Por vezes o melhor das férias nem é a quebra de rotina que se avizinha ou a expetativa da viagem a empreender, mas sim o fato de ficarmos hospedados na casa da família. Casa que é nossa velha conhecida, que tem hábitos característicos, que contém tantas recordações e onde somos recebidos com muito carinho. Assim é a casa onde vivem os meus tios há mais de 50 anos. Um oásis no meio da cidade, que começou pequena, foi ampliada com a chegada dos filhos, modificou-se quando estes casaram, e continua em mutação, não tivesse a minha tia, uma mente inquieta e um marido colaborante. Um lar sempre cheio também, de objetos com valor sentimental, de netos, de amigos, e da parte lusa da família, que de vez em quando atravessa o oceano e instala-se lá.
Na casa da tia há muitas lembranças de viagens e peças de afeto que falam dos donos e da família, mas há três coisas que gosto particularmente de rever e contemplar quando lá vou: a parede com a coleção de azulejos para a qual contribuo sempre que surge oportunidade; a mesa e cadeiras de ferro que ladeiam essa mesma parede e que antigamente era o mobiliário do alpendre da casa da minha avó; e o jardim de inverno com azulejos amarelos na sala de jantar, que desde pequena espantava-me pois quando chovia, molhava dentro de casa e pouco depois com o calor próprio do clima equatorial, secava, deixando um cheiro característico no ar. Para quem vinha da Europa, esta comunicação explícita entre exterior e interior era coisa quase insólita!
Apesar das constantes alterações, há elementos que se conservam, tais como as madeiras maciças das portas e janelas, a pouca luz que entra na casa no intuito de enganar o clima quente e húmido da região, a vegetação alta e densa do jardim que invade também os interiores, o cheiro a tapiocas acabadas de fazer, logo pela manhã. E claro, há algo que se perpetua e até se acentua com o passar dos anos, e que é o afeto dos tios.
A placa esmaltada na parede na foto abaixo tem uma história engraçada, daquelas coincidências da vida: fui eu que a encontrei abandonada num prédio em Lisboa, e qual não foi o meu espanto quando leio o "Mello", escrito com 2 "l", ortografia bastante incomum para este nome em Portugal, mas que é exatamente como se escreve o nome de família dos tios:
Apesar das constantes alterações, há elementos que se conservam, tais como as madeiras maciças das portas e janelas, a pouca luz que entra na casa no intuito de enganar o clima quente e húmido da região, a vegetação alta e densa do jardim que invade também os interiores, o cheiro a tapiocas acabadas de fazer, logo pela manhã. E claro, há algo que se perpetua e até se acentua com o passar dos anos, e que é o afeto dos tios.
A placa esmaltada na parede na foto abaixo tem uma história engraçada, daquelas coincidências da vida: fui eu que a encontrei abandonada num prédio em Lisboa, e qual não foi o meu espanto quando leio o "Mello", escrito com 2 "l", ortografia bastante incomum para este nome em Portugal, mas que é exatamente como se escreve o nome de família dos tios:
Oi Val tanto cantinho bonito, tantos objectos que chamam a atencao.
ResponderEliminarVerdade, ha ambientes tao familiares pelas memorias e boas recordacoes que se sente sempre um conforto especial quando se volta :) :)
Boas ferias Val...
Beijinhos
Teresa
Que casa linda e aconchegante! E são tantos móveis, tantos detalhes que deve ser divertindo ir saboreando-a aos poucos. E o abajur bule, é Tiffany? Fiquei apaixonada!!!
ResponderEliminarDeve mesmo ser muito gosto hospedar-se por aí e ficar junto dessa família.
Bjs
Val muito bom gosto. Adorei a parede com azulejos com os móveis de ferro brancos. Deve ser maravilhoso poder se hospedar na casa dos tios, e ainda nesse ambiente.
ResponderEliminarBeijos
Que casa gostosa Val... deve ser uma delícia estar nesse cantinho. =)
ResponderEliminarBeijos e bom finde!!
Que casa tão bonita, Val. Com tanto carisma e com aquela sensação de "lar doce lar"! Beijinhos
ResponderEliminarQue lindo e aconchegante!
ResponderEliminarE o jardim então!!!
Beijos
Realmente maravilhosa a casa da tua tia Val!
ResponderEliminarTem misturas de estilos, peças lindíssimas, uma casa para amar!!!
Como deve ser gostoso chegar ai e ainda ter as lembranças de alguns cantinhos especiais.
Tem coisas que não devem ser mudadas, não há necessidade.
Na minha antiga casa tinha um banheiro com azulejos esverdeados antigos que eu nunca iria mudar, mas como alguns começaram a soltar aí acabamos retirando tudo e refazendo mais moderno.
bju bju
ana
Olá Val
ResponderEliminarSeja muito bem-vinda.
Que casa espetacular, recheada de objetos, acessórios bonitos, antigos, cheios de história, a porta de entrada, um verdadeiro encanto.
Deve ser um lar muito acolhedor onde as pessoas se sentem bem e em casa.
Não me canso de apreciar as fotos, cada detalhe dos ambientes, cada peça carregada de lembranças.
Adorei com força a casa dos seus tios.
Um beijo, querida.
Oi Val!!!! Nossa essa casa é um oásis mesmo dentro da cidade, uma raridade, dessas que a gente não se vê mais por aí. Amei a janela com vitral (achei um luxo) e gostei da mesa na parte exterior, com uma pegada mais rústica! =)
ResponderEliminarBeijos, Thamyrez
Bom dia amiga :)
ResponderEliminarAo ver a casa da tua tia ,fez me logo lembrar a velha frase "Filho de peixe sabe nadar "
Esta tua tia é a irmã da tua mãe certo ?
É porque a tua mãe tinha o gosto pela decoração e a tua tia nem se fala .....e a Val o caminho
Que encanto de casa com muita história ,isso deve ser giro de ai voltar e saber que tem tanto dos antepassados da vossa familia .
Gostei muito desse alpendre ,da parede cheia de flores verdes e fetos .
Da cuba em cobre ,da parede com ripas em madeira para a TV ,da entrada da casa ....
Tantos detalhes de alguém que tem muito gosto pela sua casa .
A tabuleta ,acho que foi coisa de algum anjo ......muito curioso .
Esta casa é da tua tia Lúcia Mello ? Fiquei curiosa ;)
bj minha querida aqui com chuva
Lulu
Bom dia Val!!!
ResponderEliminarVejo que o bom gosto que tens é de familia!! Que bonita que é a casa da tua tia!
Confesso que o que mais me deliciou foi a parede de azulejos, naquele maravilhoso alpendre! E as cadeiras e mesa de ferro, que são lindas de morrer!!
Beijinho enorme e bem vinda de novo!!
Uma casa fantástica, cheia de história... como deviam ser todas as casas!! A parede com azulejos é o máximo, e tem tudo a ver a alma lusa (nem que seja só da sobrinha!!!) .
ResponderEliminarBeijinho,
Manuela
E esse espaço dos azulejos lindo, aí hein? Olhei, sentei, fiquei imaginando a chuva.
ResponderEliminarChuva na Europa pra brasileiro é garoa! Hahahaha.
Que casa mais aconchegante, tem cara de casa de tia mesmo. Muito bom gosto.
Deve ser bom relembrar.
Bom te ver por aqui de novo. ♥
Aqueles armários em madeira maciça com relevos que parecem tacos desnivelados são maravilhosos! Lindos, lindos. A casa tem o seu quê de museu vivo. Boas férias, Val! :)
ResponderEliminarNossa Val, estou encantada com tantas detalhes lindo, essa casa é puro amor, não sei o que me encantou mais, o jardim, o vitral, a colcha de patchwork. Já vi e revi várias vezes as fotos, com certeza não queria ir embora mas dessa casa.
ResponderEliminarAonde fica essa beleza toda, aqui no Brasil?
Olá Val,
ResponderEliminarQue delícia de casa, que maravilha passar féria em um lugar tão lindo e cheio de lembranças. Os detalhes são tantos e tão bonitos que fiquei um bom tempo namorando as fotos e imaginando os sons e cheiros da casa.
Beijos
Val,
ResponderEliminarEu tenho essa sensação na casa da minha avó: sempre que e ia a SP, ao invés de ficar hospedada com os primos, corria para a casa dela.
Na verdade, quando eu era muito pequena, ela morava em outra, muito maior, que tenho saudades até hoje.
Não consigo fotos bonitas assim na casa dela... mas é um lugar especial simplesmente porque é a casa da minha avó!
Hola Val querida ,, la casa de su tía es una maravilla , me encanto esa terraza con esa pared llena de pequeños azulejos en la pared ,,, además está lleno de rincones lleno de encanto
ResponderEliminarOlá querida Val,
ResponderEliminarComo é maravilhosa a casa da tua tia. Percebe-se que o bom gosto e o bichinho da decoração é de família. Adoro espaço exterior com essa parede de azulejos, o interior da casa, faz-me lembrar algumas das casas de turismo rural onde já fiquei, decorações que cruzam gerações da família. Mas melhor do que contemplar essa histórias, será certamente receber o carinho dos tios.
Bjs e boa semana,
MJ
Bom dia, Val,
ResponderEliminaraqui:9:52 manhã de segunda com sol e céu azul.
Delícia ter uma casa que nos aconchega e traz ótimas lembranças.
Gostei também dessa parede de azulejos,aliás a casa está repleta de personalidade.
Parabéns à tia e sua mente inquieta.
Grande abraço
Mari
Quanta história numa casa! Não é à toa que vc se sente tão bem aí. Daqui, fiquei babando. Jardim, floreiras com plantações em uma linda parede de azulejos... mobiliário antigo, fachada, placa, a parede de azulejos colecionáveis... o crochê na cama, parede de tijolos à vista, um forno decorando a varanda... nossa! Belíssima casa, parabéns aos donos por tanto zelo.
ResponderEliminarAbraços e linda semana.
Olá Val, que casa acolhedora! A casa transmite vida, calor humano. Uma característica que eu adoro sentir quando entro noutras casas. Tento ao máximo que a minha tenha essa 'vida', apesar de ser pequenina. Imagino que essa estadia tenha sido bastante proveitosa :-) Beijinhos grandes e desejos de boa semana***
ResponderEliminarJá estava com saudades dos seus posts Val! Beijos
ResponderEliminarOi, Val... que bom que está de volta, senti sua falta. Mas fiquei feliz que atravessou o oceano e esteve aqui bem perto de nós no Brasil. Uma graça a casa dos seus tios, senti-me lá contigo. Gostei de todos os detalhes, em especial dos azulejos na parede e do vitrais. Amei os tijolos expostos e o jardim de inverno, pareceu-me bem fresca e aconchegante. Suas fotos são ótimas como sempre, beijos!!!
ResponderEliminarQue delícia de casa, Val! Fiquei admirando cada uma das peças e, pra canto onde se olha, tem algo a descobrir. Faço ideia de como é isso pra vc, pois conhece grande parte das histórias. Gosto de casas assim, com muitos assentos, com móveis pra apoiar, com paredes cheias, onde tudo vai tomando seu lugar e onde sempre cabe mais um. Claro que adorei as plantas, azulejos e fiquei de olho em muitos móveis, especialmente nas cadeiras / mesas de ferro. Muito bom que vc tá de volta! Beijo e boa semana
ResponderEliminarQue delícia de férias! O afeto e o carinho da família é a melhor parte! Casa linda, cheia de histórias e cantinhos fofos! Acredito que o gosto pela decoração e o bom gosto seja de família! Adorei as fotos! Um beijo
ResponderEliminarMaravilhosa a casa da tia, mesmo uma casa de família, com tantos pormenores que vos transmitem algo. Beijinhos
ResponderEliminarAmei a casa de sua tia, Val!
ResponderEliminarPrincipalmente a parede revestida de azulejos, na área de luz.
Gosto desse mix de estilos!
Bjksss
Oi Val, nossa que linda és a casa da sua tia. Amei o jardim de inverno. O quarto muito aconchegante. Decoração muito bonita.
ResponderEliminarÉ muito bom visitar um familiar.
Tudo de bom querida,bjssss
Agora percebo que o teu gosto por peças antigas e recicladas vem de familia. de tudo o que vi só o vitral não me atrai, mas que podia passar a morar nessa casa lá isso podia :)
ResponderEliminarBeijos e boa continuação de férias.
Pinta
Com certeza uma casa deliciosa! Ainda mais depois de saber as histórias de família ~ que gostoso poder ficar hospedada numa casa com tanta vida e tantas histórias.
ResponderEliminarOi, Val! Que delícia devem ter sido seus dias por lá! Uma casa repleta de boas lembranças e onde vamos criando novas é sempre um lugar de aconchego. Não tenho nenhuma casa assim para voltar! Beijos
ResponderEliminarOi Val a casa dos tios é uma fofura, cheia de recordações e histórias, adoro estes azulejos antigos do jardim de inverno, que bom que eles os mantiveram no local, além de serem lindos nos levam a infância que é muito gostoso ;-)
ResponderEliminarAs plantas também está belíssimas e se vê que são muito bem cuidadas.
Assim a hospedagem fica uma delícia, com tanta decoração maravilhosa e ainda o carinho da família, bem melhor que um hotel cinco estrelas, hahaha!
Beijos amiga e tenha um finde abençoado!
Ene ♡
Olá Val, realmente que bela casa!! Adoro o toque rústico aquele alpendre sem dúvida seria o meu espaço preferido... gostei muito da parede de azuleijos e os pratos na parede no interior.
ResponderEliminarSem dúvida uma casa real, decorada com carinho e bom gosto.
Um beijinho
Olá Val, realmente que bela casa!! Adoro o toque rústico aquele alpendre sem dúvida seria o meu espaço preferido... gostei muito da parede de azuleijos e os pratos na parede no interior.
ResponderEliminarSem dúvida uma casa real, decorada com carinho e bom gosto.
Um beijinho
Que casa linda Val :) Bom gosto, o dos tios :)
ResponderEliminarHá coincidências muito engraçadas :)
Beijinhos