DESFAZER E TORNAR A FAZER #2

9.9.16
Há uns tempos atrás, a fuçar num armário na casa de férias, dei com uns quadros em ponto de cruz, muito em voga nos anos 80. Usavam-se em quartos infantis com o nome da criança. A criança em questão, tem hoje quase 30 anos, é minha sobrinha e lembrei-me que a minha irmã, quando queria destralhar a sua casa, mandava os objetos dos quais queria ver-se livre, para a casa de praia. A minha mãe ficava chateada com o atrevimento da filha, mas mesmo contrariada, lá acedia a guardar uma ou outra coisa no fundo do armário. Foi assim que os quadros sobreviveram até hoje. Bordados, são trabalhos de minúcia que eu muito aprecio mas que infelizmente são incompatíveis com a minha índole agitada. Não sei se fiz bem ou mal em desfazê-los, cortá-los, transformá-los. Se estraguei obras executadas com esmero ou se até pelo contrário, consegui integrá-las com alguma graça em itens úteis do quotidiano. Do longo nome da sobrinha, apenas utilizei a inicial e as três letras que compõem o nickname pelo qual ela é conhecida pessoal e profissionalmente. Como ela gosta de ler, fiz-lhe dois marca livros simples e inspirada pelos trabalhos bonitos e perfeitos da Lete, usei este seu tutorial (provavelmente o passo a passo mais completo da história da blogosfera, 48 fotos!!) para reproduzir uma bolsa porta-qualquer-coisa. Agrada-me este exercício de desmontar e reconverter, de trazer para a atualidade peças que tiveram a sua época, mas caíram em desuso.









Quadrinhos com nome bordado em ponto de cruz, tão populares na decoração, nos anos 80:

26 comentários:

  1. Muito bem reaproveitado Val, a bolsa ficou muito bonita. Lembro-me muito bem dessa moda, tenho uma duzia de quadros bordados por mim, tenho dois que me deram uma trabalheira descomunal, em que bordei carros antigos para o quarto do meu filho e, como é óbvio, agora não lhes liga nenhuma...estao arrumados num canto... a ver se me dá uma das tuas brilhantes ideias :)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Que lindas peças Val...
    Sou apaixonada por ponto cruz, mas não tenho muita paciência para fazer... minha mãe borda que é uma beleza - faz aquele avesso perfeito e as peças são lindas. Tenho vários panos de prato que ela bordou pra mim e adoro... fazem sucesso com as visitas. =)
    Bjs,

    ResponderEliminar
  3. Oi Val
    Menina, você me fez lembrar de uma coisa, as minhas filhas quando nasceram ganharam de presente da minha tia, dois quadrinhos semelhantes aos seus, eram ou são maiores que estes, não sei onde estão, já mudamos de casa umas quatro vezes, preciso procurá-los, se é que ainda existem.
    Você é a rainha da repaginada, da mudança, que fica sempre muito bonita e interessante, adoro suas transformações. Tanto a bolsa porta qualquer coisa e os marcadores de livros ficaram muito lindos.
    Ah, se eu soubesse costurar... caso encontre os quadrinhos iria copiar você.
    Um grande beijo, amiga.
    Estou numa expectativa com minha almofada, e você me diz que ela ainda está em Curitiba. Eta povo incompetente.

    ResponderEliminar
  4. Oiii Val, que gracioso ficou a bolsa e os marcadores. Um ótimo reaproveitamento do trabalho delicado que a tempos estava guardado.
    Admiro muito suas habilidades na costura.
    Tudo de bom querida,bjssss

    ResponderEliminar
  5. Val,
    Que lindas transformações,adorei a bolsa e o marca páginas uma doçura assim tão colorido.Amei.Eu já bordei muito, toalhas, enxoval dos filhos, panos de prato e até tolhas de mesa inteiras.Mas hoje tenho os braços curtos...rsrs...Ou seja a vista não ajuda.
    Mas deu até vontade de bordar de novo,com essas suas inspirações.
    Besitos e tenha um final de semana abençoado.

    ResponderEliminar
  6. Gostei tanto Val! Belíssimo reaproveitamento dos bordados. Ficaram tão actuais e, como sempre, com grande harmonia de cor. Nos anos 80 também me bateu forte o ponto cruz, fizemos (eu e a minha mãe) muitos quadros e quadrinhos. Confesso que já não me entusiasma, gosto muito de ver bons trabalhos de ponto cruz mas não fazê-los. Mas olha que se eu tivesse jeito para a costura bem que podia seguir os teus exemplos e desmanchar alguns (que tb andam no fundo dos armários) para voltar a dar-lhes vida. Belíssimas inspirações Val,obrigada! Tem um excelente fim-de-semana, beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me perfeitamente de ver esses trabalhos em ponto cruz mas não me lembrava da época. A ideia de os transformar deu um resultado bem bonito e útil Val! E agora o que virá a seguir? :) bj

    ResponderEliminar
  8. Val querida, estou encantada e surpreendida com o reaproveitamento dos bordados. Deste-lhes novas vidas, tornaste o inútil em muito útil. Estão lindos, diferentes, únicos e muito originais. Fico mesmo feliz por teres percebido tão bem o tutorial! É verdade que a posição do fecho, na hora de coser os lados, não está muito percetível, mas tu descobriste e brilhaste nesta tarefa que não é assim tão simples (pelo menos, para quem a executa pela primeira vez). A bolsinha ficou perfeita, as cores muito harmoniosas, e o pormenor dos guizinhos, uma doçura!
    Só tenho a dar-te os meus sinceros parabéns, és uma inspiração, sem dúvida!
    Ah, eu não aprecio quadros em ponto cruz e nem tenho nenhum de antigamente, mas acredita que a esta hora, até gostava de ter, rs... :)

    ResponderEliminar
  9. Hola Val querida ,, que lindo , yo adoro el punto cruz es un trabajo que está ya adíen extinción ,,, me encantan ya que son muy delicados ,,

    ResponderEliminar
  10. Tudo se transforma, não é mesmo?
    Tb tenho algumas peças em ponto de cruz feitas por minha irmã. Acho lindo ponto de cruz.
    Aproveito para lhe deseja uma ótima semana. Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Val :)
    Essa ideia há de servir a muita gente,inclusive a mim mesma .
    Já tive a febre do ponto de crus e tenho muitos trabalinhos feitos e guardados, pois acho que já não adequam a estes tempos .
    Tenho muito apreço pelo que fiz e até ás vezes custa me ver que estão guardados .
    Lembra me o tempo em que preparava o meu enxoval para a casa nova ;)
    A aplicação de cor com o patchwork tão bem executado faz nos ficar de queixo caído, literalmente .
    A transformação é brutal e tenho a ceretza que a Dri via adorar as coisas que a Tia Val conseguio fazer com os bordados da sua mãe .
    Tem uma exelente semana ,e por esta hora já dever andar a correr á beira do rio ;)
    bj mt grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  12. Adorei essa transformação, Val! Com certeza você fez muito bem. Essas coisas que ficam perdidas no tempo têm seu valor afetivo mas, sem reciclá-las, às vezes é difícil integrá-las de novo ao nosso cotidiano. Seu cuidado em reaproveitar tornou os objetos ainda mais espeiciais e significativos.
    Engraçada essa história de mandar coisas para a casa de praia. Meus irmãos fazem isso com a casa da minha mãe. Sete anos de casado e ainda tem um quarto lá com toda a tralha que não cabe na casa dele. Eu, pelo contrário, tô sem o filho há duas semanas e já não há mais vestígios do menino no ex-quarto dele, coitado! Mas essa coisa de guardar é tão interessante. Depois de muito tempo descobrimos verdadeiros tesouros perdidos.
    Beijos, Val!
    Uma ótima semana para você!

    ResponderEliminar
  13. Olá Val,

    Que beleza de reciclagem! Os pequenos quadros provavelmente já estavam esquecidos e você recuperou uma lembrança que vale um tesouro com muita graça, sem falar na utilidade das novas peças.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Que máximo Val :)
    Acho que fez bem em alterar, até porque agora vai-se voltar a usar :) E é muito mais útil do que estar guardado :)
    Adorei :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ficou giro. eu não tenho jeito nenhum para trabalhos manuais!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Querida Val,como tu és criativa! A tua criatividade parece que não tem fim.Vejo-a como um ser cheio de entusiasmo e amor pela vida. Teu trabalho retrata a tua "fone" de viver a vida em harmonia e alegria ao redor de quem os ama.Amei,beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Fizeste muito bem em desmanchar para reaproveitar, vida nova à peças sem serventia, mito bem, no fundo do armário é que não, estão giríssimas, a bolsa então está linda, beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Achei sensacional a sua idéia! Como os quadrinhos estavam sem uso (e assim continuariam), você encontrou uma bela maneira de trazê-los à vida novamente! Sinceramente o trabalho ficou tão bom, assim como a coordenação das cores, que se eu olhasse as peças prontas acharia que o bordado é parte do conceito, ao invés de reaproveitamento.
    Imagino que a sua sobrinha tenha adorado a lembrança!

    ResponderEliminar
  19. Boa ideia Val, nunca me lembraria de tal coisa e as cores que escolheu sobressaiu bem as do ponto cruz! Bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  20. Olá Val :) Dar vida nova ao que estava a um canto há anos é tudo menos estragar. Certamente que a tua sobrinha gostou de rever os seus antigos quadros com esta nova cara. E as partes que sobraram até poderão dar novos trabalhos e presentear outros amigos e familiares. Um beijinho e bons trabalhos.

    ResponderEliminar
  21. Querida Val tu és dotada de uma criatividade e bom gosto sem fim, e eu sou super fã dos teus trabalhos. e só para variar conseguiste surpreender-me mais uma vez!!! Que maravilhosos trabalhos!!! Amei mesmo!!! Como sabes sou devoradora de livros e confesso que fiquei super in love com estes marcadores tão originais e cheios de charme!!
    Parabéns querida!
    beijinho enorme**

    ResponderEliminar
  22. Eu já bordei muito ponto cruz. Especialmente na gravidez dos meus filhos e assim fiz algumas capas de almofadas, mantinhas, tal. Tudo muito semelhante a esse carinho aí da sua irmã.
    Com o tempo, me dediquei mais à máquina de costura e me desconectei do ponto cruz. Passei até a achar brega, mas era como desenhar. já foi bom.
    É bom ver que você resgatou o trabalho dela, deu vida a ele de novo.
    No final, foi até bom ela ter mandado as coisas pra casa da praia, não é verdade? =)
    Amei a bolsa e os marcadores de livro. Fiquei até com saudade de bordar.

    ResponderEliminar
  23. Achei bem interessante essa sua dúvida se fez bem ou mal em ter desmontado o trabalho, me peguei com com algo muito parecido há 4 anos, quando pedi alguns objetos para minha mãe, guardados no armário sabe-se lá por quanto tempo. A ideia era colocá-los na garagem da minha outra casa, onde havia montado uma sala. Ela ficou um tanto receosa, mas cedeu. Passados alguns dias, foi Páscoa e fizemos uma almoço nesse espaço e foi ótima a reação dela e de meus irmãos com o reencontro daqueles objetos tão familiares, que traziam tantas boas lembranças e que há muito nem imaginavam do paredeiro. Foi quando ela me disse: a melhor coisa que fiz foi tê-los te dado pois, mesmo sujeitos à exposição e até quebra, eles foram feitos pra isso e para serem lembrados. Acho que o que fez foi isso, deu a chance de trazer à tona algo bacana e fez uma excelente releitura, ficaram lindos! Beijo

    ResponderEliminar
  24. Val,

    Renovar é tudo de bom!
    Estive recentemente numa feira muito bacana e super estilosa, na minha cidade. Mercado Mix é o seu nome, nasceu em Sampa.
    Vi muita coisa bonita, estilosa, criada com base no reaproveitamento.
    Copiei algumas ideias, outras surgirão segundo a minha inspiração.
    Os marcadores de livro ficaram uma graça!

    Bjks

    ResponderEliminar
  25. oi. A transformação ficou gira. Tb tenho os quadros guardados, que eu bordei a ponto de cruz. É claro que eles não os querem, mas faz-me pena desmanchá-los. Pode ser que um dia, até o faça. Destrahar é cá comigo...eh, eh..

    ResponderEliminar
  26. Eu não tenho problema nenhum em desmanchar e alterar a finalidade das coisas, sejam elas bordados ou costuras. É só ver potencialidade na coisa e avanço. Adorei o marcador de cores mais fortes!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics