tempo que sem convicção diz-me:"leva isto, vê se lhe consegues fazer alguma coisa!"
E levei. Mas o resultado não chegou de primeira. O que eu queria mesmo era fazer um mosaico com cacos de azulejos. Comprei azulejos, mais ferramentas ainda, e ao mesmo tempo que me correspondia por Direct com a Veronica e assistia aos seus videos, tentava partir azulejos em casa. Uma lástima! saltavam bocados de ladrilho por tudo quanto era lado, o vidrado lascava e o músculo do braço pedia arrego. Parti para o plano B, bastante menos ambicioso: pastilhas. Só que com a minha inexperiência, as que tinha trazido da Bélgica, não eram suficientes. Navega daqui, pesquisa de acolá, descubro a Vitrálica, e em poucos dias tenho em casa 8 cores de pastilhas de vidro. Agora era só pôr mãos à obra. A bandeja, tão desgastada, precisou ser lixada e apareceram dois tons de madeira (nos triângulos que reforçam os cantos e nas pegas) o que levou-me de imediato a gostar um pouco mais dela: afinal a feiosa tinha lá seus encantos escondidos e só precisava mesmo era de um pouco de atenção!


































































































































































































































































































25 comentários:

  1. Oi querida Val, também acompanho os trabalhos da Verônica kraemer. Acho lindo estes trabalhos em mosaico. Ainda não me atrevi em fazer um pois acho muito complicado. Quando eu tentar a fazer um, vou fazer assim igual à você. Começarei com essas pastilhas já cortadas e coloridas. Aqui no RJ é fácil encontrar em várias cores. Querida, ficou lindo o seu trabalho em mosaico bem colorido. Um trabalho que exige paciência. Acredito que foi muito bom fazer e ver o resultado final. Também achei muito fofo este cacto em cerâmica.
    Estou ausente do meu blog. Passei por uns dias complicados e agora já estou animada novamente. Estou bem e com saudades de postar algo no meu blog.
    Lhe desejo sempre o melhor! Tudo de bom, bjssss

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Este tipo de bandeja é, simplesmente, muito bonito. Também temos uma, por aqui! :) E até a fomos buscar, ontem, para servir de base de um bolo de arroz (feito na máquina do pão, o bolo... claro!)... ;)

    http://feltronasmaos.blogspot.pt/2017/04/dia-de-bolo-de-arroz-feito-na-maquina.html

    A obra prima, por aqui, tem mãos de um tio (que por acaso mora bem perto da Bélgica!) muito querido...

    Beijitos,
    boa semana e...
    continuação de EXCELENTE trabalho! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Val! Mais um trabalho minucioso, e que resultou na perfeição, como tudo aquilo em que tu te empenhas... Gabo-te a paciência, a persistência e o teu gosto refinado e assertivo:)Estou aqui a pensar se não te devo enviar uns quantos tabuleiros que aguardam no fundo do armário a espera de melhores dias:):):):) Beijinho, Manela

    ResponderEliminar
  4. Acho que ficou muito bonita para ser seu 1o trabalho.
    E bem coloria.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Val,
    Ficou linda a bandeja.A Verônica é uma craque,mas seu trabalho não deixou nada a desejar,um quebra cabeças com tantas cores.Parabéns.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderEliminar
  6. Espetáculo Val :)
    Muito bonito :)
    E fica muito bem na decoração :D :D
    Umas mãos de fada ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro Val! Tão bonito e cheio de cor!
    Essa bandeja parece que foi ao cirurgião plástico. Nem parece a mesma. :)
    Parabéns por mais um trabalho tão interessante.
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, Val
    aqui: 13:10 tarde quieta de segunda-feira com sol e céu azul.
    Houve um tempo em que me entreguei a esse hobby, fiz até uma mesa redonda. É gost

    ResponderEliminar
  9. desculpe, o dedo bateu na tecla errada.Como ia dizendo é um trabalho gostoso de fazer, precisa de muita paciência, mas super compensador.
    Sua bandeja ficou muito linda, deu um colorido bem harmonico pra ela. Gostei bastante. Com certeza ficará com vontade de fazer mais.
    Parabéns.
    Grande abraço.
    mari

    ResponderEliminar
  10. Mais uma ideia genial. Ficou tão linda e tão colorida! Nem parece o primeiro trabalho do género. Está fantástica!
    Muitos parabéns, Val querida!

    ResponderEliminar
  11. Oh val tu estás sempre a surpreender-me com os teus trabalhos.
    Que linda que está a tua bandeja. Tão cheia de cor como já é costume nos teus trabalhos.
    Confesso que fiquei cheia de vontade de experimentar. Não sei até que ponto aqui nos meus lados se consegue encontrar estes materiais.
    Obrigada por seres uma inspiração constante. Admiro te tanto 💙💛.
    Beijinho enorme e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Val
    Este trabalho mostra bem a tua persistência.Ficaste sempre com o desejo de fazer um trabalinho com mosaicos e eis que o resultado está aqui .
    Ficou bem bonito o teu tabuleiro e tão bem na tua varanda .
    É muito engraçado como estes pequenos trabalhos surpreendem, está aqui uma peça unica e com grande valor .
    A junção das pastilhas ficou demais e o vaso em forma de cacto, foi a cereja no topo do bolo .
    Estás de parabéns
    bjs e dia Feliz
    Lulu

    ResponderEliminar
  13. Ficou tão bonita! Gosto muito do efeito dessa cerâmica, a pastilha, sempre quis ter uma das paredes cá de casa nesse material, mas ainda não tenho. Na foto em que estás a distribuir os quadradinhos, parece que estás a construir legos ou mesmo a fazer um puzzle, acho que é mais isso :D O resultado final é muito bom, a bandeja ganhou uma nova vida e tu uma nova peça com cores lindas. Parabéns! bjinhos*

    ResponderEliminar
  14. Ficou muito linda! Não sei se tinha paciencia para fazer esse puzzle, mas o resultado final é magnifico!

    ResponderEliminar
  15. Val, que coisa mais linda que ficou! Estou encantada!! Adoro esse colorido! Vi no Instagram e tive que vir aqui prestigiar seu trabalho; parabéns!!
    Bjo grande!
    Manu
    www.simplichique.com.br

    ResponderEliminar
  16. Olá Val,

    Linda! Adoro trabalhos de antes e depois, gosto de vê como uma peça abandonada, muitas vezes considerada feia, ganha vida, alegria e glamour. Gostei muito que tenha deixado os detalhes da madeira aparente, realça ainda mais o mosaico e deixando sua bandeja ainda mais glamourosa! Imagino que ainda viram lindos trabalhos em mosaicos por aí, rs.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Oi Val!
    Vim espiar de perto essa bandeja e além de dizer de novo que acho linda, acrescento que adoro ver as fotos da fase da transformação que você faz nas coisas.
    Um beijo! ♥

    ResponderEliminar
  18. Mulher dos 7 oficios, isso sim. E de muito bom gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Também sigo a Veronica, e gosto muito dos seus trabalhos, e sobretudo da sua energia. Mas essa bandeja não fica atrás, está espectacular! Deve ser um processo interessante, porém trabalhoso. Mas valeu a pena! Bjo

    ResponderEliminar
  20. Val querida
    Você é mesmo uma artista plástica, consegue fazer tudo que se propõe e muito bem feito, tem uma paciência de Jó, de invejar.
    Parabéns pela linda bandeja de azulejos, ficou um encanto.
    Um beijo pra você.

    ResponderEliminar
  21. Eu não conhecia a Veronica Kramer mas fiquei a gostar de conhecer.
    E o tabuleiro ficou muito melhor! Sempre gostei destes trabalhos com estas pastilhas de cor. Há imensos anos nos quintais por trás de casa dos meus pais existiam uns prédios em ruínas onde costumava brincar com os meus irmãos (isto nos tempos em que era normal crianças brincarem na rua) e eu recolhia peças destas de cor que estavam espalhadas pelo chão no meio da vegetação e trazia para casa como se fossem tesouros :) ... enfim deu para divagar um pouco por memórias antigas e felizes de outros tempos.
    O tabuleiro está girissimo Val e deu imenso trabalho pela descrição que fizeste. Mas valeu a pena!

    ResponderEliminar
  22. Val, mais uma transformação incrível que você fez! Acho surpreendente o quanto você consegue melhorar a aparência das madeira que caem nas suas mãos... eu não tenho paciência para lixar tanto, e com tanta perfeição! Parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Val, td bem contigo e a família? O antes da bandeja deu para ver q estava bem tristonha, aí com sua criatividade e mãos de fada, se transformou ficou, linda, o colorido chamando a alegria, faz bonito em qualquer ocasião. Beijos da Rose do Brasil.

    ResponderEliminar
  24. Olá Val
    Já fiz esta aplicação de pastilhas no banheiro da minha casa, é um cão fazer na parede, elas deslizam, mas o trabalho fica incrível apesar do trabalhão que dá, a bandeja ficou ótima.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  25. Ah, tinha visto no Ig e já havia me encantado. Adorei e acho que pode começar a se envolver com esse tal mosaico, vc leva um jeito danado! Há muito tempo atrás fiz um espelho com mosaico, mas usando uma técnica que tirei da cabeça, afinal nem Google rolava...rs. Fiz com azulejos velhos que estavam abandonados na minha mãe e mandava ver o martelo para que quebrassem e eu ia juntando as irregularidades que melhor se encaixavam. Deu um trampo lascado, mas lembro que fiquei feliz com a peripécia. Beijo

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics