Quando o verão instala-se e com ele chegam as férias, vem também a vontade de fazer refeições leves em mesas descontraídas. Temos mais tempo disponível para estar com a família e convidar os amigos e inovar é uma forma de sair da rotina, mesmo que continuemos em casa. As ideias que vão ver a seguir, pesquei-as por aí. São simples, criativas, e adaptadas à nossa realidade, podem fazer a diferença na hora de sentar à mesa. O meu conselho é o do costume: olhos bem abertos e antenas ligadas pois a inspiração está por todo o lado!
No Porto chamou-me a atenção esta mesa comunitária, onde tudo está à mão de semear, mesmo antes de iniciar a refeição: uma bela água fresca e aromatizada, frutas da época, e até canetas de feltro para as crianças não se maçarem. Reparem na loiça simples e nas flores secas colocadas de forma despretensiosa. Uma mesa informal e aconchegante, fácil de reproduzir, onde descomplicar parece ser a palavra de ordem.
No Porto chamou-me a atenção esta mesa comunitária, onde tudo está à mão de semear, mesmo antes de iniciar a refeição: uma bela água fresca e aromatizada, frutas da época, e até canetas de feltro para as crianças não se maçarem. Reparem na loiça simples e nas flores secas colocadas de forma despretensiosa. Uma mesa informal e aconchegante, fácil de reproduzir, onde descomplicar parece ser a palavra de ordem.
Eu sou daquelas que têm preconceito com individuais e toalhas de plástico. Admito que são práticos, hoje em dia vêm-se à venda com estampas variadas e bonitas, há os "resinados" que têm um toque bem mais agradável, mas o trauma vem da infância e estende-se também a pratos, copos e talheres. Mas depois que vi estas composições, com desenhos pouco elaborados e a sobreposição aleatória de padrões, pensei em reconsiderar. Sair da zona de conforto pode dar origem a arranjos singulares, capazes de funcionarem perfeitamente em certos contextos. Também no Porto.
E da montagem das mesas para os menus. Duas formas divertidas de indicar aos convidados o que se vai comer. Na cidade holandesa de Delft, a ardósia colocada na mesa dos bolos explica de forma singela o que está exposto. Reparem que a descontração é tanta que ainda há bolos nas formas, sugerindo uma atmosfera caseira. Não dá mesmo vontade de sentar, pedir um café e ficar aí para sempre? E notem a etiqueta pendurada na cloche. Não é um charme?
Se as garrafas sobram em casa, então esta solução é para si. E não precisa pintar de preto, pode ser colorida, de acordo com os tons da mesa, das flores que enfeitam. Algo mais verão, digamos. Se não quiser escrever o cardápio, opte por palavras ou frases inspiradoras. Em Lisboa.
E o conceito abaixo, copiei descaradamente lá em casa, e tem sido um sucesso. Uma pizzaria em Lisboa, coloca as ervas plantadas em pequenos vasos no centro da mesa, para que os clientes sirvam-se à descrição, tornando o prato mais fresco e saboroso.
A minha versão, para enriquecer as saladas:
Que bacana Val... mesas bacanas e acessíveis a todos os bolsos. Na hora de compor uma mesa no jantar gosto muito também de velas em recipientes com água, acho que dão um charme todo especial. Gostei das suas dicas... beijo no coração, Clau.
ResponderEliminarBoas dicas! Beijinhos
ResponderEliminarIdeias fantásticas para não variar!
ResponderEliminarTenho a mesma aversão por material de plástico! Nada como a loiça...
Beijinhos,
Carolina
Sempre nos brindando com posts deliciosos, charmosos e muito copiáveis, podemos e devemos adotar em nossas casas, numa ocasião mais especial ou ainda no dia a dia.
ResponderEliminarA ideia de colocar ervas aromáticas na mesa para as pessoas se servirem ou mesmo para criar um charminho diferente, já fiz aqui num almoço comemorativo, no início ficou bem apetitoso e atraente, mas com o passar das horas, o calor aumentando, as ervas ficaram murchinhas, ainda que mergulhadas em água, no final foram todas pro lixo, mas a intenção foi ótima.
Gostei muito da mesa bem despojada, simples e bonita.
Beijos, querida Val.
Oi Val!!
ResponderEliminarAmei as mesas!! Mas o que realmente me encantou foi a ideia de colocar as ervas frescas plantadas na mesa!! Já quero reproduzir aqui em casa!! Que delícia servir-se de folhas frescas e temperar a salada, ou a massa ou a pizza! Amei!! Obrigada por compartilhar!! Grande beijo
são mesas lindas ,muito bem postas e de muito bom gosto ,amei.
ResponderEliminarVerdada Val, com o Verao... e com o Inverno e o Outono e a Primavera, vem sempre uma vontade de fazer alguma coisa diferente, conforme a epoca, e o Verao chama coisas mais descontraidas... Daqui a um mes vou a Holanda confirmar pessoalmente o que disseste :) :) A primeira vez que vi o manjericao em vaso, na mesa, para as pessoas se servirem directamente foi na Holanda, na casa da minha cunhada, e desde essa altura que faco o mesmo, 'e delicioso.
ResponderEliminarRelativamente ao plastificado, confesso que tambem tenho sido muito adversa, mas... de facto, ha tanta variedade de padroes e o plastificado ja e muito mais discreto, por isso a resistencia ja nao e tao grande... mas ainda nao tenho nada...
Um bom fim-de-semana :)
Teresa
Olá Val,
ResponderEliminarNão sei de qual a sugestão que gostei mais :-)
Este é um post cheio de inspiração, com dicas tão bonitas.
Beijinhos grandes*** Bom fim-de-semana.
Olá Val,
ResponderEliminarÓtimas dicas, as fotos belas e ilustrativas, verdade que o calor pede refeições leves e descomplicadas e as mesas combinam a perfeição com o clima. Sou de acordo com as toalhas de plástico tenho a mesma intolerância, até mesmo com as bonitinhas.
Beijinho
Olá, que post inspirador, como sempre.
ResponderEliminarCom coisas simples e acessíveis conseguimos dar um toque tão especial na hora de receber os amigos e a família.
Bom fim-de-semana.
Adoro ver coisas bonitas nos blogs, mas principalmente quando são ideias acessíveis! Adorei os vasos de ervas e vou adotar o conceito por aqui também!
ResponderEliminarQue ideia fantástica colocar os vasinhos de ervas na mesa!
ResponderEliminarE eu não tenho o mínimo preconceito com individuais de plástico: eu mesma lavo as roupas aqui de casa e sei como é duro lidar com manchas de comida!
Ótimas dicas!!!
Bjs
Boas sugestões! Adorei as ervas aromáticas acessíveis na mesa. :) Beijinho e bom fim de semana
ResponderEliminarMuito legal Val.
ResponderEliminarAdorei o tempero para lá de fresco no centro da mesa.
Beijos
Val.
ResponderEliminarAdorei as inspirações.Não gosto de jogo americano de plástico, tenho de bambu e quero fazer como os seus redondos, que mostrou dia desses. Mas uso forro de plástico, criançada de férias, já viu.Compro uns bem bonitos na Jysk, que é uma loja dinamarquesa, não sei se tem aí. Não são grudentos, parecem tecidos mesmo.
Adorei o centro de mesa bem temperado...rsrs...Aqui tá um calor daqueles, se copiar sua idéia vou ter ervas secas em dois dias :) Besitos e tenha uma semana abençoada
Hola Val que linda inspiraciones para mesas ,, me encanta el aspecto cálido que le da las cosas con letreros el pintura pizarron ,,que tenga un óptimo día
ResponderEliminarOlá Val :)
ResponderEliminarQue ricas inspirações para estes dias descontraídos e sem pressas ,é assim que se quer .
Casual ,rustic chic ,ADOROOOOO.
Não há desculpas ,inspiração não falta :)
Adorei todas as mesas .
bj mt grande
Lulu
Πολύ όμορφες ιδέες!
ResponderEliminarΟ βασιλικός εδώ στην Ελλάδα στολίζει πάντα το τραπέζι της αυλής !
Que ideias giras Val :)
ResponderEliminarMas a última realmente está um máximo :) Uma ótima sugestão :D
Oi Val, também não gosto de toalhas de plástico, acho brega, hahaha! Mas tive que colocar um plástico fino em cima da minha toalha linda que comprei da revista da minha mãe, por causa do gato que tenho em casa, ele volta e meia sobe na mesa quando estamos dormindo :-( Então para ele não acabar com a minha toalha, mamãe me deu esta ideia, quando recebo visitas eu tiro o plástico.
ResponderEliminarAmei a mesa com bolo na forma, dá muita vontade mesmo de sentar para um cafezinho!
Achei legal os vasos com temperos na mesa, bem original e ótimo para enfeitar a mesa.
A ideia da garrafa é show de bola, com cardápio ou mensagens fica sempre criativo!
Beijos amiga!
Ene ♡
Oi Val,
ResponderEliminaradorei as dicas! Também não gosto de coisas de plástico, acho que tira todo o charme da decoração.
adoro a forma com que decora as suas mesas, acho lindas!
beijos
Olá Val. Tenho indivivuais na mesa do dia a dia, e guardanapos de papel, é pratico e rápido para a Joana por a mesa, mas fico fascinada com as mesas lindas que vejo pela net, e até já tomei uma decisão vou comprar guardanapos em tecido ( nem que seja para quando não somos só nós) sim é verdade não tenho guardanapos em tecido. Os que tinha eram feios por isso os de papel chegaram e ficaram. Um dia vou fazer mesas assim simples mas bonitas e sem guardanapos de papel.
ResponderEliminarQue mesa LINDA! Os convidados com certeza se sentirão mais amados!
ResponderEliminarToalha resinada? Não conhecia essa, eu não curto muito a de plástico, mas para o dia a dia é a melhor opção. Vou procurar ver!
Beijos! Thamyrez
Geniais, Val! A primeira funcionará muito bem por aqui, porque sempre temos os pequenos envolvidos e nunca me ocorreu deixar todos os apetrechos para que eles possam desenhar e pintar à vontade. Sobre os temperos, é uma ideia mega simples e que produz um efeito excelente em qquer prato. E como tenho uma hortinha, é perfeito pra mim também :). Beijos
ResponderEliminarAmei as ervas na mesa Val!
ResponderEliminare amei suas fotos também.
AQui em casa qdo estamos só com a filha em casa almoçamos na bancada da cozinha, mas não é muito nossa praia, só que é pratico.
A mesa da sla e usada pra refeições mais caprichadas, com mais tempo, mas ainda é grande. Acho que qdo arrumarmos a parte da churrasqueira, com seu fechamento e uma mesinha nova ali vai ser meu canto preferido. Preciso fazer tolhas do tamanho da mesa da sala, que as minhas são maiores ou menores. Gosto da praticidade das plastificadas, mas não iriam cair bem na sala de jantar.
bju bjuuu
ana