Hoje o registo é diferente. Algo que tinha em mente há algum tempo: mostrar-vos a memória mais para trás que eu tenho de decoração, de estética, de dedicação ao lar. Pouco mais de um minuto, início dos anos 70. Minha mãe com um certo orgulho, mostra o apartamento alugado onde mora em Lisboa. Meu pai filma, para a posteridade. Nestes tempos as comunicações são difíceis e as tecnologias dão os primeiros passos. Um filme super 8 com a luz potente de um flash, é tudo o que se pode almejar, para um dia mostrar à família, lá longe no Brasil, como se vive na Europa.
Aparece o quarto das filhas, o papel de parede atrás das camas, uma estante repleta de bonecas (não me lembro das minhas amigas terem tantas bonecas quanto nós), uma cortina romântica na janela. O quarto do casal, um tanto ou quanto austero, o terço na cabeceira, e a almofada em ponto de Arraiolos, trabalho da minha mãe, na senhorinha ao canto. Depois vem a cozinha, impecavelmente limpa e arrumada para o outro dia. Mania que herdei: não vou dormir sem a cozinha estar pronta para a manhã seguinte. No parapeito da janela, vasos pintados de encarnado, pois na falta de um jardim (que ficara na sua terra) era aí que minha mãe cultivava sua paixão pelas plantas. O dedo verde, esse, não se me transmitiu.
E pelo meio, a animar o cenário, 3 crianças: duas filhas e um sobrinho.
É como recordo minha mãe, atenta e cuidadosa com a casa. Se havia pouco, fazia muito. Se nada houvesse, inventava. E foi sempre assim, até partir.
Em tempo: para quem pergunta, sou a miúda com franjinha no cabelo!
Boa noite, Val
ResponderEliminarOlha, fiquei emocionada com seu texto e com o vídeo, sua mãe tão jovem e bonita, as crianças meio encabuladas no início e no final demonstrando alegria.
Você disse que sua mãe deixara um jardim na sua terra, de onde ela era?
Bacana, Val, gostei muito.
Um beijo.
oi val que coisa deliciosa...
ResponderEliminarrealmente como voce bem mencionou, inventava com o que tinha e eramos feliz...muitos filhos todos dormiam juntos nada de cada um ter um quarto palmada era corretivo e criança revoltada e
reclamonas...nada disso...é amiga eramos todos FELIZ mesmo sem motivo.
beijocas,sejamos gentil.
obrigada pelo carinho sempre.
Olá , que legal ver como era as coisas e a mãe novinha ,essas filmagens são muito bacanas.Hoje em dia nossos filhos vão ter muitas lembranças de nós , mais eu mesma só tenho uma fotinho de quando era pequena.Seria tão bom se ver e ver as coisas da época pura nostalgia. bjs
ResponderEliminarMarta
Olá Val,quem me dera a mim ter recordações assim da minha família nessa época.
ResponderEliminarNem máquina fotográfica havia... Tenho algumas fotos, mas poucas.
É um lindo video, para mostrar aos netinhos um dia... Beijinhos:)
Olá Val ;) que engraçado conseguir um video assim! Eu divirto-me a ver fotografias de antigamente, controlo tudo eheh, adoro ver como era a casa da minha avó a da minha mãe... eram bons tempos. Hoje a minha avó não recebe ninguém em casa e a minha mãe...... a minha mãe e eu fazemos boas trocas. Adoro as épocas festivas e não abdico de uma casa cheia e uma mesa composta, dê por onde der.
ResponderEliminarComo referiram num comentário acima, "ninguém reclamava e eramos felizes!" E eu nem sou de tempos muito passados ;)
Um beijinho grande e obrigada pela partilha deste video pessoal
Oi Val, que relíquia é este vídeo. Imagino que ele lhe traga muitas recordações e também saudades da sua mãe. A decoração era de muito bom gosto. E que camas lindas ! As bonecas me fez lembrar do guarda roupa da minha filha . Está assim abarrotado de bonecas, as quais ela não brinca mais.
ResponderEliminarEm breve vou retornar ao meu blog e lhes trazer minhas novidades.
Tudo de bom querida,bjssssss
Hola Val querida ! Su madre era una mujer muy bonita , que añoranza le debe dar ver ese video amiga MMM ! Que tenga un óptimo domingo
ResponderEliminarBesos
Olá, Val! Que bonita recordação e que emoção deves ter sentido ao partilhá-la. Muito elegante e bonita a tua mãe e a casa, sem dúvida impecável e motivo de orgulho para a a época. Beijinho e bom domingo!
ResponderEliminarOlá Val,
ResponderEliminarQue tesouro maravilhoso o seu video, com certeza uma época cheia de boas lembranças, uma mudança assim deixa ótimas recordações. Qual é você ali no filme?
Pois é já somos quase vizinhas, rs. Estou gostando bastante de Faro, ainda não tivemos tempo de fazer turismo, estamos a procura de moradia e visitando muitas casa e mesmo hoje, domingo, temos um apartamento para visitar.
Beijos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá Val!!
ResponderEliminarQue bom poderes ter esta recordação maravilhosa. Imagino o misto de sentimentos que deves sentir ao ver este vídeo. A tua mãe era muito elegante e muito bonita. E o vosso apartamento era muito mimoso. Tens é que nos dizer qual das duas princesas eras tu no vídeo.
Um resto de um bom domingo e um beijinho ernorme para ti!
Olá amiga :)
ResponderEliminarFez me ficar um pouco nostálgica e emocionada ,eu imagino o valor disto para ti ,tu és parecida á tua mãe .
Consegui ver um certo orgulho numa casa muito bem cuidada .
Espero que tenham ficado muitas boas recordações .
Sei que a tua mãe também se orgulharia da mulher em que te tornaste .
Fico por aqui .......tem uma exelente semana ,obrigada pela linda partilha
grande bj
Lulu
Obrigada por partilhares connosco esta memória que para ti é,certamente, muito especial.
ResponderEliminarBj e boa semana.
pura delícia, Val. possuir um registo desta natureza no Portugal dos anos 70 é deveras fantástico. belíssima recordação, não só pela imagem , mas pelo registo da voz. acho maravilhoso relembrar o timbre de voz de alguém muito querido. bom resto de domingo. beijinhos e obrigada pela partilha.
ResponderEliminarVal, imagino a saudade que você sente quando vê esse vídeo.
ResponderEliminarQue bonito...móveis, organização, beleza, família, brinquedos, lar e...muito amor!!
Adorei te conhecer pequenina, com franjinha...hehehe...eu também usava franjinha nos anos 70...hehhe...
E que coleção de bonecas que vc e irmã tinham...uau!!
Querida, tenha uma linda semana,
beijinhos,
Lígia e =^.^=
OI VAL NOSSA QUE LEGAL QUE EMOCIONANTE, ATÉ MOSTREI PRA MEU MARIDO PORQUE ACHEI QUE SUA MÃE IRIA FALAR ALGUMA COISA E ELE DISSE QUE NESSA É POCA NÃO ERA QUALQUER PESSOA QUE PODIA TER UMA FILMADORA, PUXA QUE BACANA QUE LEMBRANÇA E SUA MÃE TODA ORGULHOSA ARRUMANDO A BLUSA NO COMEÇO DO FILME PRA MOSTRAR A CASA, rs, NOSSA É GOSTOSO NÉ RELEMBRAR ISSO, ELA ERA MODERNA FEZ A DÉCADAS ATRAS O QUE A GENTE FAZ HOJE PARA POR NO BLOG KKKKK. BEIJOKASSSS
ResponderEliminarNossa Val, fiquei nas nuvens com o vídeo e o seu depoimento.
ResponderEliminarSei bem como os brasileiros valorizam a casa e imagino o grulho de sua mãe em exibir a dela.
Um beijo
Val que coisa mais linda!!!
ResponderEliminarAdorei o vídeo e o quarto de vocês?!! As cabeceiras das camas me encantam até hoje!
Boas memórias né?
Uma linda semana querida! Saudades!!
Muitos beijos
Cris
Que memória linda Val! :) E realmente a tua mãe estava tão orgulhosa!! Lindo!
ResponderEliminarÉ curioso como naquela altura as pessoas tinham muito menos e conseguiam fazer muito mais, não é!? Beijinhos
Nossa Val, que tesouro ter um vídeo desse. Muito bela sua mãe!
ResponderEliminarMe encantei pela cabeceira da cama!
Antigamente não se faziam tantos vídeos iguais a hoje, então ter um desses é um privilégio enorme!
E já vi de quem herdou o capricho pela decoração!
Beijos
Me emocionei, Val. Hoje é aniversário de minha mãe e ouvindo essa música linda ainda. Verdadeiro tesouro você tem. Você é de origem brasileira?
ResponderEliminarbeijo
Que emocionante, cheguei a arrepiar! Imagino prá você, como deve ser...
ResponderEliminarA mãe tão bem arrumada, a casa, impecável, as crianças saudáveis e felizes. A trilha sonora muito condizente com a época.
Só uma pessoa com a sua sensibilidade é capaz de nos proporcionar tla emoção, dividindo esse momento tão caro. Obrigada...
Bjs
Val, que delicia de video!! E deixa que te diga que herdaste a beleza da tua Mãe... ela era linda! E quanto à vossa casa, para além do bom gosto ressalta algo de imediato a qualquer olhar mais atento: uma verdadeira casa de famlia, com crianças felizes!!´Um abraço querida! Manuela
ResponderEliminarNossa que bacana!!! Amei ver essa postagem, seu filme, sua casa, sua mãe e irmãos. Lembro-me que nessa época, talvez um pouco mais, lá pelos anos oitenta, eu tinha uma amiga que o pai dela tinha esse equipamento que filmava e era muito chique, achava aquilo fora de série. Amiga que coisa boa poder rever nossa vida, a mim só resta a lembrança, que assim como no seu filme é também bem colorida. Beijo grande e obrigada por nos proporcionar momentos tão legais, Clau.
ResponderEliminarOi Val!
ResponderEliminarQue bela recordação!
Momentos que não voltam mais, mas, que podem ser revividos por meio da tecnologia, não importa quão simples era naquela época.
Você é parecida fisionomicamente com sua mãe e também herdou alguns costumes, á claro!
O gosto pela arrumação e decoração, por exemplo.
Menos o dedo verde...KKK
Eu já herdei o dedo verde de minha mãe!
Olha, hoje fui ao dentista e aproveitei para passar na rua onde nasci e vivi até os 05 anos de idade.
A casa que era propriedade do meu pai, ainda está de pé, cercada de verticais.
Ocorreram algumas mudanças na fachada, poucas, se assim posso dizer.
Mas a casa continua a mesma. Qualquer dia postarei.
Sua mãe faleceu?
Obrigada por compartilhar!
Linda semana!
Bjksss
Olá Val, adorei a postagem. Organização me chamou atenção.
ResponderEliminarEmocionante ver sua mãe e vc assim com franjinhas.
Eu tinha 4 anos nos anos 70, usei muuuita franjinha amiga.
Beijos
Que legal você ter essa recordação. Muito bom rever momentos em família. :)
ResponderEliminarUma ótima semana para ti.
Beijos
Danielle
betweenteaandcoffee.blogspot.com
Oh, que vídeo maravilhoso! Fiquei deslumbrada. Que bonita a tua mãe, que felizes tu e as irmãs (duas, certo, ou será um e uma?), que agradáveis os quartos, com os móveis laçados de branco! Só tive pena que tivesses tanto tempo a cabeça baixa, a espreitar qualquer coisa na pasta. :) Mas aquele beijinho é qualquer coisa!
ResponderEliminarOutro também para ti
Tão bonito Val, que recordação maravilhosa. Tenho de me lembrar de filmar mais vezes pequenos momentos do quotidiano para mais tarde recordar.
ResponderEliminarNa altura podemos não dar muita importância mas depois tornam-se verdadeiras preciosidades congeladas no tempo.
Val, és uma privilegiada em ter essas memórias em vídeo. Tu eras uma menina linda! Tua mãe também super bonita.
ResponderEliminarReparei nos vasinhos na janela da cozinha, que delícia. A casa realmente muito ajeitadinha, um lar!
Obrigada por compartilhar. A música nos transporta para a época.
bjs
Oi Val,
ResponderEliminarHoje é dia das emoções, fiquei emocionada com o post da Lia que por coincidência está logo aí acima, rsrs
Que emoção também ver esse vídeo, essa música me fez viajar, imagino como é pra você ter essa lembrança viva assim! Linda casa! Linda sua mãe, elegante, compenetrada!! você era muito fofa!!
Um beijo
Teres essas gravações é uma reliquia, tanto por poderes recordar outros tempos como por poderes matar saudades de quem te é tão querido.
ResponderEliminarÉ sempre gratificante vir aqui.
Pinta
A tímida que queria "fugir" da frente da geladeira?
ResponderEliminarMenina, que pérola vc tem guardada, imagino a emoção ao relembrar momentos assim pq eu me emocionei... Que lindo!
E sua mãe era uma bonita mulher.
Parabéns por ter guardado e cuidado de tão bela lembrança.
Abração e lindo dia.
Sensacional este registro. Me transportou para primeira casa onde morei na hora.
ResponderEliminarVocê era muito fofa, Val!
Um bjo =*
Que vídeo lindo, Val, confesso que fiquei emocionada... Uma preciosidade! Obrigada por dividir conosco;)
ResponderEliminarBeijos!
Val
ResponderEliminarQue tímida esta menina, heim! gostei do video gosto de recordar , mesmo que não seja
eu , a mobilia era igualzinha da minha mãe, tem muita familiaridade , pena que não herdou
o dedo verde da mãe não mesmo amiga, demoro mas chego ao seu cantinho .
beijinhos e bom restinho de semana.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Amei Val, minha mãe tinha um terço grande como este, só que ela colocava na parede em cima da cabeceira da cama. Muito legal ver esse vídeo dos anos 70, nos remete a infância e a nossa querida família :-)
ResponderEliminarTambém tenho essa mania de deixar a cozinha limpa antes de dormir, será que herdei da minha mamis? Acho que sim, rs!
Beijinhos e obrigada pela nostalgia!
Ene ♡
Que recordação incrível, Val! E sua mãe era linda e muito detalhista. Dá pra notar cada canto povoado, tudo muito pensado. Belos móveis também! Imagino como esse vídeo não te fez pensar numa série de coisas, desde os itens que vc elencou que puxou ou não dela até questionamentos de como ela chegou em determinadas soluções. Eu perdi meu pai quando tinha 15 anos e confesso que me bate uma saudade louca em muitos momentos, mas nunca tive a oportunidade de falar com ele sobre decoração, assunto que ele dominava muito bem, e vira e me mexe me pego em situações que tento no meu imaginário fazer alguma ideia de como ele resolveria algumas questões. Bom que tivemos pessoas tão especiais assim pra fazer parte de nossa vida! Beijo
ResponderEliminarOlá Val,
ResponderEliminarA receita dos chips é fácil e gostosa, das que gostamos, rs.
Já estou no Faro, desde o dia 10, a cidade e bonita e bem agradável, embora tenhamos chegado no final da temporada ainda tinha bastante turista, só agora começou a esvaziar um pouco. Este periodo de procura por moradia é bem cansativo, muitas visitas de casas, umas boas outras nem tanto. A mudança já vem a caminho, o que me deixa mais agoniada na busca da morada ideal, sei que é assim mesmo, mas não deixa de ser estressante. Como não sei ficar sem fazer nada, além da leitura estou crochetando bastante.
Beijinhos.
Tão bom recordar Val :)
ResponderEliminarÉ bom ter um vídeo para poder ver "o que eramos" :) Tudo tão bonito ;)
Beijinhos grandes :)
Que relíquia essa de vocês.
ResponderEliminarAmei a edição com a música.
Os móveis, tão lindos, né? Reparei na cabeceira da cama.
Você beijou ele no final? :)
Ando há que tempos para voltar a este texto Val.
ResponderEliminarQuando o li a primeira vez achei-o absolutamente fantástico.
Que bom ter uma recordação assim!