POR AÍ NA AMÉRICA

5.5.16
Uma das coisas que mais gosto de fazer é fotografar por aí ideias que acho diferentes, criativas e sobretudo, passíveis de serem transportadas para as nossas casas. Por vezes nem é bem a ideia em si que me atrai, mas sim o conceito que está por trás e que mais tarde poderá nos servir de ponto de partida para outras criações. Nestas 2 semanas de Estados Unidos, colecionei algumas imagens de elementos do dia a dia, transformados, que se bem inseridos num ambiente, podem causar um forte apelo visual e até, tornarem-se protagonistas do espaço.

Montra de uma livraria: livros velhos empilhados e colados entre si, com várias camadas de tinta derramadas em cima. Talvez seja um elemento efémero, mas vejo perfeitamente esta ideia transformada em mesinha de apoio ao lado de um sofá ou da cama, somente com um candeeiro em cima!




















E já que falamos em livros, vamos reaproveitar também as páginas, formar nomes ou frases e colocá-las nas paredes de casa. O estendal abaixo estava em exposição numa papelaria, e não se tratava de decoração da loja mas sim, produto em venda.





















A ideia talvez já seja banal, mas acho interessante e é sempre bom recordá-la: aquele armário velho em que alguns elementos estão em falta ou deteriorados (neste caso, as portas) pode sempre ser reaproveitado. É questão de fazer o defeito reverter a nosso favor e se assumir como uma característica da peça!

































Adorei a criatividade do passe-partout deste aviso. É um passe-partout comum em cartolina branca, mas reparem que além do mesmo não ser simétrico nos 4 lados (a parte de baixo é bem mais alta que as outras 3 laterais)  foi colado em cima  todo o tipo de elementos, resultando num efeito sensacional. Ali vemos letras carimbadas, diversos tipos de botões, bottons, peças de jogos, tags, pequenos mosaicos e até bocados de fitas agrafados. Uma série de itens soltos que tantas vezes vagueiam lá por casa sem utilidade e acabam ...no lixo!



































E que tal usarmos as caixas de papelão como telas? No caso, são caixas numa loja de cookies, mas as de pizza podem fazer o mesmíssimo efeito. Quantas vezes queremos distrair as crianças e estamos sem imaginação ou sem "matéria prima"? ter umas caixas guardadas para essas ocasiões pode ser uma alternativa criativa para os quartos infantis: colocar os miúdos para decorar as caixas e transportá-las para as paredes, isoladas ou em conjunto, num só "quadro" ou formando palavras. Adorei o efeito 3D e o dinamismo que deu à parede pelo fato das caixas estarem pregadas em várias posições. Preencheu o espaço liso e monótono, e de uma forma tão acessível a todos nós!






E finalmente, garrafas pintadas com tinta de ardósia, à venda nas lojas de DIY. Só para relembrar que há coisas tão fáceis de fazer em casa, que trazem uma simplicidade especial à decoração e o orgulho de dizer "fui eu que fiz"!

27 comentários:

  1. Que giro Val :)
    Estas ideias são fantásticas, realmente, isto é bom para nos dar imaginação :D :D :D
    Obrigado por esta partilha espetacular :)

    ResponderEliminar
  2. Que grandes ideas Val querida , me encantan las garrafas pintadas de negro,, espero que tenga un buen dia

    ResponderEliminar
  3. Val,
    Lindas idéias,amei o armário. E as garrafas irão prá listinha de projetos...sem fim...rsrs...
    Besitos e tenha um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Val,

    Adoro o seu olhar para essas coisas que, para muita gente, passam despercebidas.

    Idéias lindas, criativas e acessíveis! E, como você disse, podem ser o ponto de partda para uma nova idéia, não uma cópia pura e simples. Adorei o post e as suas fotos!

    ResponderEliminar
  5. Muitos suspiros por essas fotos... tão lindas!!
    Bjs,

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa a ideia do passe-partout assimétrico :) realmente a beleza e a surpresa estão cada vez mais no inesperado!
    É sempre bom ver pelos teus olhos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ideias tão simples e tão engraçadas! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Val querida, você é mesmo especial, sensitiva, enxerga longe, vê coisas interessantes, aproveitáveis onde para a maioria passaria despercebida, adoro este seu olhar aguçado, já imaginando, criando algo novo de uma ideia já existente.
    Você é fantástica, digna de admiração.
    Estas garrafas pretas estão simplesmente encantadoras, não sabia da existência de tinta de ardósia.
    Adorei.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Olá Val!
    O teu olhar de lince consegue ver aquilo que muitos de nós não conseguimos:) São ideias girissimas - para não chamar ARTE - e que de facto fazem toda a diferença.
    As garrafas pintadas com tinta de ardósia são uma ideia que registei!! Bom fim de semana, beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Hi val .
    Tens olho para a coisa, ideias simples de alta reciclagem.
    É do que mais gosto de fazer reaproveitar que se tem.
    Prendeu me o pass partout,gostei muito desse mix de elementos que mo fim prendem o olhar .
    Tem um bom fim de semana
    Bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  11. Olá Vale, verdade agente treina os olhos nas viagens e sempre surge uma ideia. Sim, é tradicional da Holanda estas feiras de tecidos. Tenha um lindo final de semana, amei a garrafa, beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Vale, verdade agente treina os olhos nas viagens e sempre surge uma ideia. Sim, é tradicional da Holanda estas feiras de tecidos. Tenha um lindo final de semana, amei a garrafa, beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Meu tipo de post favorito!!! Adoro passear por aí com você! Hehe
    As ideias são todas muito legais. Minhas preferidas são os livros empilhados e as caixas na parede. Tão simples, tão fácil!
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. De facto, tudo boas ideias e, sem dúvida, excelentes pontos de partida para outras criações. Adorei a ideia das caixas e também a tua sugestão de transformar a pilha de livros em mesa de apoio :) Venham daí mais ideias Val! Grande beijinho e até já ;)

    ResponderEliminar
  15. Olá Val,

    Que maravilha de fotos, nada como um olhar de expert :). Tudo e lindo, amei os livros pintados e sua ideia de mesa, o passe-partout e simplesmente genial!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito do teu olhar atento ao mundo em redor, Val, sempre perita a filtrar pepitas de ouro do meio da confusão das pedras. :)

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pela partilha dessas imagens mega criativas que nos deixam cheias de inspiração para tantos projectos. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá Val..acho que já nasci com dedo verde.Papai tinha criação de gado e plantação,cresci assim,plantando,colhendo..Feliz semana querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Val
    Os livros colados foram simplismente uma criação de artista,
    as caxas deram mais alegria a parede com as cores, adorei.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Olá Val, tudo bem por ai?

    A beleza de criar algo novo com base em algo velho, ou que acabaria no lixo, e uma habilidade que muitos tem, outros nao, e eu valorizo e gosto dessa habilidade, nada se perde, tudo se transforma, certo?

    Adorei essas ideias, principalmente o passe-partout do quadro de aviso, todo o detalhe e bem criativo.

    Beijos minha querida, e desculpe-me o portugues sem acentos, mas esse computador que estou usando nao aceita a lingua portuguesa :(

    ResponderEliminar
  21. Adorei todas as ideias. Por mais que eu tenha dó dos livros na primeira dica, realmente é muito criativo colocar em prática em forma de mesinha ou algo parecido.

    Você tem um olhar perspicaz!

    Beijos
    Thaís Xavier
    Decorações pra Corações

    ResponderEliminar
  22. Sempre com o olho para a fotografia e com ideias criativas! Adorei as primeiras fotos com os livros e acho mesmo interessante como uma mesinha ao lado do sofá com um candeeiro. O roupeiro também era lindo sem portas mas com portas então... ehehh Adorei!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Concordo com vc, é bom demais guardar essas ideias, ajudam e muito quando queremos produzir algo diferente. Acredito muito na inspiração e na possibilidade de toda e qualquer coisa ganhar a nossa versão, por isso mesmo até o que parece ser "absurdo" pode ser adaptado e virar uma outra ideia. Muito legais todas as referências, em especial a da tinta sobre os livros! Fico muito feliz que tenha gostado das últimas peças que estou produzindo, acho que logo mais terei uma "pequena coleção" :)! Beijo

    ResponderEliminar
  24. Boa Val, sempre atenta :)
    Gostei imenso da ideia da mesinha feita com os livros e das garrafas pintadas com ardósia... 'e sempre tão enriquecedor conhecer novos sítios e culturas, há sempre algo diferente e conceitos que nos deixam a pensar..
    Um grande abraco
    Teresa

    ResponderEliminar
  25. Todas as ideias são muuuito bacanas mas a do passe-partour, para mim, é sensacional!!!! Agora toca buscar inspiração e fazer o meu próprio!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Tem que ser muito artista e muito criativo pra decorar vitrines de lojas e estabelecimentos né?
    Sabe que tenho vergonha de fazer fotos como essas aqui? Bobeira minha, mas essa fase de selfie atual talvez tenha me provocado isso e também pelo fato de eu morar aqui e ver isso tudo com freqüência. Só tenho olhar pra essas coisas quando viajo, que nem você fez.
    Mas de fato, muito interessante como eles expuseram os livros na livraria. =)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics