Queria oferecer à minha filha um presente que marcasse os seus 21 anos, e lembrei-me das dezenas e dezenas de t-shirts que lotavam o seu roupeiro. Tshirts que foram muito usadas, lavadas N vezes, quase todas com a malha já deformada e algumas até manchadas. Quando lhe falava em desfazer-se delas, respondia-me que nem pensar porque o valor afetivo era imenso. Afinal, quem conhece a Bea, sabe que dos seus 21 anos de vida, não quero enganar ninguém, mas talvez uns 15 venham sendo dedicados ao ténis. Começou pequena, por graça, e evoluiu. Passou por diversas escolas da modalidade, viajou sempre muito para participar em torneios, as amizades são quase todas do meio e os ensinamentos da vida, aprendeu-os a duras penas nos courts. A competir, descobriu que é preciso humildade porque quem ganha nem sempre é o melhor, mas que aquele que trabalha, tem foco e disciplina, mais tarde ou mais cedo é recompensado. Comemorou e saiu em braços após muitas vitórias, mas também chorou ao telefone, longe de casa, em várias desclassificações. Encontrou treinadores e adversárias de peso, ficou amiga de parte deles, outros apenas cruzaram o seu caminho e não deixaram saudades. São estas e outras história que, agora, conta cada quadrado desta manta. Uma manta de recordações, que mostra o seu percurso e a sua paixão. Que se um dia ela estiver para baixo ou com dúvidas, a envolva suavemente, transmitindo-lhe calor e aconchego, quase como se fosse o abraço dos pais. Que a faça sentir-se orgulhosa do caminho que escolheu e lembre-lhe sempre que os sonhos tornam-se realidade.
Com 11 anos, em Miami, Florida, na Academia de Nick Bollettieri :
Maio último, em Tulsa, Oklahoma, no campeonato individual em que participam as 64 melhores atletas universitárias dos EUA:
Para quem gostou da ideia e até se lembrou que o roupeiro dos filhos (ou o seu) já não comporta tanta camisola das quais eles não conseguem separar-se, deixo aqui a forma como fiz a manta, utilizando basicamente a técnica do patchwork .
1) Escolhi as tshirts e decidi a ordem em que ficariam na manta:
2) Com a ajuda de uma régua quadrada marquei a parte da estampa que me interessava:
3) Recortei com a tesoura:
4) Esta etapa é imprescindível: com o ferro, aplicar entretela no verso da estampa para dar estabilidade à malha e ser possível coser os quadrados com relativa facilidade.
5) Depois dos quadrados unidos, fazer um sanduíche com o topo da manta, o enchimento e o tecido que vamos querer ver no verso:
6) Quiltar. Eu escolhi um desenho simples de pesponto mas as opções são as mais variadas e depende do gosto de cada um:
7) Finalmente, cortar o tecido extra das bordas e arrematar com um viés:
Genial! A sua filha deve ter adorado! :)
ResponderEliminarUm beijinho!
Olá Val,
ResponderEliminarSimplesmente maravilhosa! A manta é uma linda lembrança dos locais e das competições, e em especial do grande amor de uma mãe que juntou os pedaços do caminho já percorrido com muito amor, lindo presente para uma data tão especial, desejo que sua filha chegue muitas vezes no mais alto degrau do pódio!
Beijos
Olá Val
ResponderEliminarÓtima ideia, e ainda fica de recordação, dá para ver no rosto dela
que gostou muito.bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Que linda recordação para a filhota. Ela deve ter adorado :-)
ResponderEliminarQue engraçado... Tão novinha com 11 anos e já andava pelos Estates? :-) É como dizem... Devemos dar asas para deixar os nossos filhos voar e alcançar os sonhos deles não é? Mas que me mete um pouco de confusão lá isso faz, mas para lá caminho... Beijinhos grandes Val.
Poça Val que espectáculo. Uma ideia genial :) com significado, perpetua as T-shirts, e pode dar-lhes um uso cheio de sentimento.
ResponderEliminarParabéns a ti e à filha e a todos aí em casa :):)
Um grande abraço
Teresa
Que bela ideia! E que bela obra de confecção perfeita!
ResponderEliminarAliado a toda a beleza, ainda o enorme significado e a bonita recordação.
Parabéns, à mamã e à filha, que ambas se merecem tanto. Cada uma do seu jeito
ambas nasceram com arte dentro de si.
Duas beijocas.
Dilita
Hi Val ;)
ResponderEliminarQue ideia genial
Adorei esta homenagem ao percurso da tua filha com o Memory Quilt e este pequeno texto que transparece a garra que esta miúda tem e o orgulho que sentes nela .
Olha que surpreendeste com esta ideia das t shirts,ficou linda,e muito original.
Tem um bom fim de semana
Um abraço para as duas
Lulu
Adoro "memory quilts", e esta ficou o máximo! Muitos parabéns! Beijinho e bom fim-de-semana
ResponderEliminarVal que ideia tão original.
ResponderEliminarFicou tão lindo, este trabalho!
A filhota só tem motivos de orgulho.
Beijinhos e um bom fim de semana:)
Val, adorei, adorei, adorei, adorei, adorei .... adorei ... :) tudo!
ResponderEliminarO texto, a manta, o significado de tudo o que escreveste e fizeste.
Ficou o máximo. De certeza que a Bea merece e há-de ser uma recordação fantástica.
Muitos Parabéns!!!!!!
O patchwork verdadeiro, cheio de significado e carinho. Ficou liiinnnda!
ResponderEliminarOlá Val, parabéns, ficou maravilhosa, eu tenho uns guardados com essa intenção de me fazer um presente com os retalhos de todas as peças feitas para mim e meus filhos quando crianças, lhes fiz muitas roupas e de todas guardava um retalho. Não tenho tido a disciplina de me colocar a máquina como você tão disposta e animada, amei, e a Beatriz deve ter amado, beijos. Rose.
ResponderEliminarUauu, ela deve ter amado seu presente.
ResponderEliminarFicou fantástico, a dica da intertela deve ser fundamental pra um resultado perfeito!
Imagino cada um quadradinho uma grande história, uma viagem e um aprendizado.
Parabéns a filhota linda, que ela tenha ainda muitas e muitas conquistas e aprendizados pela frente Val! Muito sucesso pra Bea!!!
Agora falando do post da sala que mostrei
A Juliana é uma das arquitetas mais premiadas no Brasil atualmente Val, anda criando muita coisas linda por aí.
Tb tentei encontrar uma foto melhor, mas não tem nem no site ou instagram dela, fui pesquisar porque fiquei curiosa com seu comentário. Adorei aquela parede azul toda estilosa!
bju querida, ótimo findi
ana
Oi Val
ResponderEliminarSó mesmo uma pessoa habilidosa,jeitosa, cheia de carinho e amor pela linda e talentosa filha, para criar um presente tão bonito e significativo.
Parabéns, querida, ficou um verdadeiro encanto, a Bea não vai precisar se desfazer das suas tão estimadas t-shirts, vai tê-las por muitos e muitos anos.
Um grande beijo
Esse quilt é único e carregado do valor sentimental, que ideia tão feliz tiveste, não me lembraria de uma coisa destas, a filhota só pode ter ficadao muito feliz, parabéns, beijinhos
ResponderEliminarVal, estou sem palavras! Falar o quê dessa manta maravilhosa???
ResponderEliminarAmei a composição, a mão-de-obra, a idéia toda. Imagino o quanto a sua filha deve ter ficado feliz com esse presente! Excelente idéia para reaproveitar as camisetas! Essa manta é pra sempre!
Val querida, só tenho uma palavra: SENSACIONAL!!!
ResponderEliminarFiquei emocionada com suas palavras, com a manta, com tudo!
Te admiro demais, e sou sua fã!
Parabéns, um milhão de vezes!
Beijossssssssss
Vero ♥
Espectacular Val!!! Que grande ideia e que magnífica forma de presenteares a tua menina. A colcha ficou simplesmente fantástica. Um presente carregado de emoções, literalmente. Val, as tuas mãos fazem sempre maravilhas com os "trapinhos", grande beijinho*
ResponderEliminarUma ideia genial! O resultado é uma perfeição.
ResponderEliminarLindo. Parabens pela excelente ideia e parabens a filha pelo excelente desempenho no tenis. Bjo
ResponderEliminarUma manta espectacular, carregada de boas memórias!!! Parabéns!
ResponderEliminarNão pude evitar um enorme sorriso ao ver o nome da minha terra lá pelo meio (Portimão)...
Hola Vak querida !! Que buena idea la de hacer una colcha en base a poleras , su hija debe estar muy feliz de tener una madre tan habilidad
ResponderEliminarAiiiii Val! Você é sensacional mesmo, que presente lindo! Ficou lindo na cama dela, e agora ela vai dormir lembrando de suas vitórias e de seu amor, com certeza!
ResponderEliminarParabéns pela filhota atleta!!! Beijo grande! Thamyrez
Querida Val! Conseguiste comover-me com esta publicação. Este foi sem dúvida o melhor e mais bonito presente que alguma Mãe poderia dar a um filho! Um trabalho lindissimo! Tendo eu, o previlégio de te conhecer pessoalmente, tenho a certeza que cada corte, cada costura, foi como o recordar de cada um desses momentos bons e outros menos bons, que a tua filha vivenciou! Quanta sorte ter uma Mãe assim, quanta sorte ter uma filha assim:)Beijinhos especiais para ambas!
ResponderEliminarE eu surtando aqui......
ResponderEliminarNa hora me lembrei de um dos filmes da saga Crepúsculo, que a mãe da Bella dá uma assim pra ela... Acho um lindo trabalho e uma belíssima recordação para não se desfazer de algo que amamos.
Tenho muitas camisetas de valor emocional, mas não tenho esse dom, então, por enquanto, elas ficam lá.
Parabéns pelo trabalho e parabéns para sua filha. Que Deus abençoe o caminho que ela vem trilhando.
Hoje publiquei sobre o Projeto, aparata lá!
Um Projeto por mês- Sorteio
Abração esmagador e feliz dia.
Al-ta-men-te!!!! Uauu Val que ideia fantástica, a Bea deve mesmo ter adorado, ficou com as camisolas na mesma e ainda ficou com uma manta linda, que mão de fada que tem a mãe ah?? Lindissíma, um dia vou aprender a quiltar... Beijinho
ResponderEliminarAdorei a ideia Val... uma lembrança cheia de amor e recordações.
ResponderEliminarBjs,
Que especial este presente Val.Tens uma menina muito linda!
ResponderEliminarEste será aqueles presentes eternos,amei,beijinhos
Nossa, Val, que post lindo! É preciso muita sensibilidade para chegar num presente desses e, honestamente, não conseguiria imaginar nada tão significativo assim. Desejo muitas felicidades para a Bea, muitas vitórias e muitos aprendizados! Beijo grande em vc!
ResponderEliminarQue amor! AMEI a idéia. Gente, é a vida dela dedicada ao tênis!
ResponderEliminarQue história invejável (inveja do bem). Muita dedicação, né?
Deve ter ficado lindo no qiarto dela. ♥♥♥♥♥
Oi Val! Uma ótima ideia, tenho certeza que agradou em cheia sua linda filha! Parabéns!!! Beijos com saudades! Clau.
ResponderEliminarGosto tanto! Além de ser um trabalho com a qualidade e originalidade a que já nos habituaste, este vai ter um valor sentimental inestimável para vocês as duas!! Estão ambas de parabéns, a mãe pela mantinha e a filha pela carreira. Um beijinho e bons trabalhos.
ResponderEliminarGosto tanto! Além de ser um trabalho com a qualidade e originalidade a que já nos habituaste, este vai ter um valor sentimental inestimável para vocês as duas!! Estão ambas de parabéns, a mãe pela mantinha e a filha pela carreira. Um beijinho e bons trabalhos.
ResponderEliminaruau..............que maravilosa ideia. genial. O meu cérebro já percorreu as várias peças que a filha tem no armário...ai que vou ter de dar ao dedo.
ResponderEliminarAi, Val, fiquei tão emocionada ao ler sse post! São literalmente anos de dedicação, disciplina e paixão costurados pela mão amorosa da mãe. Que lindo símbolo e que belo lembrete para os dias mais duros! Adorei ver também a Universidade do Kentucky, onde morei, ali representada! :)
ResponderEliminarBeijos
Eu já cá tinha passado, mas não deu para comentar nem tão pouco apreciar como deve ser.
ResponderEliminarGostei tanto! Estou maravilhada. Mas que ideia a tua! Sempre a surpreender-nos com ideias destas. A manta ficou um amor, original, diferente e cheia de estilo. Ainda por cima vai aconchegar o teu rebento, que pelo ar de contentamento, ficou impressionada/emocionada com a deliciosa surpresa! :)
Beijinho grande, querida Val, adoro ler e ver tudo o que partilhas connosco, obrigada!
Que ideia maravilhosa para o presente perfeito! Incrível, e de um valor inestimável. Tua filha merece! E parabéns a ela por tanto afinco na carreira que escolheu, desejo-lhe muito sucesso!
ResponderEliminarbjs
ResponderEliminarPalavras para quê???!
<3
Nunca vi nada tão fantastico!! Que filha com sorte! Parabéns!!!
ResponderEliminarSonia
www.minhacasinhaeassim.blogspot.pt