ANO NOVO, MESA (QUASE) NOVA

2.1.16
Se eu tivesse que descrever numa palavra esta transformação que fiz, provavelmente colocaria uma enorme #umtantoouquantofailed agarrada à peça. Eu explico: queria muito aprender a técnica de transferência de imagem, e apesar de ter lido sobre o procedimento em bastantes blogs, assistido alguns vídeos e inclusive ter tido a ajuda preciosa da Patrícia do Fuxicando Ideias, que por email deu-me imensas dicas e conselhos, a verdade é que a experiência não saiu exatamente como eu queria. A pequena mesa em pinho que pertence ao quarto dos netos (do meu pai) na casa de praia, estava muito sem graça e a ideia foi dar-lhe um up, tornando-a mais divertida e a cara dos jovens que no verão, saturados de meses de frio e enfim livres dos estudos, invadem a casa do avô, na mais pura descontração, com pouca roupa e...chinelos de dedo nos pés. O que correu mal então? bom, talvez olhando de longe ou pelas fotos, não se note, mas o papel branco que deveria ter desaparecido praticamente todo, saiu em certos locais, mas noutros, não, e 3 ou 4 unhadas minhas, fizeram com que algumas letras ficassem com falhas. Quem viu o trabalho ao vivo, gostou, e até achou que as imperfeições dariam um ar rústico, mas não era essa a minha intenção. No entanto, valeu o esforço, vou encarar este quase falhanço como uma 1ª experiência e praticar mais, para melhorar a performance. As fotos da "nova" mesa foram tiradas lá em casa e em jeito de pano de fundo, aparece uma das mantas que fiz para as camas do quarto. São blocos grandes em patchwork, num trabalho pouco exigente, sempre com foco na simplicidade e informalidade que pede uma casa de praia. Agora, pelas minhas contas, para terminar o dito quarto, falta recuperar um pequeno baú e "dar a volta" às gavetas da cómoda. Imaginação, precisa-se!










A técnica para a transferência de imagens é simples, mas requer muita calma e alguma paciência:
1) Antes de mais há que fazer uma fotocópia em laser (atenção: tem mesmo que ser a laser!) da imagem que queremos decalcar. Como no meu caso seria uma frase e não uma figura, a imagem é impressa invertida para depois de feita a transferência, aparecer no sentido correto.
2) Passar generosamente o produto que permite a transferência (e que indico qual é, mais abaixo) tanto no suporte como na fotocópia. Muita atenção para o papel ficar liso e sem bolhas.
3) Após pelo menos 24 horas de secagem, molhar cuidadosamente o papel com uma esponja húmida. Nesta etapa já vão aparecer as letras ou imagem decalcadas
4) Com o papel húmido, usar os dedos em movimentos circulares muito suaves para retirar ao máximo o excesso de papel e deixar só a imagem. O trabalho fica concluído com uma camada de verniz incolor para proteger.
























O produto recomendado é este e comprei-o online aqui :













29 comentários:

  1. Oi Val já estou por aqui curtindo seu primeiro post.
    Estava eu lendo sua postagem e me veio um sorriso meio que de surpresa ao ler :O quarto dos netos.
    Aí pensei:A Val tao jovem já é avó.Voltei a ler novamente e agora fui mais adiante e vi que era os netos do seu pai,rsrsrsrsr...E sobre a mesinha eu achei perfeita tanto a escolha da imagem como a arte final.nao vi nenhum defeito.Vou esperar sua próxima tentativa.Bjs e um feliz novo ano.

    ResponderEliminar
  2. Olá Val! Eu gostei muito da transformação da mesa e gostei de aprender sobre essa técnica que não conhecia. Confesso que o meu olhar foi mais vezes para a manta de patchwork. Gostei dos tecidos, gostei do toque informal no corte dos rectângulos de tecido e fiquei com curiosidade de saber se foi tecido de algodão turco o que usou na última camada (na de trás). Esta foi sem dúvida uma boa forma de começar o ano! :) bj

    ResponderEliminar
  3. Olá Val, acho que ficou muito bem, não vejo qualquer defeito. Não conhecia a técnica, mas gostei muito do efeito. Afinal há tantas maneiras de nos divertirmos a "inventar"! A mesa ficou linda, diferente, nem parece a mesma e para a casa de praia não podia ter ficado melhor. Agora a manta em patch... que cores, que estampas, que linda! Adoro patch! Beijinhos e vamos esperar que este ano nos traga muita saúde e muita inspiração.:)

    ResponderEliminar
  4. Que técnica interessante Val, não conhecia :)
    Gostei do resultado final e acho que a mesa ficou linda...ainda assim sei que nada te fará mudar de ideias :D Conheço a sensação! ehehe
    Fiquei curiosa com o que mais poderá sair das tuas mãos :)
    Beijinhos e um feliz ano!!

    ResponderEliminar
  5. Querida e linda Val
    Olha pra ser sincera não vi defeito algum, achei muito linda e muito difícil de fazer, mas pra você, talentosa, habilidosa, e que adora um desafio, você tirou de letra, bacana mesmo.
    A manta é um caso à parte, é maravilhosa, queria uma desta.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Val, mais uma vez estás de parabéns!
    Eu adorei a transformação da mesa e não vi nada de defeitos.
    Beijinhos e um feliz ano de 2015:)

    ResponderEliminar
  7. Hola Val querida ,, muy buena explicación para hacer transferencias , ese producto no lo conocía , y la mesa quedo preciosa

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Val, ficou linda, parabéns!
    Tenha um maravilhoso 2016,
    abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  9. Val, eu gosto muito! Mesmo com as tais imperfeições de que falas, que não parecem imperfeições mas sim fazer parte da peça. Aliás, se lhe quisesses dar um ar mais "vintage" só tinhas de continuar a dar-lhe unhadas, criar algumas falhas na tinta branca e amarelecera um pouco com um vioxene diluído. Ficou excelente a mesa, uma reciclagem muito boa! E a manta de retalhos tem umas cores e padrões lindos. Olha que esse quarto está a caminho de ficar um verdadeiro espanto. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá Val :)
    A peça ficou "um tanto quanto linda" ahahaha
    Imperfeições ?? Eu gostei muito e acredita que se não tivesses descrito as acrobacias para chegar ao final pretendido ,ninguém notaria nada .
    Gostei muito desde DYI ,as coisas que tua aprendes e passas para nós !!!!!
    Sim senhora ,esse quarto há de ficar lindo .Supostamente essa manta é para o quarto .Certo ?
    Aguardo ansiosamente .
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  11. Oi amiga gostei muito do resultado tanto da mesinha como também da colcha.
    Achei perfeito !
    Já imagino a belezura que vai ficar este quarto bjs.

    ResponderEliminar
  12. Olá Val, antes demais quero agradecer de coração pelos seus comentários sempre tão simpáticos lá no meu cantinho, obrigada pelas suas palavras. Espero que esses festejos de fim/início de um novo ano tenham corrido pelo melhor e que 2016 lhe sorria muito a si e aos seus. Quanto a este post e à sua mesinha, eu sinceramente não denoto defeitos. Nota-se num lado ou noutro realmente umas falhinhas, mas mínimas, a Val está a ver com olhos extremamamente perfeccionistas, não será? :-) Eu acho é que deve estar contentíssima por ter conseguido executar este trabalho tão difícil. Adorei a transformação e a colcha em patchwork está muito bonita também. Parabéns Val. Agora, eu cá fico à espera da transformação do baú, pois eu sou apaixonada por baús e arcas antigas onde antigamente se guardava o tradicional enxoval... Adoro, adoro, adoro! Beijinhos grandes e boa semana***

    ResponderEliminar
  13. Minha querida, ainda agora começou o ano e tu já a surpreender-me! Que trabalho fantástico, adorei mesmo e desconhecia essa técnica. Obrigada por a partilhares!
    Não consigo ver aqui nenhum defeito, mas entendo-te. Parabéns aposto que esta mesinha vai fazer um brilharete na casa de praia da tua família.
    Aproveito para te desejar um excelente 2016, repleto de tudo aquilo que necessitas para seres feliz!
    Beijinho enorme minha amiga!

    ResponderEliminar
  14. Já começou arrasando, né Val??
    Mesa incrível...
    Bjs,

    ResponderEliminar
  15. Oh Val... eu muito sinceramente não reparo em defeito nenhum!! Está perfeita!! Nem sabia que era esse o processo, tenho visto um pouco sobre imprimir imagens em papel vegetal e passar com um cartão magnético para a madeira (algo que eu ainda estou para experimentar....)mas esse resultado quanto a mim está óptimo e as cores escolhidas são o ponto chave.

    ResponderEliminar
  16. Ah... e a manta! Adoro!! Eu só fiz uma há uns anos e deu luta confesso... não ficou perfeita mas cosi todos os quadrados uma a um em tiras compridas, essa deixou-me curiosa. Tenho que lhe pedir umas aulas ;) qualquer dia estou a fazer um workshop consigo!

    ResponderEliminar
  17. Ah, ficou tão bonita! E você tem razão, as pequenas falhas deram uma carinha de rústico para a mesa, achei que ficou incrível!!! Acho importante aprender a viver com as pequenas imperfeições das coisas, afinal, nada (e nem ninguém) é perfeito, certo?

    ResponderEliminar
  18. Seu trabalho ficou muito bom! Como também tenho alguma dificuldade em áreas que envolvem tinta, pincel e afins, imagino que não seja mesmo tão fácil quanto aparenta.
    Adorei sua manta! As cores, a simplicidade dos blocos, as estampas, tudo muito bem escolhido, resultando num estilo charmoso e alegre.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Que gira que ficou!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, Val
    aqui:9:08 manhã de quarta-feira com sol e céu azul.
    Bem....pelas imagens do blog o trabalho está perfeito, e como sempre no capricho. Adorei a frase, melhor que isso só estando de pijama, rsrsrs...
    Acho que já falei, mas não custa repetir: admiro sua vontade de criar, a partir de coisas sem muita graça, tira da cartola idéias que faz toda a diferença.
    Bem...que seu 2016 traga mais criatividade, vontade e bastante coisas boas.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  21. oi Val, gostei da mesa e amei a colcha. A combinação de cores ficou linda, os tecidos, as estampas, tudo perfeito. E não fica triste não, a mesinha ficou show.
    bjk

    ResponderEliminar
  22. Eu gostei Val, acho que está muito bonito :)
    Parabéns por mais uma transformação genial :D :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Ficou super giro, a serio gosto mesmo muito, adoroooo!

    ResponderEliminar
  24. Olá querida Val! Eu amei a mesa! Adorei conhecer melhor a técnica, já uma vez experimentei, mas como o papel não era o indicado, não correu nada bem... normalmente decalco e pinto! Está maravilhosa, as cores, tudo, uma perfeita combinação com a mantinha que também é de sonho... e o que chamas defeito, eu adoro! Os teus filhos devem ter um orgulho tão grande, mas tão grande, em ter em seu redor peças construídas ou recicladas pela mãe... Um beijo enorme!
    Neuza

    ResponderEliminar
  25. Nossa ....fiquei feliz que você fez!!!! E sinceramente amei o resultado. Entendo que gostaria que não houvesse falhas, mas de verdade, vc. seguiu os passos perfeitamente e ainda explicou melhor ainda!:)
    É natural ocorrerem as falhas, claro que alguns fatores podem influenciar no processo.Eu já perdi vários trabalhos, mas nunca desanimei rsrsrs. Amo essa técnica! No caso do fundo branco, algumas artesãs retocam com tinta. Como foi uma frase, talvez o ideal seria recortar o máximo de excesso de papel em volta da frase ou recortar as palavras deixando alguns centímetros de borda. Eu particulamente gosto deste estilo rústico com ar de antigo. Nunca tentei com frases, mas vc. arriscou e acertou muitoooo, parabéns!!!
    Muito legal Val, quero ver os próximos projetos :), eu estou de férias da loja, volto dia 18. Vou fazer umas caixas com transfer com fotos para um casal de amigos que voltaram de viagem e até me deu mais ânimo rsrs :)
    Ah....e não podia deixar de citar essa manta que deu um charme e aconchego !
    um beijo e sucesso nos seus projetos!
    Linda semana e que 2016 seja próspero :)

    ResponderEliminar
  26. Que lindo Val,é uma maravilha começar um novo ano com novos projetos.Um 2016 lindo pra você e sua familia!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Pois eu achei um belo trabalho, Val! A mesa rejuvenesceu um tanto, diria até se tratar de uma peça totalmente nova. E as mantas também estão belíssimas, uma excelente mistura colorida e descontraída! Tenho muita vontade de fazer esse trabalho de transfer, mas ainda não me apareceu nenhuma peça que tenha o perfil dele. Quando surgir, vou falar contigo. Por enquanto, ando estampando um criado-mudo bastante surrado. Descobri um pó ( não sei como se chama) que dá um certo volume nos desenhos, mas não sei se será duradouro. De todo jeito, se durar pouco, é a oportunidade de variar e fazer tudo outra vez :). Beijos!

    ResponderEliminar
  28. é tão bonita! ficou mesmo gira, nunca tinha pensado numa mesa com uma frase ahah mas fica girissima

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics