MY BANDANA TABLECLOTH

30.5.16
Uma toalha de mesa feita de bandanas era algo que eu já desejava há algum tempo. Tanto, que há cerca de 1 ano e à laia de treino, ensaiei uma manta de piquenique com os poucos lenços que tinha em casa. Nesta minha recente ida aos Estados Unidos, uma das coisas que tinha em mente era comprar bandanas em quantidade que me permitisse cortá-las e uni-las numa grande e colorida toalha para o terraço de casa. De fato, acho que exagerei e trouxe um autêntico contrabando destes lenços icónicos na mala! Deu para a toalha, para guardanapos e ainda sobrou-me uma mão cheia deles! Todavia ao lavá-los e cortá-los, deparei-me com alguns problemas que vale ressaltar: algumas cores mais escuras deitam tinta e com muita pena minha, fui forçada a descartá-las do projeto. E como todo (ou quase todo) produto barato, o algodão é fino e pode deformar depois da lavagem. Além disso, os lenços não têm todos a mesma dimensão e muitas vezes as estampas estão tortas. Mas tirando isso, os lenços são lindos, as estampas maravilhosas, e das cores, nem se fala! Os defeitos, com um jeitinho aqui e um disfarce acolá, empurramo-los para debaixo do tapete!











Tive alguma dificuldade em cortar os lenços em 4 partes, devido ao tecido fino e às estampas, por vezes, um pouco tortas. Sem nenhum ponto de referência nos lenços, que me permitisse cortá-los de forma correta, inventei o meu próprio processo, algo rudimentar, mas que até nem deu mau resultado e que consistiu no seguinte:

1) Com a ajuda de uma régua quadrada, encontrei, a olho, o centro do lenço e posicionei a régua o mais possível paralela ao desenho

2) e 3) Com o auxílio dessa mesma régua, marquei o meio do lenço, nas 4 laterais:


4) tracei duas perpendiculares passando pelos pontos encontrados, para guiarem-me no corte:

5) e 6) Cortei:






















7) e 8) depois das 4 partes cosidas, foi preciso achar uma medida comum a todos os blocos (no meu caso 19") e cortar novamente, para então unir os blocos e montar a toalha. A régua quadrada foi de grande utilidade e desta vez, guiei-me pelo eixo formado pelas costuras para marcar o quadrado de 19" X 19".

36 comentários:

  1. Olá Val, adorei a ideia da toalha e dos guardanapos feitos com os lenços. A técnica de corta-e-cose é chinês para mim, mas parece-me mesmo bem feito. Acho que empurrou bem os defeitos para debaixo do tapete :-) Agora uma das coisas que me chamou imensooooo atenção foi a terrina/saladeira que é linda, diferente, cool, colorida e podia continuar com os adjectivos... Adorei! E adorei a saladinha ficando até curiosa com a parte verde da salada, já sabe que sou uma cusca nestas coisas da comida, consigo perceber que é tomate-cherry, com queijo aos quadrados se não me engano, mas a metade verde não consegui decifrar, e parece-me bem apelativa, satisfaça-me lá a curiosidade se for possível :-) Beijinhos grandes e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. O resultado final é mesmo bonito, parabéns pela ideia e bom trabalho (sim, que deve ter dado mesmo uma trabalheira - pelas muitas razões que explicas e por todas as outras!). Está uma toalha linda, linda!

    ResponderEliminar
  3. A toalha ficou um mimo, tão bonita, jogaste tão bem os cantinhos de diferentes cores como se fossem mosaicos, conseguiste superar as imperfeições e fazer essa peça única, gostei da cor azul na barra, parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ah meu Deus, mais uma vez eu fico de boca aberta com tanta beleza!
    e o seu trabalho, não me pareceu divertido fazer estes cortes, mas com certeza valeu a pena, a toalha dos teus sonhos ficou maravilhosa!
    Parabéns pelo capricho e bom gosto de sempre amiga!
    Aproveito pra agradecer seu recado lindo lá no post de aniversario do blog.
    Fiz uma pequena alteração nele, retirei aquela frase em que eu falava de algumas decepções, com certeza ontem eu estava num dia meio emotivo.
    E concordo com vc, o contato pelo blog é muito melhor que face e instagram. Mesmo com uma pagina grande no face está bem difícil levar as pessoas ate o blog, são coisas distintas mesmo, estamos numa época imediatista, as pessoas não querem ler mais nada, rs
    Bem até os 8 anos garanto que vou, agora só faltam 10 meses já que atrasei o post em dois meses, kkk

    bju grande, uma semana bem colorida pra ti!
    ana

    ResponderEliminar
  5. ME ENCANTAN!!!
    QUE COLORIDO TAN ALEGRE.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  6. Olá Val,

    Que maravilha de toalha! Linda, alegre, luminosa a cara da estação, e com um adoravél ar hippie chique, amei! Valeu o trabalho pois ficou impecável.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Val, que linda toalha! E que lindo o seu trabalho! Estou imaginando sua mala cheia de lenços contrabandeados! As cores são lindas e bem vivas! Adorei a mistura e o resultado final! Linda mesa posta! Parabéns! Arrasou! Grande beijo

    ResponderEliminar
  8. Mais um trabalho excelente Val, ficou lindíssima essa toalha.
    Tudo tão perfeito, depois de tanto trabalho valeu mesmo a pena!
    Beijinhos e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  9. Adoro! E acho que é desta que vou usar as minhas bandanas, guardadas há tanto tempo. O método que arranjaste para cortá-las é genial! Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Fiquei rendida Val! Lindíssima, parece uma tela... já vi as fotos uma dezena de vezes e parei o olhar em cada um dos lenços! Parabéns, e mil beijinhos de agradecimento por partilhares a tua arte e saber conosco. A minha filhota também achou o máximo!

    ResponderEliminar
  11. Que trabalho mais lindo amiga !
    Ótima ideia e a mesa ficou linda e muito alegre.
    Amei parabéns !

    ResponderEliminar
  12. Lindo, lindo, lindo! Grande efeito, maravilhosa essa toalha! Lembro-me muito bem de andares à procura das bandanas no ano passado e de te ter dado a dica da Tiger. Também essa manta de pique-nique já tinha ficado absolutamente espectacular. Lembro-me também de ter ficado com vontade de fazer algo do género, pois o efeito que os padrõees das bandanas produzem são mesmo muito bonitos. Mas Val, apercebo-me que para além de se ter que saber costurar também é necessário dominar geometria descritiva (!) eheheh
    Grande projecto Val, muitos parabéns. Ah e as cores que escolhes fazem tão mas tão bem aos meus olhos. beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Hi Val.
    Mais uma vez surpreendeste com esta ideia original.Quem diria uma toalha com bandanas multicoloridas !
    Deu para perceber que houve pano para mangas .Ufa que trabalheira.
    A mesa vai fazer furor daqui a uns dias tal como hoje na net, tenho a certeza .
    O pap está perfeito e muito bem explicito .
    Que o bom tempo venha para que assim os almoços e festas comecem no terraço mais lindo de Lisboa ehehe.
    Tem um dia feliz
    Lulu

    ResponderEliminar
  14. Ficou muito giro. Já olhei várias vezes para esses lenços para fazer uma manta de piquenique como a tua. Falta-me a coragem... (medo de ficar uma grande porcaria).

    Bjs e parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar
  15. Olá Val!!
    Como eu adoro quando publicas um post novo. Sinto logo: inspiração está no ar! Tu e as tuas explosões de cor têm esse efeito em mim.
    Estou de queixo caído, mais uma vez!! A tua toalha está fantástica.
    E aos meus olhos está mais que perfeita. E fica tão bem na mesa da tua varanda!!
    Não posso deixar de elogiar esses pratos, que lindoooooosss!
    Beijinho enorme***

    ResponderEliminar
  16. Val, a toalha ficou simplesmente perfeita para o seu terraço! Divina, não teria como encontrar nada melhor em lugar nenhum!
    Lindo trabalho, como sempre!

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Val,
    aqui:9:30 manhã de terça-feira com sol tímido e frio.
    Admiro de longa data essas bandanas e a ideia da toalha foi ótima. Personalíssima com certeza e um colorido para não se botar defeito. Adorei, valeu o trabalho. Quanto às pequenas imperfeições? Não reparei. Parabéns pela linda feitura.
    bjs.

    ResponderEliminar
  18. Linda! Estou confeccionando uma toalha/ colcha me inspirando na primeira q você fez! Parabéns, trabalho belíssimo!! Eudynar Brasília/Df Brasil

    ResponderEliminar
  19. Querida Val!
    Estou maravilhada com a tua toalha: tão perfeita, tão harmoniosa, tão colorida, tão alegre, tão genuína! Que ideia gira, genial! Gostei tanto!
    Ainda bem que nos mostras estas maravilhas, alegram o olhar, o coração e dão-nos inspiração, obrigada!
    Ah, não tive tempo de comentar (fim de ano letivo, é de loucos!) mas amei as almofadas redondas: que luxo, que charme!
    Beijinho grande e... estou já desejosa de saber qual será a próxima novidade. :)

    ResponderEliminar
  20. Ah, Val que coisa mais linda, mas você é de uma habilidade, paciência, mão boa, que invejinha, sou tão desajeitada.
    Ficou linda sua toalha de lenços americanos, aliás, eu adoro sua varanda, é tão bonita, colorida, alegre.
    Parabéns, querida amiga, por mais um trabalho encantador.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  21. Hola Val , primero que nada muy buen tutoríal ,,me quedó clarísimo como cortaste la tela ,, y realmente una belleza de mantel ,,me encanta su colorido y como combina con todas esas bellas sillas

    ResponderEliminar
  22. Adoro esse tecido de bandana Val... essas cores vibrantes e a estampa deixam o ambiente tão alegre e essa configuração de toalha ficou lindíssima.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  23. Oi Val, estás bem pelas artes q andas a fazer!!! Ficou belíssima sua toalha e nem tem defeitos, mas para organiza-lá deu uma trabalheira, gostei do bol digo saladeira, e da sua criatividade de fazer os guardanapos e esses pg delicados que encaixou muito bem nessa proposta de mesa, parabéns e beijinhos da Rose.

    ResponderEliminar
  24. Val, ficou maravilhosa! Leve, colorida e alegre, traz luz e boas energias a qualquer mesa, por mais sisuda que possa ser! Seu tutorial está ótimo, porque por mais que nos aventuremos na costura, sempre temos algo a aprender.
    Bjs e parabéns!!!

    ResponderEliminar
  25. perfeita, para os dias de sol , que teimam em não chegar...

    ResponderEliminar
  26. Essa toalha ficou maravilhosa! Adorei a barra azul! Acho que os defeitinhos foram mesmo para baixo do tapete - ou da toalha ;)

    ResponderEliminar
  27. Que belíssimo trabalho, Val! Ficou linda demais, parabéns.
    E essa mesa posta, quanto capricho!
    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Espetáculo Val :)
    Linda, linda, espetacular, fantástica, magnífica :D :D
    Adorei as cores, a junção das mesma, adorei tudo :)
    Apesar do imenso trabalho, com alguns contratempos, valem bem a pena, mesmo :) E se tem algum defeito? Não vejo nenhum, só vejo um trabalho único :) Muito Parabéns :)

    ResponderEliminar
  29. Oi, Val!
    Vim ver de perto a toalha de mesa de bandanas, assim como todo o resto que você vem aprontando.
    Como ela ficou linda e deu uma alegria enorme à sua mesa de jantar.
    Todo o seu universo criativo é muito colorido mesmo né`?
    A junção dos quadradinhos ficou perfeita! Amei e teria na minha cozinha também.
    Amo bandanas! Esses tempos minha sobrinha e eu estávamos procurando em um shopping center de São Paulo e não achamos e você trouxe uma mala cheia! =)

    Não vejo trabalho como muitos pensam. Eu acho um prazer enorme fazer essas coisas! Que carinho!

    Beijos! ♥

    ResponderEliminar
  30. Olá Val! Onde estão os defeitos que eu não encontro? :)
    Pela descrição foi um trabalho imenso e eu acho que ficou óptimo! bjns

    ResponderEliminar
  31. Essa toalha ficou pura alegria, Val, aliás essa mesa como um todo é uma felicidade danada! É uma toalha singular, que dá pra pirar de montão em diversas composições e já fico logo imaginando o tanto de ideias que devem estar fervilhando na sua cabeça! Beijão e ótima semana

    ResponderEliminar
  32. Mesa linda linda linda! Bem colorida como nós gostamos! Tenho esses pgs e adoro tambem Val! Parabens!

    ResponderEliminar
  33. Val, ficou maravilhosa!!!! Ah, se eu soubesse costurar... faria uma pra mim, pra minhas irmas, amigas, pra todo mundo. Simplesmente estou aqui 'babando'

    ps.: desculpe-me pelo portugues sem acentos, mas esse computador que estou usando nao reconhece acentos ortograficos :(

    ResponderEliminar
  34. Val, vim aqui espreitar novamente a tua toalha e vou levar a imagem comigo, ok?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Habilidade, paciência e bom gosto você tem de sobra. Um espetáculo, Val. Será que vou conseguir deixar meu comentário dessa vez?

    ResponderEliminar
  36. Deu certo, Val. Acho que o problema era o velho layout.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics