MÓVEL COM PINTURA POP ART

5.3.17
O "antes" deste móvel, provavelmente dos que tive entre mãos que mais me deu trabalho, mostrei amplamente aqui. Agora, que ele predomina na parede da sala lá de casa, num local talvez ainda não definitivo, olho para ele e me parece que Lichtenstein conseguiu impregnar-lhe uma boa dose de personalidade. Já há algum tempo que queria iniciar-me na pintura Pop Art, gosto do impacto das imagens e das cores fortes utilizadas e gosto ainda mais da ideia de poder transferir estes desenhos para móveis comuns, tirando-os da "mesmice", do marasmo e da monotonia e atirando-os para o patamar da singularidade. Trata-se de irmos mais além do simples restauro e incorporarmos na decoração da casa, obras de artistas que admiramos. Como primeira experiência foi super válida, tem seus pequenos erros, é claro, mas penso que só são percetíveis por mim ou por quem esteja bem familiarizado com a técnica. "Girl in the mirror" foi o quadro de Lichtenstein do qual me apropriei, mas tenho na cabeça uma vontade enorme de transferir para uma cadeira a famosa sopa Campbell´s de Andy Warhol. E como sou das pessoas que melhor me conhece, e sei que quando começo a imaginar qualquer coisa, dificilmente não concretizo, acho que a cadeira Campbell´s está com muitas hipóteses de se materializar...



























































































































































































































































































































A técnica não é das mais difíceis, requer paciência, como tudo, mas o resultado compensa. Lembram-se quando na escola decalcávamos um desenho? pois então, depois de escolhida a imagem na net, há que imprimi-la em preto e branco no tamanho desejado (na foto abaixo vêm a minha a preto e branco tamanho 40x40 por baixo da paleta de tintas). Com um grafite "suja-se" atrás para permitir o decalque. Com um lápis decalcam-se as linhas do desenho que a seguir, e já no móvel, são passadas por cima com caneta preta daquelas que se usam para escrever em acetato. Ou seja, não saem com água. Tinha fotos desta fase, mas perdi-as. Depois começa a pintura. Inicia-se pelas cores e por último o preto. No final, verniz aquoso para proteger o trabalho!



































Abaixo, tintas acrílicas e tipo de pincéis usados:


 A "artista" em ação...

36 comentários:

  1. Olá querida! Interessante como tu tens o dom da transformação. Uma peça com muita personalidade.Amei este teu bufet. Bom Domingo, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Trabalho minucioso,resultado perfeito!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida eu sou tão fã dos teus trabalhos, mas especialmente da tua criatividade, confesso.
    Parabéns essa peça ficou linda e tao original.
    E essa comoda... fez-me suspirar!! É maravilhosa ♥
    Beijinho enorme e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Já tinha visto no instagram e confesso que foi das transformações mais giras que vi por aqui. Está o máximo! Completamente "o máximo" :)! E também gostei de ver a artista em plena acção criativa! Um bjn Val! Boa semana! E agora venha o Warhol!

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia fantástica, ficou giríssimo! Também acho que é das transformações que melhor resultaram. Fico à espera da cadeira com a sopa😉. Bjo boa semana

    ResponderEliminar
  6. Olá Val, ficou divino, adorei o resultado final. Admiro muito seus trabalhos.
    Adoro pintar e com isto pretendo também fazer alguns quadros decorativos para vender.
    Tudo de bom querida,bjsss

    ResponderEliminar
  7. Oi Val, a tua criatividade é espectacular!
    Factor Uau! Quem é que se lembrava de misturar pop art com um móvel antigo? Brilhante e desafia-nos a pensar "out of the box"..
    Parabéns, já estou ansiosa pela próxima :)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  8. Muito bom, Val! Gosto muito do resultado. De facto o pequeno armário, que já por si é lindo (!), destaca-se pela originalidade com o motivo do Lichtenstein, ficou, no mínimo, espectacular. E gostei tanto de o ver por cima da comoda, fa-lo sobressair ainda mais. Fico curiosa por ver a "cadeira Warhol" 😃 E Val, além de admirar o resultado conseguido, admiro o traço e precisão necessários a execução destes trabalhos. Como eu gostava de ter a mão certa que tu tens! Adoro tintas e pincéis, mas não tenho o dom. Consolo-me a ver os teus resultados 😉
    Bjs*

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Val :)
    Mais um desafio superado.
    O teu lado de pintora saiu se muito bem aqui, acho que está tudo super bem feito .
    Ficou muito original o ármario vitrine, e sei muito bem onde o colocaste, olha que o spot foi bem escolhido .
    Objecto com muita personalidade que é a tua cara, nessa sala cheia de luz e por cima de um armário que faz jeito e tem muita historia.Ah e as tulipas que tanto adoras .....tudo TOPPP
    Tem uma boa semana minha querida
    Grande bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  10. Excelente trabalho Val! :) Muito bom, mesmo!

    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Tenho de confessar que, quando vi a foto deste móvel no Instagram (vi no tlm, em tamanho pequeno), fiquei a pensar que era tecido colado na madeira!!! Mas agora vejo aqui que é pintado! Só tu Val para criares algo assim. Não há muita gente com a tua capacidade de criação e criatividade. Já te disse várias vezes mas tu continuas a surpreender-me. :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  12. Não paras de nos surpreender, valorizou e personalizou o móvel que já era giríssimo, um trabalho de paciência e alguma precisão, ficou fantástico, casa muito bem com essa linda cómoda, é uma obra de arte, os meus parabéns, beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Val, fiquei literalmente de "queixo caído"!!! Parabéns! Um trabalho minucioso- seria para mim impensável de levar a cabo-, mas que executaste na perfeição:) Beijinho enorme.

    ResponderEliminar
  14. Só mesmo de uma cabeçinha artistica poderiam sair ideias dessas. Achei o resultado perfeito, e como sou uma inculta, vou já espreitar na prima "net" o desenho da tua futura cadeira. que quer-me cá parecer já está em andamento.
    Beijinhos grandes artista de primeira.
    Pinta

    ResponderEliminar
  15. De facto a pintura deu todo um ar feliz ao trabalho. Gabo a paciência de quem se mete nessas andanças e aprecio sempre o resultado final.

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Val
    Que prazer ver uma foto sua, linda. Eu tinha certeza que a demora iria ser recompensadora, no final iríamos apreciar uma peça sensacional.
    Você é mesmo talentosa, paciente, fico impressionada, tudo que não sou.
    Ficou um espetáculo seu trabalho, combinou muito bem aí neste espaço, a cômoda também é uma belezura.
    Adorei!!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Ficou fantástico! E a cómoda é magnífica também.

    ResponderEliminar
  18. Que lindo Val... adorei a mistura de um móvel clássico com essa explosão de cor.
    Bjs,
    Renata

    ResponderEliminar
  19. Olá, Val,
    aqui 9:43 manhã de terça-feira com céu bem azul e sol
    Aqui vai um PARABÉNS, maiúsculo, você merece. Mudança pra lá de estilosa e personalíssima. Admiro o talento e sua vontade. Fico esperando pela cadeira que certeza será fantástica. Grande abraço
    mari

    ResponderEliminar
  20. Olá Val,

    O pequeno armário ficou um luxo, lindo a pintura e motivo escolhido perfeitos. No primeiro momento pensei que era uma colagem, só quando li o texto é que entendi que você pintou, muito legal! Cabe muito bem um "quem te viu e quem te vê" para o armário. Também adorei de vê de jaleco e pincel na mão!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  21. Quando me falaram no teu Blog, disseram-me vai lá ver que vais adorar, e não é que vim, gostei e permaneço colocada a ver sempre as tuas publicações.
    Vou lendo tudo ao pormenor sem ter presas para ver logo os resultados, e este é mais uma magnifico, que nem tenho palavras para descrever, fiquei mesmo rendida. Uma transformação que nem me passaria pela tola, mas aos teus olhos uma peça de lixo vira uma peça de museu...ehehe!
    O recanto ficou com mais encanto , que lindo. As fotos estão o máximo, Parabéns.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  22. Arrasou, Val. Parabéns pela paciência, sua obra de arte ficou linda!
    bjk

    ResponderEliminar
  23. Uau! É preciso ter estilo, bom gosto, sensibilidade, alguma ousadia e casa/decoração adequada a este tipo de arte. Gostei muito, Val! Muitos parabéns pelo empenho e pela paciência. Gostei mais ainda de ver-te tão concentrada, tão profissional e tão artística no teu lazer... estás/és linda!
    Beijinho grande, até amanhã. :):):)

    ResponderEliminar
  24. Amei ficou super pop!
    bjos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderEliminar
  25. Mas ficou um belíssimo trabalho!!! Quanta diferença daquele triste movelzinho...
    Gostei!!!
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  26. Val do céu! Você pintou!!! Eu achando que tinha transferido uma impressão e fui procurando como fez, tomei um susto com as fotos do processo da pintura! Esse móvel é muito mais que uma transformação de algo monótono. Ele é mais do que especial! Amei. Parabéns pelo trabalho incrível. :D
    beijos

    http://www.casadocecasa.com

    ResponderEliminar
  27. Adorei, ficou o máximo. adoro essas imagens e nesse móvel dá um efeito giríssimo no meio das duas portas.não tenho duvida que a cadeira que imagina também vai ficar linda.

    ResponderEliminar
  28. Esqueci-me de dizer que sou uma sua seguidora a 100% e adoro os seus trabalhos.

    ResponderEliminar
  29. Você é a paciência em pessoa, eu não teria paciência para fazer, preciso de umas dicas suas para cultivar este meu lado.Ficou ótimo, parabéns.
    Bjs


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  30. Gostei da mescla d estilos numa mesma peça, Val!
    Ficou uma graça. Valeu o trabalho!

    Bjks

    ResponderEliminar
  31. Mas que bem Val :)
    Muito bonito o móvel :)
    Eu não tinha dúvidas que iria conseguir fazer uma coisa bonita :) Tudo que "entra" nessas mãos sai beleza :D :D
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  32. Ficou muito bonita a sua pintura! Não vejo nenhum defeito desses que você comentou! Quanto capricho!

    ResponderEliminar
  33. Fiquei inspirada, tenho uma mesa com planos para um restauro ... talvez um dia destes ... o móvel ficou muito bonito!!
    bjs

    ResponderEliminar
  34. Guayyy que trabajazo amiga ,, me encanto esa rubia pop ,, me gustan mucho ese estilo de poster,, como imperio en ese tamaño tan grande?

    ResponderEliminar
  35. Aqui dá pra ver melhor que não foi numa superfície plana que você pintou né?
    Ficou demais, super moderno e parece o desenho foi reproduzido no olho a partir daquele pequeno ali, não?
    Adorei, Val! ♥

    ResponderEliminar
  36. Val, que saudade de passear por aqui! Olha, estás uma pintora profissional! Adorei realmente o ar que a pintura deu à peça. Foi transformada em algo totalmente novo e inusitado! Sua criatividade é contagiante!
    Beijos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics