BIRD FEEDER

2.6.15
Foi ao ler este post da Ene, que me bateu uma vontade imensa de instalar no terraço de casa, um comedouro para pássaros. Pois apesar de eu morar num prédio localizado numa avenida bastante movimentada de Lisboa, o meu despertador é o chilrear animado dos passarinhos. Nesta altura de primavera, esvoaçam por ali andorinhas e melros. No inverno, em dias de fog intenso, e pelo fato de estar perto do Tejo, não raro, pousam gaivotas no terraço, certamente para recordarem-nos o velho ditado "tempestade no mar, gaivotas em terra".
Procurei bastante no comércio um comedouro que me agradasse e se adaptasse aos meus propósitos, sem sucesso. Troquei ideias com a Ene, pesquisei em lojas online. Nada surgiu. Acabei por imaginar o meu próprio bird feeder: um prato, uma chávena e cola bem forte. Reconheço que não ficou colocado no local ideal, logo acima do velho banco, com a inevitável consequência de alpiste e outras coisas menos agradáveis a sujarem as almofadas, mas pelo menos por enquanto, é o spot disponível. Agora é ter paciência e esperar que os comensais percam a inibição e se aproximem!












38 comentários:

  1. Olá minha que rida amiga Val.
    Linda chávena, acho que não são só os passarinhos que terão vontade de passar por esse terraço lindo para alimentar a barriguinha :)
    Lisboa é uma cidade linda, reúne tudo, e o cantar dos pássaros não falta!
    Sabes, tenho muitas ideias guardadas para fazer o mesmo no jardim, só por graça, pois os passarinhos, rolas, melros, pegas rabudas, todos passam por lá, comem e bebem e fazem o fascínio dos meus olhos e dos meus ouvidos! Há dias recortei uma abóbora que estragou numa pontinha, cortei-a ao meio, limpei-a e estava prepará-la para pendurar com umas cordas numa tranca do pinheiro, mas virei costas para fazer qualquer coisa com a filhota e quando volto, a minha mãe já a tinha cortado para congelar para as sopas...
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Val,
    aqui:9:37 manhã de terça-feira nublada e fria.
    Muito charmoso e combinou maravilhosamente com sua parede berinjela.
    Aqui também os passarinhos faziam parada, para beber e lambiscar as bananas que colocava à disposição....mas....a vizinha trouxe uma gata esperta, louca por passarinhos e os alegres visitantes foram procurar outras plagas.Que pena!
    Curta bastante os seus, eles alegram bastante a nossa vida.
    bjão
    mari

    ResponderEliminar
  3. Se não servir para comedouro de pássaros pelo menos tens aí uma peça nova na decoração, mas realmente devem de fazer uma grande "chiqueirada" quando forem comer. Gostei do gancho feito em arame, estás sempre com ideias novas. Quando ao Malaquias não é o primeiro que temos em cativeiro. Antigamente (40 anos) ficavam lá uns tempos mas depois acabavamos por os soltar, mas agora com a estrada e tantos cães á solta não sei se ali não estará bem melhor. Ahh e sabes que por vezes eles apanham pulgas? Eu levava com cada ralhete quando chegava a casa com eles "ouriços" por causa das pulgas. Este não tem. E sim picam muito. Beijinhos boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito original e bonito! Já pensei várias vezes em fazer o mesmo mas confesso que o receio de atrair pombos tem sido mais forte que eu. Vai-nos contando os progressos por aí e espero que me animes a avançar. :)

    ResponderEliminar
  5. Bom gosto na escolha da xícara!

    Muito bonita...e, espero que logo os passarinhos percebam e tornem-se seus amiguinhos.

    Eu tenho alguns comedouros espalhados por aqui, mas....poucos pássaros!!

    beijinhos, Val, tenha uma semana bem bonita!

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito legal, Val!
    Projetos são assim - fazemos e depois vamos adaptando pra ficarem melhores.
    Que privilégio ter até gaivotas passeando por aí - delícia!
    A estampa da xícara é linda assim como a cor das paredes!

    Abraços e ótimo dia.

    ResponderEliminar
  7. Ficou tão lindo e com certeza os passarinhos vão adorar esse acolhimento . Eu cá sentava-me a ler um bom livro e esperava a visita dos amigos passarinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Ficou uma graça, certamente os passarinhos não sairão daí.
    Grande beijo
    http://que-ridorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Tem coisa melhor do que acordar ao som dos passaros? Se tem eu não conheço!
    E o seu comedouro ficou lindo!
    Aqui em casa faz tempo que penso em fazer um desses, mas nunca que foi feito...rs, por enquanto eu jogo migalhas de pão no gramado e eles vem todas manhãs e tardes comerem, eu fico sentada só observando e admirando, adoro esse momento de não fazer nada, só para observar eles, também coloco uma vasilha com água para eles se banharem, o projeto seria um comedouro com fonte de água, um dia quem sabe... enquanto isso fico a admirar o seu.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Que delicadeza ficou esse comedouro! Muito lindo e alegrinho, adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Val,

    Ficou lindo. uma graça e combinando com as flores das almofadas. Que sorte a sua de morar em cidade grande e despertar com o canto dos pássaros, um verdadeiro privilégio, e retribuir o canto com comida vai animar e atrair mais alegria para as suas manhãs.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Val,o conjunto de xícara que você escolheu parra ser o comedouro é lindo e combina com a sua varanda,que vi um pedacinho e achei bem alegre. Agora os pássaros ficarão felizes! Bjss.

    ResponderEliminar
  13. Que fofo. Uma atitude tão singela, mas tão bonita. Parabéns. :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Val,

    Acho a ideia muito gira! E ficou um comedouro personalizado e cheio de pinta, típico seu :-)
    Já agora aproveito para perguntar que tipo de cola usou para agarrar a chávena ao pires. Pergunto isto porque já quis fazer um pratinho para um queque/bolinho com uma chávena antiga e já tentei com 2 tipos de cola diferentes e sabe que fiquei com a chávena na mão? :-( Não resultou! E agora tenho a ideia 'arrumada' e desisti!

    Beijinhos grandes*** Continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val,

      Respondi lá no meu cantinho, mas muito obrigada pela dica da cola... Vou experimentar! Isso e os scones, que já passei para uma folha de papel com um título grande 'SCONES DA VAL' :-) Quando experimentar será a primeira a saber!!!
      Muito obrigada pela amabilidade... E quanto aos comentários, ou se fazem 'com cabeça' e sinceros ou então mais vale a pena estarmos quietas ;-) (é a minha opinião) :-)

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  15. Coisa mais fofa Val... ideia simples e linda!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Que ideia tão linda Val!! Adorei, aqui fazem ninhos de andorinhas no meu telheiro... sinceramente acho-as lindas mas são umas porcalhonas... ;)

    ResponderEliminar
  17. Ideias sempre boas Val. Eu achei uma óptima solução! Aqui perto de casa tem um jardim particular onde tem um bebedouro de passarinhos que faz as minhas delícias. Um destes dias tento fotografar (discretamente) para lhe mostrar. bjs

    ResponderEliminar
  18. Gostei muto da sua idéia e acho que vou fazer também, só
    não sei onde colocar , apesar de ter muito espaço não quero atrair
    os passarinhos perto da coleção é sempre um desastre, acho que posso
    colocar no jardim, adorei.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Oi Val, logo, logo os novos visitantes estarão por aí. Poderia também colocar bebedouros para os Beija-flores. Eles acham rápido esses bebedouros. Aqui em casa farei alguns para a próxima primavera. Tudo de bom querida, bjsssss
    http://osimplesmundodemaria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Que ideia tao engracada Val :)
    Eu tenho uma casinha para passarinhos pendurada numa planta que quase parece uma arvore na minha minuscula varanda mas nunca me lembrei de por comida para passaros... amanha ja vou ver o que e que se arranja :) :)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  21. Que ideia tão gira, Val! Adorei! De certeza que vai fazer sucesso com os passarinhos! Beijo

    ResponderEliminar
  22. Genial!

    E os desenhos na xícara ficaram muito bem com as cores das almofadas!

    ResponderEliminar
  23. Ei Val
    Você e suas ideias fantásticas, sempre criando com algo já existente cuja finalidade era bem outra.
    Ficou muito fofo seu comedouro, espero que apareçam muitos passarinhos fofos pra te brindar com seus trinados pela manhã.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  24. Val minha linda, que arraso, ficou muito mais lindo que um bebedouro comprado, ameeeei!
    A xícara é perfeita, não sei como você consegue peças que são bem semelhantes com as outras, tipo as flores da xícara combinando com o forro do futon do banco, D+
    Só você com toda esta criatividade e bom gosto na hora de combinar. O lugar está perfeito, logo eles vão descobrir o seu lindo terraço, irão avisar a passarada toda e deixarão seus dias muito mais alegres amiga ;-)
    Se começar a sujar muito, de repente poderia colocar um plástico transparente no banco, só durante o dia ou então deixar direto e tirá-lo quando for receber visitas, que tal?
    Obrigada por mencionar o meu cantinho! Beijinhos e uma semana cheia de passarinhos cantando no seu terraço, rs!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  25. Val, tu és única!! Uma ideia super original e muito bem concebida!! Depois devias vir aqui contar se os pássaros aderiram ou não:):)

    ResponderEliminar
  26. Val, minha querida, seu post é uma poesia e sua arte é uma obra de arte. Não estou querendo agradar falsamente, mas acredite, amei, tudo perfeito. A xícara e o pires são lindos, maravilhosos mesmo.
    Vou te dar a mesma dica da Josiene Vassallo: um plástico transparente, quem sabe, ajudaria.
    Beijos!!
    Estael

    ResponderEliminar
  27. Que lindo Val! Tão original e que bem que fica no terraço agora com essa cor :)
    O teu take away já teve clientes? ;)

    ResponderEliminar
  28. Que ideia original! Nunca tinha visto nada parecido! Lindo e combinou super bem com a nova parede ;)

    ResponderEliminar
  29. Olá Val :) :) :)
    O teu " Bird Feeder " está originalissimo ,adorei .
    Os teus passarocos vão comer em porcelana que chique :D
    Ficou ai tão bem nessa vossa varanda magnifica .Concordo com a Manuela ,tens de nos contar como vai a aderência dos passarocos .
    Amiga não tarda nada o grande Domingo está a chegar ,o tempo está a favor ,a varanda está recuperada ,só tens mesmo é de pensar na ementa .
    Depois quero uma foto ;)
    bj mt grande e fiquem com DEUS
    Lulu

    ResponderEliminar
  30. Que lindo Val! Também quero colocar um comedouro no meu jardim, mas ainda não achei nenhum que me agradasse. Um igual ao seu seria perfeito!
    Beijos

    ResponderEliminar
  31. Oh querida Val que ideia tão bonita!
    Esse teu terraço convida qualquer um a fazer aí uma paragem, e tratar de fazer um lanchinhos!
    Que chávena bonita, que cores tão bonitas, tão tuas ;)
    Já fiquei cheia de ideias!! És uma inspiração sem qualquer dúvida!
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
  32. Val! A criatividade em todo o seu esplendor!! Beijos.

    ResponderEliminar
  33. Oi Val, cheguei aqui por um acaso e adorei o seu blog!
    Ficou lindo esse comedouro, aposto que os pássaros irão adorar e toda a sujeira será recompensada pela linda presença de cada um deles!
    Beijos, ótima semana pra ti.

    ResponderEliminar
  34. Hola Val querida !! Que bonita esa tasa con comida para pájaros .. Una brillante idea

    ResponderEliminar
  35. Muito original e ornou super bem com seu terraço, que aliás adoro! Gosto muito também das visitas dos pássaros, embora morra de medo! rs. Mesmo assim, tenho alguns comedouros no jardim, é impossível não se animar com a algazarra que eles fazem. Beijos

    ResponderEliminar
  36. Val, minha querida! Amei !! Ficou lindo, delicado e encantador!! Vou tentar reproduzir por aqui!! Um beijão

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics