ESTAVA ASSIM, MAS FICOU ASSIM

6.2.13
Apesar de eu não me considerar cozinheira nem nas horas vagas,a cozinha é um dos espaços em que me dá mais prazer intervir.

A que vos trago hoje tem uma configuração que não é nada comum:

E encontrava-se neste estado: piso abatido e coberto por linóleo,armários destruídos,algumas paredes com estrutura de madeira,típica de um prédio de 1910, como é o caso, irrecuperáveis por anos de ação da água.
Mas a essência estava lá: mais de 3 metros de pé direito ,chaminé em pedra,azulejos de inícios do séc.XX.


Esta parede do lava loiças confina com a casa de banho, o seu interior em madeira estava completamente apodrecido. Teve que ser demolida e refeita. Ao fundo pequena janela que dá para o saguão interior do prédio.

Foi só preciso manter tudo o que pudesse ser recuperado e adicionar alguns elementos -leia-se móveis- novos para que o espaço ganhasse vida novamente.




única parede em que se conseguiu manter os azulejos. Reparem que todas as tomadas estão no rodapé. À direita, painel de aquecimento: um mal necessário!
Infelizmente, acabo quase sempre por não ver os espaços adaptados à família que o vai habitar, nem com os detalhes que vão fazer a diferença.
As casas são recuperadas para vender ou alugar -neste caso está arrendada- e só muito raramente acontece de eu lá entrar com as pessoas a morar.O que é uma pena, pois um exercício interessante é descobrir como é que outros "ocupam" e personalizam um espaço pensado por nós.
Mas enfim as bases estão lançadas:elementos novos e neutros, para fazer sobressair o antigo.
E se não posso saber como a cozinha está hoje, não tenho dúvidas de como a adaptaria à vivência da minha família:uma bela mesa no centro,um louceiro na parede de azulejos, e quadros, grandes e com cor, acima dos azulejos,tirando partido e enfatizando ainda mais o pé direito generoso .
E um toque final: este candeeiro de pé que a Bárbara fotografou para nós numa loja em São Paulo-Brasil.



4 comentários:

  1. Que bela renovada foi dada nesta cozinha! E muito bacana vc ter conservado uma das paredes com oso azulejos antigos. Também adoro essa brincadeira de ficar imaginando se a casa fosse minha como eu a arrumaria. É gostoso!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Olá Joana, os moveis foram feitos por um carpinteiro, mas são tão comuns ( brancos com um puxador banal) que de certeza encontra igual ou parecido no Ikea.

      Eliminar
  3. Ficou muito linda, os azulejos renasceram, o espaço do armário ao lado do fogão perfeito!
    E este abajur é uma preciosidade, perfeita para a cozinha preciosa tb!

    bjus
    ana

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics