ERVAS AROMÁTICAS EM LATAS

30.5.14
Sempre que vejo uma decoração feita com latas, dá-me uma vontade enorme de fazer igual. Até já tinha trocado ideias com colegas de blogs, pois andava numa procura desenfreada por latas que tivessem o rótulo impresso diretamente no recipiente, e não em papel, como é o mais comum. E não encontrava no mercado nacional latas interessantes que pudessem servir para o efeito.
Na minha recente viagem aos EUA, estive junto à fronteira com o México e bateu-me aquela associação de ideias: México-comida picante-latas coloridas. E não é que eu tinha razão?
Sob o olhar incrédulo do marido, lá embarquei eu de volta a casa com conservas de molho para enchilada e japaleno (já devidamente esvaziadas) e mais algumas de produtos americanos.
E como quem já não procura mais, acaba por, sem querer, encontrar, eis que começo a ver em Lisboa reposição das latas dos chocolates em pó Milo e Coqui, que sinceramente, pensei que já não se fabricavam mais. E dei-me conta que várias marcas de leite para bebé e azeites, não usam o  rótulo em papel, assim como as salsichas Nobre e o famoso Nesquick. Ou seja, tinha andado bastante distraída...
A ideia com as latas, era montar a minha mini-micro-nano-horta. Dá-me gozo ir lá fora colher os meus próprios temperos e fingir que sou o Cristiano Ronaldo da cozinha.
Um velho escadote de madeira, serviu-me de escaparate.
E agora vamos combinar o seguinte: se a coisa der certo, as ervas desenvolverem-se e eu até arranjar outras espécies (e mais latas) para encher os degraus, eu dou notícias. Se pelo contrário, isto revelar-se um rotundo fracasso, esquecemos este post e encerro definitivamente a minha carreira de latafundiária!











A minha inspiração no Pinterest:
A minha versão:

35 comentários:

  1. Olá minha querida Val,
    Que maravilha... tens uma verdadeira "Hortoaromática" :).
    Gostei bastante da ideia do escadote que já vi muitas vezes, pela net, com as latas então, fica bem gira!
    bjs minha querida e bom fds,
    Mj

    ResponderEliminar
  2. Hola mi querida Val !, que lindo rincón le ha quedado ,, me encanto como se ve su terraza con esa escalera llena de esas latas vintage con hierbas !,, que tenga un óptimo fin de semana
    Besos

    ResponderEliminar
  3. Ahahaha Latafundiária :D Adorei!
    A ideia é muito gira e resulta muito bem!
    tens um terraço espectacular!!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Olá Val! Espero que estejas bem.
    Que ideia gira a tua, adorei! Aliás eu sou fã dos teus trabalhos e das tuas ideias, e claro do teu maravilhoso terraço. Que agora ainda ficou mais bonito.
    Obrigada por partilhares connosco mais esta ideia fantástica!

    Beijinho enorme e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte com a nano horta Val :) :) Ficou muito gira no escadote e nas latas! No terraço espectacular!!! Eu tentei comprar umas aromáticas mas, esquecia-me delas quando estava a cozinhar... desisti :) Mas isso porque sou um zero na cozinha .(
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Querida Val! Amei sua micro horta. Na verdade não a considero micro não..kkk. Acho na medida certa. Muito criativo sua ideia de usar as latas e também a escada. Outra coisa que gostei muito foi ver sua varanda... linda, clara, alegre, muito aconchegante. Um ótimo final de semana pra você! Bjs no coração, Clau.

    ResponderEliminar
  7. Mas amiga que latas mais lindas ,adorei a diversidade de cores que se conjuga muito bem com o escadote em madeira .E as plantas estão firmes e hirtas :P
    O teu terraço ficou ainda mais bonito ,estou a ver mal........ ou desse terraço ve se a basilica da estrela ?
    ADORO esse espaço :)
    Agora falta é fazeres uma brincadeira na cozinha com as ervas e mostrares aqui ;)
    Bom fim de semana
    kisses
    Lulu

    ResponderEliminar
  8. Já fiz á alguns anos atrás , quando comecei a plantar ,
    e com os anos desanimei por que enferrujaram, aí parti plantar em potes de margarina,
    ficou ótimo , mas também não duraram , e até que desisti.
    Elas ficaram ótimas todas juntinhas , acho que vou seguir seu exemplo e fazer
    algumas e posso posta também , tem tudo a ver com meu blog.
    tenha um bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Olá Val eu amo temperinhos e chás e essas latinhas são uma graça dá um colorido especial a varanda né. beijussssssss

    ResponderEliminar
  10. Oi minha linda, que bom que conseguiu realizar a sua horta nas latinhas, ficaram um charme nesta escada antiga, adoreeei :-) Com certeza dará certo, pois com amor e carinho as ervas irão crescer e deixarão as suas comidas bem mais saborosas!
    Adorei o seu terraço, muito fofo, parece uma casinha de bonecas. Esta semana comprei um vaso xícara igual ao seu que está na mesa, engraçado que eu nunca tinha visto um aqui e agora vi o seu e achei que ficou muito lindo na mesa!
    Obrigada pelo carinho com as minhas arteirices, adoro você!
    Beijinhos e um finde cheio de alegrias!
    Ene

    ResponderEliminar
  11. Essa é realmente uma ótima ideia, Val, e as suas ficaram lindas. Bom demais ter ervas fresquinhas em casa;)
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Olá Val,

    Gostei muito do termo 'latafundiária' :-) Um dia qualquer ainda me aventuro nestas lides das mini-micro-nano hortas, mas tenho muito que pensar, porque não tenho espaço exterior em casa :-( :-( :-(
    Mas dá-me cá uma inveja quando vejo estas hortinhas!
    Parabéns pelo seu cantinho das aromáticas e de certeza que elas vão vingar e ainda vai poder temperar e bem os seus cozinhados com elas...

    Beijinhos grandes***
    Um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  13. Com tanta lata gira, duvido que as tuas aromáticas murchem! Em boa hora tivestes aquela associação de ideias na fronteira com o México - as latas do pato são o máximo!
    Há um ano que tenho aromáticas na minha varanda e posso dizer-te que os coentros não duraram muito tempo, o cebolinho ainda o tenho, o manjericão durou algum tempo mas apanha bichesa com muita facilidade e acabou por sucumbir, já para não falar das lagartas que não tardam começam a aparecer. De resto, ainda resistem o tomilho limão (adoro!), a hortelã da ribeira, hortelã chocolate (apanhou míldio, mas cortei-a toda e lá renasceu) e a salsa. Ando sempre de volta delas, a tirar as folhas velhas e tenho muita atenção às regas. No tempo quente convém uma pinguinha de água todos os dias. Adoro as minhas ervas biológicas!
    Bjs e diverte-te com as tuas ;)

    ResponderEliminar
  14. Pois eu passei ao lado de uma grande carreira de LATAFUNDIARIA...cá em casa nada que seja erva aromática dura :( tenho para mim que a culpa é toda minha pq não tenho grande habilidade e conhecimento da "coisa"...mas preferi convencer-me que são as ervas que são reles e me querem infernizar a vida :D :D
    Mas as tuas latinhas mexicanas ( e a do Milo) fazem realmente as delicias de qualquer varanda, ficou lindo e espero que realmente durem e que durante muito tempo sejas mesmo o Cristiano Ronaldo da cozinha :D
    bj grande e bom domingo ( não te esqueças que hoje é o nosso dia :P )

    ResponderEliminar
  15. vendo a beleza deste mini jardim, acho que sua carreira de latafundiaria vai longe rs
    eu coleciono latinhas vintege, inclusive tenho 4 do chá twining que amo de paixão e
    nunca teria a coragem de furar as bicinhas para colocar plantas.

    baci

    ResponderEliminar
  16. Oi Val, ficou muito linda sua plantação em latas.! O colorido das latas em meio ao verde dos temperos ficou um show....agora a escada, fantástica!
    Um beijo e uma linda semana

    ResponderEliminar
  17. Olá Val querida!
    Adorei as latas com esses verdinhos lindos!
    Vê-las assim decorando nessa escada, me encantei com essa ideia.
    Beijos e boa semana

    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. que lindo que ficou, as latas, o escadote também dá um charme ao cantinho das aromáticas. E o terraço que lindo Val, adorei a toalha e a almofada :) beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Val, que ideia maravilhosa!! Adorei! E o seu terraço?! Sem palavras!! Pronto, já sei que no fim de semana vou tirar todas as latas da despensa e... o resto conto depois!! Uma boa semana, beijocas! Manuela

    ResponderEliminar
  20. Olá Val,
    Sua horta ficou um luxo! Adorei em particular por ser uma situação em que eu me encaixo perfeitamente, sou capaz de fazer o mesmo e o marido daqui com certeza faria a mesma cara que o seu, rs. Ficou muito legal com o escadote e deixou a linda varanda mais alegre e colorida.
    beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  21. Oi Val,
    Amei sua ideia! Que lindo que está ficando.
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. O "bom" de passar um tempão offline é que na volta tem um monte de post gostoso pra ler...como este aqui. Já estava com saudades das coisas que você mostra e diz (e forma como diz). Agora vou tratar de tirar o atraso. Um beijo, Val!

    ResponderEliminar
  23. Val, tão bom passar aqui e ver essas coisas lindas de ideias que você posta! Nãos e fazem mantimentos mais com esse tipo de latas eu podemos aproveitar numa decoração! São vintages né? Amei amei demais!
    Um luxinho!!
    Adoro vê-la lá no blog me prestigiando sempre com sua energia positiva e palavras de incentivo!!
    Uma linda semana!
    Muitos beijos
    Cris

    ResponderEliminar
  24. Olá!

    Fico tão contente que tenhas gostado da sopa e que tenhas feito! :) É realmente boa e saudável!

    A tua horta está linda!

    Parabéns!

    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Oi Val!

    Suas latas ficaram estilosas com as ervas plantadas!
    Há dois anos atrás, encontrei uma lancheira, anos 50, da qual tenho guardada.
    Já até postei a respeito.
    Latas...
    Acredito que não vai parar por aí, hein? Rsrsrs
    Gostei de sua toalha com borboletas!
    Ah, se morássemos perto! Eu ia lhe dar tanta coisa vintage que encontro!
    Boa sorte com a horta!
    Na minha varanda não bate sol, então, as ervas que plantei nunca vingaram. Em compensação outras espécies de plantas se deram bem.


    Bjksss

    ResponderEliminar
  27. Essa carreira de latafundiária vai longe,rsrsrsrsrsr...Com certeza esse post será apenas o primeiro de muitos que ainda virao sobre esse assunto.Amei a idéia da mini horta em latinhas.Fofa !!!
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Olá Val
    Você é muito engraçada, adoro seus textos
    Olha seu terraço/varanda é muito lindo, alegre, colorido, e com as latas de ervas no "escadote" ficou muito interessante.
    Tomara que não resultem em fracasso e sim numa bela plantação, depois conta pra nós.
    Um beijo Val.

    ResponderEliminar
  29. BOM DIA VAL
    querida obrigado pela suas palavras de gentileza e carinho no meu aniversario.


    baci baci

    ResponderEliminar
  30. Tenha uma belo finzinho de tarde.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  31. Que giro que ficou Val :) e dizem que as plantas se dão muito bem em latas, não faço ideia porquê... mas dizem.
    Esse terraço parece muito acolhedor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Ah, sua horta ficou tão bonita! E eu já dei por mim a procurar latas assim por aqui...
    Adorei o "latafundiária", rsrsrsrs...
    Bjs

    ResponderEliminar
  33. Val, adorei este post, tanto a parte da "mini-micro-nano-horta"e da "latafundiária", como a parte de suas fotos - que são lindas.
    Parabéns!!!!!

    ResponderEliminar
  34. Adoro latas e flores nelas, a tuas ficaram um encanto!!! Inspirei-me e reutilizei umas cá em casa, mais nossas ;) para as suculentas!!!!
    Beijos nossos

    ResponderEliminar
  35. Que máximo Val!!!
    Estou apaixonada por tudo que vc faz. Agora imagino a cara do maridão ao te ver trazer latas vazias, ahaha
    Uma outra blogueira amiga numa viagem até umas ilhas caribenhas inventou de trazer na mala ladrilhos hidráulicos. Ainda queria comprar uma pia artesanal em cerâmica, mas complicaria pra trazer. O marido ficou tão barbo que nem a ajudou com a mala e ela passou um sufoco no aeroporto, mas os ladrilhos vieram, rs

    Só mulher entende!!
    bjus

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics