UMA CASA COM VISTA

28.1.15
Sempre que leio entrevistas com atores, estes afirmam ser um privilégio a sua profissão, pois ela lhes permite encarnarem temporariamente outras pessoas, e viverem muitas e diferentes situações de vida numa só vida. Na minha profissão de arquiteta acontece uma coisa parecida: quando me encontro num processo de reabilitar uma casa, vivo nela e com ela durante um tempo. Difícil, é vê-la partir. é aperceber-me que alguém a comprou e aqueles espaços já não me pertencem, apesar de eu saber, desde o início, que a minha missão ali acaba quando tudo retoma o antigo brilho. A partir desse momento, o papel passa para outras pessoas, que se enamoram da casa, que a adquirem, que se apoderam e ocupam cada canto, em suma, que a vivem à sua maneira. Custou-me muito fechar a porta desta casa pela última vez. Deixar para trás a vista linda com a qual se dá de caras mal se entra, e o sol e a luz que inundam os ambientes sem pedirem licença. Não é com certeza a melhor casa do mundo, mas é diferente, tem pormenores que me encantam e uma sala única que ocupa um torreão debruçado sobre a cidade. Resta-me o consolo de durante uns tempos ter morado ali. Ainda que virtualmente.





A mesma sala, antes das obras de reabilitação

































Outros espaços depois da intervenção, e no estado em que os encontrei:


A sala do meio, tem a particularidade curiosa da janela dar para a escada do prédio, recebendo luz natural pela enorme clarabóia:


O quarto principal, onde tudo foi mantido. Até o piso, embora não pareça, pois com o afagamento mudou totalmente de cor:





A casa de banho, construída de raiz , aproveitando um pequeno quarto:


Já que a casa de banho existente, além de não ser original do andar nem consentânea com a época de construção do prédio, foi transformada em quarto:






































A cozinha, num depois, durante e antes. Paredes com tinta lousa e subway tiles. Nunca ouviu falar no subway tile? então clique aqui e leia o que a Carla escreveu sobre o assunto.





































E a planta, para vos ajudar a perceber a estrutura da casa. Certos compartimentos ficam sob o desvão do telhado e por essa razão têm o tecto inclinado.

40 comentários:

  1. uau...Parabéns Val, que trabalho LINDO!!
    Adoro todos os pormenores...o chão da casa de banho e da cozinha...
    É uma casa destas que tenho procurado aqui no Porto para alugar...infelizmente completamente fora do meu orçamento...
    Um casa com alma! :)

    ResponderEliminar
  2. Nossa!! Sem palavras para descrever o tanto que gostei...
    Primeiro, que vista é essa??? Essa sala ficou um encanto. Adorei todos os cômodos e a disposição dos mesmos.
    Aqui no apê estamos conversando com alguns arquitetos... muitas vezes a gente tem várias ideias, mas contar com a ajuda de um profissional faz toda diferença.
    Beijos,

    ResponderEliminar
  3. Ficou linda, Val. Onde é que se compram casas assim?

    ResponderEliminar
  4. Que casa linda Val... Cada cantinho dela ficou especial. Entendo seu apego e sua rápida tristeza quando tem que desapegar. Quando era mais jovem fiz vestibular para farmácia e também para arquitetura, passei para as duas universidades, mas optei por farmácia pela minha paixão pela química e pela patologia. Quando vejo suas postagens me vem a lembrança essa época e com ela a dúvida, será que não fiz a opção errada. Agora é tarde demais... até porque me aposentarei em 10 anos na minha profissão, e também porque exerço minha criatividade nas minhas costurinhas.
    Amei seu comentário no meu blog, espero ver em breve o armário enfeitando o seu cantinho da costura.
    Beijo grande, Clau.

    ResponderEliminar
  5. Oi Val :) :)
    Espectáculo. O espaco original é um encanto e fizeste um trabalho fabuloso, respeitando a alma da casa. Mudava-me já! Parece estar lindamente localizada e cheia de luz. Lindissima!
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Ola Val,
    Casa linda,, imagino que depois de uma reforma feita com carinho e atenção sentir-se apaixonada é inevitável. Gostaria muito de viver em uma casa tratada assim, tanto pela beleza como pela carga de boa energia que vem junto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. A Val tem mesmo uma profissão maravilhosa. Eu que adoro casas antigas e recuperações (e foi por isso mesmo que descobri o seu blogue), fico derretida quando vejo os seus "antes" e "depois"! Este de facto é um dos mais bonitos que por aqui vi, e esse torreão, é de facto fantástico! Parabéns por mais um excelente trabalho! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Val! Perdia-me de amores por esta casa! Ainda bem que há pessoas que ainda investem nestas recuperações, porque de facto estas casas são únicas. Um excelente trabalho Val, Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Val
    Que trabalho fantástico, fiquei encantada com todos os detalhes, os pormenores, você está de parabéns, também cai de amores por ela, que vista maravilhosa daquela janela da sala, e o piso, belíssimo.
    Um verdadeiro show.
    Grande beijo, é sempre muito bom vir aqui.

    ResponderEliminar
  10. Val, há muitos anos atrás quis ser arqiitecta. Como foi decisão de ültima hora faltava-me s Geometria e já não pude voltar atrás. Erro crasso. Fiquei sempre com este "problema" não resilvido. Isto para dizer que adoro a sua profissão e acho que os seus trabalhos são fantásticos. Adorei esta casa! Eu viveria nela e por isso compreendo o momento dificil de fevhar a porta e dizer adeus. Venha a próxima ... Bjn

    ResponderEliminar
  11. Que trabalho fantástico minha querida!
    Que sortudos aqueles que te entregam em mãos as casas deles para tu cuidades e encheres de alma! Pois é isso mesmo que tu fazes no teu maravilhoso trabalho!
    Parabéns Val!
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
  12. Belíssimo trabalho Val, você é muito talentosa. Amei as janelas, bem do jeito que gosto. Eu também ficaria triste em deixar um lugar tão lindo como esse.
    Eu não conhecia o subway tile, mas mesmo assim já gostava, rsrs.
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. É um defeito da nossa profissão... :)
    Gostei da recuperação. Clean, como se quer. Adorei a utilização dos cerâmicos hidraulicos! <3
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  14. Val,
    Mais um excelente projeto. A vista é deslumbrante, é a igreja da estrela não é?
    A remodelação está magnifica, adorei o chão escolhido para a cozinha e wc, bem à época das antigas construções.
    Sortudos daqueles, que colocam um projeto nas tuas mão.
    Muitos parabéns por mais este trabalho.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  15. Olá bom dia, Val esta casa ficou um sonho, que perfeição o seu trabalho parabéns

    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Ficou linda Val :)
    Adoro ver estas coisas, o antes e o depois :) Fizeste as minhas delícias :) Adoro ver este tipo de transformações nas casas :)
    E adorei o bom gosto em tudo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Nossa Val, estou aqui boquiaberta. Que trabalho lindo! Sei bravissima!

    ResponderEliminar
  18. Eu gosto tanto de remodelações, de tornar 'novo' o antigo... O meu marido não é nada como eu neste aspecto, mete-lhe aflição as obras, o tempo que se demora, o dinheiro que se gasta (que muitas vezes a remodelação fica muito mais cara que uma coisa nova), mas eu acho que são sítios únicos, diferentes, só vendo pelas fotos, nota-se que essa casa tem 'alma', tem alguma coisa que inspira, que apazigua, que capta boas energias :-)
    Isto é que eu achei com o decorrer do post!!!

    Adorei Val,

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha!
    Adoro cada recanto, se pudesse ter uma segunda casa (no centro de Lisboa) seria assim que queria!
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Oi Valéria!
    É a primeira vez que comento no seu blog... Mas sigo há um tempinho!
    Que apartamento maravilhoso!
    Quanto charme que as construções novas aqui no Brasil não tem! O seu trabalho deixou ele ainda melhor!
    Sonho morar num lar assim!

    ResponderEliminar
  21. Oi Val! Eu amei demais este post, já revi as fotos umas 500 vezes. Amo reforma, até o cheiro dela, e ver o resultado do seu trabalho a cada imagem do "depois" foi muito gostoso e me deu saudades da profissão. Também me envolvia muito com cada casa ou apartamento que vinha parar nas minhas mãos.
    Parabéns pelo bom gosto e pelas soluções! A qualidade da obra também parece estar nota 10. Adorei como ficou o piso de madeira e a escolha dos outros revestimentos. Quem não ia amar morar num apartamento caprichado desse?
    Palavras aprendidas hoje: afagamento e torreão.
    Ah, obrigada pelo link pro post de subway tiles ;)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  22. - Tinha escrito um testamento a net caiu..estou zangada.
    pronto dizia que tinha adorado a casa e a transformação que sofreu. Adoro a cor das paredes era essa cor que eu queria para o meu quarto mas ficou azul/acinzentado. Só não gostei da entrada da casa por causa do pé alto ser baixo e ter tantos cortes parece-me mais uma arrecadação (espero não ter visto mal a foto da entrada e estar a dizer asneiras) . de resto gostei de tudo, a cozinha a casa de banho, tudo tudo....
    quando aos meus peludos quando a gris veio para cá os outros já cá estavam, o tobias tem a porta da gaiola sempre aberta o pintas é solto muitas vezes para esticar as pernocas por isso a Gris desde sempre esteve ao pé deles, acho que os considera os irmãos mais velhos ): e nunca nenhum deles fez mal aos outro por isso não tenho mêdo, espero que se dêem sempre assim. Beijinhos e voltei a fazer um testamento. Ralha comigo...

    ResponderEliminar
  23. Nossa Val, que transformação!!!!!!!!!!!
    Deve dar muito orgulho em realizar um trabalho assim. Deve dar mesmo esta sensação
    de apego, de amor, carinho pr aqueles espaços.
    REformar é muito mais trabalhoso q construir, não é facil, sempre tem algumas surpresas que complicam tudo. Amei o chão de madeira, o piso da cozinha, a casa de banho.
    E a localização? que coisa mais encantadora as jenelas da primeira foto!!
    Um dia aida vamos dar uns passeios aí pela eiropa e respirar estes ares!!

    Bjo amiga, obg pela visita lá no meu apê e também pelos teus comentarios sempre tão interessantes :D

    ana


    ResponderEliminar
  24. Oi Val, saudades ♥
    Adorei a casa também, principalmente o piso de madeira restaurado ( ameeeei!), o piso do banheiro e o da cozinha (ladrilho hidráulico) é minha paixão, eu dei um Pint na cozinha, que eu não sou boba né?
    Os rodapés estão bem destacados com o cinza usado nas paredes, gosto desta cor, dá um requinte ao ambiente!
    As janelas e as portas ficaram lindas depois da reforma, a vista realmente é maravilhosa, o seu trabalho ficou perfeito, parabéns amiga ;-)
    Beijinhos e um final de semana maravilhoso!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  25. Boa noite Val, que torreão maravilhoso, que vista, quanta luz, amei também. Como você renovou todos os cômodos, de forma que não dá para imaginar, a não ser pelas fotos do antes, que havia tanto estrago. Seu trabalho como arquiteta é maravilhoso, parabéns pela perfeição do trabalho, és uma artista. Agradeço por partilhar, desejo um excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  26. Bom dia minha amiga :)
    Mas que LINDO antes e depois .
    Se vivesse ai não mudaria nada ,adorei as cores escolhidas ,o "subway tile ,a parede em ardósia ,o ladrilho hidráulico ,pormenores e mais pormenores .
    O chão em madeira claro ficou um sonho ,aliás o meu sonho era ter um chão assim ;)
    Esse apartamento fica no centro de Lisboa ?
    A vossa empresa fez um excelente trabalho .
    Val que azul é esse que usaste na escadaria ?
    Bj grande e os meus parabéns e acho que compreendo muito bem quando dizes "dificil é fechar a porta e deixar ir este teu projecto "
    Bom fim de semana ,com chuva ??
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  27. Nossa Val, que tudo que ficou essa casa!
    Cheia de janela e de claridade, coisa que dou muito valor!
    Imagina o quão gostoso deve ser o seu trabalho, a casa já tinha um certo potencial, mas com a sua mão nela deixou tudo mais bonito ainda!
    O piso da casa de banho e da cozinha ficou lindo!
    Essa casa é pura sensação de aconchego!

    ResponderEliminar
  28. Hola Vak querida !! Que talentosa !! Me encantó esa casa donde por esas ventanas entra la luz a raudales .. Ese gris es uno de mis colores favoritos !!

    ResponderEliminar
  29. Transformação fantástica e que vista maravilhosa!

    Beijinhos,
    Carolina

    ResponderEliminar
  30. Caramba! Que linda! Me apaixonei por todos os pisos e pela cerâmica da parede da cozinha. E também, pelas paredes cinzas!
    O janelões também são encantadores, nada melhor que deixar entrar a luz do dia, né?

    Beijos!

    ResponderEliminar
  31. Adorei ver o antes e o depois. Muitos parabéns Val, ficou linda!

    ResponderEliminar
  32. Val,
    Parabéns pelo projeto, lindo. Surpreendente as soluções. Esse apê é o do sofá das meninas ?
    Amei esse torreão, lindas vistas, ficava só no balcão...rsrs...O piso clareado, deu outra cara.
    Ficou atualizadíssimo, mas sem perder nada de característica arquitetônica.
    Apaixonei.Nota 1000 prá você. PARABÉNS bem grande :)
    Besitos

    ResponderEliminar
  33. Seu trabalho ficou nota 1000, eu adorei sei como é dificil fazer algo
    e depois ter que deixar partir , assim vai fazendo nome , sua profissão
    é maravilhosa, adimiro quem tem este talento.

    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  34. Olá Val,
    Concordo que o crochê é uma carta na manga, transforma qualquer coisa. Não chego aos pés da minha mãe, mas consigo fazer um pouco. Fiz toda a aplicação na máquina, além de ser mais rápido os pontos ficam bem certinhos, uma beleza!
    Beijos

    ResponderEliminar
  35. Bom dia, Val!!!
    Tô aqui só nos suspiros... realmente, uma casa apaixonante...
    Eu gosto de casas que têm o telhado inclinado, deixa os cômodos acolhedores. E como é arejada e iluminada com essas janelas!!! Os pisos restaurados, os azulejos... nossa...
    Uma pena deixarem a casa em tão mal estado. O bom é quando se pode restaurar.
    Eu também me despediria com muita saudade... era um local que eu moraria de boa. Deve custar uma fortuna, não? Belo trabalho!
    Abração e lindo dia.

    ResponderEliminar
  36. Bom dia,Val
    aqui:9:21 manhã nublada de sexta-feira.
    Passou de ordinária à extraordinária. Amei a reforma, as cores que usou, o piso que colocou.
    Parabéns. Simplesmente um belo trabalho.
    bjão
    Mari

    ResponderEliminar
  37. Que interessante!!!!!!!!! Parece mesmo uma casa diferente e cheia de encantos. Que vista! E que coisa linda uma sala com três janelas!!!!! A minha sala é muito iluminada e adoro isso numa casa.
    A cor do chão fez toda a diferença e parabéns pelo seu trabalho de ressuscitação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Olha, eu passo tempos sem aparecer, mas sempre que apareço por aqui, fico assim com cara de abobalhada, rs
    Faço das minhas as suas palavras! Nossa profissão nos permite várias moradas - e que delícia é todo esse processo. Pena que dói a separação :(
    Lindo, lindo, lindo! De um bom gosto ímpar. Não sei nem dizer do que mais gostei.... (suspiros...)
    beijos!

    ResponderEliminar
  39. Teu trabalho é motivador, Val. Sempre em contato com coisas novas, desafios.
    A casa ficou mais fascinante depois da reforma. Gosto de ambientes bem iluminados pela luz natural. Minha casa é pequena é cheia de janelas, temos 12.
    A cozinha ficou um sonho. Ando enamorada destes azulejos de metrô! E esse piso, lindooo!
    Parabéns, amiga, muito bom gosto!

    bjs

    ResponderEliminar
  40. Val, as renovações estão feitas com muito gosto. Parabéns. Se tivesse mais euros era bem capaz de comprar um destes apartamento.
    Bom trabalho. Beijinhos.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics