BORDADOS COM HISTÓRIA

20.2.13
Lembro-me da minha mãe ter em casa inúmeras peças de linho, bordadas por mãos prendadas, de lençóis a toalhas de mesa, panos de prato, naperons e camisolas de dormir, que tratava com muito carinho. Algumas ainda existem, outras gastaram-se com o uso.
Antigamente, enxoval era coisa séria, e tudo era idealizado pela minha avó materna, que adorava ocupar-se com trabalhos manuais e era fascinada por armarinhos e retroseiros.
Ela comprava tecidos de linho e algodão importados, trazia de fora ricas rendas, inspirava-se em revistas da especialidade e tinha em casa uma bordadeira "fixa", a quem fornecia os "riscos" depois de decidir os desenhos e coordenar as cores dos tecidos e das linhas. A seguir, passava as peças para a costureira que tratava de cortar e montar os conjuntos.

Deste seu encanto pelos bordados, ficou comigo um caderno datado de 1959, de um curso ministrado pela Singer, no qual, página após página, a minha avó colou um exemplo de cada tipo de bordado e ponto que aprendeu, assim como a respectiva denomunação.


Há cerca de 3,4 anos, uma das minhas irmãs entregou-me uma pasta com os riscos dos bordados. Papéis de seda e vegetais, dobrados e amarelecidos pelo tempo, com desenhos minuciosamente decalcados pela nossa avó, aqui e ali anotações.Não sabia o que fazer com aquilo.

Guardei-os numa gaveta, até achar que mereciam melhor sorte: as paredes do meu quarto e do gabinete de trabalho.
           

Depois de ter casado as três filhas, e assim ter chegado ao fim a "desculpa" para os enxovais de casamento, vieram os netos,e ela dedicou-se aos conjuntos de lençóis para alcofas e berços e roupinhas para os bébés.
Mais tarde, os bisnetos, aqueles que nasceram até 1998, ano em que a minha avó nos deixou, ainda foram contemplados com estes verdadeiros tesouros.
São para crianças os exemplos que vêm acima, riscos e moldes de babadouros, lençóis e "mandriões".

O quadro grande,que está sobre a cama, na prática traduz-se por isto: um conjunto de lençol e babadouro, datado de 1973,de cor forte,ao gosto dos anos 70. Bem fashion esta minha avó!
                     

Um agradecimento especial à minha tia Lúcia, a quem sempre recorro quando me falha a memória.

  

5 comentários:

  1. Vou ver se consigo comentar. outro dia tentei, mas não consegui. Adorei este post, Val. Sou fascinada por bordados, fiz até um curso recentemente e a sua ideia de colocá-los em quadros foi de extremo bom gosto. São verdadeiras jóias esses apontamentos.
    Bom domingo! Um beijo, Berê (sua prima aqui de Brasília)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de bordados, mas sou muito impaciente, portanto não consigo me dedicar a esta atividade. Tudo meu tem que ser mais estantâneo, mais rápido de ver concretizado! Bjs.

      Eliminar
  2. Olá Val,

    Claro que corri aqui para saber mais sobre os lindos riscos. Fiquei encantada com a forma que encontrou de mostrar seu carinho por algo tão especial e que com certeza te faz lembrar uma avó muito amada. Linda sua homenagem, tão linda como os bordados feitos com tanto amor!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Nossa Val, só agora vi essa postagem. Eu estava justamente procurando no google um risco de bordado à mão quando encontrei essas fotos do seu blog. Não havia visto, achei de uma sensibilidade impar, fiquei emocionada. Amo essas histórias que prestigiam a arte das nossas antepassadas. Um forte abraço, Clau.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics