LANCHE PARA TARDES FRIAS

29.10.13
O outono começou com chuva e temperaturas a cair, e para acompanhar estes dias bastante frescos, nada melhor que uma boa chávena de chocolate quente com uma generosa colher de gemada.
A receita é da minha tia Lúcia, que costumava servir esta bebida numa terra em que a temperatura média anual é de 26 graus, e a humidade do ar ronda os 90%. Combina? não mesmo, mas a verdade é que fazia as nossas delícias.

O processo é bem simples:

1- colocar o leite para ferver e ir engrossando com um chocolate amargo. Eu usei chocolate em pepitas mas pode ser em pó.
2- Para a gemada: bater as claras em castelo, e quando estiverem bem rijas, juntar as gemas. Misturar, e adicionar 1 ou 2 colheres de sobremesa, mal cheias, de açúcar.

A única dica importante é preparar a gemada o mais perto possível da hora de servir, para elas irem para a mesa bastante encorpadas.
Colocar a gemada numa molheira com uma mini concha também dá um charme extra. Eu improvisei com o açucareiro, acompanhei com uns scones a sairem do forno, e eis um lanche bem energético.



Notaram o papel de parede que serve de cenário ao meu lanche? ok, não sou apologista de mostrar as coisas antes delas estarem prontas, mas trata-se da zona de refeições da cozinha de casa, que se encontra em remodelações. Ainda faltam novas prateleiras para expor as velharias que encontro por aí, e mais algumas ideias que tenciono pôr em pratica, mas não sei se vão funcionar. Fica prometido para breve um antes e depois ao pormenor! 

33 comentários:

  1. Hummm, como eu adorava lanchar contigo! O espaço está a ficar muito bonito, mais acolhedor para os dias de inverno. Adorei as negrinhas! Vieram do Brazil, não? Como estão as tuas filhotas? Tudo a correr bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que as negrinhas são Italianas? Mas toda a gente pensa que é alguma loiça do Brasil, e até confundem ou acham que são baianas. Bj

      Eliminar
  2. Oi, Val, adoro esse colorido todo de sua casa. Lindo esse papel de parede, é um fundo mostarda? Na minha outra casa, tinha a lareira encapada com um tecido bem parecido, só que as flores eram de um rosa neon. Lembrei dos lanches da tarde que rolavam em casa quando minha mãe não estava trabalhando: ela fazia uma receita muito parecida, só que acrescentava conhaque ( filha de espanhóis, né? ). Beijo grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Helka! vc sempre presente e atenta! o fundo do papel é amarelão mesmo. Não gostei muito das fotos, pois foram feitas só com luz artificial e por mais que eu me esforçasse não saíram como eu queria. O ambiente está ficando "cheguei" ! bj

      Eliminar
  3. Que cozinha TÃÂÂÂÂOOOOOO gira, adoro as cores, a máquina Singer :), o candeeiro...tudo....

    E sim, também lanchava contigo toda contente!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Queres companhia apara o lanche????
    Ficavas com um 2 em 1. Lanchávamos as duas e depois ainda te ajudava a terminar o teu projeto que está a ficar giríssimo.
    Aliás, a tua cozinha é o máximo, gostei da mistura dos pisos e dos azulejos antigos.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  5. Val que espaço acolhedor e colorido. Adoro essa máquina de costura e o serviço que usas-te para o lanche. Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  6. Olá Val! Simplesmente delicioso!! O lanche, as loiças, e a sua cozinha!! De revista! Não consigo para de olhar para o candeeiro... maravilhoso! Posso perguntar sobre a origem do mesmo? Depois a mistura de cores e texturas dá um certo ar boémio que adoro! Parabéns pela originalidade, e muito, muito bom gosto! Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela o candeeiro chama-se "la volière" que traduzido para o português quer dizer "aviário", e trouxe da Conran shop de Londres. Ele é super decorativo e gosto muito dele. Também existe a versão candeeiro de mesa e aplique de parede , igualmente originais! bj

      Eliminar
    2. Também já respondi ao seu comentário no meu blog, mas vim ver o candeeiro outra vez! Bj

      Eliminar
  7. Muito lindo o papel de parede! Que espaço aconchegante você tem!
    É claro que adorei o bule (chávena?) e o açucareiro. Até parecem saídos de alguma história... Bem, na verdade sairam da sua, né?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rebeca, a família dessa loiça ainda é grande: tem mais a leiteirinha, a manteigueira e até o biscoiteiro que é um homem negro e não mais a mulher! bj

      Eliminar
  8. oi, Val!
    lindo o papel de parede novo! Mudou pra caramba o ambiente. Vai ficar incrível quando estiver tudo pronto!
    sabia que eu nunca tomei gemada na vida? Mas me deu vontade de fazer. Na cidade onde moro, Ponta Grossa, é meio friozinho, mesmo durante a primavera, então dá pra aproveitar a receita por bastante tempo.
    um beijo,
    Mariana - Minha Casa, Minha Lida.

    ResponderEliminar
  9. Oh amiga que cozinha mais linda :)
    Essa maquina de costura ,ADORO ,o papel de parede ao fundo UAU.
    Ai se eu tomava ai um chocolatinho quente e acho que até ficava a costurar e a tricotar bla,bla bla não ia faltar.
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  10. Hola Val que maravilloso lugar .. Adore ese papel mural muy vintage.. Linda esa lampara .. Y esa silla naranja!!!

    ResponderEliminar
  11. Linda postagem e me deu vontade de lanchar agora, depois de ver tanta coisa boa e todo este capricho! aqui no Brasil são 18:25 agora e a fome está batendo...adorei passar por aqui...beijos e até mais!

    ResponderEliminar
  12. Oi, Val! Gostei de tudo, da mesa posta, da toalha de baixo, da xícara, do açucareiro, do bule, do papel de parede, do pé da sua máquina de costura "AZUL" e da gaiola de passarinho pendurado no lustre. Como te falei, estou fazendo uma reforma aqui em casa e vendo sua cozinha dá uma vontade louca de ousar assim como você faz. Tudo muito colorido e vivo, e isso dá uma sensação de alegria muito boa, parabéns pelo começo do trabalho, rs... imagina o final, estou curiosa pra ver. Beijos e bom trabalho. Clau.

    ResponderEliminar
  13. Que chocolate delicioso com acompanhamento..Parabéns também pela decoração.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  14. Vou ficar à espera de ver o "Depois".
    Mudar de vez em quando sabe bem!

    ResponderEliminar
  15. Adoro chocolate quente! :) Obrigada pela receita! A sua cozinha é um encanto, parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Olá Val, parabéns pelo seu blog, é lindíssimo!

    Já passei por aqui antes e tinha a ideia de ter comentado, mas acho que ficou pendente. Adorei as reciclagens e transformações.
    A cozinha é linda, gostei muito do pé da máquina de costura em azul, muito inusitado. Tenho um em casa da minha avó para ir buscar assim que tiver um lugar para ele...

    Um beijinho e bons lanches neste Outono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia,
      Bem vinda! Esse pé de máquina foi uma vizinha no prédio onde moro que colocou na calçada e eu fui buscá-lo pela calada da noite. Tem um vidro em cima e serve-me de suporte para a minha máq de costura. Quando o resgatei, nem máq tinha. Achei piada por sem querer, ele ter voltado à função original. Bj e vai buscar o pé na casa da tua avó! em vermelho , já vi, e fica bem diferente também!

      Eliminar
  17. Val, eu também achei que aquela caixinha tem alguma coisa de disco voador! Devia ser o tema da época! Muito bacana a forma como vc foi comprando esse jogo de chá! E imagino o frio na barriga que deve ter sentido com medo que as peças fossem vendidas !!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Val,

    Que delícia tomar algo quentinho num dia frio, por aqui o calor é que anda dando as ordens. Muito bonito e alegre o papel escolhido, mas fiquei apaixonada pela louça, que lindeza! Tão original! Peças assim sempre deixam a hora do lanche descontraida e alegre, lindo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Oi Val,
    Por aqui misturamos a gemada ao quentão. Adorei essa nova ideia
    da gemada com o chocolate quente, vou experimentar!
    Sua parede ficou linda assim colorida!
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Oi Val, amei o papel de parede e amei mais ainda o pé da mesa azul nossa tudo tão lindo diferente, quero ver as próximas mudanças

    bjs


    Gélia

    ResponderEliminar
  21. Olá Val. Que bonito recanto na sua cozinha, com o papel de parede bem alegre. O candeiro também está fantástico. Nota-se que gosta muito de cores!!
    E a princesa, como está lá nas américas?. beijinhos. Evelyne.

    ResponderEliminar
  22. A remodelação está indo bem, o papel de parede é belo!
    Fiquei apaixonada pelo aramado ao redor da lâmpada. Não deve ser chamado de abajur, ou será? Muito lindo, com os pássaros pendurados.

    A receita de café com gemada é interessante. Nunca tinha visto.

    bjs

    ResponderEliminar
  23. Val, decidi acatar o teu conselho, sobre as almofadas rsrs Já recolhi as duas, vou enfeitar as camas. A minha amiga Zizi havia me sugerido isso, também.
    Gostei de saber que conheces Belém, e que tens parentes aqui. Amo esta cidade, mas o calor realmente é torturante. Mas vou fazer o chocolate e tomar, com o teu aval rsrs
    Esse negócio de "la volière pendant lamp", vai virar obsessão hahaha

    bjs

    ResponderEliminar
  24. O frio tá chegando aos poucos por aqui, vou anotar sua receita:) Adorei a parede estampada, que fofo esse papel de parede;)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  25. Hum... adoro chocolate quente!
    Muito castiça essa cozinha :)

    ResponderEliminar
  26. Olá Val,

    A sua cozinha já tinha visto num post posterior (como lhe disse estou andar como os caranguejos :-) ) está soberba! Linda, de meter inveja mesmo! Mas uma inveja boa :-)
    Mas o me chamou atenção aqui foi mesmo a louça onde desfrutou do seu chocolate quente, que lindo! Mesmo! Estou encantada aqui com o seu cantinho :-)

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics