CAIXA PARA TALHERES

16.1.16
Durante algumas semanas frequentei um curso de marcenaria. Não que pense dedicar-me ao ofício, mas mais naquela de ganhar alguma intimidade com o serrote e o martelo e não me sobrar peças depois de desmantelar as velharias que me passam pelas mãos. Na primeira aula, foram distribuídas entre os alunos, duas pequenas tábuas de mogno e uma ripa em pinho que no final da formação, segundo o monitor, deveriam estar transformadas numa bonita caixa com tampa. Foi nesse momento que achei tudo muito insólito, devo mesmo ter-me rido para dentro e não confiei minimamente nas minhas skills. Prova disso é que não fotografei nada dessa etapa, aliás nem dessa, nem de fase nenhuma. Mas a verdade é que ao fim de 18 horas, e depois de muito ter cortado, martelado, lixado e agravado a tendinite que tenho no ombro, surpreendentemente aparece à minha frente uma caixa feita inteiramente por mim. Estávamos na altura do Natal, e os meus colegas acharam que aquela seria a prenda ideal para ofertarem ao pai, à mãe, ao marido. Que estes iriam ficar muito orgulhosos e emocionados, tal qual nos sentimos quando o filho pequeno traz da escola algo realizado por ele. Observei a caixa que, okay, era feita por mim, mas não era linda e de imediato me veio à cabeça o sorriso amarelo de uma filha quando, expetante, abrisse o seu presente de Natal, e lhe saísse aquilo. Se eu própria, a progenitora da caixa, olhava para ela e não lhe via qualquer beleza ou utilidade, que dirá a filha? Relutante trouxe-a para casa e coloquei-a temporariamente na prateleira da cozinha, virada de topo para ocupar menos espaço, em espera enquanto eu não me desse ao trabalho de transferi-la definitivamente para a arrecadação. E como ela ficou ali uns dias, de topo, com os encaixes bem à vista, de repente até comecei a enxergar alguma possibilidade. Lembrei-me que sou compradora compulsiva de talheres, que as gavetas estão abarrotadas deles, que um puxador faz milagres e um tecido, aconchega. Tudo isto somado, a caixa continua na prateleira, só que para todo o sempre, cumprindo uma função definida e com um ar bem mais atraente.









35 comentários:

  1. Val querida, você é tão divertida, morro de rir com seus textos.
    Mas você, hein, é danadinha de talentosa, tem uma habilidade manual, um jeitinho, uma criatividade, olha, eu fico de queixo caído.
    Que caixa linda é esta, sinceramente, estou encantada, que belezura.
    Agora mesmo pergunto se você não quer importar uma pro Brasil, mas precisamente pra minha casa, rsrsrs, brincadeirinha....
    Agora falando sério, linda sua caixa, queria ver mais fotos, aliás, que prateleira mais bonita a sua, do jeitinho que gosto, queria uma assim na minha cozinha, pra dar mais cor e aconchego nela.
    Você deve pensar, puxa, esta aí, quer tudo que eu faço, que eu tenho, mas sabe, Val, sou tão sua fã, gosto das coisas que você cria, do seu jeitinho de transformar algo que iria pro lixo ou estava abandonado em peças lindas e funcionais.
    Parabéns, amiga, pode continuar na aula de marcenaria, você tem futuro.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  2. Tens razão Val, a caixa não era bonita, mas quem melhor que tu para lhe dares alguma graça, os puxadores são giros e originais e deram vida e utilidade à caixa. Reparei que aprendeste umas coisas, a caixa até vem malhetada à moda antiga, muito bem, hoje já não se encontram peças assim com facilidade. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uau! Mas que bem! Tens jeito para tudo, menina, estou de queixo caído... :)
    Ficou lindíssima, fantástica, harmoniosa e funcional! Combina tão bem com tudo o que a rodeia. E os puxadores? Que luxo!
    Adorei, amiga, agradeço de coração esta maravilha que partilhas connosco. Bem hajas, querida!

    ResponderEliminar
  4. Val, ficou espectacular!! As coisas que conseguimos fazer, bastando para tal querer. Muitos parabéns!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Val essas aulas valeram bem a pena.
    A caixa está um espetáculo! Adoro os puxadores e a maneira como a forraste.
    Parabéns e bom fim de semana, beijinhos:)

    ResponderEliminar
  6. Oi Val, tu tens que se orgulhar muito pelo lindo objeto que criaste. A caixa ficou muito linda com esses puxadores. Tu és talentosa demais e eu fico muito feliz por isso. Sempre nos trazendo suas artes que muito nos inspiram e incentiva a fazer algo.
    No meu blog já postei as fotos das prateleiras que mencionei no post anterior. Quando tiver um tempinho venha ver.
    Tudo de bom querida,bjsssss

    ResponderEliminar
  7. Coitadinha da caixa Val, ela só estava à espera que lhe desses uma oportunidade! Ficou linda. Mas olha que mesmo simples, antes da transformação que lhe deste, era uma senhora caixa, toda feita por ti, brilhante! A mim sobrar-me-iam peças, dedos e sabe-se lá mais o quê. E gosto tanto do do ambiente das prateleiras onde a destacas, que cores fantásticas. beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. E não é que ficou um espectáculo!? :) E com utilidade!
    Há uns anos atrás (muito antes de me dedicar às "costuras") fiz as provas de admissão para o curso de marcenaria da Fundação Ricardo do Espirito Santo Silva, inscrevi-me, e frequentei as primeiras aulas. Adorei e ainda hoje tenho pena de ter desistido. Tentei o horário pós-laboral mas na altura cheguei à conclusão que era impossível de conciliar com o resto.
    Salvo erro, começámos por aprender os entalhes, e os da tua caixa vistos daqui parecem estar muito bem. Ficou muito bem Val! E a mim parece-me que do modo que está seria um óptimo presente.

    ResponderEliminar
  9. Oh Val...nunca paras de me surpreender :) És uma mulher dos 7 ofícios!!
    O resultado final ficou fantástico, lindo! E aqueles puxadores...que delicia :)
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Val, que linda! Enquanto lia, imaginava uma caixa muito mais simples e não muito bem acabada. Mas vc surpreende, sempre!

    ResponderEliminar
  11. O que é que tu não consegues fazer, hein?! Ficou gírissima! Os puxadores são um must! E sim,podia vir directo cá para casa:)
    Beijocas e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Compradora compulsiva de talheres? :-) Não se martirize Val, todos nós temos aquelas coisas a que não lhes resistimos. Essa caixa ficou muito atrativa com esses puxadores originais. Está diferente e se tem utilidade, maravilha! Eu cá gostei muito (de ver) porque eu cá não tenho essa veia de marceneira como a Val. Beijinhos grandes e desejos de boa semana***

    ResponderEliminar
  13. Incrível como pequenos detalhes fazem uma diferença enorme... a caixa ficou linda Val.
    Beijos,

    ResponderEliminar
  14. Olá Val,

    Estou boquiaberta com o resultado, uma caixa com encaixes laterais em só 18 horas de curso?! A caixa e bonita, o cedro é uma madeira linda por natureza, mas ficou muito melhor com o seu toque de gênio usando os puxadores mais que perfeitos, aluna formada com mérito, pode acreditar!
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Cada a dia que passo aqui tem uma surpresa criativa, bonita e diferente!
    Então devo afirmar que nem as companheiras acima, MARAVILHOSA essa caixa!,

    Estou aqui de cama com gripe e nesse frio de -8*C que faz por aqui. Que bom ter você na net para florescer meu dia!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Um curso de marcenaria, que interessante. Certamente que o aproveitaste muito bem e vai dar ótimos frutos por aqui... E a caixa acabou por resultar muito bem. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Minha querida é incrível como tu consegues dar beleza aonde pões as mãos! a tua caixa ficou fantástica, os puxadores estão incriveis. E claro ela fica maravilhosa na prateleira da tua cozinha.
    Beijinho enorme**

    ResponderEliminar
  18. Hallooo ...😊
    Olha que para quem não acreditava não ficou nada mal .
    Os puxadores são iguais aos que tenho na minha cozinha,adorooooo.
    Eu nunca tive jeito com madeiras e das primeiras coisas que fiz foi um tabuleiro que esta em casa da minha mãe.diga se que eu comecei e o prof é que aandava eu no 5ano .
    Eu acho que uma caixinha tem sempre utilidade.
    E saber nunca ocupa espaço.
    Bj grande e Boa noite
    Lulu

    ResponderEliminar
  19. ME ENCANTA!!!!
    ADORO LAS CAJAS ME REGALARON ESTOS DIAS UNA GRANDE LLENA DE CAJAS CHIQUITAS PECIOSAS.
    UN AMIGO DE MI HIJO QUE LAS HACE.
    NO CONOCIA LAS CJITAS DE ROYAL DE OTROS COLORES.
    ME ENCANTAN...
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  20. Val, é linda :)
    Eu como sou fã de caixas, também adoro essa com a simplicidade que veio para sua casa :)
    Mas claro com essas alterações ficou ainda mais bela :)
    Parabéns :D :D

    ResponderEliminar
  21. Sou louca pra fazer um curso de marcenaria, Val, também pra ver se tomo alguma intimidade . Confesso que não achei a caixa nem um pouco tosca, muito pelo contrário, fez um belo trabalho. Claro que, depois que lhe deu uma personalizada, virou outra coisa! Mas acredito nas coisas dessa forma: tudo pede um carinho mais apurado pra se parecer melhor conosco. Parabéns pelo feito! Beijo

    ResponderEliminar
  22. Val,
    Simplesmente achei o máximo! LINDA, LINDA, LINDA!!!
    Bjos

    ResponderEliminar
  23. Surpreendente! És mesmo a mulher dos mil ofícios! E a caixa ficou linda, mais ainda forrada e com esses puxadores tão giros. Parabéns!

    ResponderEliminar
  24. Só você mesmo para duvidar das suas habilidades! Todos que te leem já tinham certeza que daí sairia coisa boa, como sempre!
    Finalmente de volta!
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Ficou linda! Parabéns!
    A sensação deve ter sido boa de ter executado esse trabalho e que bom que ela se tornou útil também.
    Bjuss!

    ResponderEliminar
  26. Querida Val! O que dizer muita sensibilidade e bom gostos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. O puxador faz milagres, o tecido aconchega, mas nada seria igual sem o teu bom gosto. Ficou perfeita.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  28. Olá Val
    Pena que você não tenha fotografado o processo, estava
    sem fé de que daria conta?, acho que você leva jeito para a coisa,
    pena a tendinite,ô coisa chata, eu também tenho, mas no pulso, nem
    posso pensar em fazer algo tão pesado.

    beijinhos e uma abençoada semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  29. oi Val

    Para um primeiro trabalho ficou muito bom, se vc praticasse mais aí sim ficaria perfeita. Mas vc como sempre dá um jeitinho especial em tudo e ficou como uma ela lembrança do seu curso.
    Inspirado pelo teu comentário lá no blog ontem, eu atualizei o meu post do passo-a-passo dos oratorios. que, sabe assim ele aparece nas pesquisas do google, aproveitei e coloquei o nome do blog nas antigas fotos.
    Eu era bem caprichosa nas minhas artes, ja fiz tricô, bordei tapetes, fiz flores de tecido, etc. Artesanato era minha paixão até vira blogueira, depois troquei de passa tempo, rs

    bjus amiga, boa noite

    ResponderEliminar
  30. Uauuuuuuuuuu, antes de mais, parabéns Val pela tua caixa. Uma verdadeira profissional de marcenaria.
    Mas não há dúvida, a tua verdadeira vocação é a criação, a caixinha com os acabamentos e a função que lhe deste, ficou MARAVILHOSA!!!!!
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  31. Hola amiga querida !! Que bonita quedo esa caja !! Pero mis ojos se fueron a ese rincón de su cocina !! Que maravilla de papel mural

    ResponderEliminar
  32. Então acho que vc faz parte do meu time: de olhar criticamente pra tudo que constrói rsrs.
    Mas, sinceramente, gostei do resultado. Acho que a caixa, mesmo "in natura" estava bonita - gosto de mistura de madeiras. Porém, os talheres (lindos demais, diga-se de passagem), a valorizaram mais ainda e o tecidinho é como disse, acolhe! Agora, ela não passará despercebida.

    Obrigada pelo carinho lá no post e com a Lojinha Poções de Arte .

    Abração e ótima semana.

    ResponderEliminar
  33. Puxa, você fez uma caixa de madeira!!!! Ficou muito bacana e você tem todos os motivos para estar bem orgulhosa! Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Que caixa mais graciosa! Linda demais! Perfeita para os talheres bordados. E que estante mais fofa, amei o fundo amarelo estampado! Que graça que deve ser o ambiente completo! Beijos

    ResponderEliminar
  35. Oi Val, a caixa ficou bem feita mesma, não sei porque não gostastes ;-)
    Transformada em porta talheres ficou mais linda e prática! Os talheres na frente da caixa foi uma ideia genial, deixou-a bem personalizada e criativa!
    Você vai restaurar mais lindamente os móveis antigos, agora está mais experiente na marcenaria, parabéns!
    Beijos e um ótimo carnaval!
    Ene ♥

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics