WIP

13.1.17
Não é meu hábito mostrar um móvel que comecei a transformar e ainda não acabei, mas a realidade é que a peça tem me dado tanto trabalho, que eu achei que talvez merecesse um post com o durante, quanto mais não fosse para que eu colocasse as ideias em ordem. É um móvel de casa de banho, daqueles que ficavam sobre o lavatório, para guardar a escova dos dentes, as loções e outros produtos de higiene, e tem me trazido algumas surpresas. A primeira, foi que ao desencostá-lo da parede onde estava pendurado há décadas, caiu-me de trás um envelope com dinheiro, algumas notas na moeda antiga, Escudos. Já tinha ouvido falar de pessoas que guardavam as poupanças debaixo do colchão, mas nunca entaladas atrás de um móvel! A segunda surpresa, foi que ao olhar com olhos de ver para a peça e começar a lixá-la, dei-me conta que o espelho central, estava embutido numa antiga pequena porta de armário que teria sido reaproveitada para o efeito. Época em que tudo se transformava e nada se perdia. Para resumir a história, o móvel encontra-se neste momento, naquela fase indefinida, em que até Deus duvida que chegará a bom porto. A minha ideia é tê-lo, dentro de 1 semana, pronto para receber uma pintura Pop Art. No entanto muitas incertezas ainda rolam: se guardo os puxadores antigos ou opto por uns novos; e o que fazer aos interiores dos armários laterais, só pintura ou algo mais? Bem, mas isso ficará pendente das conversas que ele e eu ainda vamos ter. É que móveis de vida longa têm preferências, gostos e tendências que devemos ouvir.


Comecei por ver-me livre do espelho partido e lixei completamente os dois armáriozinhos laterais, assim como as portas de vidro e as pequenas gavetas. Apareceu-me uma madeira raiada, pela qual não morri de amores, mas vou deixá-la à vista:

Dei-me conta, ao tirar a pintura, da porta central, certamente reaproveitada, que servia de moldura ao espelho. Deu bastante jeito, pois acabei por desaparafusá-la e ser muito mais fácil para lixar.

Neste momento, é este o estado do móvel: as laterais já têm uma demão de goma laca, o que faz realçar a cor da madeira, e a parte central encontra-se pronta para receber a pintura pop art. Bom, não totalmente pronta pois falta-me arranjar uma madeira para fechar o local onde ficava o espelho.


Ainda não decidi qual imagem irei usar, mas estou muito inclinada para "Girl in mirror" do Roy Lichtenstein. Já que ali estava um espelho e este partiu-se, fica a memória dele, com a miúda a contemplar-se.

27 comentários:

  1. Oi Val
    Tenho certeza que vai sair algo bem bonito, interessante e criativo.
    Você é muito paciente, não tem pressa, vai fazendo, descobrindo coisas, analisando e o final é sempre surpreendente.
    Aguardamos!!
    Um beijo, querida.

    ResponderEliminar
  2. Estou desejosa para ver o resultado final! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Wow! Tenho a certeza que vai ficar mega giro! Estou ansiosa para ver o resultado!!

    Beijinhos
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  4. Olá Val! Adoro as tuas transformações e fico curiosa para ver como vai ficar. ;) Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Val, a ideia parece-me excelente! Fico a aguardar pelo resultado final, que com certeza ficará demais, não tenho dúvidas. Esses antigos armários de casa de banho são tão lindos. Tu lá consegues desencantá-los. Na casa dos meus pais havia um, quando eu era miúda, mas já não existe, uma pena! Vejo como os recuperas e ficam fantásticos. Bom fim-de-semana ;) bjs*

    ResponderEliminar
  6. Olá Val!!!
    Tu e os teus achados maravilhosos!!! Mal posso esperar pelo resultado final!! Vindo de ti tudo de bom se pode esperar!
    Beijinho enorme e bom fim de semana minha querida**

    ResponderEliminar
  7. Olá Val,menina que fantástico encontrar escudos por aí.Acho incrível a tua paciência e criatividade para a transformação. Tudo fica original e cheio de vida. Curiosa para ver o final. Bom fim de semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi Val, já estou curiosa para ver o final da sua nova obra. Sei que vai ficar muito lindo ! Essa gravura já diz tudo !
    Gostaria de ter a paciência que tens em lixar essas peças. Aqui em casa tenho alguns móveis que gostaria muito de reformar. Mas só me pensar em lixar, desisto! kkkkk.
    Tudo de bom querida,bjsss

    ResponderEliminar
  9. Olá Val, esse móvel tem grande potencial.
    Estou ansiosa por ver o resultado final. Aposto que nas tuas mãos irá ficar espetacular.
    Beijinhos e desde já um bom ano:)

    ResponderEliminar
  10. Que móvelzinho interessante! Com certeza, com todo o bom gosto que lhe é peculiar, Val, você conseguirá deixa-lo ainda mais original. Gostei muito da imagem selecionada, tem tudo a ver.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que peça giro, merece uma oportunidade de brilhar, aguardo para ver o resultado, beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ouve-o com atenção! Tenho a certeza que ele te vai dizer muitas coisas.
    Cá esperamos para ver o resultado final que não vai desiludir ninguém. :)

    ResponderEliminar
  13. Hi Val :)
    Tens sempre olho para esses achados !
    É realmente desafiante dar lhe um novo ar mantendo a traça original, mas sei que é isso que te dá animo .
    Ele tem muito trabalinho e já por si só é muito original.
    Com o teu toque de cor e mestria há de ficar um primor, aguardo então o depois.
    Tem uma boa semana aqui com sol e algum frio
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  14. É uma peça muito interessante Val, tenho certeza que vai ficar linda depois da sua intervenção criativa. Doida para ver o resultado final. E que interessante isso de você ter encontrado um envelope com dinheiro ~ fiquei imaginando a história por trás desse envelope.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Ansiosa para ver o resultado Val... certeza que será mais um trabalho lindíssimo.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  16. Onde se pode encontrar goma laca à venda? É o produto já pronto ou há que derreter os grânulos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, a "loja do restauro" vende goma laca para ser diluída em álcool de 97 graus, na proporção de 200g de goma para 1L de alcool.

      Eliminar
  17. Com tanta dificuldade de imediato, eu já tinha posto o dito de lado, mas já percebi que és paciente, obstinada quanto baste e cheia de ideias criativas, por isso vamos ver!

    ResponderEliminar
  18. Valeu o trabalhão para recuperá-lo, não é, Val?
    Você não pediu sugestões, mas darei meu pitaco!A imagem de MM by Andy Warhol ficaria bacana tb.
    Ah, quando puder, passe novamente no meu espaço e leia o terceiro comentário que uma determinada blogueira publicou e confira a minha resposta.
    Eu liberei, sabe? Para responder a ela.
    Se a "novela" tiver um segundo capítulo lhe avisarei! Rsrsrs

    Bjks

    ResponderEliminar
  19. Val, quanta história nesse armário! Nunca ouvi falar sobre guardar dinheiro atrás de armários. Imagina a situação! haha Não deixa de ser divertido!
    Achei que tava bem feinho o coitado. Sem estilo definido. Uma peça com tanto potencial! E tenho certeza que você vai arrasar! Seus trabalhos sempre são cheios de alma e sentimento, isso faz deles únicos. <3
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  20. Val,
    Pelo andar da carruagem,só posso dizer que vai por bom caminho.
    Tem uma condutora de primeira essa carruagem...rsrs...Fiquei imaginando a história do dinheiro.Será quem guardou? A esposa que juntou como formiguinha,o marido que guardou para uma surpresa?Hã?
    Lindo o móvel,e ficará um espetáculo com o desenho escolhido.
    Quanto a neve se brincar vai chegar por aí também,por que aqui como falei não neva nunca.Ainda temos mais previsão prá hoje a noite e amanhã cedo.Besitos e tenha um bom restinho de semana

    ResponderEliminar
  21. Que trabalho fantástico, Val! Estou a adorar o processo de transformação da peça... e em picos para ver o final. Para já, adorei as ideia: a miúda do espelho ficará muito bem!
    Beijinho grande, querida e... vamos lá! Daqui vai um abracinho cheio de força!

    ResponderEliminar
  22. Olá Val,

    Que móvel lindo e cheio de surpresas! Com certeza ficará muito bonito, adorei suas ideias, e as possibilidades são muitas, já imaginado cores e um final glamouroso. O trabalho será mais um capítulo da historia, como o local ideal para guardas as economias!
    Beijos e bom fina de semana.

    ResponderEliminar
  23. Val, sempre que vejo as suas transformações fico encantada não só com o seu bom gosto e criatividade, mas com a imensa paciência que você tem ao trabalhar cada peça. Não sou nem de longe tão dedicada quanto você.

    Tenho certeza que, mesmo mostrando o "durante" dessa transformação e nos adiantado muitas das suas ideias, ainda vamos nos surpreender muito com o resultado final. Ansiosa para ver como vai ficar!

    ResponderEliminar
  24. Não sei como irá ficar Val, mas para já até parece estar no caminho certo :) E não tenho qualquer dúvida que o que sair vai ser bonito, de certeza :)
    Dessas mãos só saem coisas bonitas ;)
    Fico aguardar novidades do móvel :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ah, Val, esses móveis bem rodados dão um trabalho louco, mas sou totalmente fascinada pela história que eles carregam. Esse tinha até envelope com dinheiro...rs. Genial! É uma peça super bonita e sua ideia de trabalhar com pop art certamente criará um contraponto muito interessante! Aguardando os próximos capítulos...Beijo!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics