RECIPES IN A JAR

8.12.15
Há uns dois anos que tinha esta ideia na minha interminável to do list, até que agora, com um precioso impulso da Débora (por vezes só é mesmo preciso um empurrãozinho de nada para se concretizar algo), saiu do papel! Trata-se de colocar os ingredientes secos de uma receita, num pote, em camadas, e oferecer de presente de Natal (ou noutra ocasião, porque não?). O presenteado apenas junta os ingredientes líquidos (ovos, manteiga) completando a receita, e leva ao forno. Um boa forma de mandar o aroma de um delicioso bolo para a casa dos seus amigos!
Como os potes que fiz, destinam-se a crianças, escolhi receitas fáceis e com cara de Natal: Cookies e Brownie. O ideal é reciclar frascos que flanem lá por casa, mas eu encontrei uns na Tiger, com a capacidade que pretendia (750 ml) e que de tão giros, dispensavam muita decoração. Apenas atei aos potes uma tag com indicação do que deve ser adicionado e o modo de preparação, etiqueta com o nome da criança na tampa, escrevi qual a receita no coração lousa que já vinha na peça, e prendi uma colher de pau com washi tape, apenas para dar mais uma graça. Se tivesse pensado com mais tempo, talvez juntasse um avental infantil ao conjunto. Enfim, as ideias de receitas e decorações são ilimitadas e só depende mesmo da sua imaginação para fazer um presente criativo e original!

















Abaixo, o conteúdo que coloquei num pote para Cookies. A primeira camada, farinha, fermento, sal e bicarbonato, já vai misturada antes de ser arrumada no frasco. Para completar a receita, basta juntar 110g de manteiga, 2 ovos e 1 colher de chá de extrato de baunilha. Misturar bem, sem bater. Colocar a massa em montinhos afastados num tabuleiro untado e levar ao forno a 180º por cerca de 25mn.
Quanto à mistura para Brownie, usei as quantidades que vêem abaixo. Mais uma vez , não esquecer que a camada de farinha, sal e fermento, já vem misturada antes de ser arrumada no pote. Para completar a receita, basta acrescentar 150g de manteiga, 3 ovos e 1 colher de chá de extrato de baunilha. Misturar tudo sem bater e colocar num tabuleiro untado. Ir ao forno a 180º por cerca de 30mn.


Algumas dicas que ajudam na hora de montar os potes:
1- usei uma colher comprida para colocar cuidadosamente a farinha no fundo, pois sendo um pó leve, se apenas jogarmos lá para dentro, a tendência é sujar as paredes do frasco.
2- servi-me do rolo da massa (tirei-lhe os topos) para compactar as camadas
3- usei uma colher envolta num papel de cozinha para limpar o mais possível as paredes do frasco
4- enchi mesmo, exageradamente, até ao topo, ao ponto de sentir uma ligeira pressão quando coloquei a tampa do pote, para que ficasse tudo pressionado e não corresse o risco de desmanchar as camadas.
5- Uma dica importante é deixar por último as camadas de ingredientes que se forem a mais ou a menos, não alteram a receita. No meu caso, deixei os M&Ms e as nozes. Caso faltasse ou sobrasse espaço no frasco, colocar a mais ou a menos não faria diferença no produto final.

33 comentários:

  1. Esta ideia é genial Val. Recentemente visitei uns blogs que mostravam precisamente várias misturas para serem colocadas nos frascos. O efeito é surpreendente e a ideia ainda melhor! Os teus ficaram o must! Este ano também vou oferecer uns frasquinhos bonitos, mas com outro tipo de conteúdo, com paté.
    bjs*

    ResponderEliminar
  2. Oi Val, outra vez :)
    A
    Tens razao, a lista deve ser enorme... e as vezes basta um empurraozinho...
    Olha, a minha filha deu esses potes o ano passado, foi muito giro.
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Acho um presente super giro e diferente. Obrigada pelas explicações tão detalhadas! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Val,
    Que presente lindo e delicioso :)
    Já postei uma vez, várias idéias de presente no pote, ia desde kit de manicure até kit de barbear prá homens, e claro, tinha os das comidinhas.Fiquei tentanda a fazer,mas sabe como é, um dia...
    Agora com sua idéia já me animei, vou buscar potes que caibam a medida, e presentear os minis chefs da família...rsrs...Vou colocar um avental junto também.Amei.Parabéns.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderEliminar
  5. Olá Val, que belíssimos e deliciosos presentes! Não conhecia, mas adorei a ideia e o perfecionismo com que foram "decorados". :)
    Aproveito para dizer que tinha saudades de te falar, vi os teus últimos posts, mas na correria, não deu para deixar-te uma palavrinha. Vai agora.
    Muitos parabéns por este magnífico cantinho, a blogosfera não seria a mesma coisa sem ele, sem ti... :)
    Aproveito para dar, também, os parabéns às felizardas presenteadas com os teus saquinhos. Ficaram lindos, perfeitos e muito amorosos!
    É um trabalho que gosto imenso de fazer e tem sempre serventia: bolsa da lingerie, mochilinha para crianças, bolsa de passeio, bolsa diária, saco do pão, enfim. Adoro confecioná-los e mais ainda de ver as carinhas sorridentes, cada vez que ofereço um. Este Natal, também, fazem parte dos presentes que vou oferecer.
    Um beijinho grande, voltarei sempre que puder, com desejos de te ver abrilhantar este cantinho com as tuas maravilhosas ideias e com as tuas sensatas e carinhosas palavras! Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  6. Que presente adorável, uma ótima ideia Val, gostei muito. Beijos da Clau.

    ResponderEliminar
  7. Olá Val eu adoro este tipo de presentes. Acho o máximo!
    Nunca ofereci, mas tenho também na minha lista...
    Os teus ficaram lindos, beijinhos:)

    ResponderEliminar
  8. Maravilha, Val!! Handmade forever!!! Kkkkkbeijos

    ResponderEliminar
  9. Que presentes originais, gostei muito da ideia, e ficaram tão giros com a receitinha e colher de pau. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Minha querida que excelente ideia para presentes! Estão tão giros! Adorei!Obrigada por nos explicares tão bem cada passo.
    Beijinho minha querida!

    ResponderEliminar
  11. Linda Val, você e suas ideias geniais, achei muito legal, diferente, criativo, gostaria de ganhar o vidro de brownie, pois pretendo fazer no Natal, bom que já vou pegar a receita.
    Obrigada por ser esta fonte de inspiração para nós.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Val
    Muito gira esta ideia e excelentemente explicado por ti .
    É um bonito presente de Natal .
    Quem gosta de um docinho ,
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  13. Olá Val, mas que ideia maravilhosa. O ano passado no Natal ofereci um pote desse género, não feito por mim, mas comprado numa loja que eu frequento e é sem dúvida uma ideia muito bonita e original. Não me tinha ocorrido oferecer a crianças e esse aspecto é que chamou mais atenção pois é uma prenda diferente mas cheia de significado e bem divertida na hora de a confeccionar! Adorei a sugestão Val. A pôr em prática, sem dúvida! Beijinhos grandes*** Continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Val penso que nao exista presente melhor do que esses que nós mesmas elaboramos.Amei a idéia.Bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá Val,

    OS presentes ficaram lindos e amei a ideia de serem para as crianças, que adoram cozinhar, e você além de medir e juntar os ingredientes no pote escolheu receitas que a criançada adora, será um sucesso na festa e na cozinha!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Que ideia bacana! Com certeza fará o maior sucesso, pois além de permitir e estimular que as crianças faça algo por si, ainda poderão apreciar o resultado.
    Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Val, essas dicas que vc deu realmente são valiosas! Já vou fazer os meus evitando os erros de principiante!

    O visual dos seus ficou lindo! Adorei a colher de pau e a idéia de acrescentar um avental.

    ResponderEliminar
  18. Acho lindissimos estes frascos com os ingredientes prontos para a elaboração de um bom bolo, ou queques, ou....
    Gostei ainda mais da elaboração da tua decoração, a colher de pau.
    Sempre com um bom gosto extremo.
    Beijinhos Pinta

    ResponderEliminar
  19. Hummm que isso não podia vir a calhar melhor! Tenho que experimentar ;)
    É uma óptima prenda e uma óptima sugestão para ter no armário! Adorei a explicação

    ResponderEliminar
  20. Hummmmm! É desta que a criançada vai já para a cozinha!! Ficaram um must os teus frascos, embora eu já conhecesse essa ideia:)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Que ideia sensacional!
    Finalmente achei uma finalidade para os potes que guardei hahaha.

    Obrigada
    Beijos
    Thaís Xavier

    ResponderEliminar
  22. Hola Val querida ,, una gran idea para hacer regalos de Navidad , me parece algo muy sano y puede tener una variedad enorme
    Cariños

    ResponderEliminar
  23. Valeria, que graça! Já está na minha lista! Adorei suas dicas de como montar! Com certeza, as crianças que ganharam, devem ter amado. Um grande beijo

    ResponderEliminar
  24. Adoro essa ideia! É muito fofa e também tinha visto no blog da Débora. O que eu gostei mesmo foram as suas dicas. Depois delas percebi que não é algo assim tãaao simples como parece ;)

    ResponderEliminar
  25. Bom dia, Val!
    Adoro esse tipo de presente! Já tive a oportunidade de fazer algo assim e acho incrível.
    Adorei suas sugestões e as dicas, pois fazem toda a diferença na hora de presentear!
    Abraços e lindo dia.

    ResponderEliminar
  26. Acho que vou "roubar" esta ideia para juntar ao cabaz que estou a fazer :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que máximo :)
    Eu hoje venho aqui para ficar de boca aberta (como sempre:)) com esta originalidade de presentes :)
    A isto é que se pode dizer um presente muito útil :D :D
    Adorei mais esta ideia Val, parabéns :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Eu adoro esses potinhos... já presenteei com potes de brownie e todo mundo adorou - é um presente fácil de fazer e fica lindo. =)
    Bjs,

    ResponderEliminar
  29. Sensacional, Val, um belo presente! Até o momento, não consegui ver nadinha de presentes :(. Até pensei em usar frascos como esses seus e montar terrários, fazendo camadas como as dos ingredientes com areias coloridas. Vamos ver se conseguirei concretizar a tempo...Beijo!

    ResponderEliminar
  30. Posso trocar o açucar refinado por demerara? ou outro tipo?
    obg! Ficaram lindoooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Letícia! Obrigada pelo seu comentário. Eu acredito que sim, que dá perfeitamente para substituir o refinado por demerara. Mas se fosse eu, talvez colocasse um pouco menos que a quantidade que indiquei! Bj

      Eliminar
  31. Qual tamanho dos potes que usou para fazer o brownie e o cookie?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Danielle, usei potes de 750 ml que Foi o suficiente para as receitas que eu tinha. Acho que mais do que isso, a pessoa acaba por colocar muita quantidade sem necessidade , além de ficar pesado. Obrigada, bom domingo.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics