INDIVIDUAIS EM MDF COM CAPAS REVERSÍVEIS

13.11.14
Foi neste post da Camila que vi a ideia e não descansei até conseguir concretizá-la: uns sousplats redondos, em MDF, cujas capas vão sendo trocadas ao sabor do gosto e do humor, consoante se esteja voltada para montar uma mesa colorida, de cariz rústico, temática, ou algo  mais sofisticado. As opções são infinitas e o padrão das capas é que vai ditar a tendência.
A Camila, que no It Glamour mostra-nos que as mesas podem ser simples mas sempre com charme, foi uma querida, e por email mandou-me as medidas das placas de MDF para que eu pudesse pedir a um carpinteiro para as cortar.
Com as rodelas em mãos, era a minha vez de entrar em cena, que entusiasmada ante a perspetiva de poder montar mesas diferentes apenas vestindo e despindo as "bolachas", lembrei-me de fazer os invólucros em dupla face e desta forma multiplicar a versatilidade dos mesmos.
E foi assim, que surgiram 4 mesas, que se desdobraram em 8, e que vos mostro em seguida. Notem que  pratos, talheres, guardanapos e demais adereços são rigorosamente os mesmos no lado A e B de cada capa.

Para iniciar, uma proposta Outonal numa 1ª versão:







2ª versão, ainda no clima de Outono, com bases mais neutras:





Para um chá das cinco, num romantismo exacerbado, lado A:







Lado B da mesma mesa, mais contida:





E se por acaso quiser trazer os sabores mediterrânicos para casa, alternativa alegre:







Ou então, viramos o disco, e o ambiente aparece mais clean:





E por último, uma sugestão descontraída e furta cores na capa:






E na contra capa, colorido sim, mas em modo controlado:




E para quem se sentiu inspirado, um passo a passo para vos ajudar com as capas. Não tem mistério, certamente haverá formas mais simples de as fazer, mas eu organizei-me do seguinte modo:


48 comentários:

  1. Adorei a ideia, adorei a execução e a escolha dos tecidos! Mais uma vez estás de parabéns :)
    Gostei particularmente do tecido azul com os passarinhos, assim como o serviço que parecia ter sido feito de propósito para combinar!
    Parabéns pelo styling também, esmeraste-te :)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Val, gosto muito dessa ideia.
    Já há muito que a vi na net e sempre tive vontade de a por em prática.
    Mas nunca mandei fazer as rodelas, até a minha ideia era fazer de cortiça.
    Mas é um projeto a por em prática futuramente.
    Beijinhos e adorei os tecidos!

    ResponderEliminar
  3. Que ideia fantástica Val!!!
    E claro os tecidos que escolheste são lindos! Sem falar em todas as mesas, que estão todas um mimo!
    Tudo bonito e com muito gosto, o que já é de esperar vindo de ti!
    Beijiho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. ei Val
    Estou de cá babando, de queixo caído com tanta belezura, criatividade, originalidade, nossa, todas são lindas, se tivesse que escolher só uma, não saberia qual, todas encantadoras.
    Parabéns, amiga habilidosa, de um bom gosto muito grande.
    Adorei mesmo, já vi umas dez vezes.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Ehh Val que mesas tao lindas!! Apenas com tecidos conseguimos criar mesas tao diferentes, adorei cada uma e essa ideia está o máximo. :) Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Val!! Que alegria ver suas mesas! Tecidos maravilhosos, amei a idéia de fazer dupla face! Ficou perfeito! Arrasou na montagem de todas as mesas!!! Vontade de pegar o primeiro avião com destino a Lisboa para dar um beijão em vc! Parabéns!!! Amei! Obrigada por compartilhar o meu blog! Grande beijo

    ResponderEliminar
  7. Oi Val...que post lindo,adorei é bem o estilo que gosto,
    Parabéns pelo Blog!
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Ohhhhh amiga que produção :)
    Cada mesa mais linda que a outra ,essa ideia da placa de de mdf é fenomenal e eu desconhecia .
    As mesas são mesmo de cortar a respiração e tem o teu cunho pessoal que adoro .
    Os meus parabéns pelo teu post original , e as fotos estão lindas
    Bom fim de semana
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  9. Ameeeiiii! Todos ficaram lindos, não dá pra escolher um... vc foi muito feliz na escolha dos tecidos! e muito legal a ideia de fazer dupla face, vc acabou dobrando o numero de sousplat
    Com certeza passando essa correria de final de ano vou fazer!
    Parabéns
    Um beijo

    ResponderEliminar
  10. Olá Val, adorei!!!
    Ficaram lindos e estou encantada com as cores.
    O difícil é escolher qual o mais bonito.
    Adorei o pap, já vou levando para mim.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Val,

    Que genial! Estou encantada com a simplicidade e o lindíssimo resultado, adoro ideias assim, vou fazer com certeza.
    Resposta das perguntas sobre o centro de mesa vermelho: Pintei com tinta caseína, mas pode ser a acrílica, passei uma base de gesso e três mãos de tinta, sempre lixando com lixa bem fina, os motivos desenhei a mão livre com caneta Sharpie prata, para finalizar usei verniz acrílico.
    Beijo e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  12. Também quero umas bases de mdf...achei a ideia das mais originais que já vi , que mesas lindas Val...vou copiar, só não ser quando :)
    Bj grande querida e mais uma vez , parabéns !

    ResponderEliminar
  13. Val! Que ideia genial... cada uma mais bonita do que a outra! Confesso que já subi e desci o cursor várias vezes, mas tenho para mim que isto seria muito complicado para eu fazer:) Tudo que tenha a ver com costurices não é para mim, julgo que tenho uma autêntica ineptidão genética:):) Mas hei-de arranjar quem faça porque é uma sugestão linda para a minha casinha de campo. Escolheste tecidos lindissimos... Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Lindosssss demais Val!!!
    as estampas lindíssimas, compondo com todo teu bom gosto.
    Amei as bandanas com seu toque descontraído.
    Muito bem feito teu passo a passo.
    E agora uma fofoquinha, ontem a Camila me falou no Instagram que conheceu
    teu blog num post que fiz falando do teu <3
    Dupla maravilhosa vc duas hein?? vão aprender muito ainda uma com a outra.
    E eu fico curtindo daqui!!!

    bju bjuu, lindo Fim de semana pra ti!!

    ResponderEliminar
  15. Hola Val querida ! Que lindo conjunto de individuales , adore ese con colorido turquesa y como se ve con el resto de la mesa,,deseo que tengas un bendecido domingo
    Besos

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Adorei...todas as tuas mesas mesas estão lindas. Agradeço o teu passo a passo pois está muito bem explicado.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adorei, Val, dá pra pirar de montão nas opções! Por aqui seria ótimo, pois minhas louças são hiper basiconas, então ajudaria a dar uma boa levantada. Vendo o tutorial, parece mega fácil, acredito que até consiga fazer com cola para tecido. Lindas suas versões de mesa, todas ficaram fantásticas, até as mais neutras. E gostei de todos os detalhes, vou usar como inspiração por aqui. Beijos

    ResponderEliminar
  19. Ficou tão bacana! E as quantas opções, todas muito bonitas. Adorei todas as mesas que você arrumou, uma mais linda que a outra. Se isto aqui fosse um jogo e você me perguntasse de qual arranjo mais gostei, foi daquele em que os sousplasts estão em tecido de flores com fundo azul, bem romântico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. estão fantásticos! Muito, muito bonitos. :)

    ResponderEliminar
  21. Olá Val,

    Estou apaixonada por essas rodelas :-)
    E que tecidos lindos que escolheu!!! Nem consigo saber do qual gosto mais... Cada um à sua maneira mas fofos mesmo... Esta é uma ideia genial, versátil, dá para lavar facilmente os panos o que é ótimo e personalizáveis de acordo com as mesas, com as decorações...... Só vantagens!
    As suas mesas estão todas bonitas Val, e sabe o que me pareceu muito bom também? Foi aquele bolinho e aquele semifrio de morango (cheesecake)...
    Gostei muito deste post Val... Grande criatividade e maravilhosas mãos que costuram como ninguém :-)

    Beijinhos grandes*** Uma boa semana!!!

    ResponderEliminar
  22. Uauuu... que lindo! Amei essa ideia... te confesso que já tinha visto, mas nem imaginava como seria o pap. Achei diferente, divertido, muito bonito e fácil de fazer, seu pap está bem explicadinho. Babei nas estampas... amei a estampa do passarinho, amei suas louças e suas fotos então... ficaram ótimas, parabéns!!! Cada detalhe, tudo bem pensado... me divirto com sua maneira de arrumar a mesa. Bjs, Clau.

    ResponderEliminar
  23. Olá minha querida Val,
    Que maravilha!!!! Fiquei fã, penha que não sei costurar, se não, garantidamente ficariam na lista dos projetos a realizar.
    Bjs grandes,
    MJ

    ResponderEliminar
  24. Uauuuu...Que idéia fantástica !
    Sem falar nas inúmeras variacoes que podemos obter.Vou levar essa idéia para meus próximos projetos a realizar.A apressentacao de todas as mesas ficaram maravilhosas e de muito bom gosto.Parabéns !
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Ai ai... suspirando com cada imagem linda!! =)
    Beijos,

    ResponderEliminar
  26. Ora bem este vai ser um comentário longo. Primeiro o mais óbvio, ADOREI, este tipo de individuais. Muito práticos, bonitos, fáceis de retirar, trocar, lavar e também de fazer. As duplas de tecido são maravilhosamente escolhidos, acho até que teremos gostos e olhares semelhantes em relação aos tecidos. Gosto muito dos que vens mostrando e estes não são excepção. Aposto que vais coleccionando tecidos, eu lá vou comprando de vez em quando mas se te disser que não compro tecido à 4/5 meses é muitooo! Depois o pormenor do armário com tecidos, achei muito giro até como forma não só de arrumação mas também de decoração. Eu tenho os meus tecidos arrumadinhos e adoro olhar para eles :). Mais uma vez Parabéns por este projecto, muito bonito e inspirador. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. AMO esta ideia das capas de sousplats! A sacada de fazer dupla face então... Demais! E o melhor: não precisa de tanto espaço para guardar. Tenho uma amiga no Brasil que faz este tipo de coisa e até cheguei a orçar com ela as capas, mas acabei desistindo sei lá por qual motivo. Agora vendo estas mesas DIVINAS me bateu vontade de tê-las outra vez. Aiaiai...
    Você é puro bom gosto e capricho, Val! Também quero ser assim quando crescer! :)
    Bjos :*

    ResponderEliminar
  28. Val,
    Subi a barra lateral e baixei 30 vezes, fiz uma ginástica tremenda só prá ver essas maravilhas. Fiquei encantada, nem sei qual escolheria, tecidos lindos e muito bem casados um lado com o outro. Parabéns. Vou levar sua idéia. Se não encontrar quem corte as bolachas, vou recorrer aos discos de vinil. E obrigada pelos comentários lá no blog, vindo de você fico toda boba.
    Acredita que ainda sobrou madeira...kkk...pelos meus cálculos matemáticos ainda dá prá cobrir um tampo de uma mesa de home office. Apareça na segunda natalina, ficaria muito feliz.
    Besitos e linda semana

    ResponderEliminar
  29. Gostei muito dos individuais,são uma excelente ideia e todos eles têm padrões maravilhosos. E a produção dessas mesas foi maravilhosa!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Nossa Val, estou encantada com tanta criatividade e capricho, os tecidos escolhidos estão belíssimos, nem precisa trocar as louças, só mudar as estampas e a sua mesa vira outra, muito bem bolado :-)
    Amei o tecido com passarinho e flores, como você conseguiu um prato com as mesmas estampas do tecido? Você mandou fabricar? Rs! Esta composição está divina!
    Quando você começou a narrar e falando de lado A e lado B, venho na minha cabeça a ideia de fazer com disco de vinil (LP) que deve ser mais ou menos do mesmo tamanho, vou ver se o marido libera alguns para eu fazer futuramente, será que dará certo?
    Parabéns amiga, você com certeza é uma excelente artista!
    Ah! Adorei o arranjo na lata de chá, ficou muito charmoso :-)
    Beijinhos e uma semana cheia de felicidades!
    Ene

    ResponderEliminar
  31. Val nossa quantos vc fez, achei muito lindo sabe que eu ja tinha visto este recurso, e querendo pedir para minha mãe fazer rsrsrs eu tenho o souplast de madeira ai é so cobrir, amei todos, suas mesas são lindas, ja te falei né que sua casa é uma das mais lindas da blogosfera, amo as cores que vc escolhe.

    bjs

    ResponderEliminar
  32. Que mesas lindas, Val, e que estampas mais fofas;)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  33. Bom dia! Tive de vir espreitar isto novamente! Como diz a Joaninha, estou apaixonada "pelas tuas rodelas"!!! Se conseguir arranjar as placas, vou dar trabalho à costureira... Bjs

    ResponderEliminar
  34. Val minha linda! Como que essa ideia é genial! Cada tecido mais lindo que o outro que vc escolheu, e os detalhes da arrumação da mesa, a combinação das louças e talheres! Nossa ficaram muito lindos mesmo. Mas com toda a beleza eu tenho o meu preferido... Ainda quer que eu diga??? O romântico e com as louças GG. Pirei aqui amiga! Isso não se faz!!! Um bj...

    ResponderEliminar
  35. A gente sai do seu blog correndo pra arrumar a casa.
    Dá até vergonha. Vontade de ter tudo igual, tão simples e tão bonito!
    E esse tecido de fundo azul com as rosas no maior estilo daquela marca londrina da Cath Kidston? AMO, apenas.
    Beijos! <3

    ResponderEliminar
  36. Uma pergunta: Não ficou 'dançando', 'balançando' na mesa, pela diferença que o elástico provoca, não deixando o individual sem estar plano.
    Quero dizer, pelo fato do elástico estar ali, ele fica plano na mesa?

    ResponderEliminar
  37. Mesas lindas Valéria! E excelentes fotos! Parabéns!

    ResponderEliminar
  38. avaliação: vinte valores! beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  39. Olá Val!

    Gosto de sousplat, aliás, nem uso toalha na mesa há muito tempo!
    Porque são peças muito práticas.
    Tenho alguns sousplst de sisal, comprados em Natal/RN.
    As estampas que escolheu são fofas e a decoração das mesas idem.

    Bjksss

    ResponderEliminar
  40. olá de novo...
    práticos, criativos e de bom gosto.
    ADOREI!
    BJÃO
    Mari

    ResponderEliminar
  41. Como não ficar inspirada? com tantas coisas lindas e tanta cor bonita :D
    Adorei "essas mesas" ;) Tudo tão giroooo :D :D

    ResponderEliminar
  42. Acho essa ideia maravilhosa, pena eu ainda nao saber coser à máquina. Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Ai Val, você além de primorosa é de um bom gosto extremo. Passar pelo seu blog é sempre muito agradável. A gente sai daqui cheia de ânimo, você tem sempre algo bonito para alegrar nossos olhos. Belo trabalho! Ficou linda a decoração da mesa (todas).

    ResponderEliminar
  44. Menina... ainda não tinha visto essa postagem e A-PAI-XO-NEI!
    Mudando a mesa apenas trocando as capas e que belíssimo o tecido com pássaros... Sou apaixonada por eles...
    A louça fez meu queixo cair...
    As meninas que costuram, com certeza amaram o tutorial.

    Abração e lindo dia.

    ResponderEliminar
  45. Que ideia magnífica!
    Adorei todos os detalhes utilizados para a decoração das diversas mesas!

    Beijinhos,
    Carolina

    ResponderEliminar
  46. Val, que ideia mais linda e versátil, morri de vontade de fazer, mas será que consigo apenas colando? Ainda não costuro.
    Beijos

    ResponderEliminar
  47. Val, que ideia mais linda e versátil, morri de vontade de fazer, mas será que consigo apenas colando? Ainda não costuro.
    Beijos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics