Ou seja, o Mercado da Ribeira está em grande, bonito, na moda e merece ser visitado. A decoração, em que predomina o preto e branco e largas bancadas em pedra de lioz, uniformiza as diversas "tasquinhas", ficando a individualidade de cada espaço de alimentação por conta dos pormenores sui generis, dos quais aqui vos deixo alguns:
Numa clara homenagem ao mercado, saladeiras em forma de couve, provavelmente da fábrica Bordallo Pinheiro, reinventam-se em originais candeeiros.
Caixas de vinho aproveitadas como nichos, é relativamente comum de se ver por aí. Mas o que me chamou atenção neste conjunto, além da quantidade e diversidade de peças usadas, foi a iluminação suave por leds, que dá um destaque todo especial às garrafas, e sobressai na parede escura.
Peças do serviço de chá ou café soltas ou desirmanadas? açucareiro sem préstimo? existe solução: pendurá-los no teto com simples fios de pesca, fazendo-os flutuar.
O eléctrico 28, é um dos símbolos de Lisboa, e uma das melhores formas de conhecer a cidade. Aqui ele aparece em miniatura, versão candeeiro, numa aposta mais estética que prática, claro. Mais uma vez, pequenas lâmpadas de led, iluminam.
E do discreto ao Barroco. Proliferação de lustres de cristal sobre a bancada de atendimento. É exagerado, redundante, excessivo e hiperbólico. Provavelmente não o faria em casa, mas agradou-me a ousadia!
Muito boa a reportagem, Val. Eu moro tão perto do Mercado da Ribeira e, inacreditavelmente, ainda não fui lá dar uma voltinha desde que foi renovado. E tenho ouvido tantas coisas boas acerca dele, que já devia mesmo ter tirado o tempo. Obrigada por me aliciares ainda mais! :)
ResponderEliminarVal, apaixonei na luminária saladeira e fui conhecer o site Bordallo Pinheiro.
ResponderEliminarFiquei encantada, agora quero ir a Portugal ...rsrs... No Brasil também faziam essas louças com formas de abóbora, tomate, mas claro que não tinham toda essa perfeição. Minha mãe tinha umas travessas de folhas, bem verdes e uns vasos azuis. E na casa de uma tia havia a ábobora como centro de mesa, cheia de papéis...rsrs... Adorei as louças "sobrenaturais" e o bondinho amarelo um mimo. Besitos
Assim de repente parece-me que o Mercado de Campo de Ourique a nível de decoração está mais uniforme e mais sóbrio.
ResponderEliminarGostei imenso destes detalhes que partilhaste e espero ir lá em breve, provavelmente durante a semana para evitar a confusão ;)
Beijinhos
olha Val te confesso que fico cada vez mais empolgada com a criatividade e despreendimento da
ResponderEliminardecoração, seja como podemos hoje colocar uma linda mesa com lindas peças misturadas, é assim . parabens pelas fotos.
obrigada pelo carinho sempre.
beijocas,sejamos gentil.
Está na lista de coisas a fazer quando fizer uma visita à nossa capital :)
ResponderEliminarExcelentes ideias. Obrigada pela partiha.
ResponderEliminarUm charme a parte os candeeiros "couve"
ResponderEliminarAdorei a dica , quando for aí,dar um pulinho em Lisboa vou á este mercado,
ResponderEliminare ainda vou ligar pedindo uma guia kkkkk, A cidade é linda!
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Ei Val
ResponderEliminarMuito interessante a decoração do mercado, vai do luxo ao mais simples; as saladeiras em formato de couve são o máximo e acabaram virando luminárias bem criativas.
Gostei.
Um beijo
Que lugar super interessante!
ResponderEliminarAdorei conhecer e ver as fotos...
Muito criativo as luminárias e toda a decoração.
Um bejim pra você e tenha uma linda semana!
É um festival de cor,imagens e sons, bonito de se ver
ResponderEliminarPostagem maravilhosa.
Carinho de luzes para Ti Val
Que lindo lugar!! Adorei! Obrigada por partilhares.
ResponderEliminarVai ficar na minha lista de lugares a visitar.
Beijinho enorme para ti!
Que lugar más lindo Val ¡,que lindo detalle de esos eléctricos símbolos de Lisboa !
ResponderEliminarParece mentira mas nunca lá fui. É uma vergonha ser daqui e não conhecer o mercado. Gostei dos candeeiros feitos com as terrinas, tenho lá para casa um prato com folhas de couve.
ResponderEliminarAcho que estou na "moda" com os led´s pois lá em casa também começam a aparecer...
Bom resto de semana. Pinta
Olá Val! Por incrível que pareça não conheço o Mercado da Ribeira!!! A julgar pelas imagens e pela sua descrição, tenho a certeza que não vai passar muito tempo para eu conhecer... Uma excelente publicação, quase em jeito de guia de turismo:) Um grande abraço! Manuela
ResponderEliminarOi Val!
ResponderEliminarLinda essas saladeiras de luminária!
Criatividade pura!
um super beijo
Olá Val, estou adorando ver essas belas decorações.
ResponderEliminarFico encantada com as suas postagens, parabéns querida.
Agradeço seu carinho de sempre.
Beijos
Boa tarde Val. Obrigada por partilhares este espaço maravilhoso. Não conheçia
ResponderEliminarAdorei os candeeiros em forma de couves, as caixas iluminadas e os bules, original e acolhedor.
Tens mesmo olho para tudo o que é bonito e diferente.
Espero que esteja tudo ok com a família. Beijinhos. Evelyne.
Oi Val,
ResponderEliminarVc sempre com posts interessantes com textos leves!
Que lugares aconchegantes, cada um no seu estilo! estes candeeiros de couve são lindos e originais...já vi aqui alguns feitos com escorredor de macarrão e até com ralador de queijo!
Quem sabe um dia não faço esse passeio!!
Um beijo grande
Olá Val, tanta criatividade nesses espaços.
ResponderEliminarGostei muito do post, beijinhos:)
Olá Val,
ResponderEliminarQue materia legal e muito bem apresentada, dá vontade de ir tomar um lanche por lá agorinha mesmo! Adoro os velhos locais revitalizados, quase sempre ficam lindos e bem funcionais, acho que assim se passa com o Mercado da Ribeira, que espero visitar em breve, muito breve.
Adoro a louça em forma de repolho, tenho uma sopeira que uso em duas funções: guardar o sal e decorar o balcão da cozinha. A profusão de lustres de cristais sem dúvida surpreende e agrada!
Beijos
a revitalização destes locais está cada vez melhor. os projetos são bem conseguidos, a ousadia alia-se ao tradicional, e disso tudo resultam espaços visuais muito apelativos. este, está muito bem descrito, e deviam agradecer à "repórter" o cuidado na narrativa e na escolha de imagens. beijinhos Val.
ResponderEliminarOi, Val, faço ideia que deve ser um passeio e tanto, para os olhos e para o paladar. Adoro mercados, ver a variedade de produtos coloridos e, nesse caso, um apanhado de ideias. Me encantei com as caixas de vinho iluminadas, ganham um outro aspecto. Fico feliz em me deparar com esses trabalhos de revitalização, é uma boa maneira de se preservar uma parte das histórias. Beijo!
ResponderEliminarOi Val!
ResponderEliminarAmo visitar os antigos Mercados!
A gente sempre encontra coisas interessantes, não é verdade?
Amei as saladeiras em forma de couve, agora, reutilizadas como pendentes.
Já os lustres barrocos em profusão, achei tudo muito ousado!
Usaria apenas uma peça em meu apê, mas gostei da ousadia demonstrada sobre a bancada do estabelecimento.
Bjksss
Oi, Val, que lugar lindo! Se você não tivesse contado que era num mercado eu pensaria que fosse num shopping. Tudo com muito bom gosto e o melhor de tudo: divertido. O que mais gostei foram as luminárias. Um ótimo final de semana!!! Bjsss, Clau.
ResponderEliminarTudo muito bonito! E o que realmente me encanta é a ideia da revitalização!
ResponderEliminarAdorei!!!!
Bjs
oi Val
ResponderEliminarCom o mercado revitalizado e os restaurantes tão bem projetados,com certeza quem visita se encanta!!
Adorei todas as ideias, as caixas iluminadas saem do comum que encontramos como você já comentou, a luminária couve, os bules pendurados, tudo demais mesmo!!
Obrigada por dividir conosco estas lindas imagens, bjs
Oi Val, gostei muito das luminárias feitas de travessas em formato de couve, tb achei legal as caixas de vinho na parede, ficaram belas mesmo com os leds. Mas o que eu amei mesmo foi o elétrico em miniatura, adoro miniaturas :-)
ResponderEliminarA empresa que cuida dos elétricos de Portugal, irá restaurar os centenários bondinhos de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Depois do trágico acidente em 2011, eles não foram mais utilizados. Com a ajuda de Portugal tenho certeza que todos ficarão mais seguros na hora de usar este veículo tão importante para os moradores do bairro e também para os turistas, onde este é um lindo cartão postal!
O mercado deve ser muito lindo e aconchegante, pois só com estas fotos mostra a criatividade e ousadia da decoração, valeu por nos mostrar este lindo local!
Beijinhos e um finde maravilhoso querida!
Ene
Oi Val, quero te desejar um bom fim de semana.
ResponderEliminarBeijos
Que lindo Val! Ainda quero conhecer.
ResponderEliminarBeijos
Olá Val,
ResponderEliminarJá em vários sítios li sobre o Mercado da Ribeira... Não sou de Lisboa e nunca visitei esse espaço, aliás à anos que ando para visitar Lisboa mas acho que ainda nem é este ano que se proporciona :-(
Mas realmente fico encantada ao ver essas fotos e um dia ainda hei-de visitar esse bonito espaço :-)
Beijinhos grandes e uma excelente semana***
Olá Val ,
ResponderEliminarE eu que ainda não fui ao Mercado da Ribeira :(
Esse espaço parece me muito interessante ,ideias que já mais me passariam pela cabeça ....
Adorei as taças de couves/candeeiros ,o electrico é lindo ,se o meu marido visse :D
Os bules e chavenas pendurados ,da lhe aquele ar inusitado (palavra tua ;)
Bonito ,diferente ,cheio de pinta sim senhor
Boa semana ( ps .....ainda estou a recuperar ......:P
bjs
Lulu
Esse mercado parece ser mesmo incrível. Fiquei aqui, morrendo de vontade de conhecer! E gostei especialmente das saladeiras em formato de couve, transformadas em luminárias. Tão simpático!
ResponderEliminarhttp://naomemandeflores.com
Muito originais as sugestões, Val. Adoro a criatividade dos arquitectos, capazes de dar vida nova a objectos velhos, ou novos olhares aos sítios em que já quase não reparamos!
ResponderEliminarBeijinhos
Oi Val querida eu amei esses candeeiros em forma de couva que lindoss, eu querooo, essas lâmpadas de leds são realmente muito bacanas, gostei da ideia dos objetos pendurados. Quanto aos lustres também acho um exagero para casa mas ali que é um ambiente público acho que ficou bacana, é uma ideia diferente né. bjokassss
ResponderEliminarOi Val, tudo bom?
ResponderEliminarEu adorei estas saladeiras usadas como lustre, muito legal!!!
Um ótimo final de semana a vc. e família
Audeni
Adorei as saladeiras transformadas em lustres. Eu usaria em casa. Achei irreverente e divertido.
ResponderEliminarFiquei pasmem de ver que tudo isso é dentro de um mercado. Tudo tão organizado e bonito.
A nossa Feira do ver-o-peso, aqui em Belém, bem que poderia ter um pouco mais de organização, beleza, e limpeza.
Amei, tudo!
bjs
Como é bom passear por lugares com tantas referências e tão inspiradores!!!!
ResponderEliminarAdorei o candeeiro saladeira!
Bjs
Adoro a louça em forma de couve e esses candeeiros estão um mimo, mesmo fofos
ResponderEliminarKiss kiss.*Jo
http://joandcompanystyle.blogspot.com/