PARA INSPIRAR E COPIAR (OU ADAPTAR)

6.11.13
Gosto muito quando as lojas apostam numa imagem diferente para atrair o público.
Sem entender nada de estratégias de marketing, penso que é uma forma de convidar o consumidor a entrar e a conhecer a marca. É ainda uma maneira de tornar mais acolhedores os ambientes e personalizar espaços que hoje em dia ficam muitas vezes situados em grandes superfícies descaracterizadas.

A Naf Naf é uma marca francesa que pessoalmente nem me diz muito, mas adoro o estilo que adotam na decoração das lojas deles.
É criativo, descontraído e surpreendente, o modo como usam peças do quotidiano, subvertendo-lhes a função. Ideias para inspirar e copiar  (ou adaptar) em casa.
A única coisa chata é não permitirem fotos no interior da loja. Por essa razão as primeiras imagens estão um pouco desenquadradas (tiradas à revelia) e as outras tiveram que ser feitas através das montras, sem conseguir evitar os reflexos dos vidros.

Achei interessante o desmembramento do guarda roupa antigo: as portas saíram e foram colocadas nas paredes, transformadas em espelhos de corpo inteiro. O roupeiro permaneceu aberto, em jeito de expositor.

Móveis clássicos (não necessariamente velhos ou antigos) foram para as montras, pintados de uma só cor, inclusive os puxadores.
Uma gaveta estreita adota funções de prateleira.

Fazer uma composição com uma coleção de um mesmo objeto, pode render uma parede original em qualquer canto da casa. Até mesmo aquelas peças que habitualmente vemos pousadas no chão ou em cima da mesa.

Nem só de pratos vive uma parede. Aqui parece que aproveitaram todo o serviço: as chávenas colocadas de diversas formas e até a terrina da sopa. Só é preciso ter coragem para fazer o pequeno furo na porcelana.

Esta última foto é dedicada aquelas que passam por aqui e adoram costura. Existe alguma coisa que deixe um local público com mais cara de casa do que uma máquina de costura antiga?

Loja Naf Naf da Rue Neuve em Bruxelas, Be.

35 comentários:

  1. Amiga tu tens olho ,já estou a te imaginar na tua bicla a tirar as fotos :P
    Excelentes ideias .
    Adorei o espelho na parede e claro a maquina de costura e os moveis pintados de branco.
    Ás tantas ainda há pessoas vão á loja para tentar comprar as peças :)
    Belo post
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. Que ideias maravilhosas. Adorei o roupeiro (quero 1 igual) e sou colecionadora de terrinas e adoro essa máquinas de costura (como a minha avó tem) e tudo e tudo. Enfim, obrigada pela partilha.
    Beijinhos de uma Alemanha chuvosa,
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Tão bonito e original! Fiquei encantada! Engraçado como os objectos do quotidiano ficam tão valorizados, quando lhe damos lugar de destaque ou os reinventamos! Gostei muito, Val! Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Val,
    Que post maravilhoso!!!
    Gostei do roupeiro, do espelho na parede, dos móveis, do... de tudo e tudo.
    Acho que estes senhores se arriscam a começar a ter clientes a quererem comprar os acessórios de decoração, em vez da coleção de roupa. :)
    Obrigada por esta partilha.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela parte que me toca ("pessoas que passam por aqui e adoram costuras"). É mesmo, uma máquina de costura dá um ar de casa real, de verdade.
    Outra coisa que adorei (prá falar a verdade, adorei tudo!) foram aquelas caixas de costura na parede. Que coisa inimaginável! As máquinas de escrever na parede tb!
    Agora, eu nunca furaria louças!!! Acho...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adorei as ideias de decoração! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  7. Oi, Val, eles possuem uma bela coleção de peças! Adorei todas, mas o guarda-roupa da primeira foto é sensacional e achei uma ótima sacada a maneira como foi utilizado. Sem dúvida, dá pra tirar muita ideia e criar sua própria versão. beijo!

    ResponderEliminar
  8. Oi Val! Sabe que eu nunca entrei numa Naf Naf? Poxa vida, agora fiquei curiosa e certamente vou entrar na próxima que vir por aqui... Achei charmosa demais esta de Bruxelas! Bjos

    ResponderEliminar
  9. Linda tienda Naf Naf ,,adore ese ropero antiguo para colocar la ropa y bueno la última con esa máquina de cocer

    ResponderEliminar
  10. Olá Val,

    Que surpreendente! Me sinto como você quando fala que a loja não diz nada, fiquei surpresa com a linda decoração. Amei a muldura com o cabideiro e a coleção de espelhos, ficaria lindo na minha casa, rs.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Val querida,´´ brigadim`` da visita no meu cantinho, olha vou fazer como o ´´Jack o estripador``que diz: vamos por parte. rsrsrs.
    A pátina Francesa vc pode pintar com qualquer cor tanto em cima como em baixo, pode fazer contraste de cor, não necessariamente a branca ou marfim por cima, agora vamos a outra parte: não tenho nem palavras com esta decor da loja, é uma coisa linda, por aqui tbm estão decorando as lojas assim, ontem mesmo eu vi uma toda provençal, com cada detalhe lindo, o único problema é ter que pedir para fotografar sem comprar nada, eu fico com medo de levar um NÃO, bem grande na cara. rsrs .
    Eu AMEI o post como sempre lindo.
    Um bj no seu lindo coração.

    ResponderEliminar
  12. Oi Val,
    Vim conhecer e já me surpreendi com essa decoração inusitada de uma loja/marca. Amo essas coisas diferentes e originais que realmente temos vontade de entrar ficar.
    Seu blog é um charme, simples, agradável de estar!! Seguindo pelo conteúdo e por você!
    Aproveito a te convidar a conhecer meu Cris cria coisas onde falo sobre moda, amor, arte, decor e afins. Terei um imenso prazer em tê-la comigo para compartilharmos e trocarmos opiniões. Gosto dessa coisa do contato, é valioso!
    Mil beijos e boa quinta!
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. Oi, Val! Já passei por lojas Naf Naf mas nunca reparei na deco, acredita? Vou ficar mais atenta das próximas vezes. Sou fascinada por lojas e cafés bem pensados.
    Fiquei muito feliz em saber que fez o embrulho pensando nas dicas que compartilho! Esse é o meu maior presente! Pela descrição parece que o presente ficou lindo! Será que ele vai aparecer aqui no blog?
    Beijos,
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderEliminar
  14. Querida Val, já conhecia o conceito da marca, e de facto é lindo! Gosto destes ambientes personalizados, sem regras pré concebidas.... Boa publicação, sim senhor!! Vá descobrindo assim coisas inusitadas para mostrar!! Aqui do norte eu agradeço.... Bom fim de semana para si! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Oi Val
    Muito bonita estas imagens da loja, que eu desconhecia totalmente, um encanto a penteadeira branca.
    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Então, és arquiteta? Tudo a ver com a tua extrema sensibilidade para decorações inusitadas e encantadoras, como essas. 'Junta a fome com a vontade de comer', como se diz por aí.
    Com ainda não estou nessa fase, a de decorar, vou me inspirando e guardando as sugestões.
    O roupeiro é lindo, e ficou super valorizado nessa proposta. A gaveta como prateleira, eu gostei muito. A cor branca nos móveis, sempre deixa tudo mais refinado.

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Uma ideia mais fina e romantica que a outra!!! O meu romantismo deu saltos aqui gritando eu quero, eu quero, eu quero!!! srsrs

    ResponderEliminar
  18. Oi Val,
    Obrigada!!!
    Fico feliz que tenha se inspirado em fazer as tags.
    São bem fáceis, dois dias depois, duas amigas já tinha feito, usando tecido e feltro.
    Mostrei ontem no blog.

    O PAP da casinha será segunda, ainda vou terminar,
    Não é difícil mesmo, eu que coloco muitas fotos e falo muito também rs
    O mais gostoso é decorar. Quero acrescentar no PAP alguns 'doces' que usei para decorar.

    Adorei as ideias que mostrou,deve ser linda loja.
    O que mais gostei foi a gaveta prateleira e a penteadeira, que charme.
    A máquina de costura é linda mesmo.
    Na costura sou só curiosa, mas adoro móveis e objetos antigos.
    bjs
    Ótimo final de semana e seja bem-vinda por lá!

    ResponderEliminar
  19. Adorei o post, Eu acho que uma decoração desse tipo deixa o lugar mais inusitado e aconchegante e ainda avalio como ponto positivo o investimento em uma decoração retro, por ser uma releitura de uma época passada torna-se atemporal e nunca sai de moda.

    Seguindo, retribui?
    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Que bacana, Val, adorei. Essa é realmente uma decoração super original;)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  21. Gostei da loja, da decoração e da máquina de costura! :)

    ResponderEliminar
  22. Que ideias bem criativas e originais. Obrigada por partilhar essa maravilha!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Que loja mais linda..amei as fotos, a vontade é de estar aí!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  24. Oi Val,
    Obrigada!
    Também já tenho a minha lista para 2014 rs
    Esse tal de tempo é o culpado de tudo.
    bjs,
    Ótimo dia!

    ResponderEliminar
  25. Oi Val, o Bloglovin eu nãos sei mas se tiver uma conta do google pode seguir sim!
    Eu sei que as vezes as pessoas não entendem muito bem de moda mas meu cantinho vale tudo, claro, meu foco é esse pela profissão que escolhi mas gosto de tudo, e com certeza tive o maior prazer em recebe-la lá!! Volte sempre!
    Mil beijos
    boa terça!
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  26. Passando para te desejar uma ótima quarta!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  27. Querida amiga "anônima", vim agradecer imensamente seu comentário! Só pude vir quando parei de dar risada sozinha, que nem uma doida, no meu escritório. Não aguentei você voltar para admitir que era a "anônima", hahahahaha... achei uma graça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjs e muito obrigada!

    ResponderEliminar
  28. Oi Val,
    Que ideias legais, adorei aquele guarda roupas, lindo!!!
    Obrigada pelo comentário carinhoso, ontem, no blog.
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. OI Val,
    Conheci seu blog através do blog da Rosa e já me deparei com esse post lindo...
    Vou explorar mais por aqui e seguir para não perder as próximas postagens. =)
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Essa "anônima" me diverte cada vez mais!!!!!!!!!!!! hahahaha...
    Bjs (eba, amanhã é feriado por aqui!)

    ResponderEliminar
  31. Lindo e para se inspirar mesmo.....

    - Post novo no blog ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  32. Que belezas, adoro este estilo vintage, amei.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  33. Oi, Val! Linda postagem, também me chama a atenção lojas que usam esse tipo de recurso visual nas vitrines. Amei a máquina de costura antiga e diga-se de passagem muito bem conservada. Essa porta com espelhos me lembra uma coisa que desejo a tempo fazer, que é pegar uma janela antiga de madeira e colar entre os beirais espelhos. Já vi esse tipo de reaproveitamento numa loja e achei lindo, mas também bem caro, então o ideal é encontrar em lojas de móveis usados ou de demolição e fazer, daí fica mais acessível. Val, queria também agradecer sua presença constante no meu blog e suas mensagens carinhosas, sua opinião é muito importante pra mim, obrigada! Beijos, Clau.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics