Quando pensamos numa mesa de Natal, logo nos vem à mente, muito brilho, requinte, cores tradicionais da época, loiças temáticas. Mas vamos esquecer tudo isso, porque é possível sim, ter uma mesa festiva, acessível e sem cair no clássico. Particularmente, agradam-me as decorações de Natal, quando estas saem do lugar comum, mas ainda assim nos remetem às festas da quadra. No início de Dezembro estive uns dias em Bruxelas, é uma cidade que aprendi a gostar, e o facto de lá ter uma filha a morar há 6 anos colaborou para isso, onde sinto-me bem e em casa. Como sempre, visitei as minhas lojas preferidas e fotografei 5 mesas que me chamaram a atenção, justamente por utilizarem itens comuns, que podemos usar os 365 dias do ano, e apenas foram adicionados acessórios de Natal para lembrar a época.
Começo pela cadeia Habitat, que nos brinda sempre com artigos simples e modernos. São dessa loja as 3 próximas mesas.
Gostei da sobreposição sem cerimónia de tábua de madeira+bandeja+prato+bowl. Reparem que tudo é despretensioso, até os copos, e o Natal só é lembrado pelos enfeites: bolas, floco de neve sob o bowl, árvore estilizada ao lado dos talheres.
Começo pela cadeia Habitat, que nos brinda sempre com artigos simples e modernos. São dessa loja as 3 próximas mesas.
Gostei da sobreposição sem cerimónia de tábua de madeira+bandeja+prato+bowl. Reparem que tudo é despretensioso, até os copos, e o Natal só é lembrado pelos enfeites: bolas, floco de neve sob o bowl, árvore estilizada ao lado dos talheres.
A próxima, é a minha preferida: branco e verde, e um caminho de relva plástica e iluminada, no centro, salpicada de bolas de Natal e árvores de madeira. Sai totalmente do habitual. Imagine esta mesa à noite, com as velas acesas. Tudo o resto são artigos de todos os dias: talheres e copos comuns, pratos sem nada de extraordinário, individuais e guardanapos de papel. Não se surpreenda com as cestas individuais com batatas fritas, as famosas Frites Belges são um verdadeiro património nacional e não podem faltar na ceia de Natal dos Belgas.
Mas se a Habitat sabe ser informal, também sabe nos dar um pouco de brilho, para um clássico revisitado e moderno. Mescla dourado, prateado e verde água, e equilibra esta combinação requintada com individuais de palha e guardanapos de papel. Pequenas velas em formato de árvores passeiam-se pela mesa.
A Dille & Camille aposta num Natal em vários tons de azul e perfeitamente acessível. Se tirássemos os galhos, as pinhas, a árvore de Natal ao centro e as casinhas porta velas, seria uma mesa perfeita para qualquer dia do ano. Notem, ao lado esquerdo do prato, um pacote em forma de cilindro que é um Christmas Craker, tradição tipicamente Britânica mas que os Belgas adotaram. Dentro estão chocolates e pequenas prendas. Antes de se iniciar a refeição, cada conviva pega numa mão um lado do seu Craker e na outra mão, um lado do craker do vizinho, todos puxam e dá-se a explosão: de risos e de bugigangas que saltam lá de dentro!
Val, gostei muito das decorações precisamente por serem diferentes! Além disso podem usar-se durante todo o inverno. Obrigada pelas deliciosas inspirações, minha musa inspiradora!
ResponderEliminarBeijinho muito grande!
Gostei de todas elas Val, mas a que me ficou na vista foi a da relva em plástico com as árvores de natal em madeira, realmente é como tu dizes à noite aquelas velas acesas deve ser o máximo.
ResponderEliminarUm belo desfile, com grande requinte mesmo.
Beijinho grande.
Olá Val
ResponderEliminarQue post adorável, realmente o tema natalino nestas lojas é bem discreto, como você disse- tirando uma bolinha daqui, uma árvore dali a decoração pode ser usada em qualquer época do ano. Todas as lojas fizeram uma decoração bacana, diferente, fugindo do tradicional vermelho, verde e dourado.
Achei a branca e verde encantadora, diferente, original, de muito bom gosto.
Já subi e desci uma cinco vezes apreciando cada detalhe, legal demais.
Um beijo,querida.
Que lindas mesas navideñas , me gustan mucho porque usan muchos elementos simples y propios de la naturaleza,,, espero que tengas un bendecido fin de semana
ResponderEliminarBom dia Val
ResponderEliminarMas que grandes e lindas inspirações,UAU
Fiquei aqui a pensar, será que é possível sair se dessas lojas sem nada nas mãos .
Bem sei que muitas vezes passeia se os olhos e refresca se a mente esta fervilha com ideias.O bom de viajar é isto mesmo, abrir horizontes.
Adorei a forma como as descreveste, tu escreves tão bem .
Tem um excelente fim de semana e não te esqueças fotos até Domingo
bjs
Lulu
Linda postagem Amei Vim para desejar um feliz e santo Natal. Que Deus cuide de nosso ser com a ternura de seu Amor. abraço fraterno.
ResponderEliminarMaria Alice Cerqueira
Meu cantinho
http://www.mariaalicecerqueira.com.br/voz-do-coracao/
:) Gostei sobretudo da mesa da Zara Home. Mas outras têm a vantagem de usar louça quotidiana, com apontamentos a remeter para a quadra natalícia. Na minha opinião, já lá vai o tempo em que se podia ter loiça de natal em casa, por uma questão de"budget",mas sobretudo de espaço nos armários. Mais vale usar elementos natalícios numa loiça neutra e assim inovar todos os anos!! Um beijinho e obrigada pela partilha, são as vantagens de teres uma família espalhada pelo mundo.
ResponderEliminarOlá Val!
ResponderEliminarQue bom gosto os belgas tem, todas as mesas são incríveis! Mas se tivesse que escolher uma para chamar de minha, certamente seria a mesa em tons de azul minha cor preferida!
Beijinhos e um bom fim de semana!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com
Olá Val
ResponderEliminarConfesso que a branca e verde também é a minha favorita. As fritadeiras com as batatas fritas são muito divertidas.
Desejo-te um Bom Natal com todos os que te são queridos :)
Um grande abraço
Teresa
Querida Val,eu amo todas estas propostas. Ando nesta fase,nada de muito vermelho e "fluflus".Poder usar o que já temos e por todo o inverno é fantástico. Amei edta mesa com brilho, para um clássico revisitado e moderno da Habit e a mesa da Zara.Feliz semana querida, beijinhos
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBom dia minha querida!
ResponderEliminarComo sabes tenho o mano em Bruxelas, e já o fui visitar várias vezes. Curiosamente nunca fui nesta altura do ano, mas confesso que gostaria bastante!
Sem dúvida que estas mesas estão lindíssimas e muito inspiradoras. Obrigada por as partilhares connosco e por me deixares ainda com mais vontade de fazer uma visita ao mano nesta altuar do ano!!
Beijinho enorme e boa semana!
Olá Val,
ResponderEliminarQue linda postagem, cheia de inspiração e lindas fotos. Gosto da proposta do comum transformado em festa, todas são lindas, a do centro de mesa com a grama ficou perfeita com as pequenas árvores com as velas e pode ser usada para qualquer comemoração, muito criativo, a coroa de porta como centro de mesa também me agradou muito. Te desejo um feliz natal e um novo ano cheio de alegria!
Beijos
Gosto particularmente da que tem a relva artificial e a da Zara Home ;) sim, o centro de mesa está top!
ResponderEliminarOi Val!
ResponderEliminarGostei das sugestões, bem diferentes das que temos por aqui.
As duas primeiras me encantaram pelo despojamento (sou mais rústica, então...). Amei a graminha com luzes e o floco de neve do primeiro modelo.
Que Deus abençoe seu Natal e de sua família e que 2017 seja um ano repleto de bênçãos e muito amor.
Abraços esmagadores.
Val, muito lindas as mesas que escolhestes, gostei mais da que você gostou e da que tem tons em azul, a da Zara Home achei muito sóbria, gosto de mais colorido. Um abençoado Natal para você com sua família, sei que estarão reunidos, que reine paz, harmonia e os corações transbordem em amor e confraternização nesses momentos que estarão juntos. Boas Festas, um feliz 2017. Beijinhos. Rose
ResponderEliminarTodas lindas... mas adorei a mesa verde.
ResponderEliminarVerde não é uma das minhas cores preferidas pq. acho difícil combinar com outras cores... mas o branco deu uma quebrada. =)
Bjs,
Para mim a primeira. Gosto muito de azul já que não é o vermelho da época e a leveza da mesa cai tão bem... gosto dos tabuleiros a ocuparem o lugar de pratos marcadores.
ResponderEliminarAdorei todas as mesas :) São linda, lindas :D
ResponderEliminarDiferentes do "habitual" mas igualmente belas :)
Obrigada pelas partilhas Val :)
Gostei das mesas e das tuas fotos, a minha escolha iria para a cinzenta, mas mesmo assim prefiro em vermelho, com pais natal e renas e velas vermelhas, sei lá, são gostos ( apesar destas serem muito masi elavoradas do que costuma ser a nossa mesa...)
ResponderEliminarBeijinhos e bom natal, com alguns presentes e muito amor...
Todas giras a lembrar que é Natal, adorei a que tem tons de azul e branco, tem um feliz Natal, beijinhos
ResponderEliminarOlá Val,
ResponderEliminaraqui:12:09 tarde de quinta-feira com sol e céu azul.
Passando por aqui, para apreciar como sempre seu espaço, e também para te desejar um Natal cheinho de amor.
Um abraço brasileiro bem apertado.
Mari
Val querida, a minha favorita também é a verde e branca, mas a azul, da Dille & Camille, também me agrada muito. Ano passado veio uma aluna da Bélgica ter umas aulas de costuras aqui comigo. Contava-me muito de lá - um lugar que realmente gostaria de conhecer! Tenha um 2017 repleto de alegrias. Beijos
ResponderEliminar