PATCHWORK MANIA

27.3.14
Tudo começou com a vontade repentina que me deu de me ver livre das sobras de tecidos. Achei que começar a olhar para o pachwork mais seriamente, seria uma boa forma de atingir os meus fins.
Estava inscrita num curso apenas para Maio, mas imediatista como sou, precisava começar a cortar o que tinha em casa. O objetivo era praticar para uma manta pequena, que quero fazer para presentear um bébé que vai nascer na família. Essa manta "rascunho" fiz completamente da minha cabeça. Sem saber qual o material adequado para o recheio, sem ter o acessório para a máquina que permite coser em condições as várias camadas de tecido, sem fazer ideia de como arrematar o todo.
Ao mesmo tempo que me debatia com a manta protótipo, cortava quadrados para um caminho de mesa.
Mas como sou uma pessoa de sorte, ligam-me do curso a perguntar se eu quero ir ao workshop que começa no dia seguinte já que tinha havido uma desistência. Aceito na hora, e chego lá com a manta modelo acabada, mas vergonhosamente arrematada, e com um monte de quadrados prontos e um outro tanto por talhar.
Em relação à manta tipo, não me restou alternativa que não fosse desmanchar o arremate, aprender a cortar tiras em viés e cosê-las de um lado à máquina, e do outro com pontos invisíveis. Enfim, no meu caso não tão invisíveis assim.
Quanto aos quadrados, fui unindo e agregando e aumentando e inventando, até se formar um caminho de mesa suficientemente grande e descombinado como eu queria. Sempre sob os ensinamentos e conselhos da meticulosa Helen, a prof.
Claro que os pespontos ainda não saem como suposto, e certas rugas e vincos não deveriam existir, portanto só me resta keep practicing...











41 comentários:

  1. O sentido do patchwork é exactamente esse, aproveitar retalhos de tecido.
    Gostei muito mesmo do resultado "não conjugado" do segundo. É exactamente este o género que mais goste embora tenha uma grande admiração por trabalhos de outro tipo que tenho visto e que conseguem transmitir uma imagem certinha de algo conjugando padrões, cores e formas.
    A costura pode ser viciante Val ... :)
    Agora venha o próximo ... :)

    ResponderEliminar
  2. Lindos os 2 ! Eu já fiz um quilt para cama de bébé e estou agora a fazer um para o rapaz mais velho, cama de solteiro. Adoro fazer e conjugar tecidos e inventar! Vais mostrando mais! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Os trabalhos em patchwork por norma são lindíssimos :-) Existem colchas de cama super giras e que gosto muito! É assim eu não percebo muito da imperfeição que diz que pode ter, porque como não percebo muito de costura... Mas parece-me que se não tem experiência, parece... Porque está lindíssimo e parece muito bem arrematado (não sei se é assim que se diz)...

    beijinhos Val e continue que parece-me que tem muito amor e dedicação naquilo que faz :-)

    ResponderEliminar
  4. Sempre quis fazer , mas quando tentei , saiu uma coisa tão feia que
    eu devia era ter jogado os retalhos fora ,sem perder tempo , mas valeu
    pelo menos eu tentei, a sua está de parabéns, pra primeira está ótima.
    continua.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Val, já vi que você vai longe.
    Adorei menina. As cores estão lindas.
    As emendas estão ótimas e o viés também.
    Parabéns!!
    Adorei os pregadores, nunca vi deles por aqui, super bacanas, rs.
    Ah, e quanto ao crochê, aprendi com minha mãe e minha tia, que sempre fizeram colchas em crochê e sabem diversos pontos.
    Mas na internet a Elaine Crochê tem vários vídeos e é bem didático. Depois da uma procurada.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. E patchwork é viciante. Prepare-se para a compulsão por tecidos, rs.

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns, Val! Adorei! Achei que as duas peças ficaram muito bem! Agora é só continuar, pois, como já disseram, todo este processo do patchwork é viciante! ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Oi Val
    Pessoa habilidosa é assim mesmo, começa a fazer antes do curso, depois tem só que desmanchar alguns pontos que ficaram enrugados, né, Val.
    Uma maravilha seus trabalhos, adoro patchwork, é muito lindo.
    Parabéns e continue neste caminho, você vai longe.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Val!

    Estás mais uma vez de parabéns pelos trabalhos que fizeste. Eu adorei! E gosto especialmente do segundo.
    Confesso que já ando a guardar alguns bocados de tecido que me vão sobrando para me aventurar um dia destes no patchwork. Vamos ver se me safo.
    Aproveito para te agradecer as visitas ao meu blog e os teus comentários sempre tão queridos.

    Beijinho enorme.

    ResponderEliminar
  10. Olá Val!!

    Amei o seu trabalho, ficou lindo na mesa.
    Obrigada pelo carinho lá no blog, estou repensando sobre o blog e breve estarei retornando com algumas pequenas( pequenas mesmos, mudanças). Está tudo bem comigo, sair um pouco da linha no carnaval, mais voltei ao meu objetivo de vida.
    Um grande abraço,
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Olá Val eu sou uma fã incondicional de patchwork, em tempos fazia muita coisa, como malas, necessaires, individuais, mantas, entre outras coisas mais.
    Com o tempo fui deixando, mas continuo a gostar e acho que é uma terapia.
    Isso é viciante... As tuas primeiras experiências ficaram muito bem e não te preocupes com as imperfeições, que com a prática deixam de existir. Beijinhos e boas costuras.

    ResponderEliminar
  12. Olá Val! Ficou tão bonito!! Conjugou de forma tão harmoniosa os diversos tecidos! As molas de madeira são a cereja no topo do bolo, a mesa de madeira um encanto, e o armário que se vê perto da mesa, bem ao estilo vintage, conferem a estas imagens o ar de "cinema de outrora"! Nota máxima para este post:) Adorei. Um abraço para si, Manuela

    ResponderEliminar
  13. Oi Val, pessoa talentosa é assim mesmo.
    Adorei seu trabalho, essa arte é linda de viver.
    Amei esse móvel perto da mesa, aqui se caham padaria ou em alguns lugares cristaleira.
    Beijos querida

    ResponderEliminar
  14. Val,

    Ficaram encantadoras suas peças de patchwork!
    Gostei das cores e estampas também!
    Eu nem tento isso, viu? KKK
    Parabéns e continue firme e forte na sua costura!
    Ah, que prendedores lindos!
    Lindo finde!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  15. Oi Val!
    Adorei a combinação e como meu marido diz sempre, trabalho manuais não são perfeitos e por isso se chama manuais. Você não é maquina!
    Fico toda feliz, principalmente se me irrito ao cozer alguma peça que não sai como eu quero.
    Semana pasapsada cheguei a por no lixo o mini coelhinho da Tilda, mas no final deu certo.
    Esta linda sua manta

    Um lindo final de semana e vai lá pegar o ovo no Ikea ( risos....)
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Bom dia, Val
    aqui:8:11 manhã de sexta com sol e céu azul.
    Deixando de lado a parte técnica e meticulosa do patchwork, a brincadeira gostosa é unir pedacinhos de tecidos, e quanto mais colorido mais acho bonito. O caminho de mesa é um exemplo do que falo, ficou dez.Bom curso. Pelo visto vai ter muito mais pela frente.
    bjão e um excelente dia.
    mari

    ResponderEliminar
  17. Olá Val,

    Lindos os dois trabalhos, que tecidos lindos! O caminho da mesa ficou muito bonito, adoro os quadrados livres, e combinou muito com a madeira, parece que sempre esteve aí, os vasinhos um capricho especial, lindo!
    Que bom que gostou da receita, aqui em casa adoramos tudo que tem milho, e mais ainda de comida gostosa e fácil, rs. Mais um pouquinho e o calor chega e o sanduichão será um sucesso!
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Ah, Val, e esse é o trabalho de iniciante? Faço ideia do que irá produzir quando estiver craque. Lindos trabalhos, as composições, o capricho. Até hoje nunca encarei uma máquina de costura, um dia ainda me sentarei na frente de uma, nem que seja só para fazer a barrinha num pano de prato...rs. Lindona sua mesa, hein, e já fiquei de olho naquela cadeira estofada com tecido floral. Beijo grande!

    ResponderEliminar
  19. Parabéns, ficou tudo liiiiindo! Os tecidos da colcha estão tão harmoniosos, e o colorido do trilho de mesa me agrada demais. Está me saindo uma patchworkeira de primeira!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Que lindas Val, parabéns.
    Patchwork é uma arte mesmo!!
    É difícil escutar alguém que não tinha câncer ter que tirar a tireóide, mas acontece de tudo. Na época em que descobri meu caso minha cunhada descobriu o dela, os nossos maridos são irmãos. Ficamos internadas juntas para o tratamento com iodo e isso foi mais fácil que ficar isolada sozinha. Não queria mais falar disso no blog, mas hoje acabei comentando. Os médicos não fazem mais toque nos pacientes e isso é um problema.

    bjo querida, um ótimo FDS pra ti.
    ah, e muito obrigada pelo comentário no aniversário do blog : ))

    ResponderEliminar
  21. Mas miuda ,que estamos ficando numa costureira e pêras :P
    Val está LINDOOOOOOO
    Sais te muito bem ,olha que não importava nada de ter essa segunda manta .Ficaria muito bem aos pés da cama da filha ;)
    Admiro essa tua persistência em aprender e evoluir ,by the way ....por falar em evoluir já comprei as lâs hihihihih
    Outra coisa, e essas fotos :) :) :) essa maquina, ou bem dizendo quem a manuseia está de parabéns ,ficaram muito bonitas ,adorei o pormenor das molas .
    Aqui está chuva e nevou na serra ,logo é tempo de ficar no sofá :D
    Bom Fim de semana
    bjs gandes
    Lulu

    ResponderEliminar
  22. Val querida... acho uma preciosidade quem faz esse trabalho!! É um luxo mesmo! Sempre quando vejo algo parecido me lembro daquele filme Colcha de Retalhos, incrível!!
    Mil beijos
    Ótimo final de semana por aí!!
    Cris

    ResponderEliminar
  23. OLÁ VAL EU AMO PATCHWORK ACHO LINDO E O BACANA QUE É JUSTAMENTE PARA APROVEITAR RETALHOS QUE JOGARÍAMOS NO LIXO NÉ, MUITO LEGAL BONITOS OS TRABALHOS, BEIJUS

    ResponderEliminar
  24. Hola Val yo sueño con aprender a hacer patchwok , pero unir pedacito tras pedacito de genero debe ser muy dificil ... y usted tanto pero tanto trabajo lindo que ha echo,, la felicito amiga mia

    ResponderEliminar
  25. Adoro patchwork, Val... Deve ser uma delícia "brincar" juntando pedacinhos de tecidos. Achei as estampas lindas, amei essas com vermelho;)
    Beijos e bom fds!

    ResponderEliminar
  26. Oi Val, sua danadinha você diz que não tem jeito com artesanato, mas é muito boa na costura, né? Estava só escondendo o "jogo", rs!
    A sua mesa ficou muito aconchegante e alegre junto com as flores do caminho de mesa e também as dos vasinhos, eu gosto muito do pacthwork, pena que não sei fazer ):
    Eu tenho um post de colchas de patchwork, não sei se você já viu: http://www.arquiteturaene.com.br/2013/05/colchas-de-patchwork-ou-quilt.html
    A manta ficou mesmo com carinha de bebê, ela é fofíssima!
    Parabéns pelo lindo trabalho ;)
    Beijinhos e um fim de semana maravilhoso amiga!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  27. Oi Val,você já comecou super bem sua viajem pelo mundo do patchwork,a escolha dos tecidos pelo que pude ver foi perfeita.Gostei muito.Agora é só ir praticando,picotando,unindo daqui,descosturando dali e no final terás conseguido finalizar lindos trabalhos.Bom gosto vc já tem de sobra.
    Bjs e vamos costurar,rsrsrsr...

    ResponderEliminar
  28. Tão giro que ficou, Val!
    Com uma estreia assim, vamos ter "patchworkER"...:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

  29. Val, você sempre cheia de habilidades! A estreia já foi mesmo de arrasar! O caminho de mesa descombinado ficou o máximo! Descombinação mais que perfeita! Agora é aguardar o que vem por aí!
    Beijos,


    ResponderEliminar
  30. Val minha linda, quantos tecidinhos lindos e delicados vc tem, eu adorei o resultado final, e pra mim que não entendo nada deste tipo de trabalho achei muito lindo, eu adorei as cores do trilho da mesa, e muito obrigada por seu elogio a minha almofadinha, também não tenho as técnicas de uma costureira, mas como diziam ´´dou minhas cacetadas``rsrsrsrs. Tenho demorado a visitar pois estou fazendo 3 trabalhos ao mesmo tempo, depois te mostro Um bj no seu coração.

    ResponderEliminar
  31. Oi Val, uma ótima semana a vc. e família também.


    Beijos


    Audeni

    ResponderEliminar
  32. Olá Val,
    estou maravilhada, estás uma costureira profissional. Gostei da mantinha, super mimosa, mas o corredor de mesa é simplesmente fantástico!!! Gostei dos tecidos escolhidos ao acaso.
    As fotos estão magnificas e as molas...um mimo.
    Um grande beijinho,
    MJ

    ResponderEliminar
  33. Boa noite Val ,ficaram lindos seus trabalhos ,adorei o colorido das peças ,bjs.

    ResponderEliminar
  34. Muito talento! Se isto é o início, nem quero imaginar quando chegar a 'profissionalização'.
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. Val,

    Você é iniciante no patch???

    Que lindooooo!!

    Eu comecei há 2 meses e estou adorando...mas, gostei mesmo de ter descoberto seu cantinho, com esses lindos trabalhos.

    Que bom gosto na escolha dos tecidinhos.

    Adorei!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  36. Adorei, mas dicunforça, srsrs
    Estou como vc, muitos retalhos e muita vontade de fazer uma colcha...mas pense quero fazer uma king (mas não sei fazer, srsrsrs) mas vou me arriscar, afinal quem não arrisca não petisca né ??
    Lindo, lindo, lindo o caminho !!! Amei !!!

    Bjus 1000 querida

    ResponderEliminar
  37. Bom dia , vou seguir seu conselho quando elas voarem não adianta reclamar não é?
    tenha um bom dia.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  38. val são lindos e encantadores...AGORA QUE SÃO ESSES PREGADORES lindooooooooooooo demais.
    beijocas,sejamos gentil.
    quero todos pra mim rsrsrrsrsrs

    ResponderEliminar
  39. Querida Val, tanto a manta quanto o caminho ficaram lindos!!! Amo o contraste de dores que só encontramos no patchwork. Olhei tudo bem de pertinho e me encantei. Costura é assim, quando a gente faz com amor tudo, inclusive o tecido, fica impregnado de boas energias. Parabéns pela aprendiz maravilhosa que está se saindo. Beijos e uma ótima semana... ahh cruza mais os dedos, pois domingo será o sorteio... boa sorte! Clau.

    ResponderEliminar
  40. Que lindos trabalhos, amei! Tenho pena de não saber fazer, adoro patcwork!
    beijinhos e parabéns

    ResponderEliminar
  41. Noooossa, Val, maravilhosas peças fizeste!
    Deu até inveja rsrs
    Menina, eu me apaixonei pelos patches há muito tempo. Guardo um monte de projetos, mas como sou insegura, vou protelando.
    Já olhei as fotos váaaarias vezes rsrs
    Tenho uma colcha em hexágonos, inacabada. Agora me inspirei para terminá-la.
    Te falei na postagem do banquinho que tens feeling para 'casar' os retalhos, e reafirmo, tens mesmo!

    bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics