VESTIR AS CANECAS

6.11.15
Copy e Paste é um blog que adoro, um dos primeiros -senão o primeiro mesmo- que comecei a ler e a seguir. É lá que a Susi compartilha connosco inspirações geralmente simples, mas lindas, que descobre ao viajar por aí na blogosfera. Há alguns dias, a Susi postou o DIY de uma capa de crochet para uma garrafa de água descartável, e a ideia, apesar de não ser inédita, não me saiu da cabeça. Lembrei-me das muitas canecas que tenho em casa, nada bonitas, algumas que já estiveram várias vezes na linha para doação, mas são, à última da hora, resgatadas pelos filhos por terem, segundo eles, "valor sentimental": é a caneca do remo que o filho ganhou numa prova; a outra do patinho que a tia ofereceu há anos pelo Natal; outra ainda comemorativa do Euro Futebol 2004. Sem esquecer aquela, fantástica, com um gráfico que pede a temperatura da bebida. E eu, que antes de tudo, como com os olhos, acabava por guardá-las todas no fundo do armário para que as ditas cujas não vissem a luz do dia. Daí que as capas de crochet, tenham surgido que nem música para os meus ouvidos e talvez fossem a solução para, como diz a Susi, "incrementar a decoração da mesa". Só que, atenção, os meus dotes para o crochet são básicos: trocar a cor da lã a meio do trabalho é um tormento, rematar nem se fala, e acertar o número da agulha com a a grossura do fio, é uma aventura. Depois de muito fazer e desfazer e quase desistir, dei com um vídeo para beginners que salvou-me a vida. Aliás a autora refere várias vezes no decorrer do vídeo, que é, ela própria, uma nulidade em crochet, que não sabe sequer os nomes técnicos dos pontos mas que se ela conseguiu fazer aquilo, qualquer um consegue. E não é que ela tinha razão? O resultado saldou-se em várias capinhas coloridas que transformaram por completo as feias canecas. E pelo meio, enquanto não me entendia com as lãs e as agulhas, tentei um agasalho em tecido que também revelou-se ser uma alternativa a ter em conta!








A capa em tecido:


 As canecas rejeitadas:
Um PAP muito simples da capa em tecido: 1) coser o tecido escolhido junto com o enchimento 2) colocar direito com direito, o tecido cosido ao enchimento, mais o tecido que ficará no verso e entre os dois, não esquecer o elástico 3) coser a toda a volta deixando uma abertura para desvirar. Fechar essa abertura com ponto invisível 4) coser um botão, e está pronta!

36 comentários:

  1. Amei Val! Tenho algumas capinhas de caneca, equem fez pra mim foi a Elo Bueno (Pedaço de Amor) no Insta. Conhece ela? Uma querida e talentosa!
    Beijos e bom fds

    ResponderEliminar
  2. Val querida, você é mesmo surpreendente, afirma que não sabe nada de crochê, assiste um vídeo e faz estas belezuras? Isto é puro talento, habilidade, criatividade, dom que Deus te deu.
    Adorei as canecas encapadas, ficaram um show, cores lindas você escolheu.
    Parabéns pra você.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  3. Olá,Val,
    aqui:17:21 quase noite, com o sol já ameno e o céu ainda azul.
    Copy&Paste é um dos meus blogs preferidos também. A Susi sempre surpreende com seus posts.
    Aproveitou bem a ideia, as canecas ficaram super "agasalhadas" e alegres.
    Aprecio demais sua vontade de colocar a mão na massa, sempre mostrando arteirices, e fêz bem em dar mais uma chance as coitadinhas das xícaras.
    Ficaram ótimas.
    Ah! adorei também o seu abajour, apelidei ele de: abajour primaveril.
    Que seu final de semana seja excelente.
    grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  4. Ficaram um mimo as canecas! Adoro as cores e a ideia do botao foi o m'aximo :) :)
    A de pano tambem esta engracado mas agora para o Inverno 'e mesmo a de croche!
    Mais uma ideia para a minha lista... vou ter de me reformar...
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Que lindas! Ninguém diria que percebes pouco de croché, porque ficaram perfeitas. E coloridas, e alegres, e divertidas e... umas fofas. Também gostei muito da capinha de tecido. E o botão? Que amoroso!
    Obrigada pelo pap, faz sempre jeito!

    ResponderEliminar
  6. Consegues sempre surpreender-me com estas ideias fantásticas! Ficaram lindas! Acho até que podem ser umas prendas de Natal engraçadas para as tias e primas. Que boa ideia!

    ResponderEliminar
  7. Como te compreendo, Val! A primeira vez que vi isso, achei tão giro que tive de experimentar logo. Foi em Fevereiro de 2012, imagina! Soube-me bem recordar:
    http://ervacidreira.blogspot.pt/2012/02/impulso.html

    ResponderEliminar
  8. Muito legal essa ideia Val. Achei seu crochê muito bem feito e o quilt também no tecido também, Já pensei em fazer as de tecido também, mas a maioria das minhas canecas são afuniladas na base, será que dá certo fazer??? Um dia eu tento! Beijos amiga, Clau.

    ResponderEliminar
  9. Olá bom dia, amei o post :)
    As canecas ficaram um mimo!!
    Mil beijinhos
    http://teensfashionloom.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Uma excelente ideia! Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Lindas!
    O charme ficou por conta dos botõezinhos.
    Amei!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Amei as capinhas de canecas são lindas. Obrigada pelo passo a passo.Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Estão lindas, maravilhosas e quentinhas. Uma vez ainda tentei que a minha avó fizesse... Um grande beijinho minha querida Val.

    ResponderEliminar
  14. Uau!! Quem diria que eram essas canecas :) um tinha algumas e também as ofereci, agora tenho tudo branco para não enjoar eheheh! As suas ficaram super charmosas Val, um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Vallll, amei!!
    Que lindas!
    Tenho um bule com roupinha, porém comprei pronto! Os bules estvam lá abandonados em uma parte de um supermercado no Canada, sabe aqueles achados de viagem? Comprei as duas últimas que tinham lá! Vou assistir o video que indicou!! Vou tentar fazer !! Eu amei! Parabéns! Ficaram lindas e alegres! Um beijão

    ResponderEliminar
  16. Val, apesar de vc dizer que seus dotes para o tricô são básicos, as capas me parecem perfeitas! Eu teria medo que elas sujassem muito com o uso, mas são uma ótima opção para guardar as canecas de estimação com um visual mais charmoso!

    ResponderEliminar
  17. Como não se apaixonar por tanta coisa linda!!
    Amei todas!!
    Beijos e um lindo início de semana!

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Val! Já sabes que costurices não são para mim, mas confesso que as tuas canecas ficaram um MUST...
    Ideais para aqueles dias de sol frio, em que apetece um chá quentinho no exterior!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Val, eu confesso que costumo ser como os seus filhos... Dizer que as canecas teem valor sentimental! Eu até canecas que saíam nas bolachas tenho e adoro-as :-) E fico tristíssima quando alguma parte a 'asa'. Deito-as fora e ando ali uma semana a tentar habituar-me a abrir o armário e a não vê-la! Mas esses aconchegos parecem-me muito bem e dão um 'up' colorido à caneca, sem dúvida que fica muito bem. Gosto muito desta ideia, tivesse eu jeito para as manualidades e seria uma coisa a fazer. Beijinhos grandes e boa semana***

    ResponderEliminar
  20. Mas que lindezas!!! As capinhas ficaram realmente especiais ~ e dão vida nova para as canecas antigas (e não tão visualmente interessantes). Gostei demais dessa ideia!

    ResponderEliminar
  21. Boa Noite Val :)
    O texto bem humorado revela a tua boa honestidade .......
    Então querias despacha las :D e viste um tutorial bem facil e canecas ficaram ,agora mais á vista .
    Adorei ,e bem pensado para esta época .
    As cores o make off das fotos tudo lindooooo
    Agora sim as canecas lindas e coloridas poderão ir para o teu louceiro e ficar á vista ;)
    Boa semana
    bjs querida
    Lulu

    ResponderEliminar
  22. Olá Val,

    Se não fosse sua confissão de que é iniciante no crochê não iria acreditar, as capinhas estão lindas e não encontrei um ponto fora do lugar, e olhei bem as fotos viu, rs. A briga com a medida de agulha e a linha não é só sua, também nunca acerto de primeira. A capa de tecido também ficou muito bonita, uma boa ideia para presentear no natal. O Copy e Paste é um blog inspirador, a Susi tem um dom para encontrar coisas simples que sempre encanta.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  23. Olá! Também vi a capa para a garrafa no blogue copy paste e a vontade de fazer tomou conta de mim. Só não sei quando. As tuas canecas ficaram giríssimas, gosto especialmente das de crochet, e o botão dá-lhe um toque especial. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Oi Val!

    Conheço esse projeto, as canecas ficam estilosas, até mesmo as mais simples.
    Porém, o modelo com margaridas & metalassê é uma graça também!
    Gostei de todas, viu?
    Só fiquei "aguada" por conta do biscoitinho....Rsrsrs


    Bjksss

    ResponderEliminar
  25. Val, as canecas ficaram super charmosas! Poderiam mesmo participar de um desfile de canecas, se isso existisse, hehehehhe. De patinhos feios transformaram-se em belos cisnes.
    Tenho certeza que agora vão para a parte da frente do armário. Foram promovidas!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Val. Que lindas ficaram!
    Vc escreveu tão leve e fez parecer tão fácil que fiquei com vontade de me aventurar pelo mundo das agulhas. :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  27. As de lã não me cativam, apesar de adorar as cores com que vestiste as tuas. já a de tecido gosto muito.
    Tive tambem uma caneca igual a essa do patinho, :).
    Beijocas e bom resto de semana.
    Pinta

    ResponderEliminar
  28. Oi Val,
    toda vez que venho visitar seu blog fico encantada com o que vejo e sempre saio cheia de ideias.
    Essa capa é uma das coisas mais fofas que já vi! Com certeza vou fazer uma.
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Colecionadora de canecas como sou, essas não teriam nenhum problema pra mim, mas claro, que à uma mesa posta já não ficam tão bonitas quanto "vestidas".
    Sou nulidade em qualquer assunto que leve linhas e agulhas e com certeza, nem vendo o vídeo dou conta, mas amei esse projeto! Gostei do ponto, das cores e de tudo terminado. Parabéns!!!! É tão bom quando não desistimos e chegamos a um lindo final, não?

    Abração e lindo dia.

    ResponderEliminar
  30. Óla Val,

    Vi só falar que adorei saber do curso de marcenaria, vou ter companhia nos serrotes e martelos, êba!

    ResponderEliminar
  31. Acho tão lindas essas canecas... queria ter habilidade para fazer!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Gosto muito do blog da Susi também, Val, sempre encontro dicas super legais. Adorei suas canecas, mandou bem no crochê, o detalhe do botão ficou um charme só. Me identifiquei com suas dificuldades, sofro dos mesmos problemas. A que fez em tecido ficou linda também, adorei a estampa :). Bom, costura é um universo que não arrisco, quem sabe um dia...Beijão

    ResponderEliminar
  33. Respostas
    1. Olá, a video aula que usei é a menciono no texto. É para principiantes portanto bem explicativa e de fácil execução. Obrigada pelo seu interesse!

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics